terça-feira, 22 de setembro de 2009

10 Filmes Sobre Gastronomia

















Os Filmes sobre comida despertam outras sensações no cinema.
Em certo sentido são 4D, uma vez que estimulam o olfato e o paladar.
Aqui vai uma lista de filmes que tratam bem a gastronomia, comida e bebida.

1.  A Comilança - La Grande Bouffé (polêmico filme de 1973, de Marco Ferreri, beira a escatologia. um grupo de velhos amigos entediados se reúnem num casarão para cometer suicídio, comendo até morrer. grande elenco e belos pratos, apesar da má finalidade)

2.  Chocolat (uma jovem mãe solteira muda-se para uma cidadezinha francesa e abre uma loja de chocolates em frente à igreja. aos poucos os sabores deliciosos conquistam a população desconfiada. o que dizer? delicioso!)

3.  Comer, Beber, Viver - Eat Drink Man Woman (em Taiwan um pai e suas três filhas reunem-se aos domingos em torno de lindas refeições para falar de suas vidas e amores. Ang Lee na sua melhor forma)

4.  Vatel (um príncipe endividado contrata o melhor banqueteiro da França para encantar o Rei Luís XIV e conseguir seus favores. não apenas as comidas, como a arquitetura do banquete são absolutamente deslumbrantes. de longe o melhor filme de Rolland Joffé)

5.  Tampopo (o dono de um restaurante e seu funcionário se lançam numa grande pesquisa em busca da receita perfeita da sopa de macarrão, tão cara aos japoneses - gosto é gosto... uma comédia de sabor exótico)

6.  Como Água Para Chocolate (Alfonso Arau fez uma obra-prima deste drama mexicano. uma jovem conquista o seu amado pelo estômago para impedi-lo de voltar à guerra e de quebra enfeitiça todos nós, que saímos encantados com as comidas lindamente fotografadas)

7.  Estômago (nordestino - o ótimo João Miguel - chega a Curitiba sem profissão e sem dinheiro no bolso. emprega-se num boteco e seus salgados caem no gosto da clientela. é convidado a trabalhar numa cantina italiana, onde o dono lhe ensina a fazer pratos mais sofisticados)

8.  Sem Reservas (uma disputa de chefes em um sofisticados restaurante de Manhattan acaba levando-os a se apaixonar. uma comédia romântica com a linda Catherine Zeta-Jones e um tempero muito especial de belos pratos)

9. O Jantar - La Cena (Ettore Scola cria num restaurante de massas um microcosmo da sociedade italiana. sua visão crítica se une ao apelo poderoso da comida)

10.  Sideways (a comida aqui não importa muito, mas sim os vinhos. um escritor, enófilo mas depressivo, presenteia o melhor amigo com uma excursão pelo Vale de Santa Inez, na Califórnia, para provar os melhores vinhos da região e recuperar o gosto pela vida. delicioso)

21 comentários:

  1. Adorei a lista, só havia visto 5 destes, vou correndo ver os outros.Obrigada,abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eu é que agradeço pela idéia da lista.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Tempero da vida também merecia estar aí, é um filme em que se entende como a comida e, principalmente, os temperos interferem nas relações e na vida.

    ResponderExcluir
  4. Boa dica, Mariana.
    Mais um filme sobre o tema.
    Obrigado!
    Abs!

    ResponderExcluir
  5. O enredo de "Como água para chocolate" está errado. Na verdade, é a história de uma jovem que vive um amor proibido (com o marido de sua irmã) através dos pratos que prepara.

    Fora este pequeno detalhe, a lista está realmente excelente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ameba,
    De fato eu quis resumir demais o enredo do filme e ficou incorreto.
    Agradeço pelo comentário e pela sua correção.
    Abs!

    ResponderExcluir
  7. O filme estomago não se passa em São Paulo e sim em Curitiba.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço ao Luiz,
    Cometi um erro grosseiro ao localizar o filme Estômago em São Paulo.
    Já está corrigido Luiz.
    Muito Obrigado!!!!
    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Desses todos o que eu assisti foi Sideways - Entre uma e outras.
    Um que eu gostei muito foi e sugiro aqui foi o Simplesmente Marta, título original Bella Martha.

