sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

10 Filmes sobre Jesus Cristo




Todos, independente de crença, conhecem a história do aniversariante, Jesus Cristo.
O cinema e a televisão foram eficientes em produzir dezenas de versões, algumas mais reverentes e outras nada reverentes, mas que ajudaram a forjar e tornar real as imagens do mito no imaginário popular.
Selecionei para esta lista 10 filmes sobre este personagem.tão influente.


1.  O Rei dos Reis (1961 / Nicholas Ray. uma adaptação rigorosa do novo testamento, um diretor talentoso, um ator bonito e inexpressivo e a narração de Orson Welles. está pronta a fórmula do melhor filme sobre o personagem. bem feito, simples e direto, candidato eterno às sessões da tarde no dia de natal)


2.  Jesus de Nazaré (1977 / Franco Zeffirelli. já que não podia fazer o melhor, o diretor italiano fez o mais logo. desenvolvido como minissérie, tem Robert Powell como um Jesus pouco humano. convencional e eficiente)


3.  A Paixão de Cristo (2004 / Mel Gibson. violento, megalomaníaco, anti-semita, falado em aramaico, longo, chato... tudo o que se poderia esperar de Mel Gibson. eu só vi o filme no fast-forward, então não tenho o direito de dizer que ele é péssimo. afinal tem muito fundamentalista cristão que adora esta versão)


4.  A Última Tentação de Cristo (1988 / Martin Scorsese. bonita versão, bastante reverente do diretor que é católico, mas ainda assim foi condenado pela igreja por conta da tal tentação, à qual sabemos, ele não sucumbe. Willem Dafoe faz o cristo. bom filme, mas é arrastado)


5.  Maria, Mãe de Jesus (1999 / Kevin Connor. a vida de cristo - Christian Bale -, pelos olhos de Maria - Pernilla August -, a mesma história de sempre sob outro ponto de vista. fraquinho)


6.  Jesus de Montreal (1989 / Denys Arcand. um grupo de atores encena uma versão heterodoxa da paixão e fazem um grande sucesso. entretanto a igreja a condena, por achar muito liberal. os atores assumem a personalidade dos personagens, na luta para liberar a peça. ótimo filme de um ótimo diretor)


7.  Jesus Cristo Superstar (1973 / Norman Jewison. baseado no musical de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, conta os últimos sete dias de vida de cristo até sua crucificação, sob o ponto de vista de Judas. o Jesus é hippie e enfrenta os soldados romanos, que usam metralhadoras. e todos cantam)


8.  A Vida de Brian (1979 / Terry Jones. genial versão do grupo Monty Python sobre a paixão. tudo começa com a pergunta: e se os reis magos tivessem parado na manjedoura errada? Brian nasceu no mesmo dia que Jesus, na mesma cidade. numa época cheia de misticismo e messias surgindo todo o tempo, ele também consegue muitos seguidores, pelas razões mais absurdas. uma comédia inteligente e muito, mas muito divertida)


9.  O Livro da Vida (1998 / Hal Hartley. Jesus, juntamente com Madalena - a cantora P.J.Harvey -, volta à terra em Londres no dia 31 de dezembro de 1999, para iniciar o apocalipse. ele pega seu notebook, onde está o livro da vida, do qual precisa abrir os 3 selos finais. mas Jesus está em dúvida, pois não quer ter a tarefa de julgar tanta gente na hora do juízo final. um cristo sem nenhuma paixão por seu trabalho)


10.  Zeitgeist (2007 / Peter Joseph. incluí este documentário, pois é o primeiro que vi a declarar, com todas as letras, que Jesus Cristo não existiu. o filme é dividido em três partes, todas usando argumentos bem fundamentados. na primeira ele fala do surgimento das religiões e das coincidências das lendas dos diversos messias, todas derivadas das mesmas lendas egípcias e ancestrais, com pouquíssimas variações. é no mínimo interessante)

40 comentários:

  1. A maioria dos longas sobre o tema não traz nada de muito novo, por isso costumo não gostar desses filmes. Meu preferido é "A Paixão de Cristo", mas "Jesus Cristo Superstar" é bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mano tem uma filme que eles não colocarão mas é bem legal cara é sobre a paixão de cristo o nome é O filho de Deus

