sexta-feira, 27 de novembro de 2009

10 Filmes sobre o Holocausto



O termo Holocausto é reconhecido atualmente como o genocídio perpetrado a grupos politicamente indesejados pelo regime nazista de Adolf Hitler.
Por anos, durante a segunda guerra, foram exterminados não apenas judeus, mas também homossexuais, comunistas, sindicalistas, ciganos, eslavos, deficientes motores, deficientes mentais, testemunhas de jeová, mórmons, etc...
A importância do cinema na denúncia destes crimes deve ser reconhecida. Os eventos e os campos de concentração foram bem retratados em filmes e documentários. Sem estas imagens, é provável que os que negam a existência do holocausto, pudessem hoje ser levados a sério. Até por isso existe um claro lobby da indústria em premiar e reconhecer filmes sobre o tema, o que me parece justo.
Não foi fácil elaborar esta lista com apenas 10 exemplos e muitos de vocês vão sentir falta de vários filmes, alguns até óbvios, por isso peço que sugiram nos comentários filmes para compor uma 'lista-bônus'.


1.  A Lista de Schindler (o melhor filme sobre o tema é também um grande projeto pessoal do cineasta judeu-americano Steven Spielberg. o filme foi feito em preto e branco, apenas com detalhes coloridos. conta a história de um industrial alemão que negociava com os nazistas a utilização de trabalhadores judeus em sua fábrica, poupando-os de serem levados para os campos de concentração. comovente, pungente, obra-prima)


2.  O Pianista (Adrian Brody é um pianista judeu-polonês, que interpretava peças clássicas na rádio, quando as primeiras bombas caíram sobre a Polônia. o filme mostra a formação do gueto de Varsóvia e a luta pela sobrevivência deste personagem, escondendo-se nas ruínas da cidade. ótimo filme de Roman Polanski)


3.  Os Falsários (um brilhante falsificador judeu é preso e cooptado pelos nazistas para coordenar a fabricação de cédulas estrangeiras numa gráfica montada dentro de um campo de concentração, onde ele e o grupo gozavam de algumas 'mordomias', como comer. excelente filme austríaco sobre o tema)


4.  Filhos da Guerra - Europa Europa (conta a incrível história de um garoto que se safa dos campos de concentração, escondendo sua ascendência judaica e chegando a se alistar na juventude hitlerista, como exemplo de 'perfeito ariano'. brilhante filme da polonesa Agnieszka Holland) 


5.  Noite e Neblina (um dos mais importantes documentos da história do cinema. realizado em 1955, a partir de um convite do Comitê da História da Segunda Guerra ao cineasta Alain Resnais, para a comemorar o aniversário de libertação dos campos de concentração. as imagens, ora coloridas ora em preto e branco, foram as primeiras que tangibilizaram o Holocausto e chocaram o mundo)


6.  O Refúgio Secreto (filme de 1975, conta a história real de uma família cristã holandesa que decide esconder judeus e membros da resistência num pequeno esconderijo em sua casa, até serem descobertos e levados a um campo de concentração. o filme escorrega um pouco na pieguice cristã, mas foi um dos primeiros a mostrar dramaticamente os campos de concentração)


7.  O Diário de Anne Frank (uma menina holandesa vive com seus pais e irmã num sótão secreto, junto com mais uma família judia. ela escreve um diário onde conta seu cotidiano, os perigos e privações. feito em 1959, baseado num best-seller, comoveu uma geração)


8.  O Homem do Prego (é um dos primeiros filmes a tratar do trauma causado aos sobreviventes do Holocausto. Rod Steiger - ótimo - é um operador de uma casa de penhores em Nova York, atormentado pelas lembranças dos campos de concentração. ótima direção de Sidney Lumet)


9.  Bent (Clive Owen é um homossexual levado a um campo de concentração, mas lá troca o triângulo rosa, que identifica os gays, pela estrela amarela dos judeus. conhece e se apaixona por um outro prisioneiro que tem orgulho de usar o triângulo rosa)


10.  Holocausto (minissérie americana que teve o mérito de levar aos grandes públicos as histórias do Holocausto. conta em paralelo as história de duas famílias, uma judia e outra alemã. a primeira tem Meryl Streep e seu marido que são separados e levados a campos de concentração. a outra experimenta a ascenção de um advogado içado a oficial nazista)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Neonazistas"



124 comentários:

  1. Muito boa a lista, como sempre.Me lembro tb de "Cinzas da Guerra". Tem outro tb que foca mais a fase incipiente do nazismo: "Uma mulher contra Hitler".E "O Pianista" é o meu favorito da lista.Vlw

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito de um recém lançado também, chamado O menino do pijama listrado.

    Apesar da lição de moral clichê, é bastante emotivo. Eu recomendo.

