terça-feira, 22 de dezembro de 2009

10 Filmes de Robert Altman



Beberrão, mulherengo, maconheiro (até morrer em 2006 aos 81), chegado numa jogatina, mau pai, indomável, mas um grande cineasta, que entendia e respeitava seus atores como ninguém.
Robert Altman foi piloto na segunda guerra, quando voltou fez alguns roteiros, dirigiu alguns filmes obscuros e vários seriados de televisão, até fazer MASH e ser catapultado à condição de gênio.
Criou um estilo próprio, com histórias fragmentadas entre varios personagens, o que influenciou vários jovens cineastas. Vide Magnólia, Babel e Crash.
Dos vários filmes que vi do diretor, selecionei meus dez favoritos, deixando vários importantes de fora.


1.  MASH (1970. sátira mordaz da guerra da Coréia, através dos cirurgiões de um hospital de campanha, que mantém o bom humor, mesmo nas piores situações. ganhou a Palma de Ouro em Cannes e quase não foi lançado, por conta das divergências com a 20th Century Fox. obra-prima)


2.  Voar é Com os Pássaros - Brewster McCloud (1970. Bud Cort é um rapaz instrospectivo, que vive num abrigo contra radiação e está construindo asas para voar. qualquer um que atrapalhe seu projeto é morto pelo seu anjo da guarda - Sally Kellerman - até que um detetive começa a investigar. um filme estranho, mas interessante)


3.  Nashville (1975. na capital da música country, 24 personagens entre hippies, cantores e conservadores participam de um grande comício contra a guerra do Vietnan. este filme definiu o estilo fragmentado dos roteiros do diretor e é, por muitos, considerado seu melhor filme. Oscar de canção)


4.  Cerimônia de Casamento (1978. uma sátira social engraçadíssima. 48 personagens constroem a história dos preparativos para uma festa de casamento entre uma garota - Mia Farrow - e um rapaz ligado à máfia, onde tudo o que poderia dar errado, vai dar errado)


5.  O Exército Inútil - Streamers (1983. baseado numa peça, é bastante teatral, mas é poderoso. a espera de serem enviados ao Vietnan, 6 soldados têm que conviver num alojamento. o preconceito explode quando se descobre que um deles é homossexual. uma crítica ao serviço militar)


6.  O Jogador (1992. um produtor, que coleciona fracassos de bilheteria é ameaçado de morte anonimamente. na sua paranóia, acaba matando um roteirista e terá que inventar subterfúgios para escapar da polícia. a vingança de Altman aos executivos de Hollywood, que ele sempre odiou. ótimo)


7.  Short Cuts, Cenas da Vida (1993. uma garçonete atropela o filho de um apresentador de tv e desencadeia 8 histórias paralelas, que tem em comum a dificuladade de relacionamento e comunicação entre as pessoas. a matriz de Crash. um filme brilhante)


8.  Assassinato em Gosford Park (2001. em 1932 um grupo heterogêneo de socialites é convidado para uma festa de fim de semana na mansão de nobres ingleses. entre as intrigas entre os ricos convidados e os empregados, um assassinato misterioso é cometido. o velhoestilo de Altman, num ótimo filme. Oscar de roteiro)


9.  De Corpo e Alma - The Company (2003. Neve Campbell é uma talentosa bailarina, que entra em conflito quando é tornada estrela de uma conceituada companhia. no painel criado estão o diretor da companhia e outros bailarinos. filme delicado, com belas cenas de dança e dramas envolventes)


10.  A Última Noite - A Prairie Home Companion (2006. último filme de Altman. mostra a última apresentação de um antigo programa de rádio ao vivo num teatro. entre os cantores country está Meryl Streep. um ótimo filme a ser descoberto)

2 comentários:

  1. "Short Cuts" é meu favorito, considero esse filme uma obra-prima. Mas "Assassinato em Gosford Park" é muito bom também...

    ResponderExcluir
  2. Assisti apenas MASH e Nashville, e ambos são brilhantes, principalmente Nashville que é uma obra-prima do cinema americano!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!