      Excluir
  2. Verdade Vinícius,
    É sempre a mesma história, por isso não inclui alguns clássicos.
    Mas procurei lembrar de outros que fogem do convencional.
    Jesus de Montreal é muito bom.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque só há uma historia e uma só verdade se quiseres ver varias historias vai assistir Power ranger...rsrs

      Excluir
    2. Existe também o Evangelho segundo são Mateu 1964,

      Excluir
    3. Tem o filme mais novo sobre a crucificação de jesus mais novo que é O Filho de Deus é de 2014 é bem legal

      Excluir
  3. Muito bem feito o seu blog. Coloquei o link no meu blog. http://psicodeliacinematografica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. quem slvou o mundo foi jesus não ave maria e ave maria não e mãe de deus e nem jesus ave maria maria e uma mulher normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito nisso por alguns motivo não quero ir contra sua religião mais por algun motivo Deus colocou jeus na barriga de Maria,E se ela deu a luz ao salvador com certeza deus tinha um motivo que eu acredito que tenha sido pois :

      1 ela era pura
      2 ela ela respeita por todos
      3 ela tinha carater
      4 amava seu marido

      ELA DEU A LUZ A JESUS ELA CRIOU JESUS E PORRISO MESMO EU ACREDITO QUE ELA E MÃE DE DEUS E MÃE DE JESUS E ELA SUBIO DE CORPO E ALAMA PARA O CÉU

      SOU CATOLICO

      Excluir
    2. O amado, a palavra do Senhor diz em Romanos 3:23 "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." Inclusive Maria, ela nasceu de uma relação sexual, entre um homem e uma mulher, ela é pecadora tanto quanto você e eu... ela morreu e não subiu aos céus apenas o Senhor Jesus... ela morreu e esta esperando o julgamento dela.

      Excluir
    3. é muito Simples Se Jesus é Deus, Maria é mae de Jesus que é Deus, logo Maria Mae de Deus, é obvio que para os catolicos maria é Mae de Jesus (mae do Filho de Deus) e não mae de Deus Pai, quanto a morte de maria e assunção , precisa saber e conhecer a tradição apostolica da igreja catolica, é a mesma que Autentica a Biblia que todos leem hoje
      sem igreja catolica,não tem novo testamento

      Excluir
  5. Henrique,
    Não entendi nada do seu comentário, mas agradeço a informação.
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Olá Amigo,
    posso postar alguns conteúdos no meu blog?
    Achei muito interessante seu blog.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. E podemos fazer uma parceria.
    Garanto que vc irá ter muitas visitas através do meu blog.
    Visite: www.bonsfilmesgratis.blogspot.com

    Valeu.

    ResponderExcluir
  8. Olá Bons Filmes,
    Agradeço o convite para parceria, mas tenho por política não indicar sites de download, me desculpe.
    Quanto a reproduzir conteúdo, desde que moderadamente, não há problema. Só o que peço a todos que queiram reproduzir total ou parcialmente alguma lista, que coloquem o crédito do Listas de 10 com link de maneira bem clara. Só isso.
    Agradeço o interesse.
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. Você podia ter, no mínimo, mais respeito pela memória de um homem tão importante quanto foi Jesus.

    ResponderExcluir
  10. Nossa legal o seu blog, Mas me parece que vc não viu os filmes rsrsr. A produção de jesus de nazaré é de longe a melhor obra sobre a história de jesus cristo.

    um abraço

    ResponderExcluir
  11. pessoal, eu sou cristão e gostaria que vocês vissem o documentário "terraqueos".

    Fala sobre vegetarianismo, eu já era vegetariano antes disso, mas vocês tem o direito de saber a verdade.

    A bíblia prega o vegetarianismo.

    Jesus no matadouro?

    Todas as reservas naturais do nosso planeta estão se esvaindo por causa da pecuária.

