quinta-feira, 5 de novembro de 2009

10 Filmes de Piratas



Desde Homero, na Grécia antiga, os piratas já agiam.
Após o descobrimento da América a atividade se intensificou, uma vez que grandes e preciosos carregamentos eram feitos entre os continentes.
Selecionei 10 filmes que falam do assunto e, em muitos casos, tomam partido dos piratas.


1.  Os Piratas do Caribe, a Maldição do Pérola Negra (a série estrelada por Johnny Depp ressuscitou o gênero, com muita ação, efeitos especiais e, principalmente humor. no primeiro filme, um pirata tem seu navio roubado por outro, que ainda leva a filha do governador da ilha. isso faz com que ele vá em busca de resgatar seu navio e a garota)


2.  O Gavião do Mar - The Sea Hawk (1940, de Michael Curtiz. Errol Flynn é um bucaneiro que ataca navios espanhóis carregados de ouro da América em nome da coroa britânica. capturado pelos espanhóis, ele descobre um plano para matar a rainha da Inglaterra. ótima ação)


3.  Hook, a Volta do Capitão Gancho (Peter Pan cresceu e está com 40 anos, bem adaptado à vida na cidade. quando o Capitão Gancho - Dustin Hoffman - sequestra seus filhos e o obriga a voltar à Terra do Nunca. dirigido por Steven Spielberg, mas decepciona)


4.  Capitão Blood (Errol Flynn é um médico condenadoo na Inglaterra e enviado para trabalhar numa plantação na Jamaica. quando a cidade é bombardeada por piratas, ele e seus homens roubam um navio e tornam-se também piratas, atacando todos os barcos que cruzam seu caminho. ótima ação em mais este filme de Michael Curtiz - de Casablanca - de 1938)


5.  O Pirata (comédia musical de Vincent Minelli de 1948. na Jamaica do século XIX, Gene Kelly é um trovador que se faz passar por um audacioso pirata para conquistar o coração de Judy Garland. bom roteiro, ótimas danças e músicas de Cole Porter)


6.  A Ilha do Tesouro (baseado no livro de Robert Louis Stevenson e produzido pela Disney, este filme infantil de 1950 garante bons momentos. garoto recebe um mapa que indica um tesouro fabuloso. ele embarca em um navio cheio de piratas para ir até a ilha onde está o tesouro e vai passar por muitas aventuras)


7.  O Pirata Sangrento (aventura bem humorada e cheia de ação, num dos melhores filmes do gênero. Burt Lancaster - mostrando seus dotes de acrobata - é um pirata que faz acordo para entregar um líder rebelde, mas acaba aderindo à causa. pura diversão!)


8.  A Ilha (um pirata moderno ataca luxuosos cruzeiros no Caribe. um jornalista - Michael Caine - embarca com o filho num desses cruzeiros, para investigar ou roubos e acaba levado pelos piratas à ilha onde se escondem. este filme de 1980 não é grande coisa, mas ao menos é uma variação sobre o gênero)


9.  A Ilha da Garganta Cortada (no século XVII, uma jovem - Geena Davis aos 40 - herda de seu pai pirata um mapa do tesouro e, junto com um trapaceiro, sai em sua busca. as coisas não funcionam muito bem neste filme de Renny Harlin, especialista em filmes de ação)


10.  Piratas (dirigido por Roman Polanski em 1986, este filme é um desastre, que nem o carisma de Walter Matthau salva. um pirata atrapalhado e seu assistente saem em busca de aventuras e tesouros enterrados. o roteiro ficou 12 anos sendo burilado e mesmo assim ficou ruim)




Veja ainda: "10 filmes sobre o Império Romano"





14 comentários:

  1. Só faltou os Goonies....

    ResponderExcluir
  2. "Piratas do Caribe" é fantástico, tenho a trilogia em casa e sou uma grande fã.
    "A ilha do tesouro" eu somente li o livro, amei.
    E li dia desses em um site que há a possibilidade de haver uma nova adaptação para os cinemas. Espero que seja verdade.

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI DO SITE SOM TEM 1 GRANDE DEFEITO NÃO TEM COMO BAIXAR ESSES FILMES

    ResponderExcluir
  4. Olá dubeauauau,
    Agradeço por gostar do site.
    Quanto a downloads, não é meu interesse incentivar a pirataria.
    Existem infinitos sites com esta função, existem outros de locação, outros de venda de filmes. Cada um escolhe a sua fonte.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia ter adicionado à lista os filmes "Lafitte, o Corsário", de 1958 com Yul Brynner - tá, ele é corsário, e não pirata, mas dá no mesmo - e outro filme que gosto muito é "A Princesa Prometida", de 1987, que na minha opinião dá um banho nesses Piratas do Caribe sem ter nem 1% dos efeitos especiais do mesmo.

      Abraços.

      Onyas Claudio.

      Excluir
  5. esqueceu do mestre dos mares esse filme é muito bom

    ResponderExcluir
  6. ruim, ruim, decepcionante... isso é uma lista aleatória? a ideia que passa é que são os 10 melhores filmes do gênero...
    acho que o colunista precisa rever seus conceitos.

    ResponderExcluir
  7. supostamente seriam os 10 melhores filmes....ou os 10 piores'????

    ResponderExcluir
  8. Gavião do Mar é o melhor filme sobre corsários que já teve!é muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Gente na boa, quando eu vi este Piratas de Roman Polanski, rachei de rir, achei muito engraçado e gosto do filme, o trash que faz ser legal pra mim kkk toda vez que venho uam cena, principalmente a da cobra e a hora que eles comem a sopa de rato kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sem palavras hahaha

    ResponderExcluir
  10. eu incluiria nesta lista a ilha do tesouro 2008 ,piratas das ilhas selvagens com tommy lee jones ,e colocaria os 4 filmes dos piratas do caribe ,eu sei que a lista e de filmes mas black sails a serie de pitatas da starz o canal q produziu a serie spartacus e muito boa ,black sails e a historia dos piratas da ilha do tesouro 20 anos antes do livro do mesmo nome ,no seu auge da pirartaria,

    ResponderExcluir
  11. Dessa lista, já assisti e gostei muito: Capitão Blood, O pirata sangrento.Esses são ótimos.Os demais eu não vi.

    ResponderExcluir
  12. não existe nenhum filme moderno sobre piratas sem ser ´piratas do caribe?

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!