segunda-feira, 9 de novembro de 2009

10 Filmes de Faroeste


O gênero faroeste foi um dos que definiu o cinema americano. Ele reinou até a década de 1960, praticamente desapareceu por cerca de 20 anos e ressurgiu nos anos 1990, mais maduro.
Na colonização da América, as cidades ao leste, por estarem mais próximas da Europa, se desenvolveram rapidamente, mas era necessário conquistar o oeste selvagem. Nessa exploração, os novos colonos enfrentavam - e dizimavam - índios e bandidos, que se aproveitavam do isolamento para fazer do far-west uma terra sem lei.
Foram centenas de grandes filmes do gênero e já peço desculpas antecipadas por destacar apenas 10. Peço que complementem minha lista nos comentários.


1.  Matar ou Morrer - High Noon (Gary Cooper é um xerife, que na manhã do seu casamento, fica sabendo que um bandido que prendeu, chegará no trem do meio-dia para matá-lo. ele decide enfrentá-lo num duelo, praticamente sozinho e contra a vontade de sua noiva - Grace Kelly. clima tenso, reforçado pela trilha de Dimitri Tiomkin, neste filme absolutamente perfeito. a obra-prima de Fred Zinnemann)


2.  Os Brutos Também Amam - Shane (após afugentar um grupo de desordeiros, contratados por um barão do gado para desocupar as terras da cidade, um pistoleiro solitário passa a ser idolatrado pelos fazendeiros e especialmente por um garotinho. um filme sensível, que fala de amizade, lealdade e sentimentos, mais do que de tiroteios. belas trilha e fotografia num clássico indispensável)


3.  Três Homens em Conflito - Il Buono, il Brutto, Il Cattivo (em meio à guerra civil americana, três homens - Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach - fazem de tudo para colocar as mãos em uma fortuna roubada.e escondida num cemitério. cada um deles sabe uma parte da sua localização e têm que se unir, mas não estarão dispostos a dividir. obra-prima de Sérgio Leone e do 'faroeste espaguete', produzido na Itália, a partir da idealização do oeste americano. valorizado ainda pela trilha inesquecível de Ennio Morricone)


4.  Rastros de Ódio - The Searchers (clássico de John Ford. John Wayne é um homem que sai em busca de vingança contra índios que mataram sua família, ao mesmo tempo que tenta resgatar com vida sua sobrinha capturada. um roteiro preciso, num grande filme)


5. Butch Cassidy e Sundance Kid (dois assaltantes de trens e bancos - Paul Newman e Robert Redford -, vivem de seus crimes até começarem a ser perseguidos pela polícia e fugir para a América do Sul, onde acham que terão tranquilidade. dirigido por George Roy Hill, o filme trouxe juventude ao gênero. ficou famoso pela canção de Burt Bacharach, "Raindrops Keep Fallin' on my Head")


6.  Dança com Lobos (um herói da cavalaria na guerra civil, escolhe ser enviado para um posto distante, num local dominado pelo povo Sioux/Lakota, pelo qual acaba se aproximando e se identificando. um faroeste moderno, com as preocupações humanistas e politicamente corretas dos anos 1990, mas bem estruturado pelo ator e diretor Kevin Costner. ganhador de 7 Oscars)


7.  Sete Homens e um Destino (ótima adaptação do clássico "Os Sete Samurais" de Akira Kurosawa. habitantes pacíficos de um vilarejo mexicano, cansados de serem atacados e roubados por bandoleiros, contratam um grupo de sete pistoleiros para protegê-los. a excelente trilha épica de Elmer Bernstein virou tema do cigarro Marlboro)


8.  Os Imperdoáveis (Clint Eastwood é um pistoleiro aposentado que aceita voltar à ativa quando lhe oferecem mil dólares para matar os homens que cortaram o rosto de uma prostituta. um filme que ressuscita de vez o gênero pelas mãos de Clint, aqui também o diretor, que já foi um dos responsáveis pelo renascimento do gênero na Itália. 4 Oscars merecidos para filme, diretor, edição e para o ótimo Gene Hackman, como coadjuvante) 


9.  O Tesouro de Sierra Madre (um brilhante filme de John Huston, sobre a ganância. Humphrey Bogart é um mendigo americano numa cidadezinha do México, que conhece um minerador - Walter Huston, ganhador do Oscar - no albergue local, onde ouvem histórias de ouro fácil nas montanhas da serra Madre. eles e mais um amigo, decidem se aventurar em busca do ouro. tudo vai em clima de camaradagem, até que o ouro começa a aparecer e modificar o comportamento dos três)


