quinta-feira, 12 de novembro de 2009

10 Filmes Noir


O filme noir é, mais do que um gênero, um estilo visual.
É marcado pela iluminação de alto contraste em preto e branco, as narrações em off e roteiros policiais cheios de reviravoltas, baseados nas histórias de detetives cínicos e antipáticos da literatura dos anos da depressão.
Apesar de comparado ao expressionismo alemão e ao realismo poético francês, a origem do noir é mais prosaica: Por conta da segunda guerra, os estúdios - notadamente a Warner - se viram obrigados a economizar em energia, equipamentos, cenários e pessoal, o que involuntariamente ajudou a definir o gênero.
Independente de sua história, alguns dos melhores filmes do cinema americano se encaixam nesta categoria. Tanto que foi difícil elaborar uma lista com apenas dez.
Destaco em minha lista, oito filmes noir clássicos e dois modernos, para demonstrar sua influência. 


1.  O Falcão Maltês / Relíquia Macabra (1941 / John Huston. baseado no livro de Dashiell Hammett, tem Humphrey Bogart como o detetive particular Sam Spade, que é porcurado por uma misteriosa mulher, que diz estar sendo ameaçada e lhe oferece uma fortuna para recuperar uma valiosa estátua de falcão. obra-prima que definiu o gênero)


2.  Laura (1944 / Otto Preminger. detetive investiga o assassinato de uma mulher - Gene Tierney -, que teve o rosto destruído a tiros. ao longo da investigação, sente-se atraído pela vítima, que surge viva e sem ferimentos)


3.  Gilda (1946 / Charles Vidor. o filme foi o ponto alto da carreira de Rita Hayworth e a frase "Nunca haverá uma mulher como Gilda" marcou época. na Argentina, Glen Ford é Johnny, um apostador, salvo de um pistoleiro pelo dono de um cassino clandestino, que o torna seu braço direito. a relação dos amigos é abalada pelo casamento do chefe com uma bela mulher, com quem Johnny já tivera uma conturbada relação)


4.  À Beira do Abismo (1946 / Howard Hawks. baseado no livro de Raymond Chandler. Humphrey Bogart é Phillipe Marlowe, um detetive particular contratado por um general para ficar de olho em sua filha, que tem andado em más companhias. logo se vê envolvido com a outra filha e com uma trama intrincada. clássico!)


5.  Pacto de Sangue (1944 / Billy Wilder. um agente de seguros conhece uma linda mulher casada - Barbara Stanwyck - e se apaixonam. elaboram, então, um plano para ficar juntos, que começa com um seguro de vida para o marido dela, que pressupõe seguro dobrado em caso de assassinato. mas as coisas não serão tão simples...)


6.  Crepúsculo dos Deuses / Sunset Blvd. (1950 / Billy Wilder. William Holden é um roteirista fracassado que, fugindo dos credores, se refugia na mansão de uma ex-estrela do cinema mudo, Norma Desmond - a genial Gloria Swanson -, que lhe oferece uma grande quantia para ele adaptar um péssimo roteiro, escrito por ela, com qual sonha ser seu retorno triunfal às telas. clássico dos clássicos!)


7.  O Terceiro Homem (1949 / Carol Reed. baseado em história de Graham Greene. após ao fim da Guerra, Joseph Cotten é um escritor chega a Viena e descobre que seu amigo - Orson Welles - foi morto em circunstâncias misteriosas. começa a investigar e descobre várias inconsistências nas histórias que lhe contam. outra obra-prima)


8. Resultado de imagem para the killing 1956 O Grande Golpe / The Killing (1956 / Stanley Kubrick. um grupo de assaltantes se reúne para roubar uma fortuna de um hipódromo, num intrincado plano, que tem tudo para ser perfeito, exceto por uma garota ambiciosa, que quer dar seu próprio golpe. destaque para a narrativa não linear, que influenciou toda a geração atual de cineastas)


9.  Chinatown (1974 / Roman Polanski. com roteiro excepcional de Robert Towne. Jack Nicholson é um detetive especializado em casos conjugais, contratado por uma mulher para investigar seu marido. porém acaba conhecendo a verdadeira esposa do investigado, que é assassinado. logo percebe que está envolvido numa trama muito mais complexa que gostaria)


10.  Los Angeles, Cidade Proibida (1997 / Curtis Hanson. no início dos anos 50, dois policiiais e um detetive particular começam a investigar um misterioso assassinato e descobrem ramificações em redes de prostituição e corrupção policial. o filme possui vários elementos do gênero noir e teve nove indicações ao Oscar)

7 comentários:

  1. Olá! Faltou A Dama de Shangai, um filme incrível de Orson Welles!
    Visite meu blog: http://criticaretro.blogspot.com Espero por você! Abraços, Lê

    ResponderExcluir
  2. Um Top10 de filmes noir sem NENHUM filme francês???????

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel,
    Os filmes noir, embora tenham um nome francês, são todos americanos.
    Foram os críticos franceses do pós-guerra que teriam dado este rótulo para os filmes americanos produzidos pela indústria de Hollywood. Por isso não há filmes franceses que se encaixem, embora muitos tenham sido diretamente influenciados, como 'Boulevard do Crime' ou mais recentemente 'Vivement Dimanche' de Truffaut, mas não fazem parte...
    Num período pouco posterior, surgiu na França a Nouvelle Vague, que tem uma lista própria neste blog, dê uma checada.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. po faltou sin city de frank miller otimo filme totalmente baseados em filmes noir

    ResponderExcluir
  5. faltou blade runner um otimo filme noir futurista

    ResponderExcluir
  6. Há o noir francês sim. Procure os filmes de Jean-Pierre Melville.

    ResponderExcluir
  7. Relação faltou colocar o roubo das joias de John Huston, verdadeira obra prima do noir.Talvez a gênese do gênero.
    jose fernandes de menezes
    PS É importante colocar os filmes de R.Siodmak

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!