quarta-feira, 17 de março de 2010

10 Filmes sobre Casamentos



É lugar comum dizer que o casamento é uma instituição falida.
Ao mesmo tempo, é surpreendente o quanto as cerimônias de casamento continuam fascinando gerações.
A indústria que existe ao redor dos casamentos cresce a cada dia.Apenas nos Estados Unidos chega a movimentar cerca de 100 bilhões de dólares por ano... mais do que o cinema.
Existem pelo menos 2.200 filmes com casamentos, por isso fazer uma lista com apenas 10 é muito difícil... 
Selecionei 10 exemplos, mas peço a todos que sugiram outros nos comentários, pois sei que vários ótimos filmes ficaram de fora.

1.  O Casamento de Muriel (Toni Colette é uma jovem solitária, acima do peso, fã do Abba, rejeitada pelo pai, que vive numa cidadezinha da Austrália e tem um único sonho na vida: o casamento. ela decide ir atrás de seus sonhos e muda-se para Sydney. uma ótima comédia, nada convencional, que revelou para o mundo, além da atriz, o diretor P.J.Hogan)


2.  Cerimônia de Casamento (uma sátira social, com diversos personagens, bem ao estilo de Robert Altman. uma garota que vai se casar com um rapaz, cuja família é ligada à máfia. o filme se passa durante os preparativos e a cerimônia do casamento deles, com situações surreais. genial) 


3.  O Pai da Noiva (nesta versão clássica de 1950 de Vincent Minnelli, Spencer Tracy é o pai coruja de Elizabeth Taylor, de 18 anos, que anuncia que irá se casar. agora ele terá que lidar com seu ciúme e com os altos custos e dores de cabeça da cerimônia. teve uma ótima refilmagem em 1991 com Steve Martin como o pai)


4.  O Banquete de Casamento (um chinês naturalizado vive nos Estados Unidos com seu amante americano. pressionado pela família, que não sabe de sua homossexualidade, encontra a solução para seus problemas: casa-se com sua inquilina, que precisa do green-card. só que a família resolve vir da China para participar da cerimônia de seu casamento. excelente comédia de Ang Lee)


5.  4 Casamentos e um Funeral (Hugh Grant é um inglês, solteirão convicto, que conhece uma mulher americana - Andie McDowell - num casamento no qual ele era padrinho e acaba se envolvendo. eles irão se encontrar em outras cerimônias até definir sua situação. divertida comédia romântica inglesa, que fez enorme sucesso)


6.  O Casamento do Meu Melhor Amigo (Julia Roberts é uma jovem que combinou com seu melhor amigo, que se ambos completassem 28 anos solteiros, se casariam. às vésperas do aniversário, ela recebe o convite do casamento dele e percebe que sempre foi apaixonada por ele. convidada para ser madrinha pela noiva - Cameron Diaz -, ela aceita, pensando em atrapalhar o casamento. ótima comédia, com timing perfeito e destaque para Rupert Everett, como o amigo gay dela)


7.  O Casamento de Rachel (tudo está perfeito para a festa do casamento de Rachel, quando sua irmã - Anne Hathaway - chega depois de um longo período numa clínica de reabilitação. sua volta e o medo que ela não se comporte, faz reabrir as feridas da família, amargando a festa. ótimo drama, que valeu a Anne sua primeira indicação ao Oscar)


8.  Penetras Bons de Bico (Owen Wilson e Vince Vaughn são dois amigos, que trabalham como mediadores de divórcios. eles têm como hobby ir a festas de casamento sem serem convidados, para conquistar mulheres, que ficam sensíveis ao clima das cerimônias. numa dessas festas, conhecem a filha de um influente político e se metem numa tremenda enrascada. ótima comédia)


9.  O Casamento Grego (Nia Vardalos é uma mulher de 30 anos, cujo pai sonha em ver casada com um bom rapaz grego, como eles. mas ela sonha com um futuro melhor e começa a trabalhar,  matricula-se num curso de informática e, para desespero do pai, apaixona-se por um americano. ele terá que conquistar a família e se adequar às tradições para ser aceito. boa comédia romântica)


10.  A Teta Assustada (Magaly Solier é uma jovem peruana, que vive na periferia pobre de Lima e tem que trabalhar para conseguir dar um enterro decente à mãe. seus tios, que moram com ela, são organizadores dos casamentos mais coloridos, cheios de pompa e kitschs já vistos no cinema. as cerimônias não são o centro da trama, mas são imperdíveis. excelente filme de Claudia Llosa, ganhador do Urso de Ouro em Berlim 2009)

17 comentários:

  1. Se Beber Não Case: simplesmente o melhor.

    ResponderExcluir
  2. Faltou aí na lista Vestida para casar (28 dresses), é muito bom

    ResponderExcluir
  3. Amei os filmes "O Casamento de Muriel" (Tony Colette estava ótima), "4 Casamentos e um Funeral" (maravilhoso!) e "Casamento Grego" (muito show!). Assisto sempre que surge a oportunidade!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro,
    É que o 'Se Beber Não Case' se concentra na despedida de solteiro, que pode ser uma categoria à parte, mas é ótimo sim.

    Love MJ,
    Boa dica. Te confesso que esqueci de 'Vestida para Casar', que é muito legal e tem tudo a ver. Mas são muitos os filmes do tema e aqui só cabem 10...

    Vamos colocar as duas sugestões:
    #11. Se Beber não Case
    #12. Vestida para Casar

    Obrigado pelas sugestões!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Noiva em fuga e aquele que duas amigas irão se casar no mesmo dia, esqueci o nome, rsrs

    ResponderExcluir
  6. Armando... Tem também os ótimos:

    - Depois do Casamento - Susanne Bier
    - O Filho da Noiva - Juan José Campanella

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. minha mãe quer que eu case.
    eh ótimo!!!!

    ResponderExcluir
  8. Existe um filme qe eu assisti há alguns anos atrás que infelizmente não me lembro o nome, o filme começa com uma noiva preparando seu casamento, e no dia do casamento chega uma encomenda de um anjo de gelo, em meio de uma confusão esse anjo cai na noiva e ela acaba morrendo, mas a alma dela ainda continua na terra. É uma comédia que da pra dar umas boas risadas, então por favor, se alguém souber o nome poderia me dizer?

    ResponderExcluir
  9. Noiva em Fuga
    e Noivas em Guerra

    ResponderExcluir
  10. o filme chama anjo de vidro

    ResponderExcluir
  11. Nem por cima do meu cadaver é o nome do filme, que a escultura de gelo cai na noiva.. É legal mesmo

    ResponderExcluir
  12. Faltou Noivas em Guerra, simplesmente maravilhoso e mostra a correria de um casamento!

    ResponderExcluir
  13. gente ajuda aqui:

    é um filme que uma latina contrata um cara para casar com ela pois ela só vai poder pega uma frande quantia de dinheiro se casar com alguém tb latino,mas eles se apaixonam,ele tem uma mulher,o noivo dela(sem ser o cara que ela contratou)macumula com a irmã dela.não é mt bem acompanhada,nem o casamento do meu melhor amigo.

    ResponderExcluir
  14. queria saber o nome do filme que relata a historia de uma esposa que sofre de cancer e seu marido tem uma amante,sei que ele quer se divorcia e sua esposa propoem pra que ele a carregue durante um mes de dentro de casa pra fora todos os dias e no final e que quando ele desiste da separaçao ela morre...ALGUEM SABE O NOME DO FILME,AJUDA AI, VALEU!!!

    ResponderExcluir
  15. isso não é um filme é um texto...uma história!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!