quarta-feira, 4 de novembro de 2009

10 Filmes sobre Computadores



Os computadores são uma ferramenta recente, que evolui muito rapidamente.
Por isso, muitos filmes que tratam do assunto ficam ultrapassados pela realidade.
Existem muitos exemplos, mas selecionei 10 filmes que dão um panorama sobre o tema.





1.  Matrix (um programador, atormentado por pesadelos, começa a desconfiar da realidade que o cerca e descobre que tudo faz parte de uma simulação de realidade, controlada por um sistema, que utiliza os corpos das pessoas para produzir energia. genial) 


2.  War Games (garoto aficcionado por informática - Matthew Broderick -, conecta acidentalmente seu micro ao sistema de defesa americano. isso causa um estado de alerta, que pode levar à uma guerra mundial. as coisas eram mais simples em 1983...)


3.  Amor Eletrônico - Desk Set (filme de 1957, com Katharine Hepburn e Spencer Tracy, aqui os computadores são chamados de 'cérebros eletrônicos'. um executivo é incumbido de introduzir um poderoso computador num departamento de arquivo e pesquisa, controlado por uma mulher muito organizada, capaz de responder rapidamente a consultas como: "qual o nome das renas do papai noel?". divertido)


4.  Hackers, Piratas de Computador (de 1995. um adolescente que aos 11 anos invadiu milhares de computadores de Wall Street, é impedido até os 18 anos de usar micros. quando retorno vê seu nome envolvido num esquema de desvio de dinheiro e luta para impedir o plano e não ser incriminado)


5.  A Rede - The Net (Sandra Bullock é uma analista de sistemas que se vê envolvida num pesadelo quando recebe um disquete contendo sérios segredos. para ser neutralizada, seus dados começam a ser alterados nos computadores do governo, fazendo com que ela pareça ser uma criminosa. boa ação)


6.  Os Piratas do Vale do Silício (interessante dramatização das histórias de Bill Gates e Steve Jobs, desde a criação de suas empresas - Microsoft e Apple respectivamente - até as estratégias que utilizaram para desenvolvê-las. didático e bem feito)


7.  A Senha, Swordfish (um perigoso espião tenta coagir um hacker a desviar bilhões dos fundos do governo americano. ação tensa e atores como John Travolta, Hugh Jackman e Halle Berry. vale uma olhada)


8.  Ameaça Virtual - Antitrust (jovem gênio da informática está prestes a abrir um negócio com seu melhor amigo, quando recebe uma proposta irrecusável para trabalhar na empresa de seu ídolo. logo descobrirá que lá as coisas não são muito honestas)


9.  Mulher Nota 1000 - Weird Science (de 1985. dois nerds adolescente criam no computador a mulher perfeita - a modelo Kelly LeBrock. uma tempestade acaba por dar-lhe vida. parece que nos anos 80 os computadores eram superestimados)


10.  Minority Report (excelente filme de Steven Spielberg. num futuro próximo, os crimes são prevenidos antes de acontecerem, graças às visões de paranormais, conectados a computadores. interessantes as aplicações de informática, que no filme pareciam futuristas, mas já começam a ganhar o mundo real, como vitrines inteligentes, telas transparentes touch-screen, embalagens com som e imagem entre outros)

33 comentários:

  1. Amigo, como você pode esquecer de TakeDown.
    Acredito que este sim, mereça a primeira posição.

    ResponderExcluir
  2. o melhor de todos é piratas do vale do silicio, eu assisti e recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ph.E,
    Eu não esqueci de Takedown... é que eu não assisti mesmo.
    Ninguém é perfeito, hehehe
    Vou procurar. Agradeço a dica!
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se achar me manda!
      não encontrei em português, nem legendado!
      Meu endereço é Edsonadm1@hotmail.com
      Obrigado, desde já !
      Ótima seleção de filmes! Aprovado!

      Excluir
    2. ¤Chance favors the prepared mind¤

      Excluir
    3. No Youtube tem o filme completo.

      Excluir
  4. Duro de matar 4.0 tambem e beem isso, os caras invadem a rede de num lembro qual cidade la e fodem tudo. psoaksapoksap

    ResponderExcluir
  5. Sugestões dos amigos, para complementar a lista:

    - Takedown
    - Duro de Martar 4.0
    - Tron

    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Como Duro de Martar 4.0? O filme é RIDICULO! "AH, APERTE O ENTER E DESTRUA O MUNDO!" não reproduz nem de longe a realidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando li duro de matar na lista eu juro que que pensei exatamente o que falou!
      Acho que a galera poderia ter incluido "Revolution OS" e "The Code Linux"

      Excluir
    2. duro de assistir, isso sim kkkkk

      Excluir
  7. Muito destes filmes eu já assisti, destaco o Hackers, Piratas de Computador, A Rede - The Net, A Senha, Swordfish, como os melhores e o melhor dos 3 o filme Hackers, Piratas de Computador. Matrix é legal também, mas também enjoa, passa todo hora na TV a cabo.

