terça-feira, 6 de outubro de 2009

10 Documentários Brasileiros


O Brasil encontrou uma grande vocação nos documentários.
Um país de extremos, de cultura rica e variada, muitas histórias reais para ser contadas e pouca verba para produção dão espaço para o gênero florescer.
Aqui estão alguns exemplos de documentários que vi e gostei, mas sei que muitos outros ótimos filmes foram feitos e gostaria que vocês sugerissem.

1.  Edifício Master (um prédio em Copacabana a uma quadra da praia, com 13 apartamentos por andar e muitas histórias para contar. a equipe de Eduardo Coutinho passou uma semana colhendo depoimentos de vida de 37 desses moradores, personagens incríveis e um retrato do Brasil. genial!)

2.  Ônibus 174 (a partir de imagens de arquivo e entrevistas, José Padilha conta o sequestro de um ônibus, ocorrido em 2000 no Rio. em paralelo reconstrói a história do sequestrador, um típico menino de rua carioca)

3.  Cabra Marcado para Morrer (clássico de Eduardo Coutinho, conta a história de um líder camponês da Paraíba, morto em 1962. Em 64 o filme teve que ser interrompido por conta do golpe militar e só foi retomado em 81, com depoimentos da viúva e de seus filhos e os fatos dos 20 anos que se seguiram. importante documento de nossa história recente)

4.  Nós que Aqui Estamos e por Vós Esperamos (lançado em 99, o filme de Marcelo Masagão traça um painel de todo o século XX no mundo, o que nos dá uma interessante percepção do todo da evolução da humanidade e da banalização da vida naquele século. o final em cores no cemitério, explica o título instigante)

5.  Doutores da Alegria (um filme comovente de Mara Mourão, mostrando o importante trabalho do grupo de atores, criado pelo carismático Wellington Nogueira, que leva alegria e vida aos pacientes internados em 10 hospitais)

6.  Simonal, Ninguém Sabe o Duro que Dei (a história do cantor e fenômeno pop dos anos 60, que acabou no ostracismo por causa de uma mal contada ligação com a ditadura. de quebra, uma curiosa leitura do preconceito racial do Brasil num passado nem tão distante)

7.  O Mistério do Samba (a cantora Marisa Monte conduz uma série de entrevistas com os veteranos integrantes da Velha Guarda da Portela, trazendo de volta um pouco do espírito boêmio carioca. lindas canções e histórias humanas)

8.  Jango (Sílvio Tendler monta, de forma fria e esquemática, a história do presidente João Goulart, deposto pela ditadura me 64 até sua morte no exílio. lançado em 84, foi um dos documentários de maior sucesso no país, com mais de 500 mil espectadores)

9.   (o premiado filme de Ricardo Dias traz um curioso mosaico do sincretismo religioso do povo brasileiro. do Pará ao Rio Grande do Sul, passando pela umbanda de Salvador e pela Uberaba de Chico Xavier)

10.  Notícias de uma Guerra Particular (corajosamente dirigido por João Moreira Salles e Kátia Lund, conta a história dos moradores e traficantes do morro Dona Marta, no Rio. um retrato perturbador , baseado em dois anos de entrevistas com personagens que, em sua maioria, já morreram na guerra diária do tráfico)

28 comentários:

  1. Estou gostando muito do seu Blog. Exelente lista. Eu acrescentaria " O homem que engarrafava nuvens" sobre Humberto Teixeira, o doutor do Baião.

    também tenho um blog http://mairaaprendercom.blogspot.com/

    Entra lá!

    Um abraço!

    Maíra

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua lista.
    Eu acrescentaria "Garapa" do Dir. José Padilha é um ótimo documentario sobre a fome no brasil! mais no nordeste do brasil!
    o site:
    www.garapaofilme.com.br

    Douglas Zulai

    ResponderExcluir
  3. "Cronicamente inviável" documentário, né? Se for, deveria estar nesta lista...

    Obs.: nem quero divulgar meu blog, site... nada não.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pâmela,
    Cronicamente Inviável não é documentário não... é ficção. Embora seja um filme muito legal.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Faltou Ilha das Flores... Mas tá valendo!

    ResponderExcluir
  6. A lista está ótima, tem um que recomendo:Cinderelas, lobos e o principe encantado ,direção;Joel Zito ,É MUITO BOM!

    ResponderExcluir
  7. gostei muito do "Santiago" também

    ResponderExcluir
  8. de fato, Edifício Master é um ótimo documentário.
    Adoro os filmes de Eduardo Coutinho. Um outro documentário dele muito bom é "Jogo de Cena".

    ResponderExcluir
  9. Faltou Santiago, Estamira e O Fim e o Princípio.

    Mas as dicas estão bem boas tb.

