domingo, 6 de dezembro de 2009

10 Filmes de Andróides




Os andróides são mais que robôs, são máquinas concebidas à imagem e semelhança do homem para servi-lo.
Alguns dos andróides de filmes têm sentimentos bastante humanos e por vezes nem sabem que não o são.
Selecionei 10 filmes onde eles estão no centro da trama.


1.  Blade Runner, o Caçador de Andróides (no início do século XXI, uma grande corporação cria uma série de replicantes, andróides semelhantes ao homem, mas mais fortes e ágeis, para colonizar um planeta. após um motim dos replicantes, eles são considerados ilegais na Terra, sob pena de morte e perseguidos por agentes especializados, os blade runners. obra-prima de Ridley Scott, com Harrison Ford, Rutger Hauer e Daryl Hannah inesquecíveis. um dos melhores momentos do cinema)


2.  A.I., Inteligência Artificial (direção de Steven Spielberg retomando um projeto do falecido Stanley Kubrick. em meados do século XXI, o derretimento das calotas polares provocou a inundação da maior parte das cidades costeiras. neste futuro, os andróides são comuns. prestes a perder seu filho, um casal adota um robô com capacidade de pensar e sentir, mas o filho se recupera, colocando em risco a vida do robô adotado, que não entende bem o que é. para que ele não seja reciclado, a 'mãe' o abandona numa floresta, onde é ajudado pelo andróide andróide Gigolo Joe - Jude Law ótimo -, e por seu ursinho de pelúcia Teddy. o filme tem apenas uma pitada de Spielberg, que foi bastante reverente ao mestre Kubrick)


3.  Metrópolis (obra-prima alemã de 1927, dirigida por Fritz Lang. em valores atualizados, seria o filme mais caro da história. numa sociedade futurista, uma cidade divide os operários no subsolo e os ricos na superfície. uma mulher chama a atenção por pregar a igualdade entre as classes. os líder da cidade pede ao cientista que crie um andróide, à semelhança desta mulher, para semear a discórdia entre os operários, mas as coisas não saem como planejado)


4.  O Exterminador do Futuro 2 (um andróide - Arnold Schwarzenneger - é mandado do futuro para proteger um adolescente, que será o futuro salvador da humanidade. seus inimigos enviam também uma versão mais avançada de andróide, feito em metal líquido e virtualmente indestrutível, para matá-lo. de longe o melhor da série de James Cameron) 


5.  Westworld, Onde Ninguém tem Alma (num moderníssimo parque de diversões, robôs perfeitos encenam a Roma antiga, a Idade Média e o Velho Oeste para entreter os visitantes, mas algo dá errado em sua programação e os andróides passam a atacar e matar as pessoas. ótima aventura de Michael Crichton, o escritor de Jurassic Park)


6.  Alien, o 8° Passageiro (um dos sete tripulantes da nave Nostromo era um andróide, Ash - Ian Holm. isso demora a ser revelado, o que torna sua presença ainda mais intrigante, pois sua missão é de proteger o alien, em detrimento da tripulação. ótimo filme de terror e ficção científica que rendeu três continuações)



7.  Edward, Mãos de Tesoura (poucos se dão conta, mas Edward - Johnny Depp - é um andróide, criado por um cientista - Vincent Price - que morreu antes de dar-lhe mãos. encontrado por uma vendedora de Avon - a ótima Diane Wiest - ele se torna uma sensação em cortes de jardins e de cabelos. filme icônico de Tim Burton)


8.  Star Trek VII: A Nova Geração (primeira aventura de cinema da geração comandada pelo Capitão Picard. aqui o andróide Data assume o posto de Spock, de um personagem que não deveria ter emoções, mas tem. o filme mostra o fim da primeira geração e o início da nova, 70 anos mais tarde)


9.  D.A.R.Y.L. (o garoto Daryl é o filho perfeito, vai bem na escola, nos esportes e até arruma a cama. de tão perfeito os pais adotivos notam que em algo errado. na verdade ele é um andróide, D.A.R.Y.L. é sigla para 'data analysing robot youth lifeform'. um dia surge um casal dizendo serem seus verdadeiros pais, mas são agentes interessados em destruí-lo. bom filme para sessão da tarde, bem anos 80)


10.  Mulheres Perfeitas - The Stepford Wives (uma executiva de tv - Nicole Kidman - é demitida e tem um colapso nervoso. o marido resolve, então, mudar com ela e a família para um condomínio, onde tudo é perfeito e onde, estranhamente, as esposas se tornam submissas aos maridos e perfeitas donas de casa. na verdade são todas aos poucos transformadas em andróides, através da colocação de um chip em seus cérebros. absurdo, bobo, mas divertido se vocês estiver de boa vontade)

19 comentários:

  1. Gostei bastante da lista, mesmo não tendo visto metade dos filmes aqui. Acho que "Blade Runner" é imbatível mesmo nesse aspecto, apesar de adorar "A.I.", "Terminator 2" e "Edward".

