quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

10 Filmes de Surf




Ainda estão para fazer um grande filme sobre surf.
Os surfistas vão reclamar que esta lista não tem aqueles documentários com ondas fantásticas, mas este não é propósito da lista. Não vão dizer depois que eu pipoquei no pico, nem me chamar de jojolão.
Esta lista traz 10 filmes de surfistas, mas nem sempre o surf é o principal na trama. Aloha!


1.  Os Três Amigos - The Big Wednesday (clássico máximo do gênero, dirigido por John Millius em 1978. conta a história de 3 amigos surfistas - Gary Busey, William Katt e Jan-Michael Vincent - da inocência em 1962 até 1974, escapando da guerra do Vietnan, que matou vários de seus amigos. o filme mostra, com uma fotografia excepcional, cenários fantásticos, ondas incríveis e alguns dos melhores surfistas da época)


2.  The Endless Summer (tá bem, eu disse que não teria documentários, mas esse de 1966, precisa entrar, é sensacional. o diretor Bruce Brown acompanha a aventura de dois surfistas californianos através do mundo, procurando "a onda perfeita". de quebra, um pouco da cultura local de cada praia que visitam. em um mês eles fazem mais do que muitos não fazem a vida toda. se você não gosta de surf, vai passar a gostar)


3.  A Praia dos Amores - Beach Party (pura sessão da tarde. em 1963 os filmes com o casal Frank Avalon e Annette Funicello eram o máximo, uma brasa, mora? um antropólogo estuda a vida sexual dos pós-adolescentes através de um telescópio e acaba se interessando pelo casal. quando presencia uma briga, corre cortejar a moça para 'estudar a natureza dos ciúmes' do rapaz. bobagem total, com muita festa, muita praia e muito fake surf, claro)


4.  Caçadores de Emoção - Point Break (Keanu Reeves se infiltra numa turma de surfistas, chefiados por Patrick Swayze, que é suspeita de estar assaltando bancos usando máscaras de ex-presidentes americanos. muito surf e muita adrenalina, neste ótimo filme da ótima Kathryn Bigelow)


5.  Surfe no Havaí - North Shore (um surfista do interior do EUA - isso mesmo, do interior, surfista de piscina - vai para o Havaí em busca do seu sonho de encarar as maiores ondas do mundo. lá conhece seu guru que vai lhe ensinar a surfar com a alma. ele se apaixona por uma garota, aprende lições de vida, tem um monte de cenas cabulosas com os Pros, e por aí vai...)


6.  De Repente, Califórnia - Shelter (um rapaz trabalha numa lanchonete, ajuda a irmã a cuidar do filho e sua única diversão é o surf. até que o irmão mais velho de seu melhor amigo volta à cidade para passar uns tempos e começam a surfar juntos. aos poucos a amizade transforma-se em amor entre os dois. bonito filme, com uma combinação nada convencional de gay e surf)


7.  Fábio Fabuloso (o paraibano Fábio Gouveia é uma figura... este ótimo documentário em tom de cordel, conta a história daquele que é considerado o maior surfista brasileiro, mostrando suas grandes conquistas e um pouco de seu lado íntimo e seu carisma)


8.  Verão de Fogo - Summer City (devo ser um dos poucos que viu esse filme australiano de 1977, praticamente a estreia de Mel Gibson no cinema, aos 21 anos. no fim dos anos 60, um grupo de 4 amigos vai passar uma temporada na praia, surfar e se meter em confusões com garotas. fora pelo interesse 'arqueológico', o filme é ruim demais, não vale a pena)


9.  A Onda dos Sonhos - Blue Crush (uma garota adora surfar e está se preparando para uma grande caompetição. mora com três amigas e, para se sustentar, trabalha como camareira num hotel. no trabalho irá conhecer um grande amor, que vai tirar sua concentração e ameaçar seu campeonato. bobo demais, mas tem quem goste)


10.  Tá Dando Onda - Surf's Up (um pinguim surfista sai da sua ilha na Antártida para participar de um grande campeonato. lá faz vários amigos, entre eles um velho surfista que vai lhe ensinar lições de vida e de surf. aaaaah é bonitinho!)