    Que Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  12. num tem oque fala fica queto esse cara ai só sabe critica os melhor filme e fala bem desses lixos apostatas

    ResponderExcluir
  13. Jesus de Nazaré é o melhor de todos como minissérie já produzida sobre Cristo.Não apela e transmite a mensagem do evangelho na simplicidade e pureza que possui.É tocante e inesquecível.Experiência única para quem assiste.Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  14. concordo com o anonimo...a ninisserie jesus de nazare e a melhor producao sobre jesus...ja assisti e recomendo

    ResponderExcluir
  15. "Jesus de Nazaré" é a melhor produção sobre Jesus Cristo, toca o nosso coração,quando ele fala e cura. Sem sombras de dúvida o melhor filme sobre o nosso mestre.

    ResponderExcluir
  16. Jesus de Nazaré e a Paixão de Cristo são ótimos filmes.

    Do meu ponto de vista o filme "Paixão de Cristo" não é anti-semita; o filme apenas passa uma visão histórica, um ponto de vista do autor; a de que os judeus da época eram contra Jesus e tramaram contra ele.
    É loucura querer associar o que fizeram a 2 mil anos atrás com o comportamento dos Judeus de nosso tempo!

    Além disso, um filme sobre Jesus será sempre uma interpretação dos evangelhos; e não da história (que é pouquíssimo documentada - apenas Flavio Josefo e Tácito).

    Na visão do autor é óbvio que os líderes judeus da época eram contra Jesus; quem aqui iria gostar se um "baderneiro" quebrasse tudo e dissesse que somos os vendilhões do templo!
    entre numa igreja católica, quebre tudo e chame o padre de vendilhão do templo; mas depois de fazer isso saia correndo, porque se as carolas te pegam você esta ferrado!

    Então, precisa compreender a visão do autor; é a história na visão do autor; o filme revela a oposição dos judeus de 2 mil anos atrás, que não identificaram o valor das palavras de Jesus; e provavelmente foram mesmo responsáveis pela sua morte. Não queriam uma religião concorrente. Apenas isso.

    Se Jesus, mesmo sendo filho de Deus sofreu as dores na cruz; como os líderes judeus, sendo homens não poderiam errar?

    Temos vários filmes que mostram as barbáries da igreja católica; o que se aprende? as igrejas falham!

    Falharam os lideres judeus da época?
    falharam os católicos ao prender Galileu?

    O que fica é a palavra, os princípios e as lições do cristo;
    e nisso o melhor filme é Jesus de Nazaré;

    A Paixão de Cristo é pura emoção, faz você sofrer com o cristo; daí sua força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário, tem uma frase na capa do dvd do filme A Paixão De Cristo que diz o seguinte: nunca outro filme foi capaz de provocar emoções tão fortes, e isso é verdade.

      Excluir
  17. Penso que faltou na lista o filme "A Maior História de Todos os Tempos" de 1965, com 2 horas e 19 minutos de filme. Um épico com grandes atores.

    ResponderExcluir
  18. Respeito sua opinião, mas falar que Paixão de Cristo é "chato" foi o fim, NUNCA UM FILME RETRATOU O QUE JESUS CRISTO REALMENTE PASSOU NO CALVÁRIO POR NÓS como esse filme, e olha que a violência que retrata os fatos não foram nem perto do que ele realmente passou.

    ResponderExcluir
  19. Rei dos Reis é o melhor filme sobre Jesus de todos os tempos!Sou evangelica,tenho na minha coleçao e estou sempre revendo!

    ResponderExcluir
  20. Tem um que vi uma vez, mas nunca mais encontrei. É um filme bem simples em efeitos, mas interessante. Conta o que aconteceria se Jesus surgisse em nossa época, com calça jeans e camisa, e não na época que se conhece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa fiquei interessada em ver esse filme.

      Acho que talvez você se interesse então em um livro do Augusto Cury que ele fala sobre isso que vc quer. Chama-se "O Mestre do Mestres"

      Excluir
  21. As críticas são bem medíocres...
    Amigo, você deve ser um grande fã de cinema, mas, definitivamente, é so isso. Não entende nada de produção cinematográfica.
    Se não tem maiores ambições, relaxa. Seu leitores parecem satisfeitos.
    Boa sorte com o blog! Achei interessante.

