sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

10 Filmes de Aniversário




Hoje, 04/12, é o meu aniversário, por isso tomei a liberdade de escolher os aniversários em filmes como tema.
Descobri que são várias as histórias que giram em torno de um aniversário. Seja pela reunião, seja pela data em si, em geral, um rito de passagem.
Selecionei uma lista de 10 filmes, mas poderiam ser muitos mais.


1.  Gatinhas e Gatões - Sixteen Candles (tudo dá errado no dia do "sweet sixteen", o mais importante aniversário de uma garota, de Molly Ringwald - a Bella da época. sua irmã anuncia que vai se casar e todos acabam esquecendo do seu aniversário, o cara que ela gosta nem sabe da sua existência e para piorar o esquisito da escola está dando em cima dela. divertida comédia de estreia de John Hughes na direção em 1984, com ótima trilha pop da época)


2.  Mamãe Faz Cem Anos (uma família aproveita a festa de aniversário de cem anos da matriarca para planejar sua morte e apoderar-se sua herança, mas ela ainda está muito lúcida e impõe sua autoridade. ótimo filme de Carlos Saura, retartando a sociedade espanhola da época franquista)


3.  Madadayo (todos os anos, em seu aniversário, um professor de literatura alemã aposentado, recebe a visita de seus antigos alunos para matar as saudades, num ritual que o prepara para a morte e renova a vida. eles lhe perguntam: "mada kai?" - pronto? - e ele lhes responde:"mada-dayo" - ainda não, significando que eles terão que aguentá-lo por mais um ano. linda parábola de Akira Kurosawa, que faz falta e poderia ter continuado por mais alguns anos entre nós, respondendo ele mesmo "mada dayo")


4.  O Tambor (nascido em 1924, o garoto Oskar teve desde a vida intra-uterina uma visão muito particular e elaborada do mundo. no aniversário de 3 anos, ele ganha um tambor de lata e, diante de uma Alemanha que já perseguia judeus, separava poloneses e onde nascia uma idologia facista, decide, em protesto, que não irá mais crescer. obra-prima de Volker Schlöndorff, com roteiro de Jean-Claude Carrière, baseado no best-seller de Günter Grass. ganhador da Palma de Ouro em Cannes 1979)


5.  A Bela Adormecida (uma fada malvada joga sobre o bebê Aurora uma maldição: no seu aniversário de 16 anos, ela irá espetar seu dedo no fuso da roca e cair em sono profundo. apesar da ajuda de três fadinhas, o feitiço acontece e só poderá ser quebrado pelo amor verdadeiro de um príncipe. a história de amor embala até hoje os sonhos das meninas que querem encontrar seu príncipe e é tema do "sweet sixteen" ou dos baile dos debutantes)


6.  Tudo Sobre Minha Mãe (no dia do aniversário do filho, Manuela lhe dá de presente o convite para uma peça de teatro, na saída, tentando conseguir um autógrafo da atriz principal, ele é atropelado e morre. a mãe decide então ir a Barcelona contar o ocorrido ao pai do rapaz. o filme tem a mistura perfeita de dor, humor e uma visão ácida e divertida da sociedade, que consagrou o diretor Pedro Almodóvar)


7.  Festa de Família (nada como uma festa de família para lavar a roupa suja. no aniversário de 60 anos do patriarca, uma família faz uma grande reunião para comemorar, mas logo a bebida e os ressentimentos começam a nos revelar histórias podres, difíceis de imaginar. representante máximo do movimento Dogma 95 - que prega um cinema sem efeitos e quase sem recursos -, este filme dinamarquês é sem dúvida uma Obra-Prima do cinema)


8.  Gran Torino (Clint Eastwood é um cara rabugento e racista, que mora numa vizinhança empobrecida de Detroit e tem como única alegria seu belo carro Gran Torino. no dia do seu aniversário, recebe a visita incomodada do filho e percebe o quanto está sozinho. neste mesmo dia é convidado para uma festa de família na casa vizinha, de asiáticos que ele desprezava, mas acaba se integrando e acordando para a vida. um dos melhores filmes de Eastwood e isso não é pouco)


9.  Toy Story (é dia do aniversário do garoto Andy e todos os brinquedos estão apreensivos, pois ele deverá ganhar novos presentes, que poderão substituí-los. um dos que chega é o astronauta Buzz Lightyear, que poderá ocupar o lugar do cowboy Woody no coração do garoto. divertida visão dos brinquedos no filme que lançou a Pixar)


10.  Amigas de Colégio (a garota mais desejada do colégio acaba indo por engano na festa de 16 anos da garota novata, inteligente, mas nada popular. a festa é um fracasso, não aparece mais ninguém e estão apenas as duas. para a surpresa da aniversariante, a convidada lhe dá um beijo e neste momento começam uma relação que não sabem bem como entender e assumir. outro ótimo filme dinamarquês)

3 comentários:

  1. Tudo sobre sua Mãe é um dos melhores filmes... De aniversário ou não!

    Mas meus parabéns!

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Vítor,
    Concordo com você.
    Aliás, nesta lista tem alguns dos melhores filmes que já vi, como "O Tambor", "Festen" e "tudo Sobre a Minha Mãe", além de outros maravilhosos como "Madadayo" e "Gran Torino".
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei de "Toy Story" na lista.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!