segunda-feira, 15 de março de 2010

10 Filmes de Voyeurismo


Todo cinéfilo é um voyeur, não adianta negar. 
Vamos ao cinema, principalmente para ver (e viver) outras vidas durante duas horas.
Os voyeurs nos filmes já são um caso à parte. Eles são intrusos, que invadem a vida alheia e, muitas vezes, lhes causam problemas.
Existem muitos filmes sobre o tema. Esta lista traz apenas 10 deles, por isso aguardo suas sugestões.


1.  Janela Indiscreta (o maior clássico do voyeurismo. um fotógrafo - James Stewart - está confinado em seu apartamento com a perna quebrada. como não tem o que fazer, espia a vida dos vizinhos, através de sua teleobjetiva. quando assiste a um vizinho aparentemente matar a esposa, tenta, com ajuda da namorada - Grace Kelly -, provar que não está imaginando coisas. 


2.  A Tortura do Medo (um fotógrafo é obcecado por capturar o medo no rosto das pessoas, por isso comete crimes e fotografa suas vítimas. essa fixação surgiu na infância, por culpa de um pai cientista, que o sujeitava a experiências similares. obra-prima sobre violência e voyeurismo, que praticamente acabou com a carreira do brilhante Michael Powell, que foi visto como doentio pela crítica inglesa. 50 anos depois, o filme é compreendido como à frente do seu tempo)


3.  Não Amarás (sexta parte do Decálogo de Krzysztof Kieslowski. um jovem tímido e solitário, que vive com uma velha senhora, começa a observar pela janela, com uma luneta, uma vizinha. uma mulher mais velha, por quem ele se apaixona e fica obcecado. tentando até conseguir, fazer com que seus caminhos se cruzem. imperdível, como toda a obra do diretor polonês)


4.  A Vida dos Outros (na Berlin Oriental em 1984, o governo comunista tentava assegurar seu poder, vigiando de perto seus cidadãos, especialmente os mais proeminentes. um capitão, tornado ministro, encarrega um agente de vigiar um dramaturgo de sucesso e sua esposa, uma famosa atriz. o agente repassa a tarefa a um ambíguo subordinado, que fica fascinado por suas vidas e personalidades. um estudo sobre os abusos ideológicos do regime)


5.  Caché (um casal recebe uma fita com imagens de sua casa, feitas por uma câmera instalada em sua rua. depois disso começam a receber estranhos desenhos. assustados, eles percebem que o voyeur conhece muito de seu passado. um grande suspense, visto pelos olhos das vítimas. mais um ótimo filme do alemão Haneke, que ainda fala de racismo e xenofobia)


6.  Quero Ser John Malkovich (que tal observar a vida de alguém, através de seus próprios olhos? o grande interesse de quem passava pelo túnel do andar 7½ era ver por 15 minutos como é a vida de uma celebridade - o ator Malkovich. um filme inesperado e inovador, que nos apresentou o diretor Spike Jonze e o roteirista Charlie Kaufman, indicados ao Oscar)


7.  Dublê de Corpo (um ator claustrofóbico e fracassado é convidado por um amigo para ficar no seu belo apartamento, enquanto não encontra lugar para ficar, após presenciar a traição de sua esposa. olhando através de um telescópio, pela janela, o apartamento de uma bela vizinha, percebe que há um outro homem a observando. passa a persegui-la no intuito de ajudá-la e se envolve numa trama onde nada é o que parece. ótimo filme de Brian DePalma, inspirado em filmes de Hitchcock) 


8.  Um Homem Meio Esquisito (um parisiense de meia idade, calvo e introspectivo - Michel Blanc - não gosta de falar com as pessoas, mas vive observando uma jovem vizinha do outro lado da rua, por quem está interessado. enquanto isso, torna-se suspeito do assassinato de uma outra moça, apenas pelo fato de ser aopontado como 'esquisito' por seus vizinhos. como disse Roger Ebert, um filme sobre conversações que nunca aconteceram, desejos nunca expressados, fantasias nunca realizadas e um assassinato. ótimo filme)


