
Há exatos 16 anos, no dia 31 de outubro de 1993, morria aos 23 anos de idade o ator River Phoenix, nos braços do irmão Joaquin, na saída do clube Viper’s Room, após uma overdose de cocaína e heroína.
Como James Dean ou Heath Ledger, Rio viveu o bastante para mostrar o seu potencial de astro, mas não o suficiente para amadurecer.
Quando morreu estava filmando “Dark Blood”, que não chegou a ser concluído e estava escalado para “Entrevista com o Vampiro”, “Eclipse Total” e “Basketball Diaries”, substituído respectivamete por Christian Slater e Leonardo DiCaprio nos dois últimos.
Filho de pais hippies, o ator era vegetariano, militante defensor dos animais, filiado ao PETA e esteve no Brasil visitando a Amazônia, acompanhado do amigo e fã Milton Nascimento, que lhe compôs esta bela canção:
River Phoenix deixa um legado de alguns ótimos filmes e um gosto de que muito estava por vir.
Aqui está uma lista de 10 de seus filmes e mais dois filmes que já estiveram em listas anteriores.
1.
Viagem ao Mundo dos Sonhos – Explorers (1985 / Joe Dante. três garotos constroem uma nave espacial e se lançam a uma supreendente viagem interplanetária. co-estrelado por Ethan Hawke)
3.
Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon (1988 / William Richert. garoto tem 24 horas para convencer sua namorada, que está de mudança para o Hawai, que é honesto, fiel e comprometido. uma tentativa de fazer de River um astro de comédias adolescentes)
4.
Espiões Sem Rosto - Little Nikita (1988 / Richard Benjamin. Sidney Poitier é um agente do FBI que descobre que um garoto americano é filho de espiões russos, que são alvo da mesma KGB que os contratara. o garoto acaba também virando alvo e ele terá que ajudá-lo)
5.
O Peso de um Passado - Running on Empty (1988 / Sidney Lumet. casal de ativistas anti-bélicos comete um atentado contra uma fábrica de napalm nos anos 70 e passa o resto de seus dias se escondendo. quando o filho mais velho resolve parar de correr de um passado que não é o dele, sabe que não poderá mais ver os pais e ainda os colocará em perigo. única e merecida indicação ao Oscar de coadjuvante para River Phoenix)
6.
Indiana Jones e a Última Cruzada (1989 / Steven Spielberg. Phoenix interpreta no prólogo do filme, o jovem Indiana Jones, dá pistas da sua relação com o pai e ainda mostra como o personagem feriu o queixo. sua morte prematura frustrou aqueles que o queriam como o personagem adulto no lugar do envelhecido Harrison Ford)
7.
Dogfight, Apostando no Amor (1991 / Nancy Savoca. na véspera de embarcarem para o Vietnan, um grupo de soldados faz uma aposta em que vence quem arrumar a garota mais feia. River Phoenix convida uma garçonete – Lily Taylor -, que acredita no real interesse dele, mas na festa descobre a verdade e vai embora. ele a segue e pede perdão, ela lhe dá uma segunda chance. uma das melhores interpretações do ator)
8.
Quebra de Sigilo - Sneakers (1992 / Phil Alden Robinson. um grupo de hackers, chefiado por Robert Redford, é contratado para detectar falhas de segurança de bancos, mas se envolvem com bandidos perigosos. Phoenix faz um jovem gênio da informática neste bom thriller com elenco estelar)
9.
Um Sonho, Dois Amores - The Thing Called Love (1993 / Peter Bogdanovich. quatro cantores - Samantha Mathis, então namorada do ator, Dermont Mulroney, Sandra Bullock e River Phoenix - tentam entrar para a indústria da música country em Nashville. durante o filme, os jovens músicos se apaixonam e experimentam rivalidades, na tentativa de fazer com que seus nomes fiquem conhecidos. River canta neste filme)
10.
Silent Tongue (1994 / Sam Shepard. no oeste americano, um jovem perde a esposa índia e perde a razão. ele se recusa a enterrá-la e seu espírito começa a atormentá-lo, o pai do rapaz vai então comprar uma nova esposa para o filho. último filme do ator, prejudicado pela aridez do diretor)



