domingo, 13 de dezembro de 2009

10 Filmes sobre o Natal




Fazer uma lista de filmes de Natal é como montar minha árvore no blog.
Todos os finais de ano surgem vários filmes sobre o tema, especialmente na televisão.
Mas alguns deles são realmente especiais, seja por falarem do sentimento de paz, família e solidariedade, seja por ilustrar fábulas antigas ou novas.
Papai Noel, Ebenezer Scrooge e Jesus Cristo rivalizam em popularidade nos filmes Natal, com larga vantagem para o primeiro, uma centenária jogada de marketing, que literalmente roubou o Natal dos cristãos.
Selecionei 10 dos que considero os melhores, mas tive que deixar de fora outras dezenas de ótimos filmes.


1.  Feliz Natal - Joyeux Nöel (2005 / Christian Carion. num campo de batalha, durante a primeira Guerra, franceses e escoceses entrincheirados de um lado e alemães do outro, fazem uma trégua para celebrar a noite de Natal. acabam comemorando juntos, conhecendo-se e entendendo que os inimigos eram pessoas como eles. uma bonita mensagem contra o absurdo das guerras)


2.  Um Conto de Natal - Un Conte de Nöel (2008 / Arnaud Desplechin. quando a matriarca - Catherine Deneuve - anuncia que tem câncer, uma família passa por cima de mágoas e relacionamentos difíceis, para passar o Natal juntos. bonito, maduro e sem Papai Noel)


3.  Uma História de Natal - A Christmas Story (1983 / Bob Clark. nos anos 1940, um garotinho - o ótimo Peter Billingsley - tenta convencer o professor, os pais, papai noel, qualquer um... a lhe dar uma espingarda vermelha de Natal, mas ela parece cada vez mais distante. um filme de memórias terno e delicioso. um clássico que merece ser redescoberto)


4.  O Expresso Polar (2004 / Robert Zemeckis. um garoto está acordado na véspera de Natal. sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera que algo aconteça para renovar sua crença. quando ele ouve o barulho de um trem ao lado da sua casa. o condutor o convida a entrar com destino ao Polo Norte onde ele vai viver muitas aventuras natalinas. impressionante mistura de animação com atores, num ótimo filme)


5.  Os Fantasmas Conta-Atacam - Scrooged (1988 / Richard Donner. divertida versão atualizada do Conto de Natal de Charles Dickens. Bill Murray é o malvado presidente de uma rede de televisão, que recebe as visitas bem-humoradas dos fantasmas dos natais passado, presente e futuro, para se redimir no final)


6.  Os Fantasmas de Scrooge - A Christmas Carol (2009 / Robert Zemeckis. versão fiel e assustadora do conto de Dickens, estrelado por Jim Carrey na pele de Ebenezer Scrooge, um velho muquirana, que odeia o Natal e é visitado por três fantasmas. o filme privilegia os efeitos 3D estonteantes, numa mistura de atores e cenários e personagens virtuais)


7.  O Estranho Mundo de Jack - A Nightmare Before Christmas (1993 / Tim Burton. animação gótica, bem ao estilo do diretor. Jack vive na Cidade do Halloween, onde as criaturas, que lá habitam, passam o ano organizando a festa de Halloween. vagando pela floresta, descobre portais, onde pode ver outras festas e se interessa pelo Natal. de volta a cidade, convence a comunidade a sequestrar Papai Noel)


8.  Milagre na Rua 34 (1947 / George Seaton. um homem chamado Kris Kringle tem o tipo perfeito para encarnar Papai Noel e é contratado pela loja Macy's, onde contagiua a todos com seu espírito natalino. logo ele revela que é o verdadeiro Noel e declarado louco. o mais famoso dos filmes do personagem, ganhador de 3 Oscars)


9.  O Grinch (2000 / Ron Howard. baseado na famosa história do Dr.Seuss. um grinch - uma criatura verde e amarga, vivida por Jim Carrey - odeia o Natal, quer impedir que os habitantes da cidadezinha de Whoville comemorem. para isso invade as casas, roubando tudo o que tem relação com o Natal. Oscar de make-up)


10.  Papai Noel às Avessas - Bad Santa (2003 / Terry Zwigoff. Billy Bob Thornton é um trapaceiro, que, junto com um anão comparsa, trabalha em lojas e shopping centers, vestidos de Papai Noel e Elfo, para poder assaltar as lojas e os frequentadores. divertido e politicamente incorreto)

11 comentários:

  1. vou ate baixar Os Fantasmas de Scrooge, gosto de animação, estou afim de ver O estranho Mundo de Jack.

    ResponderExcluir
  2. Novamente não vi os primeiros da lista, mas gosto bastante de "O Expresso Polar" (bem melhor que "Os Fantasmas de Scrooge", na minha opinião).

    ResponderExcluir
  3. Oi Vini e Surtados,
    Sabem o que gosto n'Os Fantasmas de Scrooge? Ele é bastante fiel ao conto do Dickens, muito assustador. No fim do século XIX as pessoas não pensavam policamente correto, essa chatice dos anos 1990.
    Já o que me irrita é o "óbvio" 3D, ou seja: jogar objetos em direção ao espectador e fazer voos panorâmicos.
    Vini,
    Os primeiros da lista são fan-tás-ti-cos... veja!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi armando feliz natal ,o melhor filme de natal para min e o filme finlades joulutaria ,filme biografico da historia do papai noel.

      Excluir
  4. BAD SANTA é o melhor mas falta esqueceram de mim e o natal maluco de Ernest

    ResponderExcluir
  5. O melhor filme de natal de todos os tempos,eh, sem a minima duvida, a felicidade nao se compra. qualquer um que acredita ter visto o melhor do que o cinema produziu com este tema, não pode deixar de ter o privilegio de ve-lo.
    E com todo o respeito, qualquer lista que deseja ser levada em conta tem de conter o mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Anônimo (não custa se identificar, não é?),

    Eu coloquei A Felicidade Não se Compra numa lista sobre Anjos que fiz na semana passada, é um filme que eu gosto bastante.

    Fica a sua dica e passa a ser nosso número 11... Com mais a dica do Mario de Esqueceram de Mim, temos uma lista de 12... por enquanto.

    11. A Felicidade Não se Compra
    12. Esqueceram de Mim

    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. o meu PREFERIDO que costuma passar todos os natais é "Um herói de brinquedo" com o arnold schuarzweuaseasndsadnmzeneger.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, posso eztender um pouco o top 10? Daqui a pouco tem mais de 20, mas esses também valem a pena: Um conto de Natal – 1984 (com George C. Socott - uma das adaptações mais fieis de Dickens) Scrooge - 1970 (com Albert Finney) e como curiosidade o Balé Quebra-Nozes (acho que de 2011). São filmes muito bons para essa época do ano. Beijos, e Feliz Natal para todos... ou, como diria o Pequeno Tim (rs) Deus Nos Abençoe a Todos.
    Maria Clara

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, "O Milagre na Rua 34" (1947) foi lançado no Brasil com o título "De Ilusão também se vive".
    mereceria estar em primeiro lugar, as versões seguintes, de 1973 e 1994 é que receberam esse título.

    "Adorável Avarento" com Alec Guiness e Albert Finney também deveria estar nessa lista.

    Esqueceram de Mim 2, esse é um dos que deveriam estar nessa lista.
    Que final lindo, ele em pleno natal em Nova iorque com aquelas pombas, reencontrando a mãe.

    ResponderExcluir
  10. Faltou o filme: Tudo em Família. :)

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!