quinta-feira, 19 de novembro de 2009

10 Filmes sobre Jornalismo



Os primeiros jornais impressos datam do Império Romano - a Acta Diurna - e desde então, o homem não vive sem notícias.
No jornalismo moderno, revistas, jornais e websites têm a obrigação de produzir informação para os mais variados interesses em prazos cada vez menores.
O ritmo frenético das redações, a pressão e a concorrência por uma boa matéria, renderam bastante no cinema.
Aqui está uma lista com apenas 10 ótimos filmes, envolvendo repórteres, fotógrafos, editores de jornais e revistas.


Nota: não inclui jornalismo de televisão, por já ter tratado do tema em uma lista anterior: "10 Filmes Sobre Televisão".


1.  Cidadão Kane (1941. obra-prima de Orson Welles, presente em todas as listas dos melhores filmes da história. e não é para menos, sua edição fragmentada e não linear, planos nada convencionais, além do roteiro perfeito, mudaram a forma de fazer cinema. começamos a desvendar a vida de um grande magnata das comunicações, a partir das entrevistas que um repórter faz com todos os que o conheceram, montando um mosaico, até desvendarmos o mistério lançado no momento de sua morte)


2.  Todos os Homens do Presidente (1976 / Alan J.Pakula. baseado na história real da investigação que levou à renúncia do presidente Nixon. dois repórteres do Washington Post - Robert Redford e Dustin Hoffman - investigam a invasão da sede do Partido Democrata durante a campanha presidencial americana em 1972. uma verdadeira aula de jornalismo e de bom cinema)


3.  A Montanha dos Sete Abutres  - Ace in a Hole (1951 / Billy Wilder. Kirk Douglas é um jornalista veterano que já foi despedido de 11 jornais e só arruma emprego num pequeno jornal do Novo México. escalado para mais uma matéria insignificante, descobre no caminho que um homem está preso numa mina e resolve transformar isso numa grande história nacional, tornando a cobertura num verdadeiro circo, às custas da vítima. outra obra-prima)


4.  Passageiro, Profissão Repórter (1975 / Michelangelo Antonioni. Jack Nicholson é um jornalista cobrindo uma guerrilha na África, que assume a identidade de um amigo morto e, com ela, envolve-se numa perigosa trama. nas mãos do mestre Antonioni uma história de ação transforma-se numa reflexão sobre a relevância do jornalismo e sobre identidade)


5.  Jejum de Amor - His Girl Friday (1940 / Howard Hawks. segunda e mais divertida das versões da peça 'A Primeira Página'. Cary Grant é o editor de um jornal policialesco. sua melhor repórter - Rosalind Russell -, por quem ele ainda é apaixonado, anuncia que vai abandonar a carreira para se casar. para tentar convencê-la do contrário, a convoca para cobrir uma última grande história, uma execução motivada por política. um filme com diálogos cortantes e de ritmo frenético, muito à frente de seu tempo)


6.  O Preço de uma Verdade - Shattered Glass (2003 / Billy Ray. ótimo filme, baseado na história real de um jovem e talentoso jornalista de uma renomada revista, que inventava todas as suas matérias, falsificando fontes e dados. excelentes atuações de Hayden Christensen e Peter Saarsgaard) 


7.  O Ano em que Vivemos em Perigo (1983 / Peter Weir. Mel Gibson é um repórter ambicioso fazendo sua primeira matéria internacional na Indonésia, para cobrir o fim do regime do ditador Sukarno. ele acaba se envolvendo numa série de perigos, sempre ajudado por um fotógrafo anão - curiosamente interpretado pela atriz Linda Hunt, que ganhou o Oscar pelo papel de um homem)


8.  Sob Fogo Cerrado - Under Fire (1983 / Roger Spottiswoode. três jornalistas americanos cobrem a guerra civil na Nicarágua e acabam encurralados pelos dois lados da batalha e em suas relações pessoais. um roteiro bem construído, num filme tenso)


9.  Salvador (1986 / Oliver Stone. James Woods é um jornalista americano que vai a El Salvador cobrir a guerra civil de forma imparcial. mas acaba tomando partido, pois critica fortemente o governo americano, que apóia os militares de direita e seus esquadrões da morte, que acabam matando 4 missionárias católicas. baseado num fato real)


10.  Intrigas de Estado (2009 / Kevin Macdonald. Russel Crowe é um tarimbado repórter que, investigando um caso de assassinato de um marginal, acaba desvendando uma trama que envolve uma grande corporação de segurança e um congressista ambicioso. bom filme)

11 comentários:

  1. Erm, where is "La dolce vita"? Propz Pilgrim

    ResponderExcluir
  2. Hi Pilgrim,
    You're right! La Dolce Vita is a very good movie for this list.
    It's about a journalist covering the life of high society in Rome.

    #11. La Dolce Vita

    Hugz!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Armando! Muito legal o seu blog, parabéns!
    Desta lista de filmes de jornalistas, eu entendo. Fiz meu trabalho de conclusão de graduação nele. Para tu ter uma ideia, situei os filmes por veículo: em tv, jornal e rádio, tamanha a quantidade de filmes bons sobre o tema. Entendo teu drama em escolher apenas 10! Me surpreendi com tua escolha "O preço de uma verdade". Acredita que não conheço? Vai ja pra minha lista de filmes!
    Ah, deixo meu protesto registrado..cadê Gritos do Silêncio? O melhor filme de jornalismo de todos os tempos!
    Grande abraço. Voltarei sempre!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rê,
    Obrigado pelo comentário, fiquei feliz :-)
    Eu fiz uma outra lista sobre televisão, que tem mais alguns filmes sobre jornalismo.
    "O Preço de uma Verdade" é um sleeper, um daqueles filmes pequenos, que ninguém dá nada, mas que vale a pena.
    Quanto a "Os Gritos do Silêncio" (The Killing Fields) é um problema pessoal. Quando o vi há muitos anos achei falso, piegas, facista, esquemático... tudo de ruim. Não sei como seria se revisse hoje, mas na época eu odiei e ainda peguei birra do diretor Rolland Joffé. Portanto, não foi esquecimento, foi antipatia mesmo...
    Mas fica sua dica para os outros leitores avaliarem, afinal não sou dono da verdade, embora acreditasse que era aos meus 18 anos, hehehe
    Obrigado de novo!!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. direto de bagdá tá em alguma outra lista?

    não lembro de nenhuma lista onde ele aparece e com certeza merecia aparecer aqui.

    ResponderExcluir
  6. Oi Pablo,
    "Direto de Bagdá" (na verdade é "Ao Vivo de Bagdá") não está em outras listas porque eu não assisti. Mas graças a sua dica, pesquisei, li a resenha e vou tentar assistir.
    Obrigado pela sugestão.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. FROST X NIXON é exelente. Poderia ter entrado na lista.

    ResponderExcluir
  8. Então, meu caro Anônimo,
    Como eu mencionei na introdução, este post é de jornalismo impresso.
    Frost Nixon está numa lista específica de televisão, tem até o link na intro.
    O tema tem muitos exemplos, então dividi em duas listas.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. O brasil, faltou "A montanha dos sete abutres", hein. Clássico de William Willer, na minha opinião só fica atrás de "Citizen Kane".

    ResponderExcluir
  10. Oi Armando,

    Talvez fosse o caso de acrescentar "O Jornal", com Michael Keaton.

    E será que Zodíaco se enquadraria na lista?

    Pelo que vi, preciso me atualizar com esses filmes, conheço mais os de "jornal televisivo".

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Legal coloca à lista "Custo da Coagem",

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!