    Divagações Solitárias

    ResponderExcluir
  3. Puts, porque holywood não faz um filme sobre os campos de concentração dos Aliados???

    Agora, a lista de Schindler e Ane Frank são dois atentados a inteligência de qualquer pessoa que tenha um minimo conhecimento de 2ªguerra mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Molho desconhece os campos, os nazistas, a SS. Uma sobrevivente do extermínio assistiu à Lista de Schindler e apenas estranhou, na cena do banho, que as mulheres apresentassem corpos sadios, invés de esqueléticos. O fato de sobreviventes aparecerem no fechamento do filme, atesta a veracidade da obra! Anne Frank escreveu seu diário vivendo os acontecimentos, dia após dia. No que o filme erra?

      Excluir
    2. Luciano na cena que vc descreve as mulheres tinham os corpos sadios pois não estavam sofrendo como nos outros campos foi isso que o filme retratou que todos que trabalhavam para o Schindler não eram maltratos eram alimentados essa é a essência da historia,quanto o diário de Anne Frank torço por uma refilmagem pelo Spilberg.

      Excluir
    3. anne frank escreveu o seu diario apenas quando estava no anexo secreto Luciano, e a parte de onde ela está no campo é fictício, as senas dela no campo é apenas o que supostamente houve mesmo, pelos relatos vividos no mesmo! recomendo ler O diario de anne frank.

      Excluir
    4. Posso estar errada, mas tbm não dava pra fazer várias atrizes emagrecerem a ponto de ficar como as reais mulheres da história.

      Excluir
  4. Gilciano,
    Boa dica: #11. Cinzas de Guerra
    Já "Uma Mulher contra Hitler" não acho que se encaixe nesta lista, embora seja um bom filme.

    Montanari,
    Outra dica, meio clichê mesmo:
    #12. O Menino do Pijama Listrado.

    Molho,
    Existem diversos filmes sobre Campos de Prisioneiros de Guerra, o que é diferente de Campos de Concentração. Cito: Furyo, Fugindo do Inferno, A Ponte do Rio Kwai, O Império do Sol e diversos outros. Aliás é um bom tema para uma lista.
    Quanto às suas restrições à Lista de Schindler e Anne Frank, não posso concordar, pois embora sejam dramatizados (concordo que até demais), são ambos baseados em fatos reais.

    Obrigado pelos comentários.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Essa lista tem bons filmes, mas PERTURBADOR mesmo é o filme russo Vá e Veja / Id i Smotri do Elem Klimov. Há relatos de que o ator principal, um garoto de 12 anos, teve que fazer algumas cenas em hipnose para não ficar traumatizado. Procurem por este filme.

    ResponderExcluir
  6. Molho é só mais um idiota que acredita nos professores comunistas da sexta e sétima série.

    Daqui uns 10 anos ele descobre a farsa chamada União Soviética e correlatos. Aí talvez se cure do mal.

    ResponderExcluir
  7. Sammy,
    Eu acho interessante rebater argumentos discutíveis de outros leitores, mas seguramente, chamar o outro de idiota não é o caminho.
    Acho que ninguém acredita em União Soviética já há uns 20 anos.
    Não sei ao certo ao quê o leitor Molho se refere, quando afirma que os filmes são 'atentados à inteligência', mas, para ser sincero, não quero mais alimentar essa discussão.
    Comentários fazendo referência a esta polêmica não serão mais aprovados.
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Não sou tão aficcionada por cinema, mas eu gostei muito de 'A Vida É Bela'.

    ResponderExcluir
  9. se vcs acham isso pertubador??
    eh pq nao viram Salo or 120 days Sodom

    ResponderExcluir
  10. Com as novas sugestões dos leitores Bruno S., Victor e de uma leitora anônima, nossa lista fica assim:

    11. Cinzas da Guerra
    12. O Menino do Pijama Listrado
    13. Vá e Veja (concordo que este é ótimo)
    14. A Vida é Bela
    15. Saló, 120 Dias de Gomorra

    Só um adendo, Victor,
    Eu acho que Saló não cabe bem nessa lista. Embora fale de facismo em 1944, não acho que o tema seja o Holocausto.
    Tem um exagero artístico que o situaria em outra categoria, talvez como degradação, submissão, abuso de poder, violência moral, enfim... é um bom filme, chocante, mas não o vejo no tema.

    Quanto ao adjetivo "perturbador", que usei, não acho que seja exagerado. É que talvez estejamos anestesiados pelo grande número de referências que temos.

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Acho que o melhor e que ficou fora da lista é
    "O Menino do Pijama Listrado", que conta a história de um garoto filho do diretor de uma prizão nazista que faz amizade com um dos judeus presos.

    Ótima fotografia, ótimos atores, ótima trilha, ótimo roteiro e final inesperado.

