quinta-feira, 25 de março de 2010

10 Filmes sobre Padres e Sexo


Segundo a igreja católica, o celibato dos clérigos é necessário para que estes possam devotar-se totalmente às suas atividades religiosas e a Deus.
Um outro motivo seria garantir que os padres não tivessem descendentes, que eventualmente pudessem pleitear e dividir o patrimônio da igreja. Parece plausível.
O fato é que os padres são humanos, e esse isolamento nunca foi totalmente respeitado. Isso causa frequentes embaraços para os dirigentes católicos, como os dos últimos dias.
Muitas são as histórias de padres que tiveram relações e filhos com mulheres de suas congregações, mas o maior dos problemas é a pedofilia, cometida contra coroinhas, estudantes e internos. 
Esta lista traz 10 filmes com foco neste tema.


1.  O Padre (Linus Roache é um padre enviado para uma paróquia em Liverpool. fica surpreso ao ver que seu novo superior - o ótimo Tom Wilkinson - não cumpre o celibato, mantendo relacionamento com uma mulher. em seguida, descobre sua própria homossexualidade, apaixonando-se por um rapaz - Robert Carlyle. mas o que mais o atormenta é a confissão de uma menina, que conta ser abusada pelo pai. ele começa a contestar as regras da igreja, especialmente o segredo da confissão. ótimo filme de Antonia Bird)


2.  Dúvida (em 1964, num colégio católico do Bronx, um padre carismático - Philip Seymour Hoffman -, tenta abrandar os rígidos costumes da escola e entra em conflito com a diretora - Meryl Streep -, feroz guardiã da disciplina. nesta disputa, ela se arma da suspeita de uma freira sobre uma suposta relação do padre com um aluno negro de 12 anos, para neutralizá-lo. um filme brilhante sobre o poder do boato)


3.  A Má Educação (nos anos 60 dois garotos de uma escola católica descobrem o amor e o sexo, mas são separados por um padre pedófilo, que abusa de um deles e provoca a expulsão do segundo. anos mais tarde, um deles se tornou travesti - Gael Garcia Bernal - e ator e o outro cineasta. o ator propõe fazerem um filme sobre suas vidas. durante as filmagens o padre reaparece. mais um filme provocador de Pedro Almodóvar)


4.  Camila (em 1840, em Buenos Aires, uma jovem da sociedade está noiva de um homem rico. um dia, durante sua confissão, conhece um padre jesuíta e se apaixona imediatamente. ele tenta escapar de seus ataques, mas acaba cedendo e eles começam a ter um caso. bom filme, que chegou a ser indicado ao Oscar)


5.  O Crime do Padre Amaro (Gael Bernal é um jovem padre que acaba de ser ordenado e, antes de ser enviado a Roma para estudar, tem que passar por uma pequena paróquia. lá fica sob supervisão de um padre corrupto e acaba apaixonando-se por uma linda devota local, que é filha da amante do padre. baseado na obra de Eça de Queirós e também indicado ao Oscar, pelo México)


6.  Os Meninos de São Vicente (baseado em fatos reais, conta o que ocorreu num orfanato do Canadá, onde vários meninos foram abusados psicologicamente e sexualmente por um padre. apesar de começar uma investigação policial, grupos políticos e religiosos, conseguiram abafar o caso. um filme perturbador, exibido como minissérie, mas tem uma versão curta)


7.  O Inferno de São Judas (Aidan Quinn é designado como o único professor laico de um reformatório na Irlanda e acaba presenciando uma série de abusos contra as crianças, inclusive sexuais. decidido a defender os alunos, entra em confronto com os irmãos que se protegem. baseado em um caso real ocorrido em 1938) 


8.  Decameron (adaptação de 9 contos do livro de Bocaccio, satirizando a sociedade e a igreja católica. em um dos contos um homem se faz de cego para entrar num convento de freiras devassas que promovem milagres sexuais e eu outro, um sacerdote engana o amigo, para ficar com sua mulher. a irreverência de Pasolini na sua melhor forma)


9.  Os Demônios (conta a história de um padre - Oliver Reed - que controla um vilarejo francês no século 17 e uma freira deformada - Vanessa Redgrave - obcecada sexualmente por ele, que dirige o convento local, onde irão ocorrer diversos casos de heresia, profanação, possessão, exorcismo e muito mais. uma provocação de Ken Russell, baseada em livro de Aldous Huxley)


10. Resultado de imagem para Pianese Nunzio, 14 Anni a Maggio Pianese Nunzio, 14 Anni a Maggio (um padre de uma igreja de Nápole, dá abrigo a um garoto de 13 anos, organista da igreja, com quem mantém relações sexuais regularmente. por confrontar a Camorra, acaba sendo dedurado e acusado pelo serviço social. curioso porque o padre é sempre correto e parece não ter qualquer pudor moral de se relacionar com o menino)


Listas correlacionadas: "10 Filmes sobre Papas", "10 Filmes em Conventos e Mosteiros"

32 comentários:

  1. Tema polêmico e bem posto.
    =)
    Adorei a lista.

    ResponderExcluir
  2. muito bom, por falar nisso já muitos padres sendo presos por isso.