    ResponderExcluir
  8. Meus preferidos da lista são: "Pirates of silicon valley", "Matrix" e "Minority Report".
    Assistirei "A Rede", não sabia que era a Sandra que estrelava o filme.

    ResponderExcluir
  9. O Filme A REDE é muito bom eu assisti, os outros quero assistir, mas faltou DURO DE MATAR 4.0, que eu assisti e é ótimo.

    ResponderExcluir
  10. Um filme muito interessante chamado Takedown conta um a história de Kevin Mitnick, um grande hacker americano.

    ResponderExcluir
  11. primeira posiçao devia ser Os Piratas do Vale do Silício po é a historia das duas maiores impresas de computaçao do mundo

    ResponderExcluir
  12. Tron é muito massa msm(apesar de até o momento só ter assistido o trailer), mas tem um bacana também o "Invasor de Mentes"

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus!!! cadê Takedown???
    O filme da historia de kevin Mitnick -O maior hacker q já existiu

    ResponderExcluir
  14. Piratas do Vale do Silício mostrou um Steve Jobs altamente problemático. Seria muito legal hollywood produzir um filme sobre a volta de Steve Jobs a Apple, como ele salvou a companhia que estava a pouco mais de 6 meses da falência, e a colocou em um lugar onde jamais ninguém imaginou (A empresa nr 1 de tecnologia na atualidade)

    ResponderExcluir
  15. HÁ, agora falta A Rede Social.
    Se é que merece estar entre os 10. não vi todos,não sei. mas...

    ResponderExcluir
  16. Lista perfeita na ordem perfeita. Parabéns. War games é sensacional e clássico. Hackers também fez parte do início da era eletronica. Bem lembrado.

    ResponderExcluir
  17. parabéns pelo matrix na primeira posição.
    Um filme profético. Takedown também é muito bom, mostra o mestre e sua trajetória.Inspira respeito.
    Aquele Hackers 1995 da Angelina....ruim.O Tron 1982,acho.. o antigo é muito bom, explora o conceito virtual de uma maneira inteligente e original. Se gostou da filosofia de matrix, dá uma olhada em 1984, filme baseado no livro do Orwell, a teoria do controle social através das "teletelas", vai gostar bastante.

    ResponderExcluir
  18. Duro de matar 4.0 não e só apertar o enter e tudo acaba não! Se você tirar as coisas absurdas, tipo a cena do helicóptero e do avião fica um filme muito bom.

    ResponderExcluir
  19. o filme google "fabrica de ideia" será um ótimo filme documentario, para acrescenta na lista.

    ResponderExcluir
  20. todos sao bons, tem um que assisti faz um tempo mas nao lembro o nome, eh um em que um muleque descobre o que falatava pra fechar(completar) uma nova tecnologia de integração e comunicacao em rede, entao o todo poderoso dono do barato vem atraz dele para pegar o segredo, mata-lo e ficar como os lucros... show de bola esse, se alguem lembrar o nome, manda ae pra gente ... vlw

    ResponderExcluir
  21. filme bom também cosnpiração echelom

    ResponderExcluir
  22. Pessoal sou do começo da era dos tk 85 pc200 etc... vi um filme que si nao mi fale a memoeria era geraçao proteus onde o computador tem filho.

    ResponderExcluir
  23. Lá vai outro das antigas pessoal o RUNAWAY de 1984

    ResponderExcluir
  24. a galera que gosta de filmes bacanas vo citar + alguns
    → Quebra de sigilo ,1992
    → jogos de gruerra , 1983
    → inimigo do estado ,1998
    → uma saida de mestre ,2003

    conheça outros filmes nesse site Lista dos filmes "hacker" com + de 100 titulos
    http://www.imdb.com/keyword/hacker/

    ↝ Armando Martins valeu brother

    ResponderExcluir
  25. amigos,eu assisti um ótimo filme e nunca mais consegui acha-lo de novo,era mais ou menos assim,
    um cara era contratado para copiar projetos e depois fazer um semelhante só que melhor,e depois disso era era submetido pelo contratante apagar a sua memoria,so lembro disso,por favor se alhuem souber me mande no email,ficarei grato.
    lucianooliveira370@gmail.com

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!