    Dêem uma olhada.

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Oi Adaut,
    Como você viu nos comentários, O Menino do Pijama Listrado já estava na nossa lista reserva, mas valeu a dica!
    Pessoalmente não sou tão fã do filme como você. Vi o filme, li o livro, mas nenhum me empolgou.
    Mas é questão de gosto.
    Com certeza tem muita gente que vai concordar com você.
    Obrigado novamente!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. A vida é bela é maravilhoso. Eu acrescento à lista: Bastardos inglórios, Olga (filme nacional) e o leitor, que de alguma forma fala do assunto.

    abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Dr.
    Vamos então acrescentar suas sugestões na lista...

    11. Cinzas da Guerra
    12. O Menino do Pijama Listrado
    13. Vá e Veja (concordo que este é ótimo)
    14. A Vida é Bela
    15. Saló, 120 Dias de Gomorra
    16. Bastardos Inglórios
    17. Olga

    Eu não acho que o Bastardos é exatamente sobre o Holocausto, é mais um filme de guerra, que aliás eu gosto bastante.
    Já Olga, na minha visão, é um dos piores filmes já feitos. Mal dirigido, mal interpretado, mal roteirizado, todo ele equivocado. Preferia que ele ficasse no esquecimento. Mas a lista é democrática... fica registrada sua sugestão.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. - a vida é bela
    - a escolha de sofia

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que este filmes relatam uma vergonha da humanidade, filmes maravilhosos a Lista de shindler um dos melhores o pianista. mas a guerra de hart tb e muito bom... agora tem um filme que não sei o nome se alguem sober, conta a história de atleta Hungaro ganhador de uma medalha olimpica ... que e levado pra um campo de concentração se alguem soube o nome deste filme eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Menino do Pijama Listrado, tanto o filme como o livro são excelentes. Dentre os citados até aqui, acho ser o melhor.

      Excluir
    2. Agllailson, o nome deste filme que voce procura é " SUNSHINE - O DESPERTAR DE UM SÉCULO". Na verdade, este filme fala bem pouco sobre a 2 guerra. Ele conta a saga da família do atleta judeu húngaro. Abços.

      Excluir
    3. Obrigado!...Assisti esse filme no Corujão ou sessão de Gala em 2003/2004, mas só disse o título no começo do filme. Venho desde lá tentando encontrá-lo. Achei hoje através do teu comentário.

      Excluir
  17. Existem um ótimo filme inglês recente que ainda é pouco conhecido,chamado "O julgamento de Deus"(God on trial).
    Sinopse:Percebendo que seu extermínio é iminente, os prisioneiros tentam dar algum sentido a seu destino, colocando Deus em julgamento. Como é que a divindade que eles chamam de o Todo-Poderoso poderia abandonar o Seu povo escolhido na hora que ele mais precisa? Enquanto o som de prisioneiros sendo levados para as câmaras de gás ecoa inquietantemente através das paredes, o julgamento prossegue.

    ResponderExcluir
  18. "A lista de Schindler" realmente é o melhor sobre o tema. Irei assistir ao filme "O pianista", parece ser bom.
    Excelente lista.
    Citaram "o menino do pijama listrado", o livro. Me fez lembrar do ótimo "A menina que roubava livros", se fosse adaptado ao cinema, teria chances de entrar nessa lista reserva, Armando?

    ResponderExcluir
  19. Oi Evelyn,
    Nem se comparam. 'A Menina que Roubava Livros' é muito bem estruturado, um ótimo livro. Já 'O Menino do Pijama Listrado' é melodramático, óbvio e até um pouco apelativo. Não gostei do livro, mas o filme é ainda pior...
    Minha opinião.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca vi nem li "O menino do pijama listrado", somente o usei como referência.
    E adorei sua opinião sobre "A menina que roubava livros", é realmente um ótimo livro. Eu o adoro, um dos meus estimados na minha coleção ^^

    ResponderExcluir
  21. "A menina que roubava livros" realmente daria um excelente filme!!! Q bom encontrar pessoas que pensam assim tb!!! =)
    Nadya

    ResponderExcluir
  22. MATEMÁTICA DO DIABO, um dos melhores filmes

    ResponderExcluir
  23. A Escolha de Sofia e o Porteiro da Noite não podiam faltar.

    ResponderExcluir
  24. Tem um filme que não me lembro o nome agora que fala de um campo de concentração onde uma mulher consegue sobreviver na câmara de gas e ai eles resolvem fazer uma rebelião. Se alguem se lembrar do nome, ele é bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma menina que sobrevive a uma câmara de gás e acontece uma rebelião o nome do filme é: Cinzas da Gerra ou Marcas da Guerra

      Excluir
    2. o nome do filme é a fuga de sobibor, muito bom filme, sobre filmes de guerra katyn é muito bom, e lidice o sacrificio de uma aldeia, não falam sobre o holocausto, mas de crimes de guerra contra pessoas que n~eo era judeus.