    ResponderExcluir
  3. Ja vi o crime do padre amaro e o padre, amei os dois, sensacionais no quezito assuntos polêmicos!!!apareça no meu blog, siga-me no twitter dizloose abraços

    ResponderExcluir
  4. também há o crime do padre amaro em versão portuguesa muito bom

    ResponderExcluir
  5. Tema bem polêmico e delicado e muito boa as escolhas do filmes desta lista A Má Educação é exelente não so por abordar o tema pelo filme em si personagens,roteiro enfim e gostei de ter visto O Padre nessa lista toda fez que comentava com os amigos ninguem tinha visto o filme.


    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos comentários, amigos!

    Koboyashi,
    Fiquei curioso para ver a versão portuguesa do 'Crime do Padre Amaro', não conheço.

    Kelvelyn,
    'O Padre' é muito bom, um belo filme. Não é por acaso que ele abriu esta lista.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. outro filme: "As irmãs de Maria Madalena"

    ResponderExcluir
  8. assunto polêmico? nem um pouco.

    polêmicas são as reações da igreja quanto a isso. como o papa tirar os padres que fizeram merda da reta.

    ResponderExcluir
  9. Visto que O Crime do Padre Amaro é baseado na obra de um autor português, Eça de Queiróz, se não estou em erro, é estranho ver que a versão hispânica do filme é a apresentada.

    ResponderExcluir
  10. Querido Filipe,
    Você está num blog. Eu não assisti a versão portuguesa do Padre Amaro, por isso não acho correto colocá-lo na lista.
    Mas se você a está indicando, os demais leitores vão saber...
    Obrigado pela contribuição.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Assisti "O padre" em 1995 no velho VHS e na época achei bem ousado. Por mais que algumas pessoas relutem em ver, padres que não respeitam o celibato devem deixar a igreja. Mas sou a favor de que um dia a Igreja reveja todos seus conceitos e aceite que padres se casem e constituam uma família. Quem melhor para aconselhar famílias que um homem de família? Padres celibatários não sabem nada sobre problemas conjugais.
    Esses filmes retratam um problema que acontece há séculos e nada é feito. Padres que saem do celibato( com crianças inclusive, nojento!) pois sentem desejos carnais(pois é...).

    ResponderExcluir
  12. Vejam eu indico..

    PEDOFILIA NA IGREJA: O QUE ESTÁ EM QUESTÃO?

    http://www.pantokrator.org.br/blogs/?p=1234

    ResponderExcluir
  13. Eii...alguem tem o link desses filmes da lista aí ???
    por favor !!!

    ResponderExcluir
  14. Onde encontro para baixar ou comprar esses filmes?????

    ResponderExcluir
  15. Contos Proibidos do Marquês de Sade seria interessante nessa lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, sem dúvidas, esse filme me fez criar uma espécie de afeto pela castidade. E se estou hoje, atrás de filme que relacionam-se a padres, é gracas a ele. Perfeicao define esse filme.

      Excluir
  16. tem um filme colombiano chamando EL CUARTO q nao consigo achar para baixar e sobre esse tema tbm, tem ate o trailler no filme no youtube mais ta osso achar ele para assistir se alguem souber me avise ok vlw

    ResponderExcluir
  17. Com certeza amigos o INFERNO DE SÃP JUDAS é p melhor!!....nossa estive na irlanda e pude escutar e refletir o sofrimentos desses garotos que foram abusado por padres em sanatórios irlandades, é demais esse filme muito forte!!!.recomendo!!

    ResponderExcluir
  18. ESTAMOS MUITO PERTO DA VINDA DE CRISTO!!!! EU CREIO!!! POR ISSO ESTAMOS VENDO DEUS TRAZENDO A TONA, TODAS AS IMUNDICIES QUE HÁ NO MUNDO!!! E QUE ESTAVAM ESCONDIDAS!!! É POR ISSO QUE SABEMOS QUE TODA CIENCIA VEM DE DEUS!!! NA PALAVRA DE DEUS DIZ; QUE NADA FICARIA ENCOBERTO EM CIMA DESSA TERRA!!! E SE NAO FOSSE A CIENCIA A INFORMATICA ,TUDO CONTINUARIA ENCOBERTO COMO ESTAVA ATÉ POUCOS ANOS ATRAZ!!!! MAS DEUS É FIEL!!!!!! ALELUIAS!!!! HOJE NADA FICA ECOBERTO!! E DEUS HÁ DE TRAZER OS RESTOS QUE AINDA ESTÃO DENTRO DOS ARMARIOS A TONA!!!! PRINCIPALMENTE AQUI NO BRASIL! QUE AINDO OS MENINOS E AS FAMILIAS DE CRIANÇAS ABUSADAS, CONTINUAM COLABORANDO COM ESSES PEDOFILOS E AJUDANDO A ESCONDER, MESMO COM O PREJUIZO DE SEUS PROPRIOS FILHOS!!!! NOSSO PAIS AINDA CONTINUA UM PAIS DE TERCEIRO MUNDO NESSE SENTIDO!!!!! GENTE SEJEM COMO OS PAIS DOS ESTADOS UNIDOS DA ENTREGUEM OS DESGRAÇADOS QUE ESTUPRARAM SEUS FILHOS!!! TENHAM CORAGEM!!!! E COBREM UMA IDENIZAÇAO BEM ALTA DA IGREJA!!! NAO VOU DIZER QUE COM ISSO VAI REPARAR O MAL QUE ELES FIZERAM A SEUS FILHOS !!!! MAS VAO PAGAR DE ALGUMA FORMA!!! NÃO DEIXEM IMPUNE ESSES MONSTROS DESFARÇADOS DE HOMENS DE DEUS!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe mas... Deus não tem nada a
      haver com isso... não coloque Deus nisso pois não é esse o tema
      fica com sua fé e sua religião e leia Matheus 6 e entra no seu quarto e ore a Deus de maneira que outras pessoas não saibam pois assim esta escrito

