quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

10 Filmes sobre a AIDS



Em meados dos anos 1980, uma doença desconhecida assustou e mudou o comportamento das pessoas em todo o planeta.
A AIDS foi inicialmente identificada como "a peste gay", o que ajudou a aumentar o preconceito e, em consequência, a ignorância, pois quem não era gay, se julgava seguro.
A liberalidade dos anos 70 acabava de maneira abrupta. Repentinamente, o mundo não era mais o mesmo. Mudaram os costumes e as pessoas tiveram que amadurecer.
Hoje a doença mata cada vez menos, todos estão mais conscientes e os remédios se mostraram eficazes em torná-la crônica e menos letal.
Selecionei alguns filmes que tratam do tema direta ou indiretamente.


1.  Meu Querido Companheiro - Longtime Companion (provavelmente o primeiro a tratar diretamente do tema, conta a vida de três casais gays e a apreensão com as notícias do surgimento da doença, os primeiros sintomas e a solidariedade que os unia. bom filme, que teve até um indicação ao Oscar para Bruce Davison)


2.  Philadelphia (o primeiro de um grande estúdio e com elenco estelar. Tom Hanks é um advogado gay, que é demitido de uma firma conservadora após saberem que ele contraiu AIDS. para processar a firma, contrata um advogado homofóbico - Denzel Washington -, que tem que lutar contra seus próprios valores para vencer)


3.  Cazuza, o Tempo Não Para (a AIDS levou várias estrelas da música e do cinema. no Brasil, uma das maiores perdas foi o brilhante Cazuza, cantor e poeta, que morreu aos 32 anos, no auge do talento. o filme conta a vida do cantor, da formação de sua banda, o sucesso e a doença. ótimo filme, com ótima interpretação de Daniel de Oliveira)


4.  A Cura (um garoto solitário - o ótimo e já falecido Brad Renfro - faz amizade com um vizinho de 11 anos, que tem AIDS. ele lêem uma matéria sobre um médico que teria encontrado a cura para a doença e tentam de tudo para chegar até ele. bonito filme)


5.  Carandiru (um médico vai ao maior presídio da América Latina para tratar dos presos e fazer um trabalho de prevenção da AIDS, lutando contra a ignorância e o preconceito dos presos. excelente filme de Hector Babenco)


6.  As Testemunhas (ótimo filme de André Téchiné. um simpático jovem gay muda-se para Paris no começo dos anos 80 e contrai AIDS. o filme mostra o exato momento do surgimento da doença e a perplexidade da sociedade diante dela. como os personagens, somos testemunhas do fim da alegria e o começo do medo)


7.  Kids (um skatista adolescente amoral, é HIV positivo e tem como objetivo na vida, deflorar tantas virgens quanto possível. uma garota que contraiu o vírus dele, tenta então evitar que ele faça mais vítimas. um pungente retrato da falta de pespectivas de uma juventude americana mal instruída)


8.  A Família de Felix (jovem gay, francês de ascendência árabe, que após perder a mãe e o emprego sai em busca do pai, levando apenas uma maleta e seus medicamentos para o HIV. no caminho conhece diversas pessoas, a quem chama de "irmão", "primo", "avó", formando uma nova "família". o filme se perde entre tantos personagens, mas é agradável)


9.  Holding Trevor (um rapaz simpático às voltas com o namorado drogado e suas companheiros de casa, um gay fervido e uma garota reclusa. até que o amigo resolve fazer teste de HIV e pede que os outros o acompanhem, para surpresa deles, quem é positiva é exatamente a garota, que mal tem vida sexual)


10.  Anjos na América (minissérie da HBO, baseada numa premiada peça de teatro. conta sobre o surgimento da AIDS em plena era Reagan, nos anos 80, tomando ares de epidemia e matando milhares de pessoas, não apenas gays. tem um quê de surreal e no elenco Al Pacino, Meryl Streep e Emma Thompson, entre outros)

Veja ainda: "10 Filmes sobre Direitos de Homossexuais"


23 comentários:

  1. A Cura é o meu preferido. Um filme sensível e emocionante. Bela lista.

    ResponderExcluir
  2. Rent - Os Boêmios, musical baseado no espetáculo da Broadway e tem também um enorme enfoque na AIDS. É emocionante.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado ao anônimo pelo elogio e concordo que A Cura é muito bom, tem um tom diferente dos demais.