      Excluir
  25. Pessoal,
    indico outros filmes sobre a temática:
    - As 200 crianças do dr korczak, do diretor Andrzej Wajda
    - A espiã, do diretor Paul Verhoeven
    - Arquitetura da destuição, diregido por Peter Cohen
    - Shoah, de Claude Lanzmann
    -Las películas del odio: El cine nazi en guerra contra los judíos

    No mais, sugiro que visitem o site http://www.yadvashem.org/
    O yadvashem é o primeiro e maior museu do holocausto do mundo. Fica em Jerusalem, Israel. Fiz um curso de 100 horas no local. Para quem tiver interesse sobre a temática e quiser aproveitar para conhecer a bela Jerusalém vale a pena.
    Abraços
    Juliano Nogueira
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Fabio Silva, muito bem lembrado... O nome desse filme é FUGA DE SOBIBOR. Acredito que ele entraria nesta lista entre os 10 e descartaria um deles.
    Para quem não viu vai a dica...
    FUGA DE SOBIBOR

    ResponderExcluir
  27. luciano e Fabio Silva, obrigado por se lembrarem desse filme, eu estava tentando á meses me lembrando desse filme que vi quando era rapaz.É um excelente filme.valeu.Top 10 sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  28. Agllailson Rodrigues

    Acho que o filme que voce tá falando do atleta hungaro é o The last days- james moll

    ResponderExcluir
  29. Pra mim "Bastadardps Inglórios" e A vida é bela faltaran nesta lista, sem contar com "Operação Valkiria", muito cbom filme com Tom Cruise. Apesar de "Bastardos Inglórios não ser 100% verdades, mas vale a consideração da incrível mente de Tarantino. Muito bom o BLOG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Operação Valquiria otimo e esqueceram as
      Ultimas horas de Hitles.

      Excluir
  30. "Trem da vida" acho que é um filme diferenciado que pode completar essa lista. Muito sensível e com uma abordagem bem diferente.

    ResponderExcluir
  31. Olá pessoal,,Outro pra nw ser esquecido é filme FUGA DE SOBIBOR-O campo do inferno. Se tratando de Holocauto, vai aí minha dica.

    ResponderExcluir
  32. eu recomendo o ultimo filme mais perturbador e comovente que eu já vi sobre o tema! se chama "amor e ódio". nome em ingles é "round up". o titulo original é "La Rafle" super comovente e realista! Não deixem de ver!

    ResponderExcluir
  33. Só chama o amor cristão de Pieguice quem nunca teve um verdadeiro encontro com Jesus...A família Tem Baum foi um exemplo de amor e dedicação ao evangelho...Quando um dia o autor desse infeliz comentário estiver diante do todo poderoso vai lembrar da besteira que um dia escreveu...

    ResponderExcluir
  34. eu vi um filme quando era criança mas nao lembro o nome do filme de uma familia judia q se esconde numa floresta cavam um buraco q cada menbro da familia fica num espaço num tamanhann de um corpo e passam a perseguiçao dos alemaes todos ali... é um filme bem antigo
    se alguen souber poste o nome ai pra mim
    obrigado

    ResponderExcluir
  35. Sugiro o filme "As sete moradas", também muito bom

    ResponderExcluir
  36. Alguem havia mencionado anteriormente "O trem da vida" (Train de Vie) e o cito novamente por se tratar de uma visao diferenciada sobre o tema. Ja li tambem que o Roberto Benini havia se inspirado na historia pra criar o seu "A vida e Bela".
    Quanto a Lista de Schindler, o classifico uma das grandes obras de arte no cinema contemporaneo, que tambem pode ser fiel a politica e a historia (para isso temos inclusive os documentarios), mas que possui a finalidade da arte em si, de tocar, emocionar, imortalizar. o Spielberg possui um trabalho muito serio documentando os testemunhos do Holocausto e com certeza honrou mtas vozes dessa tragedia historica com seu filme espetacular.

    ResponderExcluir
  37. Desculpe, errei no nome do filme que sugeri. Não é as sete moradas, mas "A ´setima morada", que conta a história de Edith Stein. É muito bom.

