sábado, 19 de dezembro de 2009

10 Filmes sobre o I.R.A. e os Conflitos na Irlanda




Fundado em 1919, o Exército Republicano Irlandês (IRA) era um grupo paramilitar católico, que pretendia separar a Irlanda do Reino Unido e posteriormente reintegrar a Irlanda do Norte à República da Irlanda.
Os protestantes, em maioria de 75% na Irlanda do Norte, tinham o poder de decidir candidaturas e plebiscitos, oprimindo e segregando ainda mais a minoria católica. 
A violenta repressão dos ingleses aos protestos, acabou provocando retaliações do IRA, através de ações terroristas por décadas, principalmente em Belfast, causando mais de 3.500 mortes em ambos os lados.
Apenas em 2005 o IRA concordou em entregar as armas, dando por encerrado o conflito.
As histórias e cicatrizes causadas por tantos anos de lutas, renderam ao cinema uma série de bons filmes, selecionei 10 deles para quem desejar entender melhor o que se passou.


1.  Ventos da Liberdade (grande filme de Ken Loach, mostrando as origens do conflito. em 1920, trabalhadores do interior da Irlanda se unem para combater uma tropa inglesa destacada para sufocar movimentos de independência. a narrativa se foca em dois irmãos, um estudante de medicina - o ótimo Cilliam Murphy - e um violento guerrilheiro. quando as táticas da guerrilha começam a dar resultado, o governo inglês se vê obrigado a negociar. ganhador da Palma de Ouro em Cannes 2006)


2.  Em Nome do Pai (um jovem irlandês - Daniel Day Lewis - é acusado injustamente por um atentado terrorista em Londres, confessa sob tortura e acaba condenado à prisão perpétua, junto com três amigos e o pai que tentou ajudá-lo. anos mais tarde o caso é reaberto por uma advogada - Emma Thompson. ótimo filme de Jim Sheridan, mostrando os métodos da polícia inglesa, que não foram diferentes no caso do brasileiro Jean Charles)


3.  Michael Collins (Liam Neeson encarna o grande líder irlandês, que é preso em 1916, por participar de uma manifestação contra a presença britânica em seu país, que já durava 700 anos. o caso deflagra a criação do Exército Republicano Irlandês e culmina com a fundação da República da Irlanda. Bom filme do militante diretor irlandês Neil Jordan)


4.  Domingo Sangrento (o excelente filme de Paul Greengrass recria de forma quase documental os fatos ocorridos em 30 de janeiro de 1972 na cidade de Derry, quando cidadãos, sem ligação alguma com o IRA, saíram em passeata pacífica pelos direitos humanos e foram violentamente reprimidos por soldados ingleses, que mataram 13 pessoas e feriram outras 14 do lado irlandês, sem nenhum arranhão do lado inglês. o caso acabou por detonar uma guerra civil no país. é sobre isso também que fala a canção "Sunday Bloody Sunday" do U2)


5.  O Lutador - The Boxer (Daniel Day Lewis, um ex-lutador que saiu da prisão após 14 anos, condenado por atentados terroristas, volta à Belfast, querendo apenas sossego e reconquistar sua amada - Emily Watson - mas suas ligações com o IRA não o permitirão ter uma vida de paz. mais um bom filme de Jim Sheridan)


6.  O Condenado - Odd Man Out (filme de 1947, do grande diretor Carol Reed. James Mason - sempre fantástico - é um líder rebelde que foge da cadeia e comanda um assalto para levantar fundos para o IRA, mas na fuga ele é abandonado pelos companheiros e passa a ter que se esconder na enevoada Belfast. um ótimo filme a ser descoberto)


