sexta-feira, 5 de agosto de 2011

10 Filmes Essenciais 1930-1939



Na década de 1930 o cinema já era uma indústria organizada, os filmes já eram falados e já começavam a ser coloridos.
Foi o período em que nomes como Frank Capra, Charles Chaplin e Fred Astaire tiveram seu auge.
Como sempre, esta lista procura, mais do que escolher os melhores, selecionar os que melhor representem a época. Sugiram outros filmes nos comentários!


1.  ...E o Vento Levou (1939. uma das maiores e mais bem sucedidas produções da história do cinema. baseado no best-seller de Margaret Mitchell teve filmagens tumultuadas envolvendo cinco diretores, mas afinal creditado a Victor Fleming e ao produtor David O.Selznick. da escolha dos atores às filmagens grandiosas, tudo foi acompanhado de perto pelos fãs. um novelão irresistível de quase quatro horas de duração, ganhador de oito Oscars)


2.  O Mágico de Oz (1939. o grande sucesso da literatura infantil já havia ganhado diversas versões desde os primórdios do cinema, mas a versão definitiva veio nesta produção estrelada pela jovem Judy Garland. também teve uma produção tumultuada, com cerca de vinte roteiristas e quatro diretores, mas quem levou este crédito também foi Victor Fleming, um artesão eficiente da MGM. um filme divertido, com boas canções e que resistiu bem ao tempo) 


3.  Tempos Modernos (1936. os anos 30 foram o coroamento da carreira do britânico Chaplin em Hollywood. neste seu primeiro filme sonoro, mas ainda sem diálogos, ele com humor trata do desemprego e dos movimentos grevistas, pouco após a recessão de 1929. esse engajamento fez com que o filme fosse proibido na Alemanha e Itália e ainda fundamentou a extradição da América na época do macarthismo. clássico genial do cinema)


4.  M, o Vampiro de Düsseldorf (1931. grande clássico do expressionismo alemão que carimbou o passaporte do diretor Fritz Lang e do astro Peter Lorre para Hollywood. é um suspense onde um serial-killer mata crianças indefesas na cidade alemã, escapa da polícia, mas acaba caindo nas mãos das próprias organizações criminosas que o condenam. obra-prima)


5.  Aconteceu Naquela Noite (1934. talvez a mais famosa das deliciosas comédias românticas do genial Frank Capra. foi o primeiro filme a levar os cinco Oscars principais. é a história de uma herdeira mimada que foge da casa do pai e, num ônibus, acaba conhecendo um esperto jornalista, por quem antipatiza a princípio, mas acaba se apaixonando. todos os filmes do gênero beberam nesta fonte) 


6.  O Picolino (1935. em Londres, um dançarino americano - Fred Astaire - é contratado para um show e ensaia no quarto de hotel, incomodando a bela vizinha de baixo - Ginger Rogers -, por quem vai eventualmente apaixonar-se. obra-prima das comédias musicais, com números de dança sensacionais e canções inesquecíveis de Irving Berlin, como a clássica "Cheek to Cheek")


7.  King Kong (1933. uma equipe de cinema viaja para uma ilha desconhecida, onde os nativos oferecem mulheres como sacrifício a um macaco gigante. o produtor captura o monstro e o leva para ser exibido como atração em Nova York. esta primeira versão do clássico da ficção fez enorme sucesso na época. ficou famosa a curiosidade de que o boneco do macacão media apenas 45 cm de altura)


8.  Branca de Neve e os Sete Anões (1937. o primeiro longa metragem de animação de Walt Disney também foi o primeiro filme a ter produtos licenciados lançados simultaneamente com o filme. só por isso é um marco do cinema. uma princesa é perseguida por sua madrasta, uma rainha invejosa de sua beleza. ela foge e se abriga na casa de sete mineiros anões que vivem na floresta. ganhou um Oscar especial por seu pioneirismo, uma estatueta normal e sete miniaturas)


9.  A Regra do Jogo (1939. uma visão ácida da burguesia francesa, dirigida pelo talentoso Jean Renoir, filho do pintor impressionista Pierre Auguste. um jovem aviador comete a gafe de revelar seu caso com a esposa de um aristocrata. o marido convida um grupo, incluindo o jovem, para um fim de semana de caça em sua mansão, onde irá ocorrer um assassinato misterioso. brilhante!)


10.  Diabo a Quatro (1933. o cinema americano tem raízes nos shows de vaudeville, onde comediantes misturavam stand-up, dança, música e circo. os irmão Marx são os que melhor transpuseram essa corrente para o cinema. as frases cortantes de Grouxo, as mímicas de Harpo, as malandragens de Chico são a matriz da comédia moderna, dos filmes aos desenhos de Pernalonga, eles influenciam até hoje. neste filme, passado na imaginária e falida Freedonia, uma rica viúva exige que um homem excêntrico seja nomeado presidente para que ela lhes empreste uma fortuna e a consequência é muita confusão. datado, estranho para os dias de hoje, mas um clássico)  



Menções Honrosas: Luzes da Cidade, A Mulher Faz o Homem, Fogo de Outono, A Grande Ilusão, Sem Novidades no Front, Levada da Breca, A Dama Oculta, Os 39 Degraus, Uma Noite na Ópera, Frankenstein, Monstros, O Homem Invisível, Do Mundo Nada se Leva, O Galante Mr.Deeds, O Atalante, No Tempo das Diligências, O Testamento do Dr.Mabuse, Ninotchka, O Anjo Azul, Scarface a Vergonha de uma Nação, O Grande Motim, O Corcunda de Notre Dame, Beau Geste, Queen Kelly, O Morro dos Ventos Uivantes, Horizonte Perdido, O Médico e o Monstro, Alexandre Nevsky, Nasce uma Estrela, A Nós a Liberdade, Terra dos Deuses e Limite.



7 comentários:

  1. Quantos clássicos!

    E sabe o que mais me chama a atenção: todos os filmes são em branco e preto, mas vejam as cores dos posters. Devia ser uma forma de dar cor aos filmes... Muito interessante...

    Grandes clássicos Armando! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vitor,
    Verdade, a maioria dos filmes é em preto e branco, mas têm cartazes coloridos, bem observado.
    Mas não são todos, dentre os 10 primeiros, o 1, o 2 e o 8 são coloridos. Nas menções honrosas, acho que nenhum é colorido mesmo.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu pensei que não tinha assistido nenhum filme desta época, mas já assisti:...E o Vento Levou , Tempos Modernos e King Kong.

    Acho que já passou da hora de eu assistir, pelo menos, "O Mágico de Oz".

    ResponderExcluir
  4. O que dizer? Você realmente colocou os essenciais. Bacana também as "menções", não se esqueceu de nenhuma grande obra. Meu favorito é mesmo "...E o vento levou".

    []s

    ResponderExcluir
  5. Oi, você vai fazer essa lista de cada decada? Série legal :)

    ResponderExcluir
  6. Oi anônimo,
    É exatamente essa a ideia, fazer uma lista para cada década, mas acho que vou agrupar as décadas iniciais, anteriores a esta, em uma única, para não ficar muito pobre de exemplos.
    Estou publicando fora de ordem, mas logo todas estarão aí.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Não vi quase nenhum filme da década de 30.

    Não consigo gostar de ...E o vento levou.

    Monstros é sensacional,politicamente incorreto,perturbador...verdadeira obra-prima merecia estar entre os 10 assim como Scarface.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!