    ResponderExcluir
  38. Um filme ótimo é :AMOR E ÓDIO(Título no Brasil),La rafle(Título Original) com o belo ator Jean Reno!Fala sobre a ocupação da França por Hitler, e sobre a caça aos judeus em Paris. Vale muito a pena ver. O ano é 1942. Joseph tem 11 anos e nesta manhã de junho, deve ir para a escola. Uma estrela amarela é presa em seu peito. Ele tem o apoio de um comerciante de mercadorias e por outro lado, a ironia e zombaria de um padeiro. Entre bondade e desprezo, Joseph, seus amigos Judeus, suas famílias, aprendem a viver numa Paris ocupada, sobre a colina de Montmartre, onde eles se abrigavam. Pelo menos, é o que achavam, até a manhã de 16 de Julho de 1942, quando sua frágil felicidade desmorona. Do Velódromo D'Hiver, onde 13.000 Judeus estão espremidos, até o campo de Beaune-la-Rolande, de Vichy (Cidade Francesa ao sul de Paris) ao Terraço de Berghof, (Residência de Hitler nos Alpes, na Bavária)La Rafle (Título em Francês) segue os reais destinos das vítimas e dos carrascos. Daqueles que orquestraram tudo, daqueles que confiaram neles, daqueles que fugiram, daqueles que se opuseram. Cada personagem desse filme, existiu. Cada evento, até os mais extremos, ocorreu naquele verão de 1942.

    ResponderExcluir
  39. A Fuga de Sobibor. também é ótimo! Estou a procura dele, assisti varias vezes quando não existia ainda o dvd, era sempre em fita....

    ResponderExcluir
  40. Puxa, tem um filme que minha mãe sempre me conta que assistiu quando jovem, hoje ela tem 72 anos. É sobre duas irmãs, acho que gêmeas, uma delas é levada par ao campo de concentração e a outra se casa com um militar alemão de alta patente, o filme trata da busca da irmã casada pela sua irmã no campo de concentração. É um filme antigo, não sei o nome, nunca o vi, minha também não se lembra do título do filme, mas se alguém souber ... Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome desse filme: irmãs gêmeas- Excelente drama.

      Excluir
  41. Olá anônimo,
    Existe um filme holandês chamado 'Irmãs Gêmes' (De Twelling) que tem exatamente essa hitória, mas o filme é de 2002, baseado num livro de 2000... Sua mãe não seria tão mocinha.
    Mas é um bom filme, que chegou a ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro.
    Espero ter ajudado.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  42. A Chave de Sarah que fala da invasão dos nazistas na frança e suas consequências.
    Outro semelhante é Detenção em Massa que também tem por título Amor e Ódio.
    Outro que recomendo: Sem Destino.

    ResponderExcluir
  43. eu indico " O julgamento de Nuremberg".
    O filme é longo, porém retrata bem o holocausto e o julgamento dos "responsáveis"...

    ResponderExcluir
  44. Observei as listas e os filmes citados até agora....e acrescentaria um clássico...o fabuloso "O grande ditador"...afinal, não se pode esquecer de Charles Chaplin né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não podemos esquece-lo, hehehe. Mas...esse filme nada tem a ver com o holocausto amigo.

      Excluir
  45. O menino do Pijama listrado e incriveeel

    ResponderExcluir
  46. Não sobre o Holocaustro mas sobre a 2ª guerra mundial, Sobrevivendo com lobos. História que se passa na Belgica de outra menina.

    ResponderExcluir
  47. *continuação comentario anterior

    Tao a esquecer-se de uma grande história pahh.. Alguem que devia ter ganho o Premio nobel-da-paz e o perdeu para al-gore por defesa do meio-ambiente(imperdoável)... The Courageous Heart of Irena Sendler (2009)

    ResponderExcluir
  48. Ótima Seleção! Mas um fime incrível sobre os efeitos do holocausto nos sobreviventes dos campos é 'A Trégua', baseado no romance homônimo do Primo Levi, judeu italiano que sobreviveu a Auchswitz. O filme, e o romance, tratam da volta de Levi, e outras dezenas de italianos, para casa.

    ResponderExcluir
  49. Alguém aí lembra: Dois filmes com o ótimo ator William Dafoe, num ele é um boxeador num campo de concentração de noutro um padre que tenta ajudar civs poloneses da crueldade nazista.

    ResponderExcluir
  50. Acho que poderia ser adicionado nessa lista o filme "A queda - As últimas horas de Hitler"
    Muito emocionante e real !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom adoro filmes de Hitler

      Excluir
    2. Não, não pode ser adicionado nessa lista. Essa lista é para filmes com a tematica do holocausto. "A queda - As ultimas horas de Hitler" nada tem a ver com holocausto.

      Excluir
  51. Alguem sabe o nome de um filme que se passa no campo
    de concentração, onde as detentas formam um coral p/não
    morrerem? Grata. Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei o filme se chama: Canto de esperança, é maravilhoso estou procurando esse filme e não acho nunca.

      Excluir
    2. Rita talvez seja o filme (GHETO), muito mas muito BOM
      Arlen

      Excluir
  52. Ei pessoal, na minha opinião, está faltando o filme O julgamento de Nuremberg. Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  53. já assisti o filme filhos da guerra.

