domingo, 15 de novembro de 2009

10 Filmes no Deserto




Os desertos são locações mais complexas do que parecem...
É raro chover, em compensação venta muito e a luz é sempre inclemente.
Vários filmes foram feitos sobre os vários desertos, deste e de outros planetas.
Selecionei 10 filmes onde o deserto tem grande importância.


1.  Lawrence da Arábia (um dos grandes filmes da história do cinema, muito por causa das incríveis cenas de deserto. baseado na autobiografia do escritor T.E.Lawrence, que durante a primeira guerra era um jovem tenente inglês que pede transferência para a península arábica, onde viveu grandes batalhas e aventuras. direção impecável de David Lean, interpretação marcante de Peter O'Toole, música épica e fotografia estonteante. em resumo: uma obra-prima)


2.  Star Wars (a parte IV, o primeiro da série de George Lucas, se passa em grande parte no planeta Tatooine, um enorme deserto, onde Luke Skywalker foi criado pelos tios. o recurso do planeta deserto é bastante cômodo para a direção de arte, mas funcionou bem no filme)


3.  A Múmia (nos anos 1920, um grupo de arqueologistas descobrem numa tumba, a múmia de um poderoso sacerdote, que fora mumificado vivo, como punição por ter matado o seu faraó. um dos membros do grupo lê uma inscrição que traz a múmia de volta à vida e muitos problemas com isso. bons efeitos especiais, neste divertido filme de ação)


4.  Mad Max 3, Além da Cúpula do Trovão (após a destruição da civilização, surge uma cidade no deserto com regras primitivas e mortais, governada por Tina Turner. o policial Max é levado ao thunderdome para uma luta, mas se recusa a matar seu oponente, por isso é banido para o deserto, onde é salvo por uma tribo que o idolatra... em 1985 era um bom filme de ação, hoje temo que os cabelos vão ser o centro da atenção)


5.  Duna (dirigido por David Lynch, é uma ficção científica sem ritmo e exageradamente estilosa. num planeta deserto, cheio de animais estranhos, é retirada uma valiosa especiaria usada pelos viajantes espaciais.e acaba sendo o centro de uma sangrenta disputa por poder. desejo sorte a quem tentar assistir...)


6.  Babel (num dos episódios do longa, o deserto do Marrocis se mostra um lugar bastante hostil para turistas. dois garotos disparam uma arma que o pai deixou para que eles protegessem suas cabras, mas a bala acaba atingindo uma turista americana - Cate Blanchett -, para desespero de seu marido - Brad Pitt - e dos demais passageiros, desencadeando as outras histórias. excelente filme de Alejandro González-Iñarritu)


7.  O Céu que nos Protege (após o fim da segunda guerra , um rico casal americano em crise - John Malkovich e Debra Winger - viaja para conhecer o deserto do Saara. quanto mais se embrenham no deserto, mais distante ficam um do outro. belo e pouco conhecido filme de Bernardo Bertolucci, com linda fotografia de Vittorio Storaro)


8.  Thelma e Louise (uma dona de casa e uma garçonete - Susan Sanrandon e Geena Davis - largam tudo para trás e vão para a estrada pelo deserto em direção das montanhas, mas acabam se metendo em confusões e sendo perseguidas pela polícia. clássico de Ridley Scott)


9.  O Príncipe do Egito (versão animada da clássica história bíblica de Moisés, judeu que foi criado desde bebê como filho do faraó do Egito, mas descobre sua verdadeira origem e decide liderar a volta de seu povo à terra prometida através dos desertos)


10.  Beau Geste (versão de 1939. adotados por uma rica família, três irmãos são suspeitos do roubo de uma pedra preciosa da família e decidem se alistar juntos na legião estrangeira. no deserto do Saara viverão grandes aventuras e grandes dificuldades até sua redenção)




Obs: Esta lista foi feita por sugestão do amigo Sandrovisck do Twitter.
Alguns filmes como "Casa de Areia" e "Três Reis" estiveram em listas anteriores, por isso não achei necessário repetir, mas o número um desta lista é repetido, porém não podia ficar de fora.

13 comentários:

  1. thelma e louise vale muito a pena assistir!

    ResponderExcluir
  2. Cade " A Viagem Maldita" nesta lista?

    ResponderExcluir
  3. O paciente inglês, grande parte do filme é no deserto.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. nossa procurei esse filme durante um bom tempo confundia o nome com o Sahara agora sei

      Excluir
  5. Cara vc faz algumas listas boas mas esse foi muito ruim
    cadê CIRCULO DE FOGO E LEGIONARIO

    ResponderExcluir
  6. corrigindo o nome do filme é Mar de Fogo e o outro é legionário com vam dame um dos melhores filme dele. minha opinião

    ResponderExcluir
  7. Cade o filme ( faraó) que foi gravado totalmente no deserto

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela lista Armando, eu queria sugerir um que se chama Gerry, do Gus van sant

    ResponderExcluir
  9. o livro de eli tanbem é otimo rios de sangue muito bom

    ResponderExcluir
  10. Para mim Lawrence da Arábia é um épico sem precedentes, porém um dos melhores que já assisti tirando este e que tem uma mensagem muito poderosa é: O Príncipe Do Deserto ou Black Oil, é simplesmente um dos melhores filmes sobre deserto e com uma temática atualíssima, não deixem de ver.

    ResponderExcluir
  11. eu achei a primeira versão de duna sem pé nem cabeça,o filme é bem estranho e cansativo,eu demorei 1 semana para conseguir ver ele inteiro de tão chato que ele é,o final do filme é igual ao final de qualquer filme,o mocinho se dá bem no final

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!