quinta-feira, 4 de março de 2010

10 Filmes de Trocas de Sexo



Homens se passando por mulheres, mulheres se passando por homens, mulheres se passando por homens, se passando por mulheres...
O cinema sempre usou e abusou das trocas de sexo, principalmente para efeitos cômicos.
Esta lista traz 10 filmes, como sempre, com diferentes abordagens do tema.


A lista de hoje foi sugerida e bastante ajudada pelo meu primo Rodrigo. Estejam todos à vontade para sugerir e colaborar!


1.  Victor ou Victória? (na Paris de 1934, uma cantora lírica desempregada - Julie Andrews - conhece um cantor que também havia sido demitido. juntos eles articulam um plano, no qual ela se faz passar por um conde, que seria um transformista. mas a farsa se põe a perder quando ela se apaixona por um gangster, que pensa que ela é um homem... comédia divertida de Blake Edwards, com ótimas canções)


2.  Yentl (Barbra Streisand é uma jovem judia que se faz passar por homem, para poder aprender o Talmud, um privilégio masculino. para complicar, ela se apaixona pelo colega de estudos e, por outro lado, a filha do rabino se apaixona por ela, todos pensando que trata-se de um rapaz. complicado acreditar nessa premissa, mas o filme não é ruim e tem uma bela fotografia)


3.  Tootsie (Dustin Hoffman é um ator de temperamento difícil e perfeccionista, que resolve se travestir de mulher para disputar um papel feminino numa telenovela. ele consegue e seu personagem torna-se um sucesso, o que se complica quando ele se apaixona por outra atriz - Jessica Lange, que levou o Oscar de coadjuvante. bem estruturado e divertido filme de Sydney Pollack)


4.  Quanto Mais Quente Melhor (na Chicago de 1929, dois músicos desempregados - Jack Lemmon e Tony Curtis -, acidentalmente presenciam o massacre de São Valentim e têm que fugir dos gangsters. para isso, colocam trajes femininos e se juntam a uma banda de mulheres, que saem em excursão para Miami. comédia genial de Billy Wilder com Marilyn Monroe no seu auge)


5.  Uma Babá Quase Perfeita (Robin Williams é impedido pela ex-esposa de ver os filhos e tem uma idéia inusitada, veste-se como uma simpática senhora inglesa, para pleitear o cargo de babá deles. esta situação, obviamente, provoca muitas situações engraçadas e a redenção do personagem. o filme resultou agradável e foi um enorme sucesso de público)


6.  Connie e Carla, as Rainhas da Noite (as ótimas Nia Vardalos e Tony Collette são duas cantoras, que presenciam um assassinato e têm que fugir da máfia. vão para Los Angeles, onde resolvem arrumam emprego numa boate gay como... drag-queens, ou seja se fazem passar por homens, se passando por mulheres... e, claro, se apaixonam por um frequentador hetero. divertido e com boa trilha sonora)


7.  Priscilla, a Rainha do Deserto (três drag-queens de Sydney - Terence Stamp, Hugo Weaving e Guy Pearde - são contratados para um show num resort em pleno deserto australiano e vão até lá num ônibus caindo aos pedaços, chamado de Priscilla. clássico. trilha sonora divertida, com  base nas canções do Abba e um ótimo figurino, que ganhou o Oscar)


8.  Para Wong Foo, Obrigada por Tudo, Julie Newmar (três amigos - Patrick Swayzee, Wesley Snipes e John Leguizamo - estão indo de carro, de Nova York para Hollywood, participar de um concurso de drag-queens e acabam perdidos numa cidadezinha caipira, onde nada acontece. lá primeiro assustam, depois cativam os moradores, com sua presença divertida. imitação inferior, mas divertida, de Priscilla)


9.  As Damas de Ferro (um curioso e divertido filme tailandês de 2000, que chegou ao nosso circuito comercial. um jogador de vôlei, constantemente discriminado por ser gay, era sempre cortado dos times e decide montar um time de homens, mas todos gays, na maioria travestis ou transexuais. e o time vai bem e chega a ganhar o campeonato local. o mais curioso é que se baseia numa história real)


10.  Café da Manhã em Plutão (conta a história de um travesti, numa pequena cidade da Irlanda nos anos 1970. filho do relacionamento de uma doméstica e do padre local, foi abandonado e criado por uma tia, que não suporta seu jeito afeminado. expulso de casa, ele vai ir para Londres, onde consegue encontrar sua própria identidade. lá se relaciona com um político, que acaba morto pelo IRA. direção segura de Neil Jordan e uma grande interpretação de Cilliam Murphy)


Listas correlacionadas: 10 Filmes Gays, (mais) 10 Filmes Gays e 10 Filmes de Lésbicas.

14 comentários:

  1. Faltou esse: http://www.listal.com/movie/transamerica-2005

    ResponderExcluir
  2. Cade transamérica?!?! o_ô

    ResponderExcluir
  3. Tem um filme chamado Swift - Trocaram Meu Sexo, que aborda essa questão da troca de sexo de maneira bem inistada e divertida.

    Abraços!!

    Rayan.

    ResponderExcluir
  4. pow faltou o boys don't cry, que deu oscar pra hilary swank

    ResponderExcluir
  5. Falto "Transameria" e " Boys Don't Cry" dois filmes fantásticos de troca de sexo!!!!

    ResponderExcluir
  6. faltou madame butterfly de 93 com jeremy irons e traidos pelo desejo de 92 que ganhou o oscar de melhor roteiro original

    ResponderExcluir
  7. Breakfast on Pluto....meu filme favorito. O nome do protagonista é CilliaN Murphy ;)

    ResponderExcluir
  8. Falta A pele que habito

    ResponderExcluir
  9. Pow falta um que era tipo 2 adolescentes estudantes que tinham uma vida bem diferente e certo dia em uma excursão da escola eles discutiram em frente a uma estatua pelo que me lembro ai eles amanheceram com corpos trocados.

    ResponderExcluir
  10. Nunca vi esse filme: Café da Manhã em Plutão. Não encontro..... ;/

    ResponderExcluir
  11. Boa lista, mas pena que são só 10 porque senti falta de Curvas Perigosas.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!