segunda-feira, 7 de junho de 2010

10 (Outros) Filmes de Meryl Streep



Mary Louise Streep nasceu em Nova Jersey, em 22 de junho de 1949. Estudou arte dramática, música e ópera na universidade de Yale. 
Estreou no cinema em 1977 no filme Julia, de Fred Zinnemann e já em 1978 ganhava o Emmy por sua participação na minissérie Holocausto.
É a atriz que mais foi indicada ao Oscar, 16 vezes, das quais venceu duas. Foi indicada 25 vezes ao Golden Globe e ganhou sete estatuetas. No total, por enquanto, recebeu 84 prêmios e outras 90 indicações.
Meryl é uma das melhores atrizes da história do cinema e é quase uma padroeira deste blog. Está presente em várias listas, desde a primeira. Por isso para homenageá-la, resolvi postar 10 Filmes que ainda não estiveram no Listas de 10 e, acreditem, ela tem filmes para mais listas.


1.  O Franco Atirador (três amigos de uma pequena cidade vão lutar no Vietnan, onde sofrem os mais terríveis traumas, inclusive a tortura, com a sessão de roleta russa mais tensa do cinema. de volta à casa, terão que lidar com as cicatrizes da guerra. Meryl se destacou como a pensativa e sofrida namorada de Christopher Walken - ganhador do Oscar de coadjuvante -, pela qual Robert De Niro também está interessado e que saiu de casa, por conta da violência do pai. Meryl recebeu sua primeira indicação ao Oscar, como coadjuvante e conheceu seu marido John Cazale. o filme ganhou cinco Oscars, incluindo filme e direção)


2.  Kramer vs. Kramer (Meryl é a esposa do publicitário Dustin Hoffman, que só pensa em trabalho e não dá atenção à ela e ao filho. ela resolve sair de casa e o deixa com o menino. meses mais tarde, ela volta pedindo a guarda do filho. um belo drama, ganhador de 5 Oscars, de filme, direção, ator, roteiro e o primeiro Oscar de Meryl, como atriz coadjuvante)


3.  A Mulher do Tenente Francês (um engenhoso roteiro do grande Harold Pinter, contando a história de um romance na Inglaterra vitoriana, de um aristocrata - Jeremy Irons -, que abandona a noiva, para ficar com uma jovem discriminada pela sociedade. enquanto, em paralelo, nos dias atuais, dois atores interpretam os mesmos personagens, num filme e vivem também um romance proibido. primeira indicação de Meryl ao Oscar, como atriz principal)


4.  Amor à Primeira Vista (durante as compras de natal, Robert De Niro e Meryl Streep se esbarram numa loja. meses depois, se encontram no trem. embora casados, começam a se encontrar e a amizade se transforma em amor. apesar de um roteiro e direção burocráticos, o carisma e a química dos atores salva o filme. Meryl ganhou um David di Donatello por este papel)


5.  A Difícil Arte de Amar (Meryl é uma escritora de culinária de sucesso - já não vimos isso? - e Jack Nicholson é um colunista mulherengo. eles se casam, têm uma filha, porém ela descobre que ele teve um caso, enquanto ela esperava o segundo filho. ora, o que ela poderia esperar do Jack? um filme simpático, com direção de Mike Nichols e roteiro de Nora Ephron, baseado no seu livro)


6.  Lembranças de Hollywood (nesta comédia dramática, Meryl é uma atriz alcóolatra e viciada em drogas, que volta para casa da mãe - Shirley MacLaine -, uma ex-estrela de Hollywood. um delicioso duelo de interpretações, com roteiro de Carrie Fischer, baseado no seu livro auto-biográfico sobre sua relação com a mãe, Debbie Reynolds. mais uma indicação ao Oscar para Meryl)


7.  As Filhas de Marvin (depois de 17 anos longe de casa, Meryl volta porque seu filho adolescente - Leonardo DiCaprio ótimo - é um provável doador de medula para a tia, que não conhece - Diane Keaton - e está com leucemia. um drama familiar com diálogos cortantes, muita mágoa e grandes atores)


8.  Um Amor Verdadeiro (uma jovem e bem sucedida jornalista - Renée Zellwegger - tem que abandonar seu trabalho e voltar para casa, a pedido do pai - William Hurt -, para cuidar da mãe - Meryl Streep -, com quem não tem afinidade e está doente de câncer. a volta faz com que ela redescubra a família. entenda a mãe e fique desiludida com o pai. um ótimo melodrama e mais uma indicação ao Oscar para Meryl)


9.  Música do Coração (depois de ser abandonada pelo marido, que a trocou por uma amiga, uma violinista, muda-se para o Harlem - periferia de Nova York - e empenha-se no ensino de violino para crianças carentes, numa escola pública. drama do tipo inspirador, que rendeu mais uma indicação ao Oscar... isso já está ficando monótono)