    ResponderExcluir
  54. Só não entendo porque nunca foi feito um filme sobre o tema onde se mostrasse as vítimas ciganas ou testemunhas de jeová, etc. Os judeus sempre são mostrados em filmes, livros, peças teatrais, documentários, reportagens, novelas mas nunca os outros perseguidos pelo regime nazista ( Ciganos, testemunhas de Jeová, Homossexuais, deficientes, etc ).

    ResponderExcluir
  55. "A vida é bela" é, sem dúvida, um primor e muito comovente :)

    ResponderExcluir
  56. De todos esses filmes mencionados,acho O PIANISTA sensacional a lista também é ótimo,mas um livro que daria um grande filme chama-se MAUS de Art Spiegelman, nunca li algo tão forte quanto este livro.

    ResponderExcluir
  57. Acabei de assistir ao filme a Espiã. Muito bom, a atriz pricipal convence. Se quiserem mando uma cópia (copiado da TV). Aceito trocas no mesmo tema.

    zerlin@chipweb.com.br
    www.memocine.com.br

    ResponderExcluir
  58. Também li o livro Maus realmente é inacreditável,ART SPIEGELMAN conta o depoimento de seu pai tudo em quadrinhos,como ele perdeu toda sua família e seu filhinho de 6 anos em auschwitz.

    ResponderExcluir
  59. Alguém pode me ajudar com o nome de um filme que se passa dentro de um campo de concentração, no qual há uma parte em que os alemães pegam um prisioneiro e o amarram a uma cruz de madeira como exemplo para os outros? Assisti esse filme há alguns anos, mas não me lembro do nome...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece que é: "nove dias" é a istoria de um padre catolico que é cooptado pelos nazistas para ajudar a camuflar o terror de hitler nos campos.

      Excluir
    2. o nome do filme é "NOVE DIAS"

      Excluir
  60. God On Trial é excelente. Eu recomendo também The Believer, de Henry Bean, que, apesar de ter vencido o Festival do Cinema Fantástico de Sundance, é bastante desconhecido. É um filme muito denso, e concebido como uma resposta judaica ao próprio gênero de filmes de Holocausto. Com a palavra o diretor:

    How do you feel about the way the Holocaust and the Jewish experience is portrayed onscreen? Is the film, in any way, a response?
    In some way, it is. It's not like I sat there and thought of it as a response, but implicitly and intuitively, I'm very uncomfortable with the fact that the Holocaust had become an industry. That the Holocaust is now a genre of filmmaking. That the Holocaust has become really the religion of so many American Jews. That's the form their religion takes: it's about their slaughter. And I think it feeds into the conflict in the Middle East — this competition of martyrdoms: who's going to be a bigger martyr? Why are people bragging about how much they've suffered? Why shouldn't they be ashamed about how much they've suffered? I hated the Roberto Begnini film. And I hated, for similar reasons, Schindler's List.
    http://www.nerve.com/content/twist-of-faith-an-interview-with-the-believer-director-henry-bean

    ResponderExcluir
  61. Não sei se alguém já citou mas eu lembraria de:

    "Kapó" (1959) Direção: Gillo Pontecorvo

    "Amarga Sinfonia de Auschwitz"(1980) Direção: Daniel Mann e Joseph Sargent

    E "Adeus, Meninos" (1987) Direção: Louis Malle (embora este último não tenha o Holocausto como principal tema)

    ResponderExcluir
  62. "Adeus, Meninos" é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  63. Vi uma vez um filme que se inicia em um campo de concentração com o filho ainda criança se separando dos pais e termina com o encontro deles. Me lembro que achei mto bom o filme e gostaria de rever. Alguem tem ideia de qual seria?

    ResponderExcluir
  64. O Levante do Gueto de Varsóvia, e o GHETO, são ótimos filmes até estranhei que ninguem comentou sobre eles.

    ResponderExcluir
  65. Alguém lembra de um campo de concentração onde ele mantinha uma menina escondida, mentia para protege-la,carregava pedras nos caminhões, e no final eles o fuzilaram ?

    ResponderExcluir
  66. alguem me sabe dizer o nome de um filme muito parecido com o menino do pijama as riscas,se bem me lembro tambem metia aviões.
    vi esse filme a cerca de 30 anos atras em frança era um filme americano

    ResponderExcluir
  67. um filme maravilhoso é um ato de liberdade perfeito o filme recomendo

    ResponderExcluir
  68. aee irmao estou afim de assistir tudo que e filme de holocausto tem sugestoes obrigado...

