segunda-feira, 7 de setembro de 2009

10 Filmes baseados em Shakespeare


William Shakespeare faz parte da história do cinema, como do teatro.
A primeira versão de foi uma cena de 2 minutos de King John rodada em 1899.
Desde então foram mais de 750 filmes baseados na obra do escritor inglês.
Fiz uma lista com alguns que assisti e gostei.

1. Hamlet (a peça mais famosa, com cerca de 140 versões, mas para mim a de 1948 estrelada por Laurence Olivier é a melhor)

2. Romeo + Juliet (a esfuziante versão do australiano Baz Luhrman é minha favorita. os diálogos são literais, o visual é moderno, embora beirando o kitsch)

3. Muito Barulho por Nada (Shakespeare pode ser bem divertido. esta comédia romântica com doses de guerra, intriga, amor é um bom exemplo disso)

4. Sonhos de uma Noite de Verão (embora tenha tido diferentes versões, prefiro esta mais fiel de 99, com um ótimo elenco e um visual desluimbrante. uma história passada na floresta, com vários seres mitológicos interagindo com humanos)

5. Henry V ("we few, we happy few". talvez uma das melhores obras de Shakespeare. conta a história de Henrique V, rei inglês que enfrentou a França com um exército muito menor e... assistam. é a versão de 89 que lançou Kenneth Branagh para as grandes audiências)
6. Macbeth (a versão de 48 de Orson Welles é fantasmagórica. com uma linda fotografia em preto e branco e personagens fortíssimos. um enredo de bruxas, profecias, intrigas e sangue)

7. Othelo (na versão de 95, Lawrence Fishburne vive Othelo e Kenneth Branagh faz um Iago maravilhoso, dissimulado, maquiavélico, num filme recheado de amor, ciúmes, ganância e inveja)
8.  A Megera Domada (uma comédia sobre uma donzela de temperamento difícil, na versão de 67 vivida pela ótima Elizabeth Taylor, domada pelo seu Petruchio, Richard Burton)

9. Ran (versão de Kurosawa para peça Rei Lear. um rei envelhecido que vê seus filhos lutarem pelo seu legado. este filme incorpora a trama de Shakespeare à cultura japonesa com uma beleza única)

10. Ricardo III (versão contundente de 95, estrelada por Ian McKellen, atualizando e traçando paralelos com uma ditadura facista na Inglaterra de 1930)

6 comentários:

  1. Tem também "Dez Coisas que eu Odeio em Você", refilmagem contemporânea adolescente de "A Megera Domada".

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,
    Este filme esteve também no meu short-list, mas eu acabei optando pela versão mais literal com a Liz Taylor.
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. preciso da do filme Ah shakespeare que falta você me faz

    ResponderExcluir
  4. Oi Rogério,
    Não entendi seu comentário, pelo que vi "Ah shakespeare que falta você me faz" é um livro de Miguel Jorge... não conheço e não sei o que você quis dizer.
    Abs!

    ResponderExcluir
  5. kenneth branagh fez excelentes interpretações de shakespeare, e pra mim othelo foi a melhor, mas ainda assim hamlet faltou nessa lista.

    ResponderExcluir
  6. É a mais fraca sem dúvida, não incluir Orson Welles ou Trono Manchado de Sangue do Kurosawa quebra toda a lista.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!