10.  Meu Ódio Será Tua Herança - The Wild Bunch (um grupo de foras-da-lei envelhecidos começa a perceber as mudanças no oeste, modernizado com a chegada das ferrovias, onde seu estilo de vida não cabe mais. decidem então cometer um último grande golpe para garantirem sua aposentadoria. a genial violência estilizada de Sam Peckinpah e a profundidade psicológica dos personagens, fazem deste um dos melhores filmes do gênero)

Veja ainda: "10 Faroestes Espaguete"


67 comentários:

  1. No lugar do dança com lobos, coloca o DÓLAR FURADO ou até o "novo" JOVEM DEMAIS PARA MORRER.

    ResponderExcluir
  2. Faltou Django na lista. Clássico do faroeste...

    ResponderExcluir
  3. Sacrilégio! Faltou o maravilhoso "ERA UMA VEZ NO OESTE" de Sérgio Leone. Clássico sensacional, atores, música, cenários, tudo perfeito!

    ResponderExcluir
  4. JH,
    Você não imagina a dor de escolher apenas 10 filmes de uma categoria com tantas obras-primas. Coloquei apenas um representante do western spaghetti nesta lista, para que ela fosse representativa, mas concordo com você, é um sacrilégio.
    Para diminuir minha culpa, veja a lista de "10 Filmes com Trilhas de Ennio Morricone". C'era una Volta il West está lá.

    Com a contribuição dos leitores, nossa lista aumentou um pouco:

    11. Era uma Vez no Oeste
    12. Dólar Furado
    13. Jovem Demais Para Morrer
    14. Django

    Obrigado pelos comentários.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Era uma Vez no Oeste deveria estar no lugar de Dança com Lobos vei:/ mas isso eh uma lista pessoal....vlw ;D

    ResponderExcluir
  6. Entendo a dificuldade de escolher 10 filmes de determinada categoria.
    Dou a minha contribuição:
    Onde Começa o Inferno(Rio Bravo), 1957, de Howard Hawks, com John Wayne e Dean Martin, considerado por alguns o melhor western já realizado. Esse filme serviu de inspiração para o atual Assalto à 13ª DP.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  7. Igor,
    Nem se compara. Claro que gosto mais de Era uma Vez no Oeste que de Dança com Lobos, mas eu queria uma lista que representasse as diversas fases.

    Flávio,
    Ótima contribuição, estava também no meu short-list...

    15. Onde Começa o Inferno

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi armando adoro o seu blog e acompanho a anos ,ja assisti muitos filmes que nem conhecia por causa de suas listas ,e ja indiquei muitos tambem a amigos ,so duas ideias, vc poderia que sabe fazer uma lista de faroestes de jhon wayne ,ou uma lista de filmes baseados em edgar allan poe ,um abraço e tudo de bom

      Excluir
  8. Um que eu gostei bastante foi o " Road to Yuma "

    ResponderExcluir
  9. A lista está ótima, mas
    concordo com os companheiros:
    Era uma vez no Oeste é uma
    obra prima do western.

    Um abraço para ti Armando.

    Diego.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,
    Imagino que você se refira a Os Indomáveis (3:10 to Yuma), realmente é um bom filme.

    16. Os Indomáveis

    Diego,
    Vocês vão mesmo me crucificar por não colocar Era Uma Vez no Oeste, rsss
    Entrem na lista de Trilhas do Ennio Morricone e vejam ele lá, comentado e com a trilha para ouvir :-)

    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc esta crucificado sim por não colocar no topo da lista "Era Uma Vez no Oeste"

      Excluir
  11. Bom ver aqui no comentarios que existem bastante fãs de western. Geralmente quando eu escrevo sobre esse genero, todo mundo que comenta fala que nao conhece. Grande abraço, e parabéns pelo ótimo post!!

    ResponderExcluir
  12. Acrestence mais uns a lista: o clássico Por um punhado de dólares e Por uns dólares a mais. Grande Leone. Certamente Era uma vez no oeste deveria ficar entre os cinco. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrou bem Alexandre, Grande Sergio Leone.

      Excluir
  13. tds são bons + tb adorei mto foi o dia da ira era sensacional a trilha sonora msm é blz vlw.

