quinta-feira, 22 de outubro de 2009

10 Filmes de Astronautas


As viagens espaciais eram uma obsessão para os homens até chegarmos à lua, depois disso o ímpeto diminuiu consideravelmente.
Alguns grandes filmes foram feitos sobre o tema.
Selecionei 10 filmes que são sobre a conquista do espaço e, especialmente, da Lua.

Veja um vídeo com imagens dos filmes selecionados:



1.  Le Voyage Dans la Lune (curta-metragem de George Meliés, de 1902. cinco astrônomos viajam à Lua numa cápsula lançado por um canhão. lá são capturados pelos selenitas)

2.  2001 Uma Odisséia no Espaço (obra-prima de Stanley Kubrick, com roteiro de Arthur C. Clarke. numa missão a Júpiter, dois astronautas se vêem a mercê dos caprichos de um computador que controla a nave. um filme visionário e genial)

3.  Os Eleitos - The Right Stuff (um épico sobre o sonho americano de conquistar o espaço. narra história real dos primeiros astronautas do pioneiro projeto Mercury. ótimos atores, direção empolgante de Philip Kaufman, fotografia de Caleb Deschanel e trilha grandiosa de Bill Conti)

4.  Lunar (ótimo filme de Duncan Jones - filho do cantor David Bowie -, que conta a história de um astronauta, isolado numa missão de três anos na Lua, controlando a mineração de fontes de energia para o planeta. quase no final de sua estada ele começa a descobrir mais do que deveria sobre si)

5.  No Assombroso Mundo da Lua - Countdown (Robert Altman mostra a irresponsabilidade da corrida espacial, que leva a NASA a lançar um astronauta às pressas, sem a nave Apolo 3 estar pronta, apenas para chegar à Lua antes dos russos)

6.  Apollo 13 ("Huston, we have a problem". a história real de uma acidentada missão, que deveria ser rotineira, mas por conta de avarias colocou em dúvida do retorno seguro dos astronautas, causando uma grande comoção mundial. ótimo filme de Ron Howard, com boa recriação de época e grande elenco)

7.  Capricórnio Um (pouco antes do lançamento de uma missão à Marte, os três astronautas são retirados da nave em segredo e levados ao deserto do Arizona, onde deverão simular sua chegada ao planeta para as câmeras de todo o mundo. coloca fogo nas teorias conspiratórias de que o homem jamais chegou à Lua)

8.  A Mulher na Lua - Frau im Mond (em 1929, Fritz Lang fez este filme visionário, lá estavam a contagem regressiva, a ausência de gravidade, a nave disparada em estágios... a colaboração dos cientistas alemães foi tão detalhada que o governo censurou o filme para evitar vazamento de informações. vale a pena assistir, até para entender a importância e o domínio do diretor)

9.  Da Terra à Lua (minissérie em 12 capítulos da HBO, produzida por Tom Hanks. conta com detalhes a história da conquista da Lua, desde 1961 até o último pouso em 1972. passa pela tragédia da Apollo 1, que teve seus tripulantes mortos até a épica chegada em 1969. superprodução para a TV)

10.  Cowboys do Espaço (Clint Eastwood dirige e estrela esta comédia irônica sobre um astronauta aposentado, convocado para consertar um satélite em órbita, que exige que três de seus companheiros, igualmente aposentados participem da missão. é um anti-Right Stuff)

Atualização em 29/09/2013:

11.  Gravidade (George Clooney e Sandra Bullock são um astronauta veterano em sua última missão e uma engenheira médica em sua primeira, que durante uma caminhada espacial de rotina veem sua nave ser destruída por um asteróide e ficam à deriva no espaço. o filme de Alfonso Cuarón, que estreia em 10 de outubro já é um forte concorrente ao próximo Oscar)

12.  In the Shadow of the Moon (excelente documentário, conduzido pelo astronauta Buzz Aldrin, que esteve na primeira missão à Lua, com entrevistas dos membros sobreviventes das missões Apollo, contando, em suas próprias palavras, as emoções de suas viagens)

13.  Sem Rumo no Espaço (estrelada por Gregory Peck e dirigida pelo especialista em filmes de guerra John Sturgess em 1969, conta a história de três astronautas, num foguete cujos motores edixaram de funcionar e os deixou à deriva, precisando ser resgatados antes que o oxigênio acabasse. não é dos melhores, mas lançado meses antes da acidentada missão Apollo 13, teve um quê de premonitório)

14.  Destino à Lua (feito em 1950, foi um dos primeiros filmes de ficção científica a tentar simular com apuro técnico a chegada do homem à Lua. mereceu o Oscar de efeitos especiais, mas claro que hoje parece pueril)


7 comentários:

  1. Não li essa lista, só estou postando pra dizer que estou amando esse site, e que adoraria termos uma parceria. Poderia me responder com um comentário no TrecoLegal.com? Memso que seja um não. E, continue assim, sendo ético antes de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Wilton,
    Como assim "não leu essa lista"?? Já que está por aqui devia ter lido, rsss
    Aproveito então para avisar que estou aberto a parcerias sim.
    Acho isso uma coisa importante na blogsfera, criar os famosos anéis de informação que se complementam.
    Para quem quiser colocar um link do Listas de 10 no seu site, fiz até uns bannerzinhos que coloquei no rodapé. aos poucos faço uns mais bonitinhos, hehe
    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Sunshine de Danny Boyle
    Dark Star de John Carpenter (esse é comico)
    Missão Marte de Brian De Palma
    Fantasmas de Marte de John Carpenter

    não lembro de muita coisa com Astronautas mais de ficção em geral, mas deixo minha dica.

    ResponderExcluir
  4. Mais 5 sugestões dos leitores...
    11. Sunshine
    12. Dark Star
    13. Missão Marte
    14. Fantasmas de Marte
    15. Armageddon

    E a lista vai crescendo.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Alguém conhece um filme sobre um astronauta que assiste o fim do mundo da estação espacial?

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!