    ResponderExcluir
  69. ae irmao voce poderia mi fornecer nomes dos melhores filmes falando de holocausto ' e falando da guerra em si obrgado

    ResponderExcluir
  70. muito boas as dicas, valeu

    ResponderExcluir
  71. vcs lembram de um Filme que era sobre os judeus sendo mortos ? e tinha um homem que eu acho que era um dos principais ele ficava falando para o menino que aquilo era um brincadeira de pique?
    muito antigo mesmo aii no final os soldados levam ele pra trás de um lugar lá e o matam aii enquanto ele vai indo pra esse lugar ele vai andando igual um soldado olhando para o menino..

    ResponderExcluir
  72. "Um sinal de esperança"1996
    " O trunfo do espírito” (1989); são muito bons também

    ResponderExcluir
  73. Pessoal, boa noite.
    Há muito tempo estou tentando saber o nome de um filme que assisti na tv e gostaria muito que alguém me ajudasse. Lembro de alguns detalhes: Algumas pessoas foram capturadas e levadas a um local que se assemelhava a um campo de concentração ou algo do tipo. Ninguém conseguia fugir, embora alguns tivessem tentado. Duas cenas me marcaram mto. A primeira era sobre a tentativa de fuga dos homens daquele local. Quando os "agentes/soldados" perceberam fizeram com que todos os homens deitassem no chão, como punição e começaram a atirar nas cabeças de cada um deles. Enquanto isso, dois amigos, mto próximos tentam se consolar e se confortar segundos antes da morte. Eles conversavam entre si. Um parecia mais corajoso e dá a mão para seu amigo, enquanto esse seria morto. Logo após de assistir a execução do seu amigo, ali ao lado dele deitado, ele começa a chorar e deixa escapar seu medo tb. Morre da mesma forma. A segunda cena marcante foi de uma mulher, obrigada a declarar algo que esses soldados/agentes perguntaram a ela. Como ela não tinha essa informação e eles não acreditaram, colocaram todas as crianças (meninas) em pé, uma ao lado da outra e a cada pergunta feita à mulher e não respondida, eles executavam uma das crianças. Várias foram mortas. Na última (a menorzinha delas), a mulher que realmente não tinha a resposta, se viu tão desesperada que saiu correndo em direção as cercas elétricas e se matou com o choque elétrico disparado contra si própria. Filme mto chocante, mas mto bem feito. Alguém sabe qual o nome? Não me lembro do ano de exibição... Obrigada!

    ResponderExcluir
  74. Anne Frank não era Holandesa , mas sim alemã. Ela nasceu em Frankfurt , em 1929. Mais tarde, em 1933 (que por acso foi o ano em que Hitler subiu ao partido, tornando oficial na Alemanha),é que se mudou para a Holanda mais concretamente Amesterdãm.

    ResponderExcluir
  75. Gente, cadê o cinema nacional? OLGA é um baita filme!
    A vida é Bela também é lindo.
    Pra quem gosta de história, acabei de ler "A menina que roubava livros", simplesmente demais.

    ResponderExcluir
  76. Me obrigo a mencionar "Olga", um dos melhores do cinema nacional.
    Pra quem gosta de ler, indico "A menina que roubava livros". Terminei de ler agora e ainda to emocionada!(Daria um ótimo filme)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane,
      Considero 'Olga' um péssimo filme.
      Mentiroso, afetado, artificial, arrastado...
      Mas respeito seu gosto pessoal.
      Se conhece um pouco do meu trabalho, sabe que eu valorizo muito o cinema nacional, mas infelizmente, 'Olga' é ruim.
      Abs!!!

      Excluir
  77. Armando, podes me passar por favor títulos de filmes sobre o Holocausto indicados para crianças e adolescentes, excluindo O menino do pijama. Gostei muito do "Adeus, meninos" e acho que este é adequado para adolescentes. Grata!

    ResponderExcluir
  78. Assisti " Matemática do diabo" e " Trem da Vida" e gostei muito.

    ResponderExcluir
  79. DOS ANJOS ARTESANATO........... acredito que esteja falando do filme "A vida é bela"...

    ResponderExcluir
  80. a Chave de Sarah filme muito bom.

    ResponderExcluir
  81. Como poderiam esquecer do Filme ( Amém ), fala a historia de um oficial da ss que intercede junto ao um padre de grande influencia no vaticano , para impedir o massacre aos judeus nos campos de concentracao.
    Obrigado pelo blog, Vania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim o melhor filme é a miniserie "ventos da guerra" e "lembranças da guerra" È passada de 1938 a 1945.È a historia de uma familia americana.Tem de tudo desde ação,romance,traição, campo de concentração.São 36 horas de filme.Espetacular

      Excluir
    2. Vania, boa tarde. Gostei da sua indicação e consegui baixar "ventos da guerra" ou "The Winds of War" (1983 - 843m), com relação ao outro que menciona "lembranças da guerra" por acaso "Memorial Day" - Lembranças de uma guerra em Português?