O Mágico de Oz 










Sexta-Feira 13 (nem os produtores esperavam tamanho sucesso neste filme de 1980. tanto é que o assassino nem era o
A Hora do Pesadelo - A Nightmare on Elm Street (
Alien - o 8o. Passageiro (vai ter quem diga que não é um filme de terror, claro que é. e virou uma série. aqui a qualidade é excepcional. o princípio é o mesmo. o vilão, no caso um
Halloween (o vilão aqui chama-se
Evil Dead - Uma Noite Alucinante (dirigido quase em recursos pelo inventivo Sam Raimi, tornou-se um inesperado sucesso. cinco jovens vão passar um fim de semana numa cabana e lá encontram o
Jogos Mortais - Saw (já está na sexta parte, a série com o vilão
Pânico - Scream (um psicopata, por trás de uma máscara da morte, está atacando jovens, imitando os filmes de terror. primeiro ele telefona para a vítima e faz pergunta sobre filmes de terror, se ela errar, ele a mata a facadas. bom roteiro e direção do mesmo Wes Craven de A Nightmare on Elm Street. está sendo produzida a quarta parte)
Premonição - Final Destination (o sucesso do primeiro filme já garantiu mais 3 continuações. na história os que escaparam da morte por conta de uma premonição, não continuarão vivos por muito tempo. não muda muito: no primeiro é um avião -
Brinquedo Assassino - Child's Play (um serial killer é morto numa perseguição policial e transfere sua alma a um brinquedo, o boneco Chucky. é dado como presente a um garoto, mas mesmo como boneco continuará cometendo seus crimes. o original foi dirigido por Tom Holland e já rendeu 4 continuações)
O Grito - The Grudge (baseado num filme de terror japonês, que também teve uma continuação, a versão americana teve duas. no primeiro uma assistente social americana, vivendo em Tóquio, vai substituir uma colega, cuidando de uma senhora, numa casa amaldiçoada. aos poucos ela desvenda o perigoso mistério)







Tudo por Amor - Dying Young


Vivos - Alive (time uruguaio de rugby cai sobre os Andes, os sobreviventes terão que enfrentar o frio e serão obrigados a se alimentar dos corpos dos que morreram. baseado numa história real ocorrida em 1972)
O Aviador (no ótimo filme de Scorsese, Leonardo Di Caprio vive o milionário Howard Hughes, que entre outras atividades, era um exímio piloto e construtor de aeronaves. a cena do acidente com seu avião em Beverly Hills é especialmente impressionante)
Vôo United 93 (excelente filme, mostrando a história real do vôo que caiu na Pensilvânia nos ataques de 11 de setembro de 2001. mostra a tensão desde a decolagem até a queda e um mundo que nunca mais seria o mesmo)
Sem Medo de Viver - Fearless (dirigido por Peter Weir. Jeff Briges é um dos poucos sobreviventes de um desastre aéreo e começa a procurar situações de risco, por se achar indestrutível. um psiquiatra o coloca em contato com outra sobrevivente - Rosie Perez indicada ao Oscar -, traumatizada pela morte do bebê no mesmo acidente)
Premonição - Final Destination (um adolescente sonha com o desastre do avião onde embarcaria no dia seguinte. como os fatos do sonho começam a se repetir, ele e um grupo de amigos decide não embarcar. o avião cai. aos poucos os que sobreviveram começam a morrer misteriosamente. um arrepiante filme de terror)
Con Air, a Rota de Fuga (Nicholas Cage é um prisioneiro em liberdade condicional que pega carona num vôo onde estão os piores criminosos do país. o grupo toma controle do avião e ele tenta reverter a situação. a cena do pouso forçado em plena Las Vegas Strip é antológica)
Lost (para não atrair a ira dos fanáticos, vou me ater ao piloto da série, dividido em 2 partes. Matthew Fox está num vôo tranquilo, quando começa uma forte turbulência. ele acorda sob o sol e, quando dá por si, vê na praia seu avião está partido e em chamas. os cerca de 50 sobreviventes estão atarantados próximos ao acidente. ao longo da série, flashbacks vão contar as histórias de cada um deles, montando um imenso quebra-cabeças)
Aeroporto 77 (neste terceiro filme da série de grande sucesso iniciada em 1970, o avião finalmente cai. o roteiro é cheio de furos, mas o avião nem tanto, já que cai no mar e os passageiros sobrevivem submersos a 30m da superfície até serem resgatados. bobagem)
Horizonte Perdido (nesta versão de 1973 de um clássico do cinema e da literatura, um avião cai no Himalaia e, a procura de ajuda, os sobreviventes encontram a entrada de Shangri-la, onde a juventude e a felicidade são eternas. um detalhe, todos usam roupas dos anos 70 e cantam músicas de Burt Bacharach e eu me pergunto... será que valeu a pena sobreviver?)