      Excluir
  19. Boa noite !
    Aonde posso comprar ou baixar os filmes os meninos de sao vicente e o má educação.
    Caso saibam de algum programa na web favor enviar neste e-mail ross_@ig.com.br
    grato

    ResponderExcluir
  20. E S T U P O R A T I V O !!!
    É a minha definição sobre este site.
    Simplesmente fantástico!

    ResponderExcluir
  21. Já assisti Os meninos de São Vicente, na época em que passou foi como uma série de 4 capitulos, e passou na Record, eu deveria ter uns 12 ou 13 anos, gostei do filme e até hj não acho em lugar nenhum, nem pra baixar e nem pra comprar, se alguém souber por favos me enviem um link...Obrigada.....Renata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei tbm assistir, lembro-me quando passou na record.Algum problema houve, pois não se ver falar, passar ou em dvd.

      Excluir
  22. Assisti o Inferno de São Judas.....é revoltante!!! da vontade de entrar no filme e matar aqueles padres malditos!!

    ResponderExcluir
  23. Embora não gire basicamente sobre o tema "padres e sexo", não posso deixar de citar o polêmico filme de Pasolini "SALO - OS 120 DIAS DE SODOMA" (Salò o le 120 giornate di Sodoma, 1975). Há nesse filme um bispo que, além de sexualmente devasso, é um dos personagens mais repugnantes e cruéis que o cinema já mostrou.

    ResponderExcluir
  24. Acho essa lista ótima mas senti falta do filme O quinto. Conta a história de um rapaz que foi abusado pelo padre e maltratado pela mãe beata que não acreditava nestes abusos. Quando o menino cresce, se torna psicopata.

    ResponderExcluir
  25. Baixar o Documentário - Igreja Católica - Padres - Aborda a pedofilia na igreja católica - http://mcaf.ee/8pld5

    ResponderExcluir
  26. ADOREI A LISTA AINDA QUERO VER TODOS , MAIS PROCURO UM FILME QUE PASSO NA CNT A ALGUNS ANOS , ELE FALA DE UM MANIACO ADOLESCENTE QUE ERA COROINHA NA IGREJA CATÓLICA , MAIS SOFRIA ABUSO DE UM PADRE MALUCO ONDE ELE ERA OBRIGADO A MANTER RELAÇÕES SEXUAIS COM UMA MENINA E OUTRO GAROTO , E ESSE PADRE FILMAVA E FAZIA FILMES ,. LEMBRO-ME DE UMA CENA ., ONDE ESSE MENINO AGARRA A ADVOGADA EM PLENO TRIBUNAL A CHAMANDO DE VACA

    ResponderExcluir
  27. Olá se fazerem filmes sobre pastores pedóofilos verão que tem muito mais do que os padres. Não são todos os padres que cometem ou cometeram. Por causa de uns o resto todo não devem ser caluniados. Na questão deles se casarem: os que praticam ou praticaram esses horrores muitas vezes acham que se entrarem numa religião vão se livrarem disso, não são padres que viram pedófilos, são pedófilos que viraram padres, pastores etc. Agora como podem falar que no caso dos padres é por não terem esposas???? POR QUE ENTÃO QUE PASTOORES QUE PODEM NAMORAR OU CASAR MESMOS TENDO TODAS AS NOITES SUA ESPOSA EM SUA CAMA SÃO PEDÓFILOS E ESTRUPADORES???

    https://noticias.gospelmais.com.br/escandalo-pedofilia-igreja-rende-dois-oscars-spotlight-81614.html

    https://noticias.gospelmais.com.br/lider-seita-jesus-preso-abusar-meninas-74790.html

    http://hojeemdia.com.br/almanaque/delegada-que-investiga-caso-do-filho-de-bianca-toledo-afirma-n%C3%A3o-houve-estupro-s%C3%B3-ind%C3%ADcios-1.398060

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!