      Na sua grafia vc diz "Lembranças da Guerra" e eu só encontro com a grafia "Lembranças de uma Guerra", é o mesmo filme com grafias diferentes ou não?Pode me ajudar aí?

      Obrigados, abs.

      Excluir
    3. Vânia, boa tarde.

      Segui a sua indicação e como também dos demais colegas. Baixei a minissérie indicada por vc "ventos da guerra" ou ""The Winds of War" (1983 - 843m).

      Com relação a ""lembranças da guerra" eu encontrei "Memorial Day" - Lembranças de uma Guerra, então pergunto a vc: é o mesmo filme, porém, com grafia dirente?Pode me ajudar ai?

      Em tempo: agradeço a todos pelas indicações e claro ao adminstrador do Blog.

      Obrigado,Abs.

      Excluir
    4. Vania, boa tarde.

      Consegui baixar "ventos da guerra" ou "The Winds of War" (1983 - 843m).

      Em relação a "lembranças da guerra" só encontro "Memorial Day" - Lembranças de uma guerra, então pergunto: é o mesmo que vc indica?Pode me ajudar?

      Abraços e obrigado.

      Excluir
  82. Faltou na lista o filme " FUGA DE SOBIBOR (1987)"

    ResponderExcluir
  83. Alguem saberia me ajudar assisti a um tempo atras um filme que retratava da guerra entre alemaos ejudeos e uma moca com sua irma esconde uma grande familia de slemaos em seu soton foi baseado em fatos reais muito bom mas nao me lembro o nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria tbm de saber...acho que é o mesmo livro que li há pelo menos uns 35 anos atrás...havia duas irmãs que ajudavam escondendo os judeus e acabaram capturadas e foram separadas...uma delas fica em um campo de concentração e vive todo o horror existente lá...mas consegue sobreviver...não consigo lembrar o nome do livro e deve ter virado filme...se alguém souber...

      Excluir
  84. Olá, um anônimo acima postou a seguinte dúvida: "eu vi um filme quando era criança mas nao lembro o nome do filme de uma familia judia q se esconde numa floresta cavam um buraco q cada menbro da familia fica num espaço num tamanhann de um corpo e passam a perseguiçao dos alemaes todos ali... é um filme bem antigo"

    e eu procurou esse filme há anos mas nunca encontrei. A história é essa, uma família numerosa se refugia da guerra em um buraco no chão, é tão apertado que eles tem que ficar em pé e se alimentam muito pouco, na maior parte das vezes de batatas. Aos poucos, um por um vai morrendo. Além disso, lembro que, ao final, um ou dois irmãos conseguiam sobreviver e fugir, achando os restos mortais do irmão mais novo na floresta (ou algum lugar assim). O filme é baseado em fatos reais, no final mostra o único sobrevivente, já idoso na época, contando sobre a experiência e ele estava morando em um país da américa latina (não lembro qual, argentina, chile, uruguai...)
    Quem souber por favor mande um email para charlottelisbon@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  85. Faltou ai "Em nome da raça e da ciência"

    ResponderExcluir
  86. olá alguém sabe o nome do filme que as pessoas são livros andantes é um pouco antigo...

    ResponderExcluir
  87. gostaria de saber os filmes aonde falam nome de ANNE FRANK, alguém pode me ajudar?
    obrigado

    ResponderExcluir
  88. FUGA DE SOBIBOR....Muito comovente, real!

    ResponderExcluir
  89. Não entendo muito do assunto mais um filme que talvez também poderia fazer parte dessa lista seria um chamado “Suskind” que é bem semelhante a “a Lista de Schindler”. Aqui esta a sinopse (Amsterdam, 1942. Em uma tentativa de salvar um grupo de crianças do Holocausto, Walter Süskind, um judeu alemão, faz amizade com o oficial nazista Aus der Fünten. Baseado em uma história verdadeira, Süskind conseguiu salvar centenas de crianças holandesas dos campos de extermínio) se alguém poder comferir. Ano de Lançamento: 2012, estréia no Brasil: 2012, Direção: Rudolf van den Berg

    ResponderExcluir
  90. Eu vi algumas vezes um filme, aliás, acho q eram dois ou tres filmes e cada um tinha tres histórias de guerra, nao lembro os nomes e nem todas histórias, mas lembro que uma era a historia de um jovem alemã que se apaixna por um rapaz que está no campo de concentração q fica separado da casa dela por apenas uma cerca. Ela ajuda ele e uns amigos a fugirem.
    Outra história e de um circo que escondia alguns judeus disfarçados entre os artistas da trupe, porem nem todos no circo sabiam dessa "traição" dos donos do circo
    Gostaria de revê-los, mas nao lembro o nome dos filmes

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!