sábado, 6 de março de 2010

10 Filmes sobre o Teatro


O cinema sempre gostou de falar sobre o Teatro. É falar sobre sua própria turma.
Os envolvidos sempre o valorizaram, como uma forma superior de arte, pois permite a interação direta com a platéia, a proximidade dos aplausos.
Atores, roteiristas, diretores, técnicos, socialites, filósofos, desocupados... o entorno do Teatro tem uma fauna muito particular.
Esta lista traz 10 filmes sobre o Teatro, com abordagens variadas.


1.  A Malvada (o filme começa na noite de consagração de Eve - Anne Baxter -, que vai receber um grande prêmio de teatro. em flashbacks vamos conhecendo sua história, desde quando era uma humilde fã, contratada como secretária de uma grande estrela da Broadway - Bette Davis -. até, através de truques e intrigas pessoais e profissionais, derrubar e superar seu ídolo. grandes roteiro e direção de Joseph L.Mankiewicz. ganhou 6 Oscars e foi indicado a outros 7. clássico do cinema)


2.  A Viagem do Capitão Tornado (na França de 1774, o herdeiro de uma família nobre - Vincent Perez - sai de seu castelo para acompanhar um trupe de teatro itinerante a caminho da corte. uma viagem de amor ao teatro mais puro, onde os personagens se confundiam com os atores e a convivência os tornava uma família. um dos melhores filmes de Ettore Scola) 


3.  Adorável Júlia (Annette Bening é uma diva no teatro de Londres em 1938, que se apaixona por um jovem americano, que a usa para ascender socialmente. magoada, ela trama uma vingança. deliciosa farsa, com espaço para Annette brilhar) 


4.  Shakespeare Apaixonado (mostra o ambiente londrino na época áurea de William Shakespeare, então um jovem talentoso em pleno bloqueio criativo. ótimo roteiro, ilustrando o negócio do teatro, entrelaçando-se com fatos de sua vida pessoal, que teriam inspirado seus textos. ganhou 7 Oscars) 


5.  O Fantasma da Ópera (existem ao menos 11 versões deste clássico baseado no livro de Gaston Leroux, que ganhou notoriedade no teatro, através das canções de Andrew Lloyd Webber. nesta adaptação do musical, feita em 2004, Gerard Butler é o fantasma, um gênio da música deformado, que vive escondido na Ópera de Paris, aterrorizando a companhia de ópera, para proteger sua amada. linda direção de arte, ótima música)


6.  Tiros na Broadway (John Cusack é um dramaturgo idealista, que não aceita se vender, até que um gangster se propõe a financiar sua peça, desde que sua namorada seja a estrela. além da falta de talento dela, terá que conviver com os estrelismos da atriz principal - Dianne Wiest ótima, ganhadora do Oscar -, os exageros do ator principal, os problemas de sua vida pessoal, os palpites do segurança do gangster... uma das boas comédias de Woody Allen)


7.  O Fiel Camareiro (durante a segunda guerra, um velho ator shakespeareano, frustrado e senil, comanda uma companhia, que continua encenando. ele exerce um liderança tirânica e é cuidado por um camareiro, exageradamente submisso, que o protege e até ajuda a lembrar suas falas durante as peças. ótimo filme esquecido, com show de overacting de Albert Finney e Tom Courtenay e 5 indicações aos Oscars mais importantes)


8.  A Bela do Palco (em 1660 todos os papéis no palco tinham que ser interpretados por homens. até que o rei, cansado de ver sempre o mesmo ator nos papéis femininos, decide permitir às mulheres atuar. com isso o maior ator feminino - Billy Crudup - ´perde sua função e vê apenas o suicídio como solução. ótimo filme)


9.  Adeus, Minha Concubina (dois homens, que passaram a vida trabalhando na Ópera de Pequim, um interpretando o rei e outro sua concubina, se reencontram após o fim da revolução cultural. conta sua história desde aprendizes, os ciúmes provocados por uma mulher que se colocou entre eles, as brigas e reconciliações, tendo como fundo o conturbado panorama cultural e político da China ao longo do século. importante filme de Chen Kaige)


10.  As Aventuras de Molière (conta a história do jovem autor e diretor teatral, conhecido como Molière, que em 1658 zombava da nobreza em suas peças popularescas, que encenava pela França. preso por dívidas, ele é ajudado por um homem rico, que pede que ele encene uma peça, para ajudá-lo a seduzir sua amada. traça um panorama da época, através do olhar divertido do personagem)

6 comentários:

  1. UAAAAUUU!!!

    Adorei a lista querido... super seleção!

    ResponderExcluir
  2. bacana encontrar essa referencia
    acabou de comprometer meu pc a baixar algumas coisinhas

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mto legau brigadinho!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Sugiro MARQUISE, filme francês ficcional baseado na trupe de Moliere. Com Sophie Marceau brilhando como a musa do dramaturgo/diretor.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!