quarta-feira, 18 de novembro de 2009

10 Filmes de Escritório




O ambiente de escritório não é dos mais agradáveis. Cheio de baias, baixas demais para dar privacidade e altas demais para proporcionar interação com os colegas de trabalho.
Neste universo afloram as tensões, as relações de poder e até alguns romances.
Selecionei uma relação de alguns bons filmes, que ilustram bem as facetas do tema.


1.  Quero Ser John Malkovich (John Cusack consegue um emprego no 7½° andar de um prédio de escritórios, um ambiente terrível, onde as pessoas precisam andar curvadas e exercer serviços burocráticos. até que ele descobre, atrás de um arquivo, uma passagem secreta, que sai na cabeça do ator John Malkovich. inventivo, nonsense, bizarro... enfim, uma obra genial, que revelou o diretor Spike Jonze e o roteirista Charlie Kaufman)



2.  Viver - Ikiru (clássico de 1952 do gênio Akira Kurosawa. um homem exerce burocraticamente seu trabalho dia após dia, sem se envolver com os colegas, sem qualquer alegria. até que descobre que tem câncer e acorda para a vida. em busca de um sentido para sua existência, constrói um playground no seu bairro. obra-prima)


3.  O Que Você Faria? - El Método (sete executivos disputam uma vaga numa multinacional em Madri. fechados numa sala, são submetidos a diversos testes, liberando o pior de cada um, até que reste um vencedor. do lado de fora ocorre uma passeata anti-globalização. ótimo filme do diretor argentino Marcelo Piñeyro)  


4.  Como Eliminar Seu Chefe - 9 to 5 (clássico de 1980 do cinema de escritório. três mulheres - Jane Fonda, Dolly Parton e Lily Tomlin - tentam progredir na carreira, apesar do chefe mal-educado, machista e autoritário. até que elas decidem matá-lo. divertido e, o melhor, politicamente incorreto)


5.  O Sucesso a Qualquer Preço - Glengarry Glen Ross (uma aula de David Mamet - roteirista e autor da peça - de como transformar o ambiente de trabalho num inferno. um novo chefe chega a uma imobiliária e promete uma premiação pelo desenpenho em vendas de seus corretores: o 1° prêmio é um Cadillac, o 2° um jogo de facas e o 3° o olho da rua. tensão, tensão, tensão, com um elenco inacreditável: Jack Lemmon, Al Pacino, Ed Harris, Alec Baldwin, Alan Arkin, Kevin Spacey)


6.  500 Dias Com Ela (Joseph Gordon-Levitt é um arquiteto frustrado, que trabalha infeliz num escritório fazendo cartões comemorativos. mas ele acredita em amor e conhece uma colega de trabalho, por quem se apaixona. eles começam a namorar, mas as coisas não sairão como ele sonha. a narrativa não linear é um dos charmes desta excelente surpresa de 2009)


7.  O Closet (Daniel Auteuil está prestes a ser demitido, quando conhece um novo vizinho que lhe propõe a solução. passar-se por homossexual, deixar-se ser 'descoberto' no escritório e 'sair do armário'. com medo da reação da sociedade e dos seus consumidores, o chefe - Gerard Depardieu - não só não o demite, como o promove)


8.  Como Enlouquecer Seu Chefe - Office Space (um programador trabalha num empresa de TI, onde todos os funcionários são infelizes e apenas fingem trabalhar. a tensão aumenta com a chegada de dois consultores. quando, durante terapia de casais, ele é hipnotizado para relaxar, mas não sai desse estado, acaba ligando o f*-se na empresa, chegando na hora que quer e falando tudo com sinceridade, o que causa admiração nos especialistas de produtividade e desespero no seu chefe. não é um bom filme, mas é bastante ilustrativo do ambiente corporativo)


9.  A Fúria - He Was a Quiet Man (Christian Slater é aquele empregado insignificante, que é ignorado por todos e senta-se em sua baia alimentando suas fantasias de matar seus companheiros de trabalho de diversas maneiras. até o dia que outro funcionário faz isso por ele e ele, inadvertidamente é convertido em herói e promovido)


10.  Assédio Sexual (uma das grandes discussões dos anos 1990, o assédio sexual em empresas ganha uma versão pouco convencional, baseada no livro de Michael Chichton. aqui um executivo - Michael Douglas - é assediado por sua nova chefe - Demi Moore -, com quem teve uma relação no passado. diante da recusa dele, ela resolve destruir sua carreira invertendo a história e processando-o por assédio)

6 comentários:

  1. Faltou o "Como perder amigos e alienar pessoas"

    ResponderExcluir
  2. "Office Space" é legal pra quem trabalha na área! Eu assisti e gostei muito, dá vontade de fazer tudo aquilo (principalmente destruir impressoras)!

    ResponderExcluir
  3. Nessa lista estão 3 filmes sensacionais. Dos meus prediletos. "O Que Você Faria?", "Closet" e "Quero Ser John..." são grandes filmes, cada um no seu estilo.
    O Closet é uma das minhas comédias prediletas e tras Auteuil (um dos grandes atores da atualidade) em grade performance!
    O que você faria é uma delícia. Quem já participou de uma dinâmica de grupo deve ver! DEVE!
    E "quero ser john..." é o absurdo dentro do absurdo! Uma maravilha pra se divertir!

    Bemmm!!!!

    ResponderExcluir
  4. Você diz que "Como Enlouquecer Seu Chefe" não é um bom filme, e mesmo assim você colocou ele em oitavo heim. Faz sentido... ainda mais em uma lista, que pra não variar, abre com o pseudo-clichê "Quero Ser John Malkovich", e encerra com a pérola do tédio cafona de "Assédio Sexual".

    ResponderExcluir
  5. Oi Anonymous,
    Estou aqui me perguntando o que seria um "pseudo-clichê"...
    Se você conhece o blog, já sabe que não coloco apenas bons filmes nas listas, nem sempre encontro 10 filmes de qualidade. Muitas vezes coloco filmes que representem bem o tema, ainda que não sejam filme do meu agrado.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!