    Stephen,
    O duro de fazer listas de 10 é só caberem 10 filmes... Rent foi o último a ser cortado e é sempre dolorido fazer isso. Ainda bem que você o devolveu à lista. Passa a ser o número 11.
    Obrigado :-)

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber o nome de um filme que assisti ha muitos anos, que retrata o drama de uma jovem rica que contrai o vírus da aids quando inadvertidamente transa com um barman. Após os primeiros sintomas, ela descobre que pegou aids e faz uma lista dos homens com quem dormiu para avisá-los, perde os amigos passa por vários exames, mas acaba descobrindo um dom que é ajudar outras pessoas com o mesmo problema, pois tem o dom da palavra, dá palestras, etc...
    é muito importante para mim conseguir este filme, pois foi de grande ajuda quando eu era adolescente e vi este filme pela primeira vez, e agora preciso mostrá-lo para minha filha de 15 anos...me ajudem,
    Gi

    ResponderExcluir
  5. Olha, você se esqueceu de "A vida continua" (And the Band Played On) que conta a história da epidemia da AIDS. Filme baseado no livro homônimo do jornalista Randy Shilts.

    ResponderExcluir
  6. o filme se chama Fatal Love (1992)

    ResponderExcluir
  7. é muito interessante vocês abordarem esse assunto para abrir os olhos de algumas pessoas que ainda não sabem que transar sem camisinha ás vezes é um erro que volta átras.

    ResponderExcluir
  8. Olá galera

    Preciso fazer um trabalho, e neste link um médico do RJ cita um filme, mais não consigo identificar o nome...alguém pode ajudar?

    http://www.youtube.com/watch?v=GTSZmjCRzkA

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Preciso fazer um trabalho e procurei no you tube um material e tal.
    e lá encontrei uma palestra do dr max carvalho....pelo qual ele cita um filme...mais n consigo entender o nome...alguém pode me ajudar?

    http://www.youtube.com/watch?v=GTSZmjCRzkA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miri,
      Trata-se de "Hannah e suas Irmãs" (Hannah and her Sisters, 1986) do Woody Allen.
      Ótimo filme.
      Abs!!!

      Excluir
  10. Bom tem um filme muito bom que e com a Quinn Latifa mas nao lembro o nome. No qual ela ajudas outras pessoas com aids.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arthur!
      Trata-se de 'Juntos Pela Vida' (Life Support, 2007) feito para a televisão, HBO.
      Não vi ainda, mas já que você sugeriu, vou procurar!
      Abs!!!

      Excluir
    2. Obrigado foi de grande ajuda...

      Excluir
  11. Boa noite :)
    Eu gostaria de saber o nome de um filme que eu vi ja faz uns bons anos e do qual nao me lembro agora do nome e gostaria de revelo . pena que me lembro muito pouco do filme pois vi-o faz ja muito tempo.

    Mas me lembro que filme retratava um casal gay e que 'mais tarde' se veio a descobrir que um deles tinha contraído aids ... e ate acho que não foi com o parceiro pois não tenho lembrança de terem os dois ... e acho que no fim msm ele acaba morrendo :(

    Sei que é mta pouca descrição, mas quem souber e me puder ajudar eu fico grata (:

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Um excelente filme sobre convivendo com HIV é Fique Comigo da Play Arte do ano de 1997,muito bom mais difícil de achar,estou tentando comprar,pq ja deu na tv ha muito tempo e perdi a gravação quem souber ou tiver me avise obrigada!
    Simone email: linsdecerqueira@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. melhores filmes de são death pornstar death grave . tragedias e vidas perdidas. de 1989. kyle carrington e pierre buisson ala lambert steve fox mike henson johnnym rahm bill henson kyle mckenna andy mangtena christian fox todos ele se suicida por não a ver medicamentos pesadelo anos 80 e 90..

    ResponderExcluir
  14. Faltou o filme: AIDS aconteceu comigo... clássico da Sessão das 10 do SBT

    ResponderExcluir
  15. Faltou aí o House of Numbers
    Só procurar em português no YTube

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!