quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

10 Filmes com Trilha de John Williams




John Williams é o responsável pelos temas mais famosos de Hollywood, associado a nomes como Steven Spielberg e George Lucas, nos maiores sucessos do cinema desde os anos 1970.
Aos 77 anos, o maestro continua em plena atividade, aumentando a lista de mais de 130 trilhas originais do seu currículo e, quem sabe, também a lista das 44 indicações ao Oscar, tendo ganho  5 delas.
Escolhi 10 exemplos de suas trilhas, para ler e ouvir.


1.  E.T. - O Extraterrestre (imagine a cena do voo das bicicletas sem a trilha de Williams. sua música tem um efeito que potencializa as emoções ao ponto das lágrimas. o mais merecido de seus Oscars)
ouça: 


2.  Star Wars (o tema mais marcante da ficção científica, ajudou a compor o mito da série e lhe valeu um Oscar. ele conseguiu se manter inventivo em todas as continuações. dispensa apresentações)
ouça: 


3.  A Lista de Schindler (a adição de um comovente violino foi o achado para esta trilha lindíssima, outro Oscar. para Williams)
ouça: 


4.  Superman (o tema do filme é imediatamente lembrado, quando pensamos no personagem. a trilha pontua muito bem os grandes momentos do filme que reinventou Superman para o cinema em 1978)
ouça: 


5.  Os Caçadores da Arca Perdida (a trilha que acompanha Indiana Jones desde quando ele era cool e o Harrison Ford ainda era jovem, em 1981. as cenas de ação acompanhadas por sua trilha empolgam até hoje)
ouça: 


6.  Esqueceram de Mim (a trilha divertida, com toques natalinos desta comédia é uma das mais bonitas. compôs com letra de Leslie Bricusse a canção tema. e teve duas indicações ao Oscar, trilha e canção)
ouça: 


7.  Harry Potter e a Pedra Filosofal (definitivamente Williams é um compositor de sagas. definiu o tema do bruxinho, compôs a trilha de três dos filmes e supervisionou as demais)
ouça: 


8.  O Império do Sol (a minha favorita. o filme de Spielberg, passado na China durante a ocupação japonesa na segunda guerra, com o garoto inglês - Christian Bale - perdido pelos pais que acaba num campo de prisioneiros. a trilha é muito inspirada, com lindos coros)
ouça: 


9.  Tubarão (quem não se lembra dos acordes pulsantes que Williams fez para as cenas de ação? um misto de batidas de coração, que elevam junto a nossa própria pulsação. brilhante e inesquecível)
ouça: 


10.  Os Rebeldes (uma trilha lindíssima e pouco conhecida, com toques épicos de faroeste, com direito a harmônica e banjo. o filme de 1969, estrelado por Steve McQueen, conta a história de um malandro que pega o carro do patrão e vai passear em Memphis com o amigo negro e um garoto de 12 anos no começo do século XX. baseado num livro de William Falkner, é divertido e nostálgico)
ouça: 

7 comentários:

  1. Rapaz, meu favorito é o Morricone, mas este Williams é muito bom de serviço.Ele criou peças inesquecíveis!O cara é uma lenda.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gil,
    São duas lendas. Eu fui fã do JW antes de ser do Ennio, mas hoje gosto mais do Ennio tb.

    Aproveito para lembrar aos demais leitores, que existe uma outra lista como esta sobre o ENNIO MORRICONE. Procurem na busca, ou vão pelo link: http://listasde10.blogspot.com/2009/11/10-filmes-com-trilhas-de-ennio.html

    Obrigado pelo comentário.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. A Minha trilha favorita e de
    Inteligencia Artificial, o Encaixe das
    Cenas com o Som é Perfeito, principalmente com as ultimas cenas.

    ResponderExcluir
  4. Pra mim a melhor é Jurassic Park
    Mas todas são otimas trilhas

    ResponderExcluir
  5. Na "lista" não se trata apenas de um violino, mas de Itzhak Perlman, um dos maiores violinistas do mundo. Já tive oportunidade de tocar com Morricone(muito rigoroso), e com gabriel yared( mais rigoroso ainda)de quem senti falta de uma revisão das trilhas...
    Acabo de conhecer o blog e coloquei nos favoritos.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo 1 e Tiago,
    A.I. e JUrassic Park são ótimas trilhas também, pemna eu ter que escolher apenas 10. mas valeu a lembrança.

    Anônimo 2,
    Pena vc ficar anônimo, um músico que já tocou com esses dois mestres tem que assinar os comentários.
    Bem lembrado, o violino da Lista de Schindler é de Itzhak Perlman, que aliás voltou a trabalhar com John Williams na bela trilha de Memórias de uma Gueixa.
    Lembro que ele também trabalhou com outro grande violinista, Isaac Stern, em Um Violinista no Telhado, que ele arranjou para o cinema e lhe valeu seu primeiro Oscar.
    Aproveite e veja meu post sobre as trilhas do Morricone.

    Obrigado pelos comentários,
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. falto nessa lista a trilha de jurassic park...otra obra de williams

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!