terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Os 10 Filmes Indicados ao Golden Globe 2009




Acaba de sair a lista dos 10 filmes indicados ao Golden Globe 2009, a serem entregues em 17 de janeiro. São 5 filmes na categoria Drama e os 5 seguintes na categoria Comédia ou Musical.
Até hoje assisti apenas 4 deles, mas vou resumir os 10.


1.  Avatar (4 indicações. o mais aguardado e antecipado retorno de James Cameron aos cinemas depois de Titanic. um ex-militar paraplégico é enviado em missão ao planeta Pandora. para interagir com os habitantes, ele é projetado na forma de um avatar, que terá que enfrentar perigos e descobrir o amor. as primeiras críticas foram bastante positivas, especialmente pelo uso do 3D)


2.  Guerra ao Terror - The Hurt Locker (3 indicações. uma abordagem séria sobre a guerra do Iraque, mostra o dia-a-dia de um batalhão que desmonta bombas em Bagdá, questionando o lado vencedor e as motivações dos soldados. um filme maduro da ótima diretora Kathryn Bigelow. quem sabe agora o filme terá uma segunda chance no Brasil, onde foi lançado direto em DVD)


3.  Bastardos Inglórios - Inglorious Basterds (4 indicações. duas histórias paralelas na França ocupada da segunda guerra. uma moça judia tem a família dizimada e passa a dirigir um cinema em Paris e uma unidade de judeus americanos especializada em barbarizar nazistas, se cruzam num plano para matar centenas de oficiais alemães. ótimo filme de Tarantino)


4.  Precious (3 indicações. uma adolescente negra do Harlem - Gabourei Sidibe, indicada melhor atriz - é obesa, analfabeta, tem HIV contraído do pai, que a engravidou duas vezes, busca uma nova chance na vida, quando é convidada a ingressar numa escola especial. preparem seus lenços!)


5.  Amor Sem Escalas - Up in the Air (6 indicações. George Clooney é um especialista em redução de pessoal em empresas, que adora seu trabalho, principalmente por ser repleta de viagens, tanto que está prestes a completar 10 milhões de milhas com frequent-flyer. quando ele conhece a mulher da sua vida, outra viajante frequente. comédia de humor negro do diretor de Juno, Jason Reitman)


6.  500 Dias com Ela (2 indicações. "um filme sobre relacionamento, mas não uma história de amor". um jovem apaixona-se por uma linda garota no escritório, mas ela não acredita em amor. seus 500 dias juntos passam dos ótimos momentos à indiferença dela. o filme mais 'bonitinho' do ano)


7.  Se Beber, Não Case - The Hangover (1 indicação. em Las Vegas para uma despedida de solteiro, três amigos perdem o noivo durante a noitada. o problema é que eles tomaram droga inadvertidamente e não se lembram de nada. terão que reconstituir cada passo em busca do amigo. comédia divertida e descartável)


8.  It's Complicated (3 indicações. Meryl Streep - indicada - é a dona de uma padaria divorciada, que depois de anos consegue ter uma relação amistosa com o marido que casou com uma mulher muito mais jovem. mas num jantar eles acabam tendo um caso e ela vira "a outra". para complicar mais, ela conhece um arquiteto recém divorciado, que acaba entrando neste estranho triângulo. promete ser bom)


9.  Julie e Julia (2 indicações. uma escritora, que odeia seu trabalho burocrático, decide fazer um blog inspirado nas receitas da cozinha francesa de uma cozinheira de tv dos anos 1960 - Meryl Streep indicada aqui também - e faz um sucesso inesperado)


10.  Nine (5 indicações. versão do musical da Broadway, por sua vez inspirado no filme 8 1/2 de Fellini. um cineasta - Daniel Day Lewis indicado - está passando por uma crise de meia idade e criativa. e ainda tem que lidar com as mulheres da sua vida: Marion Cotillard - indicada -, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Judi Dench, Kate Hudson, Fergie e Sophia Loren, sua mãe)

5 comentários:

  1. Todos os filmes são ótimos... Ansioso para ver quem leva os prêmios este ano. As categorias de uma forma geral estão bem equilibradas.

    ResponderExcluir
  2. Acho que "Amor Sem Escalas" é o favorito entre os dramas, mas adoraria ver "Bastardos Inglórios" tendo algum reconhecimento. Já das comédias/musicais, penso que "Nine" deve levar o prêmio - e, novamente, meu favorito é outro: "500 Dias com Ela".

    ResponderExcluir
  3. torcendo muito para 'Julie e Julia' e 'Nine' sao dois filmes que acho que merecem...

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos,
    Todos os anos também fico ansioso esperando as listas. Geralmente Hollywood guarda os melhores filmes para este período.
    Minhas torcidas são por 500 Dias com Ela e Amor Sem Escalas, mas vamos aguardar Avatar... pode ser tudo o que se diz dele...
    Obrigado pelos comentários.
    Abs!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!