sexta-feira, 20 de novembro de 2009

10 Filmes sobre a África




É muito raro nos depararmos com filmes genuinamente africanos, por isso, para falar sobre o continente, precisei recorrer à visão dos colonizadores.
Me concentrei na África Subsaariana - ou a África Negra -, uma vez que o norte tem uma história muito diferente, desde o antigo Egito, até diversos dramas de guerra.
Aqui está minha lista de 10 filmes sobre essa África.


0 Tsotsi (por sugestão do leitor Felipe, nos comentários, procurei assistir este filme sul-africano  e fiquei impressionado. um rapaz frio e violento, que vive solitário numa grande favela, rouba um carro de uma família rica, onde estava um bebê, que ele acaba levando consigo para seu barraco. o filme choca demais pela pobreza extrema, a ignorância e a falta de pespectivas de uma geração. Oscar de filme estrangeiro em 2006. comovente. assistam!)


1.  Uma Aventura na África - The African Queen (durante a primeira guerra, Humphrey Bogart concorda em levar em seu barco, Katharine Hepburn, a irmã de um reverendo recém-falecido. o caminho através da selva será cheio de perigos e de desavenças entre os dois. apesar das enormes dificuldades das locações, John Huston fez um grande filme, usando bem a boa química entre os atores)


2.  Entre Dois Amores - Out of Africa (nos anos 1920, Meryl Streep é uma rica dinamarquesa, que vai morar numa fazenda de café no Quênia, com um barão - Klaus Maria Brandauer -, com quem se casou por conveniência. o casal acaba se separando, ele vai embora, mas ela fica. até conhecer um aventureiro inglês - Robert Redford -,que será seu grande amor. longo e tedioso filme de Sydney Pollack, com bela trilha e uma fotografia fantástica)


3.  O Último Rei da Escócia (em Uganda, um jovem escocês torna-se médico particular do ditador Idi Amin Dada e passa a desfrutar de privilégios, mas também a correr sérios riscos por conta de sua instabilidade e temperamento violento do presidente. a atuação sobrenatural de Forest Whitaker como Idi Amin lhe valeu o Oscar) 


4.  Hotel Ruanda (em 1994, um conflito étnico em Ruanda matou quase 1 milhão de pessoas. Don Cheadle é o gerente de um hotel de luxo, que durante o caos instalado, luta para abrigar e proteger 1200 ruandenses no hotel. chocante, mas com alguns furos)


5.  Diamantes de Sangue (durante uma guerra civil em Serra Leoa, final da década de 1990, Djimon Hounson é separado da família e levado para trabalhar na mineração de diamantes. lá encontra e esconde um grande diamante rosado. um contrabandista - Leonardo DiCaprio ótimo -, ouve a história e lhe propõe recuperar a pedra e com o dinheiro ajudá-lo a encontrar sua família)


6.  O Jardineiro Fiel (Rachel Weisz é uma ativista dos direitos humanos, que é encontrada brutalmente assassinada no Quênia. o suspeito é seu sócio, um médico que está foragido. sentindo-se culpado e incomodado pelas infidelidades da esposa, o marido - Ralph Fiennes -, resolve viajar e descobrir que, por trás do fato, existem interesses de grandes corporações farmacêuticas. ótimo filme de Fernando Meirelles)


7.  Preto e Branco em Cores (na Costa do Marfim, duas comunidades de colonizadores, franceses e alemães, convivem pacificamente, utilizando os negros como serviçais. até que chega a notícia de que explodiu a primeira guerra e os europeus estão em lados opostos. movidos por patriotismo, os franceses decidem atacar os alemães, utilizando os negros, naturalmente...  inteligente comédia francesa de estreia de Jean-Jacques Annaud na direção, ganhadora do Oscar de Filme Estrangeiro em 1976)


8.  Lugar Nenhum na África (pouco antes da segunda guerra, uma família judia alemã se muda para o Quênia. aos poucos vão se adaptando e se integrando aos costumes locais. quando o pai é convidado a voltar à Alemanha após a guerra, mãe e filha ficam na dúvida se devem ou não retornar com ele. Oscar de Filme Estrangeiro em 2003)


9.  Distrito 9 (um blockbuster com idéia, diretor e elenco sul-africanos. uma nave alienígena 'encalha' sobre a cidade de Johannesburg. os seus milhares de tripulantes acabam isolados num gueto, submetidos à violência da polícia local e negociando com contrabandistas. curioso paralelo com o apartheid, neste bom filme produzido por Peter Jackson)


10.  Os Deuses Devem Estar Loucos (grande sucesso internacional do cinema sul-africano de 1980 - e provavelmente o único até aqui. uma garrafa de coca-cola atirada de um avião cai próxima a uma aldeia, que acredita ter sido um presente dos deuses. mas a garrafa acaba sendo causa de muitas confusões e um dos nativos é escalado para devolvê-la aos deuses)

23 comentários:

  1. Blog visitado, aprovado e seguido!

    Abraços e sucesso,
    estou lhe seguindo no twitter tbm!

    http://opiniaoutil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ingrid :-)
    Vou segui-la também.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Recomendo "O poder de um Jovem".

