sexta-feira, 19 de março de 2010

10 Filmes sobre Multi-Milionários


O sonho americano pode ser resumido em uma palavra: dinheiro.
Talvez por isso existam tantos milionários nos filmes e tão poucos nas ruas.
Gostamos de ver como vivem os milionários e sonhamos tomar seus lugares.
Esta lista traz 10 filmes com milionários, bilionários e até zilionários...


1.  Cidadão Kane (após a morte de um grande magnata das comunicações, um repórter busca pistas do significado da última palavra que ele sussurrou, "Rosebud". para isso entrevista várias pessoas que o conheceram, reconstruindo sua história desde a infância pobre do interior até ficar milionário. inspirado na vida de William Randolph Hearst, o filme de Orson Welles revolucionou o cinema e é considerado por muitos como o melhor da história)


2.  O Aviador (a história do milionário Howard Hughes - Leonardo DiCaprio -, que ficou rico já aos 18 anos com a herança de seu pai. muda-se para Los Angeles e passa a investir em cinema, conquistando belas atrizes e, em sua maior paixão, a aviação. outro grande filme de Martin Scorsese. foi indicado a 11 Oscars, mas levou apenas 5 secundários)


3.  O Galante Mr. Deeds (um simplório poeta do interior - Gary Cooper - herda uma fortuna de seu tio milionário de Nova York. ele não se importa muito com dinheiro, mas muda-se para a mansão do tio, onde atrai a atenção e a cobiça de todos. clássico de Frank Capra de 1936. foi refilmado em 2002 com Adam Sandler)


4.  O Grande Gatsby (Robert Redford é um novo rico, que muda-se para Long Island em busca de seu amor do passado - Mia Farrow -, agora casada com um milionário. no passado ele era pobre e ela mimada. ele passou a vida tentando enriquecer para conquistá-la. a era do jazz e da riqueza, pouco antes da grande depressão, que dizimou as fortunas. roteiro de Francis Ford Coppola, baseado em livro de F.Scott Fitzgerald, direção de Jack Clayton e lindos figurinos de época)


5.  Trocando as Bolas (dois irmãos milionários apostam que um deles conseguirá pegar um mendigo de rua - Eddie Murphy em seu segundo filme - e transformá-lo em um executivo capaz de substituir o pedante sobrinho deles - Dan Aykroyd. ótima comédia de John Landis)


6.  Alta Sociedade (uma linda e rica mulher - Grace Kelly em seu último filme antes de tornar-se princesa - mora próxima do ex-marido - Bing Crosby -, um bem sucedido músico de jazz, que deseja reconquistá-la. mas ela está de casamento marcado. por outro lado, o repórter escalado para cobrir seu casamento - Frank Sinatra - também se apaixona por ela. e ela terá que decidir entre os três. versão musical da peça 'The Philadelphia Story', com lindas canções de Cole Porter)


7.  Arthur, o Milionário Sedutor (Dudley Moore, em seu grande papel, é um milionário bêbado, à beira da ruína, que arma um casamento de conveniência. é quando conhece o amor de sua vida, uma garçonete - Liza Minnelli -, mas decide manter seu casamento com a ricaça e manter um caso com a outra. destaque para John Gielgud, ganhador do Oscar pelo seu papel de mordomo. boa comédia romântica dos anos 80)


8.  Chuva de Milhões (Richard Pryor é um jogador de baseball, que herda uma fortuna de 300 milhões de um tio que não conhecia. mas a condição para ele ficar com o dinheiro é gastar 30 milhões em um mês, sem ficar com absolutamente nenhum bem e sem contar a ninguém sobre o trato. comédia simpática)


9.  Riquinho (Macaulay Culkin encarna o personagem dos quadrinhos, o menino mais rico do mundo, que sonha em ser um menino normal. ele estará às voltas com um executivo malvado, que planeja apoderar-se de sua fortuna e, para isso, faz com que o avião de seus pais caia no triângulo das bermudas. um roteiro ruim para um personagem que poderia render mais)


10.  Batman Begins (Christian Bale é um milionário órfão e entediado, que marcado pela morte de seus pais, decide viajar o mundo para encontrar meios que lhe permitam combater a injustiça. quando retorna, cria seu alter-ego, um vingador mascarado com força, inteligência e um caríssimo arsenal tecnológico para tornar-se um super herói. o renascimento do personagem pelas mãos competentes de Christopher Nolan)


Listas correlacionadas: 10 Filmes de Jane Austen (afinal todas as suas histórias são relacionadas ao mundo dos ricos ingleses)

8 comentários:

  1. Batman Begins foi uma surpresa nessa lista, embora esse tema caiba perfeitamente no filme. Por isso sempre olho suas listas, são variadas e criativas.

    Parabéns :D

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Naomi!
    Fiquei feliz com seu comentário :-)

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se afirmaria que Cidadão Kane é o melhor mas sem sombra de duvidas é um filme incrível.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  4. "O aviador" é um excelente filme, com uma ótima atuação de Leonardo DiCaprio.
    Realmente foi uma surpresa "Batman Begins", o que não deixa de ser ótimo tê-lo nessa lista. O segundo melhor filme do Batman, já que "O Cavaleiro da Trevas" sem dúvidas superou seu antecessor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da lista... filmes variados e bem escolhidos. Gostei bastante de Riquinho, achei inteligente e respeitoso com o desenho (que era ruim de doer).

    Senti a falta de
    - Cidadão Kane (maravilhoso!)
    - Um principe em Nova Iorque (Eddie Murphy)

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Opa.... desconsidera a ausencia de Cidado Kane (ato falho!)

    Sorry!

    ResponderExcluir
  7. Show de bola todas as listas!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!