sábado, 27 de março de 2010

10 Hotéis Famosos de Filmes



Os hotéis foram criados para abrigar viajantes e com o tempo foram se sofisticando, alguns convertendo-se em verdadeiros palácios modernos.
Pelos seus quartos muitas histórias passam, todos temos as nossas e o cinema também.
São vários os filmes em que o hotel, mais do que uma locação, é um personagem.
Alguns desses hotéis existem mesmo e ficaram famosos por conta do cinema.
Esta lista contém 10 filmes, onde o hotel é muito importante para a trama, mas estejam à vontade para sugerir outros.


1.  The Overlook Hotel - O Iluminado (Jack Nicholson é um homem contratado como caseiro de um hotel, que fica isolado no inverno. muda-se para lá com a mulher e o filho, mas pouco a pouco, ele começa a enlouquecer e ver os antigos fantasmas, que morreram no hotel. obra-prima de terror de Stanley Kubrick)


2.  Bates' Motel - Psicose (Anthony Perkins dirige o hotel, que perdeu seus clientes, depois que o traçado da rodovia foi alterado. numa noite chuvosa, uma secretária, que roubara o dinheiro de um cliente, se hospeda no quarto número 1... um dos grandes filmes de Alfred Hitchcock)


3.  Sabena Hôtel des Mille Collines - Hotel Rwanda (durante o conflito étnico ocorrido em Ruanda em 1994, que matou mais de 1 milhão de pessoas, o gerente de um hotel de luxo - Don Cheadle -, consegue abrigar e salvar 1200 pessoas dentro do hotel. ótimo filme, baseado numa história verdadeira)


4.  Hotel des Bains - Morte em Veneza (no início do século XX, após um período de stress, um compositor austríaco vai repousar no luxuoso hotel do Lido, onde conhece um belo garoto polonês de 14 anos, em férias com a família. o garoto encarna seu ideal de beleza e ele desenvolve um amor platônico. lindo filme de Luchino Visconti) 


5.  Berlin's Grand Hotel - Grande Hotel (1932. após a primeira Guerra, passam por um luxuoso hotel de Berlim, um barão falido, um cruel magnata, um balconista doete terminal, um intrigante taquígrafa e uma bailarina triste. o primeiro filme all-star de Hollywood, com Greta Garbo, John Barrymore - avô de Drew -, Joan Crawford, Wallace Beery, Lewis Stone, Lionel Barrymore, entre outros. foi um grande sucesso e ganhou o Oscar de melhor filme - única categoria a qual concorreu. ficou famoso pela frase "I want to be alone", pronunciada por Garbo)


6.  The Mon Signor Hotel - Grande Hotel / Four Rooms (1995. num tradicional e decadente hotel de Hollywood, quatro histórias se passam nos seus quartos na véspera do ano novo. em comum elas têm apenas o mensageiro - Tim Roth. filme em episódios de quatro diretores diferentes: Quentin Tarantino, Robert Rodriguez, Allison Anders e Alexander Rockwell. 


7.  Regent Beverly Wilshire - Uma Linda Mulher (o hotel de Beverly Hills vira o verdadeiro castelo de príncipe, para onde uma prostituta de Hollywood é levada por um milionário. em uma semana, ela se transforma numa mulher sofisticada e eles se apaixonam. comédia romântica que catapultou a carreira de Julia Roberts)


8.  Hotel New Hampshire - Um Hotel Muito Louco (Beau Bridges compra um antigo colégio feminino e o transforma em hotel. sua família é bem pouco convencional, há o incesto entre os irmãos - Jodie Foster e Rob Lowe, o outro irmão gay, uma irmã anã. uma série de tragédias os abala e eles acabam mudando-se para a Áustria onde montam um outro hotel com o mesmo nome, a convite de um amigo, que anda com uma garota - Nastassja Kinski - sempre vestida de urso, por achar-se feia. no andar de cima do novo hotel funciona uma casa de prostituição e no porão, reunem-se terroristas. uma comédia de humor negro pouco valorizada, baseada no livro de John Irving)


9.  Park Hyatt Hotel - Encontros e Desencontros (um ator de sucesso - Bill MUrray - está em Tóquio para gravar um comercial de whisky. hospedado num luxuoso hotel, não consegue dormir, por conta do fuso horário. de madrugada no bar do hotel, conhece a jovem esposa de um fotógrafo, que só pensa em trabalho. rapidamente se tornam amigos, numa cidade estranha, com uma língua que não entendem. grande filme de Sofia Coppola, ganhadora do Oscar de roteiro e indicada por direção - além de ator e filme)


10.  El Monaco - Aconteceu em Woodstock (em 1969, um rapaz vive como desenhista de interiores e está empolgado com o nascente movimento gay. ao mesmo tempo, está preso ao negócio da família, um hotel decadente, cheio de dívidas, prestes a ser tomado pelo banco. quando ele fica sabendo que um festival de rock, marcado para a cidade vizinha, perdeu sua licença, ele oferece uma fazenda próxima do hotel para o evento, imaginando que teriam alguns hóspedes e uma renda extra. só não imaginava que seria o mais famoso festival de rock da história. outro grande filme de Ang Lee, que já está merecendo uma lista)


Listas correlacionadas: 10 Bares de Filmes

4 comentários:

  1. Excelente Post, principalmente pelas referências aos filmes Iluminado e Psicose. Parabéns! é impossível não relacionar hotéis a estes 2 grandes filmes!

    ResponderExcluir
  2. O hotel de O Iluminda é um dos mais "vivos" se é que vcs me entendem da história do cinema.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  3. Não tem o Fairmont em São Francisco!!! Do Filme HOTEL (livro de Arthur Hayley)... Maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  4. e o Hotel Pier Wolts
    do "Temos vagas" ????

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!