10.  Adaptação (a história de um roteirista - Nicolas Cage interpretando o próprio roteirista Charlie Kaufman -, que tenta adaptar um livro sobre um caçador de orquídeas e suas dificuldades com o livro, com a autora - Meryl Streep e com seu irmão gêmeo. dirigido por Spike Jonze, o filme é instigante, mas difícil. indicação ao Oscar de coadjuvante e vários outros prêmios para Meryl)


Participações de Meryl Streep em listas anteriores:
- A Escolha de Sofia (10 Filmes de 1982)
- O Diabo Veste Prada (10 Filmes sobre Moda)(10 Filmes Fashion)
- Um Grito no Escuro (10 Filmes de Tribunal)
- Mamma Mia (10 Musicais do Século XXI)(10 Boas Mães nos Filmes)
- O Fantástico Senhor Raposo (10 Filmes da 23a. Mostra de SP)(Os 10 Melhores Filmes de 2009)(10 Filmes de George Clooney)(10 Filmes de Animação Stop-Motion)
- Um Visto para o Céu (10 Filmes de Vida Após a Morte)
- Dúvida (10 Filmes de Atrizes Favoritas Parte 1)(10 Filmes sobre Padres e Sexo)
- Entre Dois Amores (10 Filmes sobre a África)
- Julie e Julia (10 Filmes com as Atrizes Mais Prestigiadas de Hollywood)(10 Filmes indicados ao Golden Globe 2009)
- Holocausto (10 Filmes sobre o Holocausto)
- As Horas (10 Filmes Biográficos de Escritores)
- Anjos na América (10 Filmes sobre a AIDS)
- Silkwood, Retrato de uma Coragem (10 Filmes sobre Ecologia)
- Simplesmente Complicado (10 Filmes indicados ao Golden Globe 2009)
- A Última Noite (10 Filmes de Robert Altman)
- Ironweed (10 Filmes de Jack Nicholson)
- As Pontes de Madison (10 Filmes do Diretor Clint Eastwood)

14 comentários:

  1. Putz tem como não gostar de Mery?
    Uma das grandes atrizes do cinema com toda certeza.

    Dessa lista só vi um filme no caso o primeiro mas das outras lista que Mary aparece vi bastantes.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  2. Pra ser completa só se ela também conseguisse fazer musicais decentes.

    ResponderExcluir
  3. desculpa, mas essa mulher só faz o mesmo papel em todos os filmes dela.

    ResponderExcluir
  4. Oi Anôpnimo,
    Está desculpado, mas não posso concordar com você...
    Pegue 3 filmes recentes, 'O Diabo Veste Prada', 'Mamma Mia' e 'Julie e Julia'. Você acha que é o mesmo papel? Ela não está diferente em cada um deles?
    Bem... esta é a minha opinião.
    Obrigado por comentar e também por discordar :-)
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Faltou Simplesmente Complicado e Mamma Mia, ela dá show nos dois!

    ResponderExcluir
  6. Aí eu me pergunto: Por que as pessoas têm preguiça de ler?
    Tanto na introdução, quanto nos links deixo claro que esta lista traz filmes que não estiveram nas listas anteriores. Inclusive coloco os links dos filmes Simplesmente Complicado e Mamma Mia, que estiveram em listas passadas.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Essa mulher é demais =D

    Adaptação: ô filme difícill

    rs

    ResponderExcluir
  8. ainda não vi "AS filhas de Marvin", me motivou a ver... deve ser bom mesmo. Adoro Diane e Dicaprio.

    ResponderExcluir
  9. Meryl é perfeita: suas expressões, seus sotaques e seu jeito de conduzir cada personagem. A melhor! Amei esta lista :)

    ResponderExcluir
  10. Ana Flavia 100% Meryl Streep4 de outubro de 2011 às 16:57

    Claro que meryl é uma ótima actriz em todos os filmes que ela faz é completamente perfeita, fantástica emaravilhosa além de ver um ótimo sensso de humor em alguns filmes de comédia e é claro ela é a rainha do drama. Adoro 'simplesmente complicado ,as pontes de madison, o ficam verve prada, terapia do amor e mamma mia!

    ResponderExcluir
  11. Puxa vida... Selecionar SÓ dez filmes com essa atriz maravilhosa deve ser mesmo difícil. Na minha lista, não poderia faltar, JAMAIS, "As pontes de Madison", com Clint Eastwood...

    ResponderExcluir
  12. A casa dos Espíritos, Ela é o Diabo, tmb são bons.

    ResponderExcluir
  13. Realmente, faltou A CASA DOS ESPÍRITOS. Ótimo filme com Antonio Bandeiras.

    ResponderExcluir
  14. Faltou a morte lhe cai bem.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!