domingo, 1 de novembro de 2009

10 Filmes de 10 Atrizes Favoritas (Parte 1)




Existe quem escolhe um filme pelo diretor, outros pelo tema, mas a maioria se encanta mesmo com os atores e atrizes.
Selecionei 10 atrizes que para mim valem o ingresso e um filme importante de cada uma delas.

Vou repetir esta lista nos próximos domingos, com outras atrizes, uma vez que são muitas as minhas favoritas.

1. Meryl Streep - Dúvida (Meryl é a atriz perfeita. conhecida no início da carreira pela facilidade em simular sotaques, hoje é uma atriz completa, capaz de transmitir emoção nas cenas mais simples. em Dúvida, ela dá um show na pele de uma freira rígida, que apenas na cena final deixa cair a máscara)

2. Ingrid Bergman - Por Quem os Sinos Dobram (na minha opinião, a mulher mais linda do cinema. além disso, foi uma atriz sensível e talentosa, ganhadora de 3 Oscars. neste filme baseado no livro de Hemingway, ela faz uma jovem cujos pais foram mortos pela ditadura franquista, que se une aos guerrilheiros na Guerra Civil Espanhola)

3. Audrey Hepburn - My Fair Lady (sem Audrey o cinema e a moda não teriam sido os mesmos. magra e belíssima, conseguia ser elegante em qualquer papel. neste ótimo musical, ela está engraçadíssima como uma mendiga vendedora de flores, transformada numa dama em seis meses, por um professor de fonética, para ganhar uma aposta)

4. Katharine Hepburn - A Costela de Adão (com um rosto e uma personalidade marcantes, Katharine foi a maior ganhadora de Oscars, foram quatro, entre 1934 e 1982. neste filme, ela é uma advogada que disputa um caso com o marido - Spencer Tracy, seu companheiro fora das telas - em lados opostos num julgamento de grande repercussão)

5. Grace Kelly - Amar é Sofrer (uma atriz lindíssima, que abandonou a carreira muito cedo para tornar-se a princesa de Mônaco. neste filme ela faz a sofrida esposa de um ator alcóolatra, que graças ao seu incentivo volta aos palcos para brilhar. o papel lhe valeu um Oscar)

6. Vanessa Redgrave - Isadora (com toda a família envolvida em cinema e teatro, esta atriz inglesa soube se valer dessa atomosfera desenvolvendo à perfeição sua técnica. expressiva e inteligente, faz mesmo dos menores papéis, destaques onde aparece. neste filme de 1968, interpreta a famosa bailarina dos anos 1920, avançada para seu tempo, que acreditava em amor livre e criou moda na sua maneira de vestir. um papel exigente, que a destacou)

7. Marilyn Monroe - Quanto Mais Quente Melhor (provavelmente a mais celebrada de todas as atrizes. Norma Jean Mortensen de boba não tinha nada, sabia bem controlar seus personagens e sua publicidade. nesta ótima comédia de Billy Wilder ela se mostra uma boa cantora e ótima comediante. uma pena ter morrido tão jovem)

8. Catherine Deneuve - Indochina (símbolo de elegância e beleza, a grande atriz francesa, começou cedo no cinema e aos 20 anos já era uma estrela. neste filme, ela interpreta uma poderosa fazendeira na colônNegritoia francesa, que adotou uma garota filha da nobreza local. tudo vai bem até a chegada um jovem oficial da marinha, por quem ambas se apaixonam)

9. Sophia Loren - Um Dia Muito Especial (nos anos 1950, sua beleza encantou o grande produtor Carlo Ponti, que a transformou de uma extra em filmes como Quo Vadis a condição de estrela, ganhadora do Oscar. neste filme, ela interpreta uma mãe e dona de casa empobrecida, que no dia do acordo entre Hitler e Mussolini, conhece seu vizinho homossexual - Marcello Mastroiani -, com quem cria uma forte amizade)

10. Bette Davis - A Malvada (atriz talentosa, ganhou seu lugar na história do cinema com personagens fortes e interpretações marcantes. neste filme ela é uma famosa atriz, vítima de uma secretária ambiciosa e dissimulada, empenhada em destruir sua carreira e sua vida pessoal)

4 comentários:

  1. Faltou a atriz Julie Andrews q alem de simpatica ela é uma ótima atriz.nao fez muito trabalho como outras pq ella se dedicou a outros projetos, familia.. etc.

    ResponderExcluir
  2. Divas. DIVAS, todas elas. Na minha lista, eu incluiria Kate Winslet, Judi Dench, Cate Blanchet e Emma Thompson. (que, aliás, devem estar na lista da parte 2, rsrs)

    ResponderExcluir
  3. Bette Davis, Meryl Streep, Audrey Hepburn e Grace Kelly também estão entre as minhas atrizes favoritas. Quanto a Loren, Monroe, a outra Hepburn e Deneuve, eu vi apenas dois filmes de cada.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, por favor, tira essa opção de provar que eu não sou um robô. É quase impossível, às vezes, ler o que está escrito nessas imagens!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!