    Uma chef de cozinha extremamente metódica, perfeccionista e estressada fica uma pilha maior ainda quando vai trabalhar com um chef italiano bonachão, carismático e desorganizado. Uma convivência conflituosa que aos poucos vão modificando o engessamento de Marta. Bem legal e romântico.

    www.hospitalidadeglobal.com.br

    ResponderExcluir
  10. Só assisti "No reservetions" dessa lista. LOL

    ResponderExcluir
  11. LOL, dessa lista eu só assisti "No reservations"

    ResponderExcluir
  12. Esse SIMPLISMENTE MARTA é bom, é nele que o filme SEM RESERVAS baseou, na verdade, o sem reservas é a copia (totalmente) do simplismente marta. Um filme muito bom de culinaria tb é SABOR DA PAIXÃO. É um filme brasileiro que fala de um casal, murilo benicio se não me engano e a linda Penelope Cruz, eles moram na Bahia e ela é cozinheira no restaurante deles até ela pega-lo com a vizinha e ir embora para os EUA onde ela passa a ser convidada para fazer um programa de culinaria brasileira. Muito bom mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  13. vale lembrar que vatel foi um dos maiores cozinheiros de que se tem noticia.
    foi ele quem deu inicio aos banquetes enfeitados e com formas, cores, pois ele considerava a comida a arte de todos os sentidos.
    O fato mais interessante, ao meu ver, foi sua morte. Talvez valesse citá-la para aguçar mais aqueles que procuram essa lista...
    "No 21 abril 1671 desfrutaram, com muita pompa e suntuosidade, os espetáculos organizados por Vatel. Tudo correu muito bem até que, no jantar da ultima noite, não havia assados para todas as mesas. Estressado pelo erro de calculo, o Vatel passou a noite em claro, esperando os peixes para o dia seguinte, a Sexta-Feira Santa. Ao perceber que a encomenda não seria entregue, assim a versão oficial, Vatel suicidou-se em virtude do atraso do peixe, que ameaçou o sucesso de um dos jantares oferecidos a sua Majestade.
    Numa outra versão, Vatel estava frustrado e decepcionado com a realeza que o tratara como um mero objeto - o rei quis contratar o serviço Vatel e leva-lo para o Palácio de Versailles, ganhando sua posse num jogo de cartas, como um escravo - e nem reconhecia seu raro talento nem a sua humanidade. Sua morte foi tratada como uma tragédia nacional, principalmente depois que se soube que o peixe havia chegado e tudo não passava de um mal-entendido. O rei e a corte admiraram a sua atitude e continuaram os banquetes." - wikipedia.
    esses dias mesmo vi na tv falando sobre este filme, fiquei contente por encontrá-lo aqui e me lembrar de o ver.
    obrigada.
    beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Lê,
    Obrigado pela aula sobre Vatel :-) Mas tome cuidado com os SPOILERS, já me jogaram muitas pedras por conta disso, hehe
    Esta é outra das minhas primeiras listas que merece uma parte 2. Já está no forno.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. olha!! vc é tão cinefalo quanto eu. e esses filmes dos quais um boa parte eu assisti foram a minha inspiração. na minha carreira como CHEF de cozinha

    ResponderExcluir
  16. Assim como a colega aí em cima senti falta de Tempero da Vida - grego.Mas faltou também "maus hábitos" - mexicano- é forte e muuuuuuito bom!

    ResponderExcluir
  17. Festa de Babette. Estava indo bem, mencionando filmes não-americanos em sua maioria, mas elencar o insosso americano Sem Reservas e esquecer do maravilhoso alemão Simplesmente Martha é falta grave.
    André Yamanaka

    ResponderExcluir
  18. Ratattouille também é muito legal!!!

    ResponderExcluir
  19. Marcos.30 de Abril de 2013 (Cinefilo assumido!!!)
    As Ferias da Minha Vida (Last Holiday )
    Georgia Byrd (Queen Latifah) é uma mulher bastante tímida que, após ser diagnosticada como portadora de uma doença terminal, decide mudar radicalmente de vida. Após fazer uma revolução em seu guarda-roupa, ela decide partir para a Europa para curir ao máximo o período que ainda lhe resta de vida.

    muito bom!

    ResponderExcluir
  20. Soul Kitchen, comédia alemã que vale assistir e entrar na lista.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!