domingo, 8 de novembro de 2009

10 Filmes de 10 Atrizes Favoritas (Parte 2)



Conforme prometi, aqui vai a segunda parte da lista de filmes com minhas atrizes favoritas.
(Para ver a primeira lista, clique aqui)
Elas são estrelas inegáveis, que valorizam qualquer filme.
São uma escolha pessoal, mas estou certo que muitos irão se identificar.


1.  Jane Fonda - A Noite dos Desesperados (filha do grande Henry Fonda e com uma família de atores, Jane sempre soube escolher bem seus filmes, colecionando dezenas de ótimos papéis e vários prêmios. ficou rica mesmo com vídeos de ginástica e suspendeu a carreira por 10 anos, para se dedicar ao papel de esposa do bilionário Ted Turner. escolhi este filme - "They Shoot Horses, Don't They?" - de Sydney Pollack por ela mesmo considerar a grande virada de sua carreira. o filme mostra uma cruel maratona de dança, que era um meio para as pessoas ganharem alguns trocados durante a grande depressão em 1925)


2.  Elizabeth Taylor - Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (um caso raro de atriz infantil que chegou ao estrelato, Liz é dona dos mais belos olhos azuis do cinema. mais conhecida pelos incontáveis casamentos - duas vezes com Richard Burton - e pela amizade com Michael Jackson, ela foi a atriz mais rentável do cinema na década de 1960. neste filme, um casal recebe outro para um jantar social, mas a bebida acaba levando a conversa a níveis deprimentes. baseado na peça de Edward Albee, é palco para ótimas interpretações) 


3.  Liv Ullmann - Persona (ela nasceu em Tóquio, filha de pai norueguês, viveu no Canadá, em New York e Oslo, mas se destacou mesmo no cinema sueco. fez dez filmes com Ingmar Bergman, com quem viveu e teve uma filha. ganhou dezenas de prêmios e chegou a ser indicada ao Oscar em duas ocasiões. em Persona - Quando Duas Mulheres Pecam -, ela faz uma atriz que emudece repentinamente e acaba isolada aos cuidados de uma enfermeira, com quem desenvolve uma forte e desigual relação. é um dos melhores filmes da história do cinema


4.  Jodie Foster - Contato (outra atriz que começou muito cedo, aos 3 anos num cartaz de Copertone. ganhou dois merecidos Oscars e está dirigindo seu terceiro longa. vive uma relação estável com a produtora Cydney Bernard desde 1992. em Contact interpreta uma cientista que recebe uma mensagem do espaço com instruções para construir uma máquina capaz de levar o ser humano a fazer contato com extra-terrestres. ótimo filme de Robert Zemeckis)


5.  Isabelle Adjani - Verão Assassino (ganhadora de 4 César e indicada a 2 Oscar, Isabelle é uma das maiores atrizes do cinema francês. desde a adolescência, sua beleza e talento se destacavam no teatro e no cinema. o filme de 1983 é pouco conhecido, mas um dos grandes momentos da atriz. uma linda jovem de 19 anos chega a uma cidadezinha e conquista um bombeiro local. o que ele não sabe é que ela o escolheu para usar na vingança de um fato de seu passado)


6.  Kate Winslet - Foi Apenas um Sonho (provavelmente a melhor atriz de sua geração, essa inglesa de 34 anos já tem uma coleção de prêmios invejável. além de muita técnica, Kate possui um brilho natural, que só as grandes estrelas têm. neste excepcional filme dirigido por seu marido Sam Mendes e co-estrelado pelo amigo Leonardo DiCaprio, com quem faz um casal dos anos 1950, presos numa vida medíocre, que sonha com uma grande mudança, a começar deixando tudo para recomeçar em Paris. atuação poderosa de Kate)


7.  Anna Magnani - Roma, Cidade Aberta (a atriz é sempre descrita como "uma força da natureza", ela rouba a tela para si quando surge, quase sempre passional. neste importante filme de Roberto Rosselini, vive a noiva grávida de um homem ligado à resistência aos nazistas, que ajuda um dos líderes a esconder dinheiro em seu apartamento. a cena da morte da personagem é clássica)


8.  Gong Li - A História de Qiu Ju (convenhamos que destacar-se num país com 2 bilhões de habitantes não é para qualquer um. apelidada de "a Meryl Streep da China", Li teve seus melhores momentos nos filmes que fez com Zhang Yimou, com quem rompeu. hoje tem uma sólida carreira internacional. neste filme, ela faz a esposa grávida de um camponês, que é humilhado pelo prefeito de seu vilarejo. inconformada ela passa a exigir retratação do governo chinês, mas acaba sendo engolida pela burocracia infinita de seu país)


9.  Penélope Cruz - Sedução / Belle Epoque (esta madrilenha de 35 anos tem algo de muito especial. atriz referência de Pedro Almodóvar, ganhou o mundo apesar - ou por causa - de seu sotaque. é uma atriz que sabe passar sensualidade e loucura com a mesma intensidade. destaco Sedução - Oscar de filme estrangeiro - por ser o filme que lhe deu seu primeiro prêmio e visibilidade. é uma comédia romântica que mostra um jovem anarquista envolvido pelo charme de quatro irmãs)


10.  Greta Garbo - Ninotchka (uma sueca de traços fortes e ar aristocrático, foi rapidamente levada ao cinema americano e tornou-se uma diva do cinema mudo. com o advento do som, seu forte sotaque tornou-se um problema e um charme a mais. nesta comédia dirigida por Ernst Lubistch, ela vive uma comissária do governo soviético que vai a Paris averiguar o comportamento de três representantes que lá estão para negociar uma jóis. aos poucos a comissãria sucumbe ao capitalismo e aos encantos de um francês)

3 comentários:

  1. Só a Kate está na lista-2. Faltaram Cate Blanchett, Emma Thompson e Judi Dench.
    Na lista que eu faria (e citei na parte 1), esqueci da Penélope, bem lembrada aqui. Linda, maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Não vi filmes "policiais", Borgart, Tracy

    ResponderExcluir
  3. DEssa lista os melhores nomes são Magnani e Ullmann a primeira por sua exuberante intesidade e a segunda por sua enorme expressividade muda..

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!