9.  A Conversação (Gene Hackman é um especialista em vigilância contratado pelo diretor de uma grande empresa para vigiar e gravar a conversa de um casal de amantes. no passado, um de seus trabalhos provocou a morte de três pessoas e agora ele teme que isso volte a ocorrer. um dos melhores filmes de Francis Ford Coppola, com um grande roteiro, onde a tensão cresce vertiginosamente até o final. genial)


10.  Sexo, Mentiras e Videotape (uma mulher frígida vai ao psicanalista, enquanto seu marido a trai com sua irmã. até que um amigo de infância dele chega para passar uns dias e se interessa pela esposa. o amigo - James Spader -, é impotente e tem por hábito gravar entrevistas com mulheres falando sobre fantasias sexuais. ganhador da Palma de Ouro em Cannes, lançou aos 26 anos o diretor Steven Soderbergh. parecia bem mais moderno há 21 anos atrás. mostra uma geração voyeurista, onde o ver é tão importante quanto o sentir)


Listas correlacionadas: 10 Filmes de Alfred Hitchcock

9 comentários:

  1. Boa lista e ótimo blog, que eu acabo de conhecer...
    Aliás, se todo cinéfilo é Voyeur, também é um criador de listas de 5 ou 10 mais... Eu, pelo menos, adoro.

    Abraços

    www.topangablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cara, essa lista é incrível e o tema é bem interessante :D

    Confesso que desses filmes só vi "Quero Ser John Malkovich" - que aliás eu gostei muito - mas com certeza pretendo ver mais alguns outros :D

    ResponderExcluir
  3. Oi Jardel,
    Fico feliz que você tenha conhecido, já são quase 200 listas para você visitar :-)
    Eu com certeza sou um voyeur e cinéfilo de carteirinha. Felizmente meu voyeurismo fica só no cinema e na TV. A vizinhança pode ficar sossegada, hehe
    Venha sempre!

    Hugo,
    Pois é. Fazia tempo que queria fazer uma lista sobre este tema. Eu recomendo todos os filmes desta lista, é um caso raro onde só tem filmes bons.

    OBrigado pelos comentários, amigos!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. A vida dos Outros, que filme extraordinário!
    Fiquei muito feliz quando assisti a este filme, fazia tempo que via algo tão bom.
    Adoro o diálogo do final:
    "- Quer que embrulhe o livro para presente?"
    "- Não precisa. É para mim mesmo!"
    Sensacional!!!

    Armando, parabéns pela lista toda!

    ResponderExcluir
  5. Pô Armando , postei Hoje Peeping Tom lá no meu Blog !!
    Abração !

    ResponderExcluir
  6. Oi Lord Vader!
    Foi coincidência você postar sobre Peeping Tom?
    É um filme que merece ser conhecido.

    O site do Lord é o http://escritoemluz.blogspot.com/

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Sim , eu costumo programar com antecedência as postagens que saem nos dias determinados , e foi uma bela coincidência ..
    [ ]s !

    ResponderExcluir
  8. Faltou Invasão de Privacidade.

    ResponderExcluir
  9. Blow up – Depois Daquele Beijo (Michelangelo Antonioni, 1966)

    um fotógrafo de moda, bon-vivant, cansado de seu trabalho, acredita ter fotografado um assassinato sem querer. O filme é um retrato da Londres dos anos 60, com o amor livre, a moda inventiva, a música e a arte, como a apresentação num clube com os The Yardbirds, a primeira banda conhecida de Jimmy Page (Led Zepelin) e Jeff Beck. Antonioni pediu a Beck
    que refizesse a cena de Pete Townshend (The Who), destruindo suas guitarras e amplificadoresno palco, ato pelo qual o cineasta era fascinado.

    Blow up é um genial estudo sobre a paranóia e a desorientação do mestre Michelangelo Antonioni. Preste muita atenção nos mímicos no começo e no final da famosa partida de tenis.

    A Conversação de Francis Ford Coppola, com um grande roteiro, foi inspirado em Blow Up.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!