terça-feira, 3 de novembro de 2009

10 Filmes sobre Pré-História



Todos queremos saber mais do nosso próprio passado.
Quando começaram a surgir ossadas de animais gigantescos, a imaginação do homem começou a voar e a querer saber mais.
Esta lista reúne 10 filmes feitos sobre a pré-história do homem e também sobre os dinossauros.


1.  A Guerra do Fogo (brilhante recriação de época, com cuidadoso trabalho de maquiagem e de linguagem. uma tribo vive em torno de uma fonte natural de fogo. quando o fogo se extingue, três dos membros saem em busca de uma nova chama. excelente filme de Jean-Jacques Annaud) 


2.  A Era do Gelo (primeiro filme da ótima série de desenhos co-dirigidos pelo brasileiro Carlos Saldanha. uma preguiça, um tigre de dentes-de-sabre e um mamute encontram um bebê humano e passam por uma série de aventuras até levá-lo aos pais. destaque para o esquilo Scrat em sua incansável busca por uma noz)


3.  O Mundo Perdido (de 1925. um pioneiro das aventuras de dinossauros. baseado na obra de sir Arthur Conan Doyle, um paleontologista leva um grupo à Amazônia para provar que lá existiriam ainda animais pré-históricos. o problema é que ele estava certo e eles passam por muitos perigos. na época foi um estrondoso sucesso, mas com a chegada dos filmes falados, ficou esquecido. tosco, mas curioso)


4.  Jurassic Park (um milionário recria dinossauros numa ilha remota, com intenção de montar um parque, mas desiste e alguns dinossauros sobrevivem. uma equipe é enviada para avaliar a possibilidade de montar um novo parque, mas os animais estão fora de controle. aventura eletrizante de Steven Spielberg, baseada em livro de MIchael Crichton)


5.  O Homem das Cavernas - Caveman (comédia tosca, estrelada pelo beatle Ringo Starr. um homem pré-histórico vive o drama de amar a filha do chefe de uma tribo inimiga. na busca por sua amada ele passa por diversas aventuras)


6.  1000 Séculos Antes de Cristo (de 1966. este filme virou cult, por sua incoerência, efeitos toscos e humor involuntário, mas principalmente pelos trajes sumários de Rachel Welch. no filme, humanos convivem com dinossauros e aranhas e lagartos gigantes. para ver sabendo que é ruim)


7.  A Tribo da Caverna dos Ursos (tribo de neadertais encontra uma filha de cro-magnon e a adota. com o tempo a garota demonstra inteligência e habilidades maiores que os demais e isso causa problemas. fraquinho, mas com uma premissa interessante)


8.  Dinossauro (impressionante recriação da Disney, nesta boa animação. um filhote de dinossauros é criado por lêmures, enquanto sua espécie é extinta pela queda de um meteoro)


9.  Os Flintstones (versão live-action do desenho da TV sobre uma família, com hábitos típicos de uma família americana de classe média, vivendo na pré-história. Fred e Barney se envolvem em lados opostos num esquema de corrupção do Sr.Pedregulho. divertido ver os desenhos ganharem vida, mas não é um grande filme) 


10.  Em Busca do Vale Encantado (animação produzida por Steven Spielberg e George Lucas em 1988. um grupo de dinossauros órfãos de diferentes espécies, cruza uma terra cheia de perigos em busca de um local seguro para viverem)

20 comentários:

  1. gostei da lista amigo porem acho que nem jurassic park nem o mundo perdido(mesmo gostando muito de ambos) deveriam entrar nela uma vez que nao c passam na pre historia

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário acima.
    Além disso, falta "10.000 a.C." que, também deixa a desejar em alguns aspectos históricos, mas se encaixaria melhor na lista.

    De qualquer maneira, gostei muito do site e vou recomendá-lo a meus amigos.

    Continue com o trabalho! =)

    ResponderExcluir
  3. Concordo com todos, só falta o documentário da BBC "Walking With Dinosaurs"

    ResponderExcluir
  4. Bem. Vou dizer que há um outro francês de arte sobre a pré-história que pude assistir a algum tempo. É o:

    Ao, o último Neanderthal. Ou;

    Ao, le dernier Néandertal.


    Fábio Rodrigo C.

    ResponderExcluir
  5. Há um outro filme chamado O ELO PERDIDO, de 1988. É bem interessante.

    ResponderExcluir
  6. Aonde consegue o Mil séculos antes de cristo pra ver? e o Mundo perdido?

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das suas listas, inclusive coloquei algumas delas no meu blog... espero que vc permita. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Caro Professor,
    Eu prefiro que meus posts não sejam reproduzidos em outros sites e blogs.
    São de minha autoria e não faz o menor sentido publicá-los em outras páginas.
    Aceito, agradeço e recomendo que se coloque um link para o artigo, mas não o texto completo e, se isso acontecer, que pelo menos a fonte seja citada com destaque.
    Desculpe! Ao menos você pediu, muita gente copia sem pedir e ainda se passam por autores.
    Obrigado!
    Abs!!!!

    ResponderExcluir
  9. Já assisti alguns filmes de dinossauros como (Em busca do vale encantado, os Flintstones, dinossauro, o homem das cavernas_Caveman, Jurassic park, o mundo perdido, a era do gelo 1,2,3 e 4, o elo perdido, star wors:a guerra dos crones, etc...

    ResponderExcluir
  10. Ajudo muito no meu trabalho obg e parabans, pelo Blog. Miki Salvattory

    ResponderExcluir
  11. preciso que vc me esclareça, pois há um filme antigo que assisti que era uma expedição numa ilha chamado platô e os dinossauros eram como lagartos gigantes.

    ResponderExcluir
  12. lega, mas seria bem mais interessante se a lista reunisse os 10 melhores filmes e não 10 filmes quaisquer. Documentários e filmes mais sérios sobre o assunto como Homo-Sapiens de Jacques Malaterre, dariam mais credibilidade ao post e ao site.

    ResponderExcluir
  13. To procurando um filme do qual só vi um pequeno pedaço onde um homem da caverna sai para caçar se depara com um animal enorme briga mas perde a luta e corre onde encontra uma outra tribo onde uma mulher da caverna cuida dele mesmo contra os seus companheiros de tribo
    Se alguem lembrar o titulo agradeço

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus do céu!! Como puderam esquecer do filme "Os Croods"? e ainda colocam Jurassic Park na lista .-.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melquisedek,
      Essa é fácil de explicar. Esta lista é de 2009 e 'Os Croods' é de 2013.
      Mas vou atualizar esta lista oportunamente.
      Abs!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!