segunda-feira, 29 de março de 2010

10 Filmes sobre Empregadas Domésticas



As empregadas domésticas são um resquício da escravidão, uma distorção do sistema capitalista, que perpetua as diferenças sociais.
As domésticas fazem as tarefas das quais fugimos ou não temos tempo de desempenhar. 
Costumam ser pessoas simples, com pouca instrução, que têm de sujeitar-se a baixos salários e uma rotina cansativa.
Muitos são os filmes com foco nas domésticas, esta lista traz 10 bons exemplos do tema.


1.  La Nana - A Babá (uma empregada trabalha para uma família de classe média alta chilena há 23 anos e sente-se parte da família. mas ela é infeliz e não tem uma vida fora de lá. quando ela adoece, a patroa tenta colocar uma ajudante para ela, mas ela dá um jeito de espantar todas as candidatas, até conhecer uma que vai mostrar-lhe que o mundo vai além da casa. um belo filme, que representou o Chile nos principais prêmios do ano)


2.  Séraphine (uma humilde empregada doméstica na França rural do início do século XX, gosta de pintar quadros e acaba descoberta por um marchand alemão, para quem ela faz faxinas. com a guerra, ele tem que sair do país e ela desaparece. anos depois, quando ele retorna, a leva aos altos círculos culturais de Paris e a torna uma pintora reconhecida. mas o sucesso e o dinheiro a enlouquece. baseado na biografia da pintora Séraphine de Senlis. ganhou 7 César em 2009, incluindo melhor filme e atriz, para a ótima Yolande Moreau)


3.  Rebecca, a Mulher Inesquecível (Joan Fontaine é uma jovem de origem humilde, que casa-se com um rico nobre inglês - Laurence Olivier. após mudar-se para sua mansão, ela se verá atormentada pela sombra da falecida ex-esposa, a quem a governanta - a grande Judith Ivey - era totalmente devotada e deixará isso muito claro para a nova senhora. primeiro filme americano de Alfred Hitchcock, ganhador do Oscar de melhor filme) 


4.  Domésticas (conta a vida de cinco domésticas sob o ponto de vista das próprias. nenhuma delas escolheu este trabalho, mas é o que lhes restou. elas vivem em um outro mundo, escondido dentro de nossas próprias casas. um filme divertido e comovente, co-dirigido por Fernando Meirelles)


5.  A Teta Assustada (uma garota perde a mãe, que fora estuprada no passado e teria lhe transmitido o medo pelo leite - a teta assustada. para poder pagar um enterro digno à mãe, a moça terá que trabalhar como doméstica na casa de uma pianista, que lhe trata muito mal. belo filme peruano, indicado ao Oscar)


6.  O Cheiro da Papaia Verde (nos anos 50, uma garota de 10 anos é mandada a Bangcoc, para trabalhar na casa de uma família burguesa. ao longo dos anos do seu próprio amadurecimento, vê a situação financeira da família se deteriorar e também conhece o amor. filme vietnamita, mostrando as diferenças sociais entre os campesinos e a burguesia urbana)


7.  Eclipse Total (15 anos após ser acusada de matar o marido, uma empregada doméstica - Kathy Bates - é acusada de matar sua patroa, uma aristocrata. sua filha, uma jornalista de sucesso, volta à cidade para acompanhar o caso e terá que enfrentar seu passado e sua relação com a mãe. baseado num livro de Stephen King)


8.  Espanglês (uma linda mexicana muda-se para os Estados Unidos com a filha e vai trabalhar como doméstica na casa de uma família emergente e desequilibrada. sua grande dificuldade é a barreira da língua, que não entende. logo irá se envolver com o patrão - Adam Sandler. comédia romântica)


9.  Babel (um filme em quatro episódios entrelaçados, num deles, uma doméstica mexicana - Adriana Bazarra - é obrigada a ficar em casa, cuidando dos filhos dos patrões, que tiveram um incidente no Marrocos e demorarão a voltar. por conta disso, ela perderá o casamento de seu filho. decide então levar as crianças com ela para o México, mas como não tem permissão de atravessar a fronteira com elas, uma série de tragédias acontecem)


10.  Romance da Empregada (Betty Faria é uma doméstica, que acorda todos os dias às 5 da manhã para tomar o trem lotado e ir trabalhar. ela vive um casamento fracassado, com um pedreiro alcóolatra. no caminho do trabalho, sempre encontra um velho asmático, segurador de placa, que ela vê como um homem de posses, comparado a ela. ele lhe dá de presente um radinho de pilha e um passeio a Paquetá. drama de Bruno Barreto) 

4 comentários:

  1. A Governanta, com Minie Driver...
    André Yamanaka

    ResponderExcluir
  2. A Teta Assustada?????????? Rindo muito kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. histórias cruzadas, é o melhor, ta faltando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem razão histórias cruzadas e o melhor filme que fala sobre as empregadas domésticas esse é o melhor filme que já vi na minha vida do nota mil a quem fez este filme

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!