    ResponderExcluir
  4. André,
    Obrigado pela dica.
    O Poder de um Jovem (The Power of One) do John G.Avildsen, o ganhador do Oscar por Rocky, é bem legal também. Esteve no meu short-list.
    Vai ser nosso #11...

    11. O Poder de um Jovem

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o filme: Os Deuses Devem estar loucos!

    é um filme antigo, porém que aborda muito bem as questões da modernidade; além é claro do humor que foi muito bem trabalhado!

    "pra quem já viu "AI AI AI AI AI..."

    beijos e parabéns pelo post

    Lúcia Silveira

    ResponderExcluir
  6. duas coisas:

    1- cadê o Tsotsi? um dos dramas africanos mais intensos dos últimos anos.

    2- porque sempre generalizam a África inteira que é um continente gigante e variado, como se fosse um país?

    ResponderExcluir
  7. Olá Lúcia,
    Obrigado pelo elogio, fico feliz que gostou.

    Oi Felipe,
    Respondendo às duas coisas:
    1- Eu infelizmente ainda não assisti Tsotsi e não costumo colocar filmes que não vi nas listas, mas eu e os demais leitores agradecemos sua sugestão, fica sendo o nosso #12 na lista.

    2- Posso responder apenas no meu caso.
    Eu não generalizei a África, mas agrupei, como já havia feito com a Ásia, pois não conseguiria fazer uma lista de 10 filmes sobre países específicos do continente.
    Se você ler o post com atenção, verá que eu fiz uma lista de filmes que falam sobre a África subsaariana, o que já é uma divisão.
    Além disso, em todos os filmes eu cito o país onde a ação se passa (exceto African Queen, que não identifica corretamente as divisas no próprio filme).
    Mas concordo com você que existe uma tendência a generalização do continente.

    Obrigado pelos comentários!!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. É surpreendente a atuação dele no filme o último rei da Escócia. Ficou maravilhoso. Acredito que foi melhor que o próprio rei. Rsssssssssss

    ResponderExcluir
  9. procuro um filme de racismo que aparece no dvd do racionais mcs. Se puderem me ajudar enviem um e-mail para santdora@hotmail.com. Obrigado e beijos a todos...

    ResponderExcluir
  10. Gostei do seu top 10 de filmes.. poderia ter colocado aí A Massai Branca, é um romance, lindo! Abss..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Masai branca foi o primeiro que me veio à cabeça.
      Adoro filmes sobre choque de culturas. Daria uma boa lista, não é Armando? rs

      Mari

      Ps: O filme é baseado em fatos reais.

      Excluir
  11. AFRICA DOS MEUS SONHOS E O FAZENDEIRO E DEUS SÃO OTIMOS FIMES SOBRE A AFRICA

    ResponderExcluir
  12. Que pena, A Sombra e a escuridão não constar nesta lista (história verídica).

    ResponderExcluir
  13. Outro que vale a pena ver é o filme "Shooting Dogs" (2005). Baseado em fatos reais, conts s hidtória de um padre que abrigou perseguidos durante o genocídio em Ruanda.

    ResponderExcluir
  14. Faltou a massai branca, otimo baseado em fatos reais

    ResponderExcluir
  15. Ótima lista! E os que não assisti ainda, procurarei com certeza! Gostaria de saber se alguém sabe o nome de um filme recente passado na África, onde, após a lei de escola para todos, um idoso quer se matricular e a população é contra ele a professora? Gostaria de rever e não lembro o nome... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se chama de The First Grader (Uma lição de vida).

      http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-uma-licao-de-vida-dublado-online.html

      Excluir
  16. Africa dos Meus Sonhos e a Sobra e a Escuridão.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber o nome de um filme que se passa na africa, sobre uma tribo qual invadem cidades matando e recrutando.. elés se fantasiam em guanto saqueam um deles se veste de noiva.. tem uma cena que um deles robam um porco e carrega o bichinho vivo e depois o cara que é o líder manda matar o porco.. tô procurando esse filme me ajudem..

    ResponderExcluir
  18. tem tambem o filme "tiros em ruanda" que e bem parecido com o "hotel ruanda".

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!