    ResponderExcluir
  22. Vou procurar assistir alguns desses filmes, mas não levando a critica feita, pq dá pra ver quem escreveu não sabe nada de filme bom, ao dizer que A paixão de Cristos, Mel Gibson é ruim! só rindo mermo

    ResponderExcluir
  23. Já assistir todos esses filmes, faltou incluir "A Maior história de Todos os Tempos de 1965, mas sem dúvida nenhuma "O Rei dos Reis" é o melhor no sentido de uma grande narração na dublagem clássica com o grande Márcio Seixas contando os fatos históricos e a Bíblia, dos fundos musicais(trilha sonora) emocionantes que chega até arrepiar te tanta emoção e a interpretação de Jeffrey Hunter fazendo Jesus em uma magnífica dublagem do saudoso Newton da Mata. Foi considerado pelo "The Hollywood Repórter" O melhor filme bíblico já realizado em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  24. Se alguém lembrar de um filme que fala da história de um homem que está à procura de Jesus, que em toda cidade que falam que Jesus está ele vai a sua procura e quando chega na tal cidade Jesus já tinha partido e dizem para ele; ele foi para tal cidade, mas antes de partir havia muitos enfermos e começa a tratalos antes de partir, e assim foi em várias cidades e no último lugar que ele vai foi no lugar onde Jesus tinha sido crucificado e sepultado, então ele chora por não o ter encontrado, mas Jesus aparece para ele ressurreto dizendo tive fome me deste de comer tive sede me deste de beber estava com frio me agasalhste estive doente cuidaste de mim porque quando cuidaste desses pequeninos a mim fizeste.
    O enredo desse filme é mais ou menos esse ok
    Se alguém souber desse filme me manda o nome dele. É filme antigo não estou encontrando aqui na nete. Valeu

    ResponderExcluir
  25. Houve um chamado apenas Jesus que também existe em formato de minisserie dividido em quatro episódios, é a mesma produção que existe nos dois formatos, o de longa-metragem e o de minisserie, tem ótimos efeitos especiais naquela cena onde o diabo está tentando Jesus, é interessante também naquele filme as visões que Jesus tem do futuro, a segunda guerra mundial por exemplo.

    ResponderExcluir
  26. O filme sobre o qual eu me referia em um comentário ainda não visualizado, é um de 1999 com o ator Jeremy Sisto no papel de Jesus, os efeitos especiais presentes neste filme na cena da tentação do demônio são excelentes.

    ResponderExcluir
  27. Eles são a escolha ideal para a Páscoa. há um que me agrada muito e recomendo, seu nome é Ressurreição, uma adaptação interessante centrado na ressurreição de Cristo, do ponto de vista de um ateu. Adicionando o contexto romano essencial, então temos uma natureza sugestiva com uma gama infinita de decisões e reações que não diferem da nossa percepção emocional. Um roteiro decente por Kevin Reynolds, que também atua como diretor. Definitivamente, este filme poderia servir como uma sequela de A Paixão de Cristo.

    ResponderExcluir
  28. Não sei se este blog está aberto ainda, mas procuro dois filmes bíblicos que assisti quando criança nos anos 80 exibido pela rede globo na época da páscoa e do natal. O primeiro é o filme é João Batista e não este que tem no youtu... com cabelos meios longos e tal... Neste filme João Batista tinha cabelos relativamente curtos e escuros, uma baita produção. Me lembro que eles exibiram várias vezes esse filme na tv. O outro filme era de Jesus Cristo, só que durante todo o filme, seu rosto não era mostrado. Um filme bem produzido, estilo Ben Hur, etc... Me lembro de uma cena deste filme em que Cristo está sendo castigado e quando ele recebe a coroa de espinhos, um dos soldados lhe dá uma pancada em sua cabeça com um pedaço de pau... Se alguém souber de alguma informação desses filmes, favor me passar. Gostaria muito adquirir estes filmes e poder voltar no tempo. Fizeram parte de minha infância e eu adora assisti-los. Numa época em que a tv dava mais importância às datas sagradas...

    ResponderExcluir
  29. Complementando, o filme de João Batista o qual me referi não ser o que eu estou procurando tem o nome de Salomé 1953 - estrelado por Rita Hayworth... O filme que procuro e era exibido pela Globo tinha de "João Batista"

    ResponderExcluir
  30. Sobre os dois filmes de João Batista e de Jesus que não mostra o rosto, esqueci de mencionar meu nome: João Xavier

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!