segunda-feira, 14 de setembro de 2009

10 Filmes de Animação

















A evolução dos desenhos animados nos últimos anos tem sido muito perceptível.
Para atrair mais público, os desenhos de hoje são dirigidos para um público mais adulto.
Aqui está uma pequena lista, um resumo com 10 filmes animados de qualidade.

1. Up (atualmente em cartaz, este desenho é um dos primeiros a utilizar o recurso do 3D com alta qualidade. ótima história, agradável para qualquer idade)
2. A Viagem de Chihiro (impressionante conto, baseado na mitologia japonesa. uma garota se perde dos pais e entra num mundo cheio de deuses, bruxas e monstros. ganhador do Oscar merecidamente)
3. O Estranho Mundo de Jack - The Nightmare Before Christmas (tradução animada da estética de Tim Burton, utilizando a técnica de stop-motion. um filme original)
4. Fantasia (grande experimentação de Disney em 1940, com contos seervindo de clips para música clássica. uma obra visionária)
5. Shrek (genial obra de estreia da Dreamworks Animation, que brinca com o universo dos contos de fada e se tornou um grande ícone pop de nosso tempo)
6. Toy Story (estreia da Pixar em longas, o pioneiro em desenhos 100% gerados por computador. a continuação é até melhor, mas este é um marco)
7. O Castelo Encantado (dirigido pelo mesmo Hayao Miyazaki de Chihiro e ainda mais encantador. uma garota envelhece rapidamente e passa a morar num castelo mágico que se move. alguém mencionou semelhança com Up?)
8. A Bela e a Fera (primeira animação indicada ao Oscar de melhor filme, tem todos os ingredientes que levantaram a Disney a partir dos anos 80. linda trilha, ótimos personagens e linda direção de arte)
9. Persépolis (animação francesa, baseada num livro em quadrinhos. conta a história de uma garota iraniana que se revolta contra o regime e os costumes. tem um visual diferente, em preto e branco e ótimo roteiro)
10. Branca de Neve e os Sete Anões (é incrível imaginar que Walt Disney produziu esta obra-prima em 1937. foi seu primeiro grande sucesso e graças a ele pode construir seu grande estúdio para produção de todos seus clássicos da animação)

16 comentários:

  1. Tô loca pra assistir Persépolis, mas não encontrei em nenhum lugar e na internet, os links estão todos fora do ar. Parece muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Wall-E é um ótimo filme também, mas só cabem 10 na lista.
    Fica a dica para os outros leitores.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. up copiou castelo animado isto sim
    disney adora fazer isto que nem rei leao

    ResponderExcluir
  4. Putz, cade a melhor animação que o cinema americano já produziu, O Gigante de Ferro?? Lindo e tocante. Merecia estar entre as primeiras posições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só fui saber que esse filme existia por conta do comentário. Valeu mesmo! É um ótimo filme. Um filme que trabalha uma mensagem bacana. Acho que acreditamos muito que a situação é que forma o homem, mas, na real, o que importa não é o que o mundo fez com agente, o que importa é o que vamos fazer disso que o mundo fez conosco.
      Podemos ser o que agente quiser, nós é que escolhemos o bem e o mau. As pessoas precisam confiar mais em si e buscar o bem!

      Excluir
  5. Oi ANônimo!
    Pena você não assinar seus comentários. Imagino que hoje você mandou vários.
    Te confesso que não vi "O Gigante de Ferro", mas depois deste seu elogio vou correndo procurá-lo para assistir.
    De qualquer maneira, fica sua dica para os demais leitores.
    Só lembro que a ordem da maioria das minhas listas é aleatória ou cronológica.
    Obrigado pelos comentários e assine!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Desculpa, Armando. Eu sempre esqueço de postar meu nome. Me chamo Rayan e, como você, também sou apaixonado por cinema. Descobri seu blog recentemente e agora sou um "postador" assíduo... rsrsrs Suas listas são interessantes e graças a algumas delas descobri grandes obras-primas que eu, até então, desconhecia, como, por exemplo, Sob o Domínio do Medo. Obrigado e continue sempre fazendo este ótimo trabalho.

    Araços!!

    ResponderExcluir
  7. Eu amo filmes de animação, mas é incrível como eu consegui amar a lista e me decepcionar com ela. Talvez pelo fato de ter pouco espaço, afinal, o que são 10 filmes dentre tantas maravilhosas obras?
    Enfim, amei "A bela e a fera" estar na lista e gostei do seu comentário sobre "Chihiro", vou assistir.
    Apesar de "Up" ser legal, eu o trocaria facilmente pelos filmes que sou fascinada: "WALL-E" e "Procurando Nemo", me senti até triste por esses dois estarem ausentes.
    "Fantasia" foi o filme que me ligou à Disney em minha infância e "Toy Story" e "Shrek" nem precisam de mais elogios, né?
    Outras animações: "A era do gelo", "Os incríveis" e o sensacional "Monstros S.A", também merecem ser mencionados =D

    ResponderExcluir
  8. Eu colocaria nessa lista o filme "O Cemitério dos Vagalumes", um filme muito emocionante que de maneira sensível, tocante e realista a história de duas crianças tentando sobreviver no Japão em plena Segunda Guerra Mundial. Mostra um outro lado da guerra, já que normalmente se mostra do ponto de vista dos 'vencedores'.
    É mais uma das obras-primas dos Estúdios Ghibli, o estúdio de Hayao Miyazaki(a viagem de chihiro, o castelo animado. etc.)

    ResponderExcluir
  9. Outras animações: "A era do gelo", "Os incríveis" e o sensacional "Monstros S.A", também merecem ser mencionados =D [2]

    ResponderExcluir
  10. super fã de animações em geral, amei A viagem de Chihiro, a Bea e a Fera prá mim é o melhor da Disney, os objetos todos conversando e cantando é antológico; alguns ainda ão vi e fiquei particularmente interessada em Persepolis e o Cemitério dos vaga-lumes citado pelo Bruno.
    valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal pessoal, Rei Leão! Este desenho é demais.
    Parabens por ter lembrado de Fantasia, que é simplesmente maravilhoso.

    ResponderExcluir
  12. Comecei a ler o blog há mais ou menos uma hora, confesso que é muito bom. Parabéns ao autor!
    E só pra lembrar, como o meu amigo aqui de cima já disse, "O Rei Leão" é o filme de animação, não podia faltar nesta lista.
    Abraço, boa noite.

    ResponderExcluir
  13. O Cemitério dos Vagalumes...chorei demais...com esse filme

    ResponderExcluir
  14. O que mais gostei foi A viagem de Chihiro, também gostei muito de O castelo Animado. Infelizmente é uma lista de apenas 10, pois gostaria de ver Paprika entre os listados ou mesmo Serviço de entregas da Kiki, que também é uma obra do premiado Hayao Miyazaki. Que tal uma lista de filmes de animação japonesa.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!