segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

10 Filmes de Praia



O verão começa hoje, 21 de dezembro, no hemisfério sul e promete ser mais quente que os anteriores, por isso caprichem no protetor solar!
Por coincidir com férias escolares, muita gente se muda para a praia por alguns dias nesta época. E isso rende muito agito e alguns bons filmes.
Para marcar a entrada da estação, selecionei 10 filmes de praia. Sei que existem muitos outros e peço que vocês sugiram nos comentários.
Lembro que já existe uma lista de Filmes de Surf, que abordou este outro tema.
Aproveito para desejar boas férias e boas festas aos que acompanham o blog!


1.  A Praia (em um hotel barato em Bangcoc, Leonardo DiCaprio conhece um drogado que lhe fala sobre uma ilha paradisíaca. ele se mata logo após, mas deixa um mapa. DiCaprio então convence um casal de franceses a acompanhá-lo na aventura. eles chegam à praia, que realmente é um paraíso. são bem recebidos pelo grupo que lá está. mas logo irão descobrir que a ilha é também uma grande plantação de drogas e os traficantes os colocarão em grande perigo. um bom filme de Danny Boyle, mal recebido na época. merece uma segunda chance)


2.  Houve uma Vez um Verão - Summer of '42 (um garoto de 15 anos vai passar as férias na praia. são tempos de guerra e, para ele, de amadurecimento. lá ele conhece uma mulher mais velha, cujo marido foi mandado à guerra, e acabam tendo uma intensa relação, que só vai durar aquele verão. um filme que marcou uma geração, com destaque para a trilha lindíssima de Michel Legrand)


3.  O Sol por Testemunha (a primeira versão do personagem Tom Ripley, passado principalmente na Coté d'Azur. Alain Delon encarna o amoral Ripley, que se faz passar pelo filho de um milionário americano, que matou. uma trama intrincada e genial. dirigido por René Clement, foi o filme que tornou famosa a beleza de Delon)


4.  Tubarão (pode-se dizer que foi o primeiro 'blockbuster' do cinema americano. um enorme tubarão ataca banhistas numa praia movimentada, fazendo com que os pescadores comecem a caçá-lo com consequências trágicas. Steven Spielberg em começo de carreira já mostrava sua marca pessoal. um grande filme)


5.  Pauline na Praia (uma adolescente e sua prima, mais velha e divorciada, vão passar as férias na praia. a prima encontra um velho amigo, mas prefere ficar com um aventureiro de caráter duvidoso. em paralelo, Pauline começa a sair com um adolescente, mas os casos da prima acabam atrapalhando seu namoro. o filme tem a brilhante leveza habitual de Eric Rohmer, ganhou o Urso de Prata de direção em Berlim)


6.  E Sua Mãe Também (dois amigos de 17 anos - Diego Luna e Gael Garcia Bernal - convidam uma espanhola mais velha - a linda Maribel Verdú - para uma viagem até a praia Boca Del Cielo, mas eles não sabem como chegar e nem se a tal praia existe. no caminho a sexualidade e a amizade irão colidir)


7.  Amantes de Verão (um lindo casal americano - Peter Gallagher e Daryl Hannah - vai passar as férias na linda ilha de Santorini. lá conhecem uma linda e misteriosa arqueóloga francesa e têm um lindo e apimentado caso de amor a três. tudo muito lindo e muito 'anos 80', dirigido pelo diretor do lindo Lagoa Azul, outro lindo filme sobre uma linda praia. ah, apesar de tanta lindeza, a trilha sonora é bem legal)


8.  Houve uma Vez Dois Verões (um garoto ingênuo acredita que um dia vai encontrar o grande amor da sua vida. passando as férias na praia, ele conhece uma garota, que só pensa em ganhar dinheiro para viajar para a Austrália. juntos vivem uma intensa paixão, mas no fim das férias, ela desaparece. no ano seguinte ele volta à praia na esperança de encontrá-la. filme bonitinhoe romântico do diretor gaúcho Jorge Furtado)


9.  Crustacés et Coquillages - Crustáceos e Moluscos (uma família vai passar as férias na casa de praia. lá o filho convida o amigo gay para passar alguns dias com eles e a mãe acha normal o filho ser gay, mas ele não é. em compensação a mãe tem um amante que a segue, o pai tem um caso antigo com um encanador local, a filha namora um motoqueiro, mas no final todos acabam felizes e cantando as canções de Brigitte Bardot. bem francês, bem desencanado, bem divertido. até onde sei, ainda não chegou por aqui, mas é fácil encontrar online)


10.  A Menina do Lado (Reginaldo Farias é um jornalista de 45 anos aluga uma casa em Búzios para terminar o livro que está escrevendo. na casa ao lado está uma menina de 14 anos - Flávia Monteiro então com 14 anos mesmo - que passa as férias sozinha e o acabará conquistando, a despeito de todas as censuras sociais. o filme é de 1987, hoje em dia não creio que fosse feito desta forma)

15 comentários:

  1. Nossa véio!
    você esqueceu aquele filme inédito que quase não passa na TV

    A Lagoa Azul

    rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse daí é sempre inédito na globo

      Excluir
  2. Oi anônimo...
    Não esqueci da Lagoa Azul, até mencionei ele no outro filme do Randall Kleiser, Amantes de Verão.
    É que tem muito filme sobre o tema. Vou fazer um dia uma lista de náufragos e aí coloco A Lagoa Azul, tá?
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Esqueceu de O Naufrago pois
    boa parte do filme se passa
    na praia

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo,
    Vale para O Náufrago a mesma resposta de A Lagoa Azul, vou fazer uma lista só de náufragos...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. E o belíssimo "Como se fosse a primeira vez" ?
    Rsss

    ResponderExcluir
  6. Oi anônimo,
    Realmente "Como se Fosse a Primeira Vez" é uma boa sugestão.
    Anotado! Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. tem o reflexos da inocência.
    me agradou demais, apesar de saber que é um filme para poucos.
    é meio parado, mas envolvente (ao menos me envolveu completamente). não tem pretensão de ser clássico nem oscar, mas vale a pena assistir.
    A trilha sonora é de arrasar.
    E a melhor parte são os minutos que na hora parecem gigantes de música (Roxy) com a menina por quem ele é apaixonado dançando com aquela maravilhosa calça boca de sino azul calcinha perfeita!
    a cena é muito boa, eu vi no cinema e confesso ter ficado apaixonada!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Voce esqueceu um dos Melhores Filmes de praia que sempre passa na tv, a lagoa azul :D

    ResponderExcluir
  9. Amigão e aqueles filmes dos anos 60 de rock na praia ?? Estou procurando faz tempão.

    ResponderExcluir
  10. Oi anônimo,
    É verdade, os filmes com Annette Funnicello e Frankie Avalon foram marcantes nos anos 60.
    'Folias na Praia', 'A Praia dos Biquinis', 'A Praia dos Amores' e tantos outros foram sucessos de bilheteria.
    Bem lembrado! Valeu!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Cara, existe uma lista de filmes de praia de comedia com conotacao sexual? lembro de alguns que passavam no SBT, sempre tem um gordinho engracado que nunca pega ninguem...

    ResponderExcluir
  12. Qual o nome de um filme que passava na sessão da tarde ou no cinema em casa, não lembro bem, só sei q o cara viajava passava um tempo acho q o verão num local q tinha praia, não lembro se era o havaí, só sei q no final do filme era tudo um sonho. Sabe q filme é esse? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro do filme mas não lembro o nome.

      Excluir
    2. Parece ser Romance Pirata (The Pirate Movie) de 1982. Confere aí!

      Dinho.

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!