quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Os 10 Melhores Filmes de 2009



Quem acompanha minhas listas sabe que eu não costumo fazer listas de melhores, pois acho este conceito muito subjetivo.
Minhas listas são indicativas de filmes que representam bem os temas abordados, geralmente em ordem aleatória ou cronológica.
Mas não resisto à tentação de fazer minhas escolhas pessoais dos melhores filmes de 2009, no último dia do ano.
Fiz uma pré-lista com 40 filmes e cheguei a apenas 10, com muita dor. O critério é que os filmes tinham que ter sido lançados no circuito comercial de cinema em São Paulo no ano de 2009, portanto não entram aqueles lançados só em DVD ou apenas nas Mostras de Cinema, o que seguramente mudaria minha seleção.
Destaco que esta lista representa a minha opinião e convido quem discordar ou quiser dar suas próprias sugestões a utilizar os comentários para este fim.
Aproveito para desejar um ótimo 2010 a todos!


1.  A Partida (um violoncelista fica sem emprego e volta à cidade natal com a esposa. lá começa a trabalhar como agente funerário, indo contra a vergonha da esposa, mas aos poucos se orgulhando do seu trabalho. um filme japonês pequeno, que nos faz refletir. belíssimo)


2.  Avatar (a tão esperada volta de James Cameron aos cinemas não decepcionou. se o roteiro é uma reciclagem de clichês - ou referências para ficar mais bonito -, a parte técnica é impressionante e um marco no cinema, como foi, um dia, Guerra nas Estrelas. só isso já faz dele um filme importante. e não dá para negar, é empolgante)


3.  Gran Torino (Clint Eastwood está cada dia melhor. neste filme ele consegue distanciar-se e  dirigir-se bem como ator. interpreta um veterano da guerra da Coréia, que tem que confrontar seu preconceitos ao se relacionar com os vizinhos imigrantes coreanos. outro filme pequeno e bem feito)


4.  Foi Apenas um Sonho (um filme pouco valorizado pela crítica no Brasil, tem uma força a ser descoberta. trata da desilusão com o sonho americano nos anos 1950. Leonardo DiCaprio e Kate Winslet são um jovem casal que, descontente com a vida medíocre que se desenha, decide largar tudo e mudar-se para a França. um filme triste, com uma amargura contida, mas desesperada. mais um belo trabalho de Sam Mendes)


5.  Milk, a Voz da Igualdade (cinema bom, com uma história bem contada, como há muito não se via. conta a biografia de Harvey Milk, o primeiro político abertamente gay a ocupar um cargo eletivo nos EUA, mas que acabará assassinado em 1978. interpretação sobrenatural do grande Sean Penn e um elenco de apoio também fantástico. direção segura de Gus Van Sant)


6.  Bastardos Inglórios (o amigo Lucas, no twitter, diz que Tarantino não faz cinema. seja o que for que ele faz é uma delícia de assistir. o diretor tem uma noção de rítmo como poucos. o filme conta histórias paralelas de uma jovem judia que tem a família morta pelos nazistas na França ocupada e de um grupo de soldados judeus americanos, que atacam nazistas com toques de sadismo. as histórias se convergem num final apoteótico. mais um tiro certeiro de Quentin)


7.  Deixe Ela Entrar (a grata surpresa do ano vem da Suécia. um filme sobre uma vampira adolescente, que se instala num apartamento próximo ao de um frágil garoto de 12 anos, por quem se apaixona. sangue novo sobre o tema)


8.  Entre os Muros da Escola (um professor de francês de uma escola da periferia de Paris entra em atrito com um grupo de alunos, que contestam seus métodos. um panorama do caldeirão de etnias da França contemporânea, num filme ágil e tenso, com um ótimo roteiro)


9.  O Fantástico Senhor Raposo (animação de Wes Anderson, para a qual ele consegue transportar sua visão irônica. George Clooney dá voz e alma para o raposo que vive como um jornalista, pai de família de classe média, mas que não resiste à tentação atávica de roubar galinhas. o que acaba colocando a comunidade de bichos em confronto com os fazendeiros. brilhante, original, divertidíssimo)


10.  Quem Quer Ser um Milionário? (Danny Boyle juntou Bollywood a Hollywood e fez um filme delicioso. um rapaz pobre, ex-menino de rua de Mumbai, participa de um programa de prêmios na tv e começa a suscitar desconfiança da produção por acertar todas as questões e se aproximar do inédito prêmio milionário. ganhou exagerados 8 Oscars, mas é um ótimo filme)

11 comentários:

  1. Que lista ótima, todos que eu tive o prazer de assistir são realmente trabalhos magníficos. Parabéns pelo trabalho, continue com ele em 2010. Feliz ano novo!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lucas!
    Vou continuar sim. É um vício, hehe
    Feliz 2010 para você também!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Bacana, Armando. Não concordo com algumas escolhas, mas reconheço que é uma bela lista. Feliz Ano Novo com centenas de bons filmes para ficar cada vez mais difícil escolher 10.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Carlos!
    Eu também vi sua lista e haviam dois filmes que eu não vi (A Janela e 3 Macacos), que fui correndo baixar, rsss
    Também lhe desejo um ótimo 2010, cheio de ótimos filmes.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Grande, gostei da seleção, apesar de boa parte ainda não ter conseguido assistir....Em relação a Avatar concordo, infelizmente, se tivesse um roteiro bem amarrado e uma história fora de clichês ia ser o filme do século, ou por boa parte dele!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu nunca assisti nenhum desses.
    Aliás tanto tempo que nnão assisto um filme pela primeira vez. Só reprise, reprise, reprise.
    Qualquer dia, quero assistir um filme com vc hahahahahsahahahahaha
    Tá????

    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. O único filme que vi da sua lista está em 10º lugar -( Quem quer ser um milionário),filme este que na minha lista particular figura em 2º motivo mais do que suficiente para ver os demais o mais rápido possível.
    Adoroooo cinema, amei sua lista.

    Obrigada
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Excelente lista...
    Gran Torino, A Partida gostei muitooooooooooo.!

    ResponderExcluir
  9. os filmes sao bons,mas estao longe de serem otimos filmes.

    ResponderExcluir
  10. Deixe Ela Entrar é muito sinistro oO' kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!