quarta-feira, 16 de setembro de 2009

10 Filmes de Tribunal



Filmes de Tribunal empolgam, mesmo em meio a termos técnicos que acabamos aprendendo.
Geralmente as tramas são cheias de reviravoltas, com gente honesta sendo injustiçada até o alívio final. Mas nem sempre o final é feliz...
Aqui está a minha lista sobre o tema. E podem reclamar, pois ficaram dezenas de ótimos filmes de fora...

1.  Inherit the Wind - O Vento Será Sua Herança (para mim, o melhor de todos. em 1925 um professor é levado ao tribunal por ensinar teorias de Darwin. um grande advogado vivido por Spencer Tracy tenta reverter a tendência de um tribunal francamente hostil ao réu e ao bom senso. tão absurdo quanto "processar o vento" é saber que o tema continua atual por conta dos fundamentalistas)

2.  O Sol é Para Todos - To Kill a Mockingbird (um advogado decide defender um negro acusado de estuprar uma mulher branca. o júri é todo branco, mas ele não desiste. em paralelo, sua filha pré-adolescente começa a notar que o mundo é mais cruel que parece. Oscar para Gregory Peck)

3.  12 Homens e uma Sentença (na justiça americana, para condenar alguém à pena de morte é necessário que o juri tenha uma decisão unânime. Henry Fonda é um jurado que não está totalmente convencido da culpa do réu e para a revolta de todos os outros jurados, alonga a decisão e as evidências em contrário começam a aparecer...)

4.  O Julgamento de Nuremberg (na Alemanha ocupada do pós-guerra, um tribunal decide o destino dos criminosos de guerra nazistas. ótimo roteiro, elenco estelar)

5.  Testemunha de Acusação (uma trama de Agatha Christie pelas mãos de Billy Wilder neste de filme cheio de reviravoltas. um homem dócil é acusado de assassinato e sua esposa acaba comprometendo seu julgamento)

6.  O Veredito (Paul Newman é um advogado envelhecido e alcóolatra que aceita um difícil caso de erro médico para tentar se redimir)

7.  Anatomia de um Crime (clássico de Otto Preminger. um tenente mata o estuprador de sua bela esposa e é julgado pelo crime. as testemunhas vão aos poucos revelando toda a podridão que existe por trás do caso)

8.  Um Grito No Escuro (uma mulher relata que seu bebê foi morto e levado por cães selvagens do seu acampamento no deserto australiano, mas sua história está cheia de contradições. o julgamento vira um circo para a mídia. mais uma interpretação genial de Meryl Streep, exercitando seus sotaques)

9.  As Duas Faces de um Crime (um coroinha é acusado de matar um padre. de olho na repercussão do caso, um esperto advogado se envolve em sua defesa. estreia excepcional de Edward Norton no papel de réu)

10.  Questão de Honra (num julgamento militar preparado para corroborar a versão de morte acidental de um soldado dentro de uma base militar, um advogado decide investigar a fundo os acontecimentos. filme tenso, roteiro bem alinhavado e ótimos atores)



Veja ainda: "10 Filmes sobre Asilos"





12 comentários:

  1. Para mim faltou Tempo de Matar, mas muito boa a lista sim!!

    ResponderExcluir
  2. faltararm: O fio da suspeita, e slypers - vingança adormecida.

    ResponderExcluir
  3. Kramer Contra Kramer (1979)

    ResponderExcluir
  4. Sendo duvida, 12 homens e uma sentença, tanto o riginal em preto e branco quanto a refilmagem. Para mim melhor filme de tribunal. No mais, muito bom. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Faltou sem dúvida O Advogado do Diabo, O Júri e O Ritual.

    ResponderExcluir
  6. armando faltou justiça para todos ,para min este filme tem a melhor cena de al pacino no cinema quando ele esplode no tribunal acusando o juiz que era seu proprio cliente, fantastica cena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi George,
      Você tem razão... Aliás há uma centena de ótimos filmes sobre o tema.
      Esta é uma das minhas primeiras listas e ficou velha... Talvez seja hora de uma parte 2...
      Obrigado por comentar!
      Abs!!!

      Excluir
    2. armando eu tenho uma otima ideia de uma lista para voce ,faz uma lista de filmes baseados em H. P. Lovecraft , beijos adoro seu blog

      Excluir
    3. Diabólico amigo,
      Consta que foram feitos 59 longas baseados na obra de H.P.Lovecraft. Mas eu confesso que só vi o 'Re-Animator'.
      Não sou a pessoa certa para esta lista.
      Abs!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!