    Abs.

    ResponderExcluir
  10. Eu incluiria: Justiça; Juizo; e O cárcere e a rua, são documentários jurídicos excelentes.

    Estou a procura de mais alguns: Apesar de você - Os caminhos da justiça; Pro dia nascer feliz; A casa dos mortos; Vc sabe onde encontrar?

    ResponderExcluir
  11. vc tem algum documentario sobre josé de alencar ou sobre literatura brasileira?
    desde ja meu muito abrigado se puder me manda os LINKs para o meu e-mail (rafael_dbob@hotmail.com.br) obrigado!!!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito também de "Arquitetos do Poder"

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  13. Prezado, parabéns por sua inicativa...
    Esta lista que você elaborou mostra o momento ótimo que o documentário brasileiro está vivendo.
    Mas, peço licença para acrescentar alguns outros. Como "Santiago", do João Moreira Salles já foi citado, lembro o "Notícias de uma guerra particular" (também do João Moreira Salles), que é um filme seminal, pois a partir dele surgiram o "Cidade de Deus", o "Cidade dos Homens", o "Tropa de Elite" (entre outros). Acho que o "Serras da Desordem", do Tonacci e o "Corumbiara", do Vincent Carelli não poderiam ficar de fora também. Agora so um reparo: Quanto oa filme sobre o Simonal, acho que ele viola uma dimensão fundamental dos filmes documentários, que é dimensão ética: o Simonal de fato mandou a repressão "dar um jeito" em um funcionário seu e, mais, ele caiu não foi por preconceito não: acho que ninguém queria esatar associado a um cara que era unha e carne com a repressão e que se jactava disto. Um abraço e boa sorte.
    Henrique Finco (henriquefinco@gmail.com)

    ResponderExcluir
  14. Os já citados "Santiago" (achei de uma coragem incrível) e "Jogo de cena", "Meu tempo é hoje" sobre o Paulinho da Viola e um que caberia mais numa lista de curtas, o premiadíssimo "Ilha das Flores".

    ResponderExcluir
  15. Ei, camarada...que sacada legal essa sua. Parabéns! Documentarios para mim é o gênero por exelencia. Se eu tivesse uma grana na mão e uma turminha disposta, meteria a cara e faria um documentário sobre o Samba, desde suas origens na africa, até os dias atuais, no brasil. Minha dica seria: "Onde a coruja dorme", documentario sobre o nosso grande, de saudosa memória "Bezerra da Silva" que tá sambando com os anjos, agora! - Mais uma vez, Parabéns pela iniciativa. - pauloantonio10@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Meu amigo, até hoje só apresentam documentários de episódios em que só mostra a sacanagem e a corrupção no Brasil, será que na nossa história não tem nada de bom para ser mostrado?

    ResponderExcluir
  17. "Só dez por cento é mentira" é um bom exemplo de algo bom q temos no Brasil, e em nenhum outro lugar do mundo! Puta doc!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo blog!

    Luciano Neves

    ResponderExcluir
  19. Olá! Gostaria de lembrar o documentário "Santo Forte" - de Eduardo Coutinho:

    "Entre uma missa campal celebrada pelo Papa no Aterro do Flamengo e, meses depois, a comemoração do Natal, o documentário penetra na intimidade dos católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca. Cada um a seu modo, eles crêem na comunicação direta com o sobrenatural através da intervenção de santos, orixás, guias ou do Espírito Santo."

    Muito interessante!
    Abços!

    ResponderExcluir
  20. Impossível uma lista dessas sem o João Jardim com os seus "Pro dia nascer feliz"; e "Amor?". "Glauber, o filme, Labirinto do Brasil", obra prima do Silvio Tendler também merece um honroso destaque... O premiadíssimo "Prisioneiro da grade de ferro" de Paulo Sacramento, sacrepantas, não pode ser esquecido. O também premiadíssimo "Cidadão Boilesen" merece destaque nessas épocas tribunais de verdades. Não vamos esquecer do "Atlântico Negro - na rota dos orixás" do Renato Barbieri. Budrus da brasileira Julia Bacha... desisto uma lista dessas não termina nunca... Viva o Brasil, Viva o Povo Brasileiro. Agora, se for para melhorar a realidade e não ter mais documentários tão bons, acho que vamos ganhar...

    ResponderExcluir
  21. Olá, sou portuguesa e para alguém de fora como eu e que anda a apaixonar-se pelo cinema brasileiro, esta página é um tesouro!Obrigada pela página e também um obrigado a todos os que a comentaram.
    Um bem-haja :-)

    ResponderExcluir
  22. Onde posso ver "Profetas das águas", de Leopoldo Nunes?

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo seu blog, adorei.
    