22 comentários:

  1. Eu sinceramente aconselho "Surfer, Dude" para quem já surfou, ou surfa passa bem a idéia de ligação surfista/mar sem falar que é engraçado pra caralho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I'm here to let the whole world know about this great man that specialize in all relationship issues, is it breakup, divorce, pregnancy anything at all, Dr. Ekpen is the man that can help you fix it. I have worked with him and he is a great spell caster, I can boldly recommend him to you if you are having challenges in your relationship be it marriage. Contact him via email: Ekpentemple@gmail.com or WhatsApp +2347051979135

      Excluir
  2. Show de seleção, publiquei no meu blog.
    Vou apontar para o seu, caso ache ruim coloque um comentário la que eu tiro.
    ALOHA

    ResponderExcluir
  3. In god`s hands :) é muito bom e eu não sou surfista :D

    ResponderExcluir
  4. gostei,mas surf's up na minha opiniao ficaria em 5o

    ResponderExcluir
  5. Existe um filme não sei o nome dele, mas são 4 amigos surfistas e um deles pega cancer, e tendo pouco tempo de vida os amigo levão ele p as ondas mais perfeitas. É o ultimo pedido do cara.
    o filme é muito bom, fato veridico. emocionante.
    Alguem sabe o nome desse filme?
    não conssigo encontra-lo.

    ResponderExcluir
  6. Por favor alguem mi ajude a saber qual o nome desse filme de Surf:
    "são 3 amigos surfista e um deles fica com leocemia, e tendo pouco tempo de vida, os amigos, a seu pedido, levam ele para surfar as ondas q sempre sonhou. baseado em fatos real, emocionante."
    esse sim foi um excelente filme e ñ sei o nome.

    ResponderExcluir
  7. sim ,nome do filme é "a onda da vida"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, acho que é outro. A Onda da Vida também trata de 3 amigos, mas um deles tem uma paixão por uma filha de pescadores, e acaba sendo morto pelo pai dela. Nada de doença na trama.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. po cara só acho que Surf no Hawaii: North Shore é o melhor, depois de ver você entendi como é o Hawaii em relação ao surf... acho top 1, pra quem surfa então

    ResponderExcluir
  10. Há muito tempo eu queria lembrar o nome do filme The Endless Summer que eu assisti na sessão da tarde nos anos 70. Eu adorei este filme que ficou em minha lembrança de menina e hoje estou feliz por ter informações dele neste blog. Obrigada! Agora quero ver se encontro pra comprar.

    ResponderExcluir
  11. Po, muito boa a lista. Esse do mel gibson confesso que nunca ouvi falar, vou procurar! Incluir o fábio fabuloso numa lista que 'não é sobre documentários com ondas incriveis' alimentou a lista com um documentário com onda incrivel hehe, esse fabio fabuloso é um filme MUITO BOM.
    Só acho que faltou falar do Soul Surfer, que é baseado em fatos reais, da surfista Bethany Hamilton que perdeu um braço pra um tubarão, mas voltou a surfar depois, e até hoje, tem patrocinio e tudo. É emocionante e inacreditável hehe
    Saiba mais sobre a história que inspirou o filme Soul Surfer aqui: http://www.videotecadosurf.com.br/perdeu-o-braco-para-um-tubarao-mas-continua-surfando/ (tem o link pro filme completo logo abaixo do video)
    Se puder assista, e tenho quase certeza que vai mudar o post pra '11 filmes de surf' heheh brincadeira

    valeu pelo post, curti muito! Procurando o filme do Mel Gibson agorinha mesmo heheheh

    ResponderExcluir
  12. Pf alguem sabe me dize o nome do filme de duas irmãs surfistas onde uma delas perde a perna por um ataque de tubarão? Agradeço mt

    ResponderExcluir
  13. tudo por um sonho o melhor que eu ja vi- mavericks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei muito bom esse filme, o melhor é q a história é verídica e chega a dar inspiração.

      Excluir
  14. Cutback-uma vida uma escolha,tambem é um filme muito bom.

    ResponderExcluir
  15. Senti falta de Soul Surfer

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!