quarta-feira, 11 de novembro de 2009

10 Filmes com Péssimas Mães



As mães são símbolos de amor, compreensão, união da família... Mas nem sempre é assim no cinema.
Selecionei alguns filmes com as piores mães da história do cinema, numa lista de 10.


Como não costumo repetir filmes, aproveito para fazer uma homenagem às cruéis mamães Norma Bates (Psicose), Sra. Voorhees (Sexta-Feira 13) e, especialmente, Margaret White (Carrie), que estiveram em listas anteriores e por isso não entrarão nesta.


1.  Mamãezinha Querida - Joan Crawford (Faye Dunaway encarna a famosa atriz, que sob a ótica de sua filha, teria sido calculista na vida profissional e sentimental e tirânica na criação de seus filhos adotivos. um involuntário clássico camp, por seus excessos, mas com bom humor pode ser bem divertido, principalmente na cena do cabide)


2.  Jogue Mamãe do Trem - 'Momma' Lift (Anne Ramsey é a mãe dominadora de Owen - Danny DeVito -, nesta comédia inspirada no clássico Pacto Sinistro de Hitchcock. numa viagem de trem ele conhece Larry - Billy Crystal - e descobrem que ambos querem ver mortas as mulheres que atrapalham suas vidas. Owen então decide que ele matará a ex-esposa de Larry, que em troca matará sua mãe. mas matar 'momma' Lift não vai ser tão simples)


3.  Mamãe é de Morte / Serial Mom - Beverly Sutphin (Kathleen Turner é a mãe perfeita, amorosa, dedicada à família, que faz qualquer coisa para proteger os seus... inclusive matar todos os que se atrevem a cruzar seu caminho)


4.  Os Excêntricos Tenenbaums - Etheline Tenenbaum (Anjelica Huston é a mãe gelada, egoísta, orgulhosa, que se acha muito importante e criou três filhos igualmente egoístas. ela está prestes a casar com seu contador, quando o patriarca da família - Gene Hackman - decide reconquistá-la e tentar aproximar a família)


5.  Sob o Domínio do Mal - Elanor Iselin (Angela Lansbury é a mãe ambiciosa que aproveita a volta do filho como herói da guerra da Coréia, que na verdade aconteceram em função de uma lavagem cerebral coletiva, para executar suas tramas políticas. o filme é muito confuso e absurdo, mas, por algum motivo foi muito elogiado pelos maiores críticos americanos)


6.  Coração Selvagem - Marietta Fortune (Diane Ladd é a mãe rica e egoísta, que não aceita o namoro da filha, não para protegê-la, mas por desejar o rapaz - Nicolas Cage - para ela. como ele a repudia, manda um capanga matá-lo, o que não dá certo e coloca o casal em fuga. um bom filme do sempre estiloso David Lynch)


7.  Um Crime Americano - Gertrude Baniszewski (Catherine Keener é uma mãe solteira de sete, que aceita cuidar de mais duas garotas - uma delas Ellen Page - para um casal de artistas circenses, em troca de dinheiro. mas ela prende as meninas no porão, nas piores condições possíveis. bom filme de TV, baseado numa assustadora história real, passada em 1965)


8.  A Primeira Noite de um Homem - Mrs. Robinson (Anne Bancroft está fantástica como a mãe sensual, que conquista um garotão recém-formado - Dustin Hoffman. Mas o rapaz tem o azar de se apaixonar pela filha dela, o que a deixa furiosa... obra-prima do cinema americano, com ótima direção de Mike Nichols e trilha clássica de Simon e Garfunkel)


9.  Gente como a Gente - Beth Jarrett (Mary Tyler Moore é a mãe fria e amarga, mais preocupada em manter as aparências após a morte acidental do seu primogênito do que amparar o caçula, que se considera culpado pelo acidente. segura estreia na direção de Robert Redford, num filme poderoso e imperdível)


10.  À Procura da Felicidade - Linda Gardener (Thandie Newton é a mãe irresponsável, que cansada de passar por necessidades financeiras, abandona o marido - Will Smith - e o filho pequeno sem olhar para trás. um bom filme, feito para chorar)


PS: Meses depois de ter feito esta lista, assisti 'Precious' e acho que a Mary de Mo'nique merece uma menção especial. Ela é tão ruim, que parece saída de um filme de terror.

10 comentários:

  1. Beverly Sutphin não é uma péssima mãe, ela é uma péssima vizinha... :)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,
    Se você acha que uma mãe serial killer é um modelo de mãe...
    :-)
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. "The pursuit happyness" nos faz detestar Thandie Newton. Tal ato de abandono é repugnante.
    Ainda não assisti "Precius" e pra falar a verdade nem sei se quero assistir, de acordo com comentários parece muito violento.

    ResponderExcluir
  4. Qdo vi a lista lembrei de cara da mãe da Precious!!! Eita mulherzinha ruim! Mas no geral achei um ótimo filme! Pra quem gosta de drama... muuuuuuuito drama!
    Nadya

    ResponderExcluir
  5. O nome correto do fime 10 é "À procura da Felicidade".

    ResponderExcluir
  6. A casa de vidro 2 deveria estar na lista

    ResponderExcluir
  7. Discordo plenamente do 10. Ela amava o filho e queria levá-lo consigo quando saiu de casa. E levou! Mas o pai exigiu o garoto de volta e foi buscá-lo depois da creche no dia seguinte. Depois ela teve uma oportunidade de emprego em uma outra cidade e foi. Ela passava necessidade e não levava fé nos planos do marido, amargurada resolveu deixá-lo, mas não ao filho. Inclusive vemos como ela sofre quando o marido bate o pé e diz que ela não vai levar o garoto.
    Reconsidere vai, não tem nem comparação com as outras mães da lista!

    ResponderExcluir
  8. Engraçado, quando vi as imagnes no início do post, achei que a foto da mãe de "Jogue a mamãe do trem" iria retratar a mesma atriz em "Os Goonies", afinal ela é a mãe dos terríveis "irmãos Fratelli" no filme. Mas tenho de reconhecer que ela está ainda "pior" no filme escolhido para a lista.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!