    ResponderExcluir
  14. Parece que o pessoal gosta mesmo é dos faroestes italianos, hein...
    Acho que dá para fazer um lista só deles.
    Aqui está o resumo das sugestões:

    11. Era uma Vez no Oeste
    12. Dólar Furado
    13. Jovem Demais Para Morrer
    14. Django
    15. Onde Começa o Inferno
    16. Os Indomáveis
    17. Por um Punhado de Dólares
    18. Por uns Dólares a Mais
    19. O Dia da Ira

    Obrigado a todos e continuem enriquecendo NOSSA lista.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. Faltou o Filme Queoman acho que é assim que se escreve se não for me desculpe!

    ResponderExcluir
  16. Olá anônimo,
    Imagino que você sugeriu o filme italiano 'Keoma', estrelado por FRanco Nero.
    Com este, nossa lista chega a 20.

    #20. Keoma

    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tens razão "Keoma" e "Trez homens em Conflito"... sem duvida estão nos primeiros lugares....... seguidos deste fantastico "Dança com Lobos"...

      Excluir
    2. Senti falta de dois filmes que ninguém citou nos comentários, para a minha surpresa.

      Um é o "Sem Lei e Sem Alma" (Gunfight at the O.K. Corral). O outro é "Duelo de Titãs" (Last Train from Gun Hill), com Kirk Douglas e Anthony Quinn.

      Mas qualquer lista com filmes de farwest fica boa. Tem um outro filme, acho que é "Sol Nascente", que tem o Charles Bronson e o Toshiro Mifune.

      Abraços. Onyas D. Claudio.

      Excluir
  17. TOMBSTONE, A JUSTIÇA ESTÁ A CAMINHO.
    OS INDOMÁVEIS

    ResponderExcluir
  18. AQUI SIM, ME SINTO ENCASA...

    ResponderExcluir
  19. Cara, muito bom ver pessoas que gostam de faroeste, como estou escrevendo agora não podemos deixar de atualizar a lista, pois o novo "Bravura Indômita" é sensacional, comparo ao "Meu Ódio Será Sua Herança" (maior de todos, mas a lista só estará também completa com "Estigma da Crueldade" com Gregory Peck.

    ResponderExcluir
  20. e o recente não tao recente Silverado um monte de futuras estrelas aparece nele, e a historia tem bom ritmo

    ResponderExcluir
  21. cara eu sou louca por faroeste
    adoro estes filmesque vcs ja mencionaram
    tem outros tbm que eu recomendo, fazem parte de meu acervo pessoal, vou citar alguns:
    01 O vingador Silencioso
    02 Viva Zapata!
    03 O Retorno de Django
    04 Os Encrequeiros
    05 Chamo-me Aleluia
    06 Duelo da verdade
    07 Jasse James
    08 Jonny Hamelet
    09 Jonah Hex
    10 O Levante dos Apaches
    11 Pequeno Grande Homem
    12 Sete Dólares para Matar
    13 O Dia da Lei
    14 Com Sartana Cada Bala é Uma Cruz

    Gente vou parar por aqui senão eu não paro nunca, sou uma garota apaixonada por faroeste, compro toda semana "novos" filmes de faroeste, bang bang, western, spaghetti...como queiram chamar.
    abraçosssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.. então se voce não viu, veja Duelo ao sol, Com Gregory Peck, Jennifer Jones e Joseph Cotten. É simplesmente inesquecível. Assisto frequentemente (inclusive com minhas 4 filhas)

      Excluir
    2. ned kelly tambem e muito bom deveria ser comentado

      Excluir
  22. eu curto demais faroeste, dos 19 postados por Armando, eu assisti 13. Os faroeste spaghetti, eu curto os feitos pelos Bud Spencer e Terence Hill, e como sou fã e tenho todos os filmes do Elvis não poderia deixar de lado Flaming Star e Charro,

    dos mais atuais, Jovens Pistoleiros (Young Guns) e Jovem demais para morrer (Young Guns II) - esse ultimo fez muito mais sucesso por conta da musica do Bon Jovi, e tem gente que nem sabe que teve o primeiro.
    outro atual e que eu gostei muito, diria até que me surpreendi: Appaloosa é de 2008 e é muito bom.

