domingo, 7 de março de 2010

10 Filmes Relacionados ao Oscar


A primeira entrega dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos foi entregue em 16 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt em Los Angeles.
Desde então foram milhares os indicados e premiados nas diversas categorias, que tiveram sua vida alterada por ele.
É curioso constatar que raramente Hollywood fala do Oscar nos filmes.
São poucos os filmes mostram a cerimônia, o prêmio ou seus efeitos.
Esta lista traz 10 destes filmes.


1.  Por Trás das Câmeras - For Your Consideration (um grupo de atores desconhecidos participam de um filme de baixo orçamento  e bastante incomum. quando se inicia um boato na internet que a interpretação de um deles estaria sendo considerada para o Oscar, a vida deles fica de cabeça para baixo. os executivos querem mudar o roteiro, os repórteres querm um furo e todos querem ganhar com isso. boa comédia de Christopher Guest)


2.  Confidências de Hollywood - The Oscar (um astro do cinema está prestes a ganhar o esperado Oscar e um amigo relembra seu passado e como ele pisou em todos para chegar ao topo. certo de sua vitória, ele sobe ao palco, quando descobre que o ganhador havia sido outro concorrente - Frank Sinatra. é fraco, mas é o mais dentro do tema já feito) 


3.  California Suite (às vésperas da entrega dos Oscars, 5 casais se hospedam num luxuoso hotel de Hollywood, provocando uma série de confusões. divertida comédia baseada em peça de Neil Simon, com um elenco estelar: Jane Fonda, Aland Alda, Michael Caine e Maggie Smith, que fez o papel de uma indicada ao Oscar e ganhou o Oscar de coadjuvante por este filme)


4.  Nasce uma Estrela (1937. Janet Gaynor é a jovem garçonete por quem um astro de Hollywood - Fredric March - se apaixona e a transforma numa grande atriz. o sucesso dela é paralelo a decadência e alcoolismo dele. quando ela ganha seu Oscar, ele comparece bêbado à cerimônia. primeira versão do roteiro clássico, dirigido por William Wellman)


5.  Nasce uma Estrela (1954. Judy Garland e James Mason são a estrela que surge e ganha o Oscar e o astro que se perde no alcoolismo. dirigido por George Cukor é a segunda e melhor versão do clássico)


6.  Lágrimas Amargas - The Star (Bette Davis é a atriz que já ganhou um Oscar e muito dinheiro, mas que está esquecida e afundada em dívidas. o problema é que ela ainda se vê como uma grande estrela e conversa com sua estatueta, colocada no painel do carro, enquanto dirige bêbada: "logo você vai ganhar um irmãozinho". melodrama exagerado)


7.  Será que Ele é? (todos reunidos na frente da televisão, esperando um antigo aluno ganhar seu Oscar. ele ganha e no discurso agradece seu antigo professor - Kevin Kline -, que é... gay. tirado à força do armário em rede mundial, às vésperas de seu casamento, nem ele havia se dado conta da sua homossexualidade. comédia divertida e inusitada)


8.  Trovão Tropical (o personagem de Robert Downey Jr é um ator australiano, que já foi 5 vezes indicado ao Oscar e é obsessivo com a composição de seus personagens, chegando a realizar procedimentos cirúrgicos para se tornar negro no último filme. num filme dentro do filme - Simple Jack -, Ben Stiller interpreta um retardado, sob o argumento de que os Oscars só são dados a quem interpreta deficientes mentais. hilário e politicamente incorreto)


9.  Dorothy Dandridge, o Brilho de uma Estrela (Halle Berry, a primeira atriz negra a ganhar o Oscar principal, interpreta Dorothy Dandridge, a primeira negra indicada na categoria, em 1954. telefilme biográfico, contando a história da atriz, repleta de desilusões amorosas, até seu triste final)


10.  Corra que a Polícia Vem Aí 33 1/3 (sei que 'O Guarda-Costas' também tem um atentado na cerimônia do Oscar, mas aqui é muito mais divertido. Leslie Nielsen é o detetive de polícia que sai da aposentadoria, para impedir que um terrorista execute seu plano durante a premiação. para isso ele terá que infiltrar-se, provocado as esperadas confusões. comédia non-sense)

5 comentários:

  1. Boa lista. As comédias são as primeiras que me vêm à cabeça quando penso no tema.

    ResponderExcluir
  2. Só faltou "O Guarda Costa"

    ResponderExcluir
  3. Não há como não rir só em pensar em Trovão Tropical! Genial...

    ResponderExcluir
  4. Dessa lista só assisti "Tropic Thunder".
    Muito bom. Robert Downey Jr. e Tom Cruise estão sensacionais. Filme hilário.

    ResponderExcluir
  5. Faltou ressaltar que ironicamente Robert Downey Jr. fo indicado ao oscar pelo papel. Alías, merecido. Outro destaque do ótimo elenco é Tom Cruise, que fo indicado ao globo de ouro, e merecia sua segunda indicação no prêmio da academia.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!