terça-feira, 5 de junho de 2012

10 Filmes de Michael Haneke


Michael Haneke nasceu em Munique, na Alemanha em 1942, mas foi criado na Áustria, aonde cursou psicologia, filosofia e ciências teatrais na Universidade de Viena.
Começou fazendo filmes de televisão e só chegou ao cinema já maduro, aos 47 anos, mas desde então mantém uma carreira produtiva e vigorosa.
Vencedor de duas Palmas de Ouro em Cannes, a mais recente em 2012, Haneke é um dos mais prestigiados cineastas da atualidade.
Costuma dizer que "é dever da arte fazer perguntas e não dar respostas. Se você quer respostas mais claras, não é comigo". O que se confirma em todos os seus filmes.
Haneke costuma focar no cotidiano dos personagens e jamais fecha uma história de maneira convencional.
Aqui está uma lista de 10 de seus filmes.

1.  Amour (um casal de professores de música aposentados - os veteranos Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva - ambos na faixa dos 80 anos, têm que se confrontar com a proximidade da morte após ela ter um ataque. um filme muito comovente, que nos faz pensar na nossa própria finitude. tem ainda Isabelle Huppert no elenco, como a filha deles, também musicista. venceu a Palma de Ouro em 2012 e o Golden Globe de Filme Estrangeiro. foi indicado a 5 Oscars: filme, filme estrangeiro, direção, roteiro e atriz) (confira o trailler:)




2.  Caché (Daniel Auteuil e Juliette Binoche são um casal culto e feliz de Paris que começa a receber anonimamente fitas de vídeo que mostram apenas a fachada de sua casa, dando conta de que estão sendo vigiados. aos poucos as fitas começam a vir com elementos que lembram a infância do marido. um filme brilhante e intrigante sobre o efeito da imagem em nossos dias e também sobre as chagas sociais da França)

3.  A Fita Branca (num vilarejo da Alemanha em 1913, estranhos acidentes começam a ocorrer, com sintomas de serem rituais punitivos, possivelmente perpetrados pelas crianças. segundo o próprio Haneke, o filme é uma parábola sobre o nascimento do nazismo. genial. indicado aos Oscars de fotografia e filme estrangeiro e vencedor da Palma de Ouro em Cannes)

4.  A Professora de Piano (Isabelle Huppert é uma mulher de meia idade, rígida professora de piano do Conservatório de Viena, que vive com a mãe repressora - Annie Girardot. fora de casa ela busca excitação em cinemas pornôs e peep-shows, até desenvolver uma relação destrutiva com um de seus alunos. um filme forte e uma interpretação vigorosa de Huppert, com um dos personagens mais perturbados do cinema)

5.  Violência Gratuita (dois jovens psicopatas invadem a casa de campo onde uma família passa férias por pura diversão e para usá-los em seus jogos sádicos. um filme perturbador e eletrizante. filmado na Áustria em 1997, foi refilmado em inglês em 2007, utilizando literalmente os mesmos diálogos e até os mesmos objetos de cena da versão original)

6.  Os Tempos do Lobo (quando Isabelle Huppert volta com a família para sua casa de férias, descobre que ela foi ocupada por estranhos, que os recebem com violência. aos poucos ela vai descobrir que alguma catástrofe se abateu sobre o planeta e não existe mais água potável, nem segurança para se viver. um envolvente suspense pós-apocalíptico, que não se preocupa em explicar)

7.  O Vídeo de Benny (um adolescente mantém uma relação fria e distante com seus pais e vive isolado em seu quarto. quando os pais viajam num fim de semana, ele leva para casa uma garota que acabara de conhecer e mostra para ela um de seus vídeos favoritos, um porco sendo abatido e... um filme perturbador. feito em Viena em 1992, é um dos primeiros longas de cinema de Haneke e já mostrava seu talento)

8.  71 Fragmentos de uma Cronologia do Acaso (como o título sugere, o filme é uma colcha de retalhos cotidianos, que formam um mosaico e culmina com um massacre ocorrido em 1993, onde um jovem matou três pessoas num banco, matando-se em seguida. brilhante na forma e conteúdo, um de seus filmes mais originais)

9.  O Castelo (um agrimensor chega a uma aldeia coberta de neve em busca de um albergue, onde possa passar a noite, pois fora contratado pelos senhores do castelo local para um trabalho. mas a burocracia e o medo dos moradores o impedem de sequer ver seus contratantes ou realizar suas tarefas. baseado na obra de Franz Kafka, o filme traduz brilhantemente o universo do escritor)

10.  Código Desconhecido (um filme de narrativa fragmenta, conta três histórias paralelas. uma atriz francesa - Juliette Binoche - e seu namorado fotógrafo que acaba de voltar da guerra do Kosovo; uma imigrante romena que tenta conseguir dinheiro para levar sua família de volta e um professor franco-africano de crianças surda-mudas. o filme trata do cotidiano efervescente de ódio racial que contamina a Europa atual. forte, mas sem empatia)

Veja ainda: "10 Filmes de Walter Salles"

5 comentários:

  1. Conheço pouquíssimo da obra de Haneke. Assisti apenas a "A Professora de Piano" e "Violência Gratuita", preciso muito assistir a outros títulos, especialmente porque ele parece mesmo ser um diretor interessante.

    ResponderExcluir
  2. Esse cara faz o fino do cinema atual... Comecei com Cache e fui buscando outraas coisas como Violência Gratuíta e Vídeo de Benny e fui sugado pela sua filmografia. A Fita Branca é um dos maiores que vi nos últimos anos...
    Ótima lista!!!

    ResponderExcluir
  3. Mestre, gostando ou não, não tem como ficar indiferente as obras dele.

    A Fita Branca,A Professora de Piano e Violência Gratuita são obras fantásticas.

    ResponderExcluir
  4. Muitas pessoas só gostam de um determindo filme pelo fato de ter sido premiado, isso nem sempre funciona, pois tem muitos filmes lixo que ganharam oscar, com haneke vemos um cinema pessoal do diretor, mesmo sendo pouco conhecido inicialmente vigorava com seu cinema inovador, não gostei de "amour" mesmo tendo seus méritos, meu preferido é A fita branca.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!