    ResponderExcluir
  23. Trocaria O Tesouro de Sierra Madre (que não considero western), por "No Tempo das Diligências". Explico: o clássico de John Ford eterniza os tipos clássicos que passariam a viajar nas carroças dos filmes seguintes: o jogador, o beberrão, a prostituta honesta, o bom mas desajustado vaqueiro etc. Queria lembrar também de um Ford menor, mas, mesmo assim, um filme belíssimo e sensível - "O homem que matou o facínora". Mas aí a fila só vai aumentando, porque tem "Os Três Padrinhos", "Crepúsculo de uma raça", "Johnny Guitar", "Da Terra nascem os homens"... icha! Como disse André Bazin: o western é o cinema americano por excelência... Parabéns pelo "blog buster"

    ResponderExcluir
  24. Existe uma loja só com filmes de faroeste - www.faroeste.net e ainda mais parcela.

    ResponderExcluir
  25. Faltaram os filmes de Franco Nero, John Wayne, Lee
    Van Cleef, Randy Scott, Anthony Stephen, são tantos, é difícil classificar apenas dez, eu assisti muitos deles no cinema, outros em vídeo cassete, agora em dvd e no pc, prá dizer a verdade todos são ótimos.

    ResponderExcluir
  26. Olha, a lista é boa, mas acho que foi uma falta GRANDE não ter figurado nela o "Era uma vez no Oeste" ( "Once upon a time in West" ) com Charles Bronson, Henry Fonda eClaudia Cardinale.

    É uma da maiores obras primas do western spaghetti dirigido pelo lendário Sergio Leone, praticamente foi o filme que finalizou o gênero.

    ResponderExcluir
  27. ola amigos falto silverado

    ResponderExcluir
  28. Na minha lista colocaria o filme:

    A Morte Anda a Cavalo.....acho um filmaço

    ResponderExcluir
  29. Mto bom!!! Mas falta alguns filmes:

    como por exemplo:

    Oeste Vermelho

    ResponderExcluir
  30. 1.Sete Homens e um destino
    2.Por um Punhado de Dolares
    3. Por uns Dolares a Mais
    4.Django
    5.Viva Django
    6.Três Homens em Conflito
    7.A Morte anda a Cavalo
    8.Vamos Matar Compañeros
    9.Os Violentos Vão Para o Inferno
    10.O Dolar Furado

    ResponderExcluir
  31. Todo Filme de Faroeste é bom, tirando poucos!

    ResponderExcluir
  32. PODEMOS MELHORAR ESTA OTIMA LISTA ADICIONANDO.
    PACTO DE JUSTICA.
    OS COWBOIS.

    ResponderExcluir
  33. Filmes de faroeste eram moda... Lembro de atores como: Roy Rogers, Gene Autry, Tom Mix, Randolph Scott, Johnny Mac Brown, Gary Cooper, John Wayne, James Stewart, Robert Ryan, John Derek, Henry Fonda, Sterling Hayden, Allan Ladd, Audie Murphy, Kirk Douglas, Anthonny Quinn, Lee Marvin , Jack Palance, Stewart Granger, Clint Walker, Fess Parker, Ernest Borghnine, até os atores dos filmes spaghetti italianos modernos.

    ResponderExcluir
  34. Completando a minha anterior lista de atores de faroeste temos ainda: Gregory Peck, Fred Mac Murray, Glenn Ford, Karl Malden, Yull Brynner, Paul Newman, Robert Redford, Marlon Brando.

    ResponderExcluir
  35. Continuando minhas listas anteriores de atores de faroeste lembrei-me ainda de Gaby Hayes, Ward Bond, John Payne, Joel Mc Crea, Arthur Kennedy,Charlton Heston, Jack Elan, Lee Van Cleef, Chill Wills, Jim Brown,Robert Wagner, James Coburn, Robert Vaughn, Steve Mc Queen, Gene Hackman, Eli Wallach, Richard Harris , Kevin Costner.

    ResponderExcluir
  36. Retorno para completar a lista de atores famosos de faroeste tais como Tim Holt, Bob Steele, Joseph Cotten, John Mac Intire, , Tyrone Power, Raymond O'Brien, Van Heflin, Lorne Green, , Lee. J. Cobb, Ben Johnson, , William Holden,George Montegomery, Woody Stroode,Richard Widmark, Richard Boone, Dean Martin, James Garner, Dennis Weaver, Dusty Hoffman, depois vem os italianos spaghetti: Giuliano Gemma( Montegomery Wood), Franco Nero, Terence Hill, Bud Spencer e finalmente Clint Eastwood.