    ResponderExcluir
  2. Oi Vinícius!
    Obrigado!
    Eu sou suspeito, porque Blade Runner é um dos poucos filmes que posso chamar de favoritos. Acho ele perfeito, até o curioso final com cenas aproveitadas de O Iluminado.
    Valeu!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Darlisson,
    Star Wars está na lista de "10 Filmes de Robôs", veja na busca ou entre em: http://listasde10.blogspot.com/2009/11/10-filmes-com-robos.html
    Os robôs de Star Wars não são andróides, eles não têm aparência humana.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Armando voce sabe como é o nome de um filme que tem uma linda garota que é androide e o filme termina com ela segurando nos braços o heroi já muito velho e morrendo? assisti esse a anos e não sei o nome e nem quem são os atores

    ResponderExcluir
  5. alguém aqui se lembra de um filme em que o cara esta transando com sua andróide no chão da cozinha,por descuido a máquina de lavar roupas esta transbordando,então a água entra em contato com a andróide e ela entra em curto.Desesperado o cara contrata uma mercenária para ajuda-lo a encontrar peças para reparar o robo,numa zona distante e perigosa.Este filme sempre passava na sessão da tarde,mas não consigo me lembrar o nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse aqui? ^^

      Cherry 2000

      Quando Sam Treadwell quebra Cherry2000, uma robô de brinquedo feita para o sexo, ele contrata E Johnson, para guiá-lo através de um deserto perigoso e apocalíptico até uma fábrica abandonada, onde ele espera encontrar um modelo duplicado de Cherry 2000 para substituí-la.

      Leia mais: http://www.mundogump.com.br/os-melhores-filmes-do-mundo-com-robos/#ixzz3jTp7TXgx
      Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

      Excluir
  6. Ótima lista. Os meus preferidos são: "Terminator", "A.I", "Star Trek" e "Edward".

    ResponderExcluir
  7. ão Actually, the word droid is an abbreviation of the word android, but androids were categorized differently from droids. For instance, C-3PO, R2-D2 and Mon Julpa, who was disguised as an android, were referred to as "two droids and one android".

    Bela lista e como Mon Julpa não aparece no Filme não há porque colocar Star Wars na lista

    ResponderExcluir
  8. Rawenghar o nome desse filme é cherry 2000

    ResponderExcluir
  9. Caramba! Que legal encontrar aqui o nome do filme que assisti na tv quando tinha uns 12 anos e que me impressionou muitíssimo: WestWorld. Nunca esqueci esse filme e já havia procurado na internet alguém que soubesse o nome. Valeu!
    Quem puder assista.

    ResponderExcluir
  10. Caramba! Que legal encontrar o nome do filme que assisti na tv quando tinha uns 12 anos e que me impressionou muitíssimo: West World. Nunca esqueci o filme embora não soubesse o nome, apenas o roteiro. Já o havia procurado e foi bom encontrar aqui. Valeu! Quem puder, assista.

    ResponderExcluir
  11. Eu lembro de algumas cenas de um filme nos 60, onde um adróide vai em busca de seus dedos e uma mulher o ajuda. Ele vai encontrando um a um. Quem se lembra dessass cenas e o nome do filme; Eu vi na tv. Grata

    ResponderExcluir
  12. Lembro de algumas cenas de um filme de ficção nos anos 60, onde um andróide sai em busca de seus dedos com a ajuda de uma jovem e encontra um a um. Passou na tv e gostaria de saber o nome para assistir, pois não vi o final! Grata!

    ResponderExcluir
  13. SEM DUVIDA ,TERMINATOR 1 E 2 SAO OS MELHORES NO REQUISITO ANDROIDES

    ResponderExcluir
  14. tem uma serie de androides sueca muito boa real humans ,tem ate versao americana humans , ela e considerada pela critica a melhor historia de androides depois de blade hunner

    ResponderExcluir
  15. mulheres perfeitas são ciborgues em vez de androides,androides são robôs que parecem pessoas,ciborgues são pessoas com alguma parte robótica

    ResponderExcluir
  16. Alguém sabe o nome de um filme bem antigo, onde aos poucos os moradores da cidade vão sendo substituídos por andróides idênticos, mas sem sentimentos, com os olhos vermelhos quando desfigurados? Tem uns jovens que tentam descobrir o que estava acontecendo com a ajuda de um professor, que acaba se tornando um andróide também...

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!