7.  A Filha de Ryan (Sarah Miles é uma jovem que se casa com um professor viúvo, que não tem interesse em sexo. quando, em 1916, um major inglês chega a cidade para supervisionar as relações do exército irlandês com os alemães, eles se apaixonam e começam a se encontrar, mas são flagrados por um deficiente mental - John Mills, ganhador do Oscar pelo papel -, que conta para a cidade. quando o líder do IRA chega à cidade, o pai da garota o denuncia e ela acaba levando a culpa pela traição e é execrada pela comunidade, por estar do lado dos ingleses. a sinopse é longa e o filme mais ainda, mas como tudo o que é dirigido pelo gênio David Lean, é obrigatório)


8.  Traídos pelo Desejo (não vou me dar ao trabalho de contar o segredo do filme, pois a esta altura todos já sabem. um filme supervalorizado de Neil Jordan, com 6 indicações ao Oscar - ganhou o de roteiro. o IRA sequestra um soldado inglês - Forest Whitaker -, que desenvolve uma amizade com o terrorista encarregado de vigiá-lo - Stephe Rea ótimo. o soldado morre e o terrorista vai comunicar o ocorrido à namorada dele, por quem acaba se apaixonando. bom, mas não tanto)


9.  Mães em Luta (durante uma greve de fome feita por membros do IRA em 1981, as mães de dois deles, sofrem com a situação dos filhos e tentam salvar suas vidas. uma pacata professora - Helen Mirren, que nada sabe da atuação do filho e a outra engajada que odeia os ingleses e apóia o IRA. bom filme de estreia de Terry George de Hotel Ruanda) 


10.  Inimigo Íntimo (uma visão de Hollywood. Brad Pitt é o líder do IRA, que foge para Nova York, para se esconder e comprar armas para o grupo. para protegê-lo um amigo o coloca na casa de um honesto policial irlandês - Harrison Ford -, que desconhece sua identidade e os problemas que isso poderá lhe causar)

7 comentários:

  1. Não sou um dos maiores fãs de "Ventos da Liberdade", portanto acho que meu preferido dessa seleção é mesmo "Em Nome do Pai".

    ResponderExcluir
  2. Atualizando... saiu um filme chamado 50 dead men walking que, na minha opinião, é um dos melhores sobre o tema, senão o melhor. Há também o Hunger, sobre os últimos dias do Bobby Sands na prisão. E na vida, evidentemente.

    ResponderExcluir
  3. "Em nome do Pai" é um filme belíssimo, mas por tratar apenas indiretamente da questão do IRA, acredito que "Ventos da Liberdade" cumpre melhor esse papel. Não assisti "50 dead men walking", sugerido no comentário, mas desconfio dessas produções americanas, inclusive do currículo da diretora e produtora canadense, sem falar que a sinopse sugere tratar mais da questão mocinho x terroristas (mas posso estar enganado).

    ResponderExcluir
  4. Há muito tempo assisti um filme sobre uma jornalista americana que simpatiza com o ideal do IRA, e viaja até a Irlanda. Os integrantes a usam para explodir uma espécie de quartel, mas um deles a salva e a esconde até conseguir mandá-la embora da Irlanda com vida. É um filme baseado em história real. Alguém sabe o nome? se alguém souber, me manda um e-mail (elihufbittenco@gmail.com) ou msn (elihufbittencourt@hotmail.com)... Gente, agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava louca pra descobrir o nome desse filme a muitos anos! Encontrei!!!! Patriots (1994)
      https://www.youtube.com/watch?v=-USwLX-IGSA

      Excluir
    2. Eu vi teu comentário anos atrás, tmb buscava pelo filme, o encontrei tentei te achar mas só hoje consegui localizar este site! Se n tivesse encontrado o filme eu iria linka-lo pra vc!

      Excluir
  5. Nossa, Traídos pelo desejo é fantástico...não tanto pelo tema IRA, até porque acaba não sendo o foco principal do filme, mas pelo famoso segredo. Quanto ao IRA, o filme, apesar de ser de um ativista, funciona mais como uma crítica a tal instituição, ao mostrar a divergência de idéias dentro do próprio grupo, e como eles podem acabar se utilizando de caminhos tortuosos em nome dessa causa justa.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!