    ResponderExcluir
  37. Complementando as listas de atores de faroeste lembrei-me ainda de : Robert Taylor, Rory Calhoun, Earl Holliman. Até mais.

    ResponderExcluir
  38. Ainda sobre atores de filmes de faroeste, lembrei-me de antigos nomes como: Stephen Mac Nally, Edgar Buchanan, Pat O'Brien, Dean Jagger, Charles Bronson, Hugh O'Brian, Chuck Connors, Ned Beatty,John Saxon, John Mills, Dirk Bogarde. Até outros mais.

    ResponderExcluir
  39. Keoma é o melhor de todos. Lee Van Cleef é sinônimo de filme ótimo, o Vingador Silencioso (The Silence) deveria está na lista, assim como Caçada Sádica. Tenho quase duzentos filmes do gênero e ainda não estou satisfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Idelmar,
      É uma questão de gosto, eu acho "Keoma" fraco e aquela música folk o tempo todo, francamente, me irrita.
      O "Vingador Silencioso" é bonzinho e o "caçada Sádica" eu não vi, mas vou procurar, já que você sugeriu.
      Obrigado por comentar!
      Abs!!!

      Excluir
    2. Esqueci de falar...
      Fiz recentemente uma lista exclusivamente de Faroestes Espaguete, acho que vai gostar. Tem o link no final deste post.
      Abs!!!

      Excluir

  40. faroeste esta em extinção

    ResponderExcluir
  41. Shane na minha opinião é o melhor de todos. Obra prima do genero! O mocinho (Alan Ladd ideal) x bandidos...isto mesmo... mais do que os tiroteios, belas trilhas e fotografia num clássico indispensável.
    O final é sublime, a trilha sonora, o garoto, sensível demais.

    ResponderExcluir
  42. Está faltando na lista dos 10 mais um clássico dos clássicos: O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance, dirigido por John Ford em 1962). Esse filme cunhou aquela máxima: "Este é o Oeste, senhor. Quando a lenda antecede os fatos, publique-se a lenda”. Além desse, também são excelentes: Rio Vermelho (Howard Hawks), El Dorado (Howard Hawks), Hombre (Martin Ritt), Bravura Indômita (Henry Hathaway), O Céu Mandou Alguém (John Ford), O Último Pistoleiro (Don Siegel) que foi a última atuação de John Wayne.

    ResponderExcluir
  43. Há que ter muita coragem para escolher os melhores faroestes. Seria melhor escolher apenas alguns piores. Mas como gostaria de contribuir e não vi citações aqui de um filme do Clint Westwood que não me lembro do nome completo mas acho que é A VINGANÇA DE JOSEY WALLES. O nome do personagem é este aí mas não sei se é A VINGANÇA. Também não vi o Cavalgada dos Proscritos com o David Carradine. Há um outro filme com o Marlon Brando e o Jack Nicholson que tem uma fotografia maravilhosa. Só não lembro o nome. Outro com o Paul Newman chamado "Hombre" também é muito bom. Existe um outro filme que conta a historia do xerife Wyatt Earp feito pelo Kevin Kostner que é muito bom. Não estou dizendo que estes são melhores. Só tentei colocar alguns que não estavam citados. Dos citados eu não gosto do Keoma. É que não gosto muito dos spaghettis italianos. Não sei se estou enganado mas não ví UM HOMEM CHAMADO CAVALO com o Richard Harris. Há um outro com ele em que ele é um caçador de peles que é muito bom. Deve estar na filmografia dele. Enfim, são tantos. Desculpem-me não dar todas as referencias corretas. Abraço a todos. Loris

    ResponderExcluir
  44. TODOS OS FILMES QUE CONTARAM A VIDA DO XERIFE WYATT EARP QUE NOS QUAIS FORAM DEZENAS, CONTANDO O GRANDE DUELO DA FAMILIA EARP NO CURRAL OK EM TOMBSTONE

    ResponderExcluir
  45. Cade "O homem que matou o fascinora" e Rio Vermelho? Classicos de John Wayne

    ResponderExcluir
  46. "The Good, The Bad, and the Ugly" e "O Dollar Furado" também poderiam estar na lista... não acham?

    ResponderExcluir
  47. 100 Rifles, whait hipet, sabata, o grande bufalo branco, rapida e mortal, bily the kid

    ResponderExcluir
  48. Vejo westerns há mais de 30 anos e acompanho críticas, livros e documentários sobre o tema. Analisei algumas listas da crítica americana, brasileira e francesa, sobre os maiores westerns de todos os tempos, busquei ver todos os filmes citados e elaborei a minha lista:
    1. Rastros de Odio ( 1956) - De John Ford
    2. No Tempo das Diligencias ( 1939) - De John Ford
    3. Paixão dos Fortes ( 1946) - De John Ford
    4. Onde Começa o Inferno( 1959) - De Howard Hawks
    5. Os Imperdoáveis ( 1992) De Clint Eastwood
    6. Pistoleiros ao Entardecer ( 1962) de Sam Peckinpah
    7. Meu Odio Será Sua Herança ( 1969) De Sam Peckinpah
    8. Shane -Os Brutos Também Amam ( 1953) - de George Stevens
    9. O Matador ( 1950) De Henry King
    10. Era Uma vez no Oeste ( 1968) De Sergio Leone

    Estes filmes são obras de arte da História do cinema, não apenas filmes do gênero faroeste para divertir e entreter o público.

    Abraço,

    Magno Ponte

    ResponderExcluir
  49. Fiquei triste quando nao vi Django e era uma vez no oeste na lista.. esse ultimo é o melhor ja feito do genero e Django entra facil entre os 5 melhores

    ResponderExcluir
  50. um bom filme .wester.traga me a cabeça de alfredo garcia. esqueceram !

    ResponderExcluir
  51. Amigo, não têm como escolher apenas 10, isso é impossível, são mais de 1.000 filmes de faroeste, eu poderia fazer uma lista com apenas os 10 melhores filmes de Faroeste nas Décadas de 80, 90, 2000...

    Silverado 1985
    Os Jovens Pistoleiros 1988
    Jovens demais para Morrer 1990
    Os Imperdoáveis 1992
    Tombstone 1993
    Wyatt Earp 1994
    Maverick 1994
    Pacto de Justiça 2003
    O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford 2007
    Jonah Hex 2010

    *Isso somente nos últimos 30 anos, imagine os filmes épicos de 1979 para trás??? Eu recomendaria no mínimo uns 100 bons filmes de faroeste: Três Homens em Conflito, Django 1966, Sete Homens e um destino, Por uns Dolares a Mais, Por um Punhado de Dólares, Meu nome é Ninguém, A Morte anda a Cavalo, Rastros de Ódio, Keoma, O Dolar Furado, Era uma vez no Oeste, El Condor, Onde Começa o Inferno, Viva Zapata!, Sabata, Sem Lei e Sem Alma, Duelo de Titãs, O Levante dos Apaches, O Dia da Lei, Com Sartana Cada Bala é Uma Cruz, Vamos Matar Compañeros, Os Violentos Vão Para o Inferno, arma divina, vigança cega (mannaja), O homem que matou o fascinora, No Tempo das Diligencias, Paixão dos Fortes, Onde Começa o Inferno, Pistoleiros ao Entardecer, Meu Odio Será Sua Herança, Os Brutos Também Amam e etc... E para sorrir eu indico os filmes da dupla Terence terence hill e bud spencer!!!

    ResponderExcluir
  52. os brutos tambem amam e´inquestionavel como prova reproduziram varios filmes com certas semelhanças .cito ainda face oculta e sela de prata,gatilho relampago . obs assisti uma vez um que no final o pai duela com o filho que queria superalo e acaba por matalo nao sei o nome mas colocaria na lita como o 3 dos melhores. abraços a todos a lita é muito boa todos tem o meu aplauso ja´assistir a todos .

    ResponderExcluir
  53. os brutos tambem amam e´inquestionavel como prova reproduziram varios filmes com certas semelhanças .cito ainda face oculta e sela de prata,gatilho relampago . obs assisti uma vez um que no final o pai duela com o filho que queria superalo e acaba por matalo nao sei o nome mas colocaria na lita como o 3 dos melhores. abraços a todos a lita é muito boa todos tem o meu aplauso ja´assistir a todos .

    ResponderExcluir
  54. Outro filme alem de era uma vez no oeste, o homem que matou o facínora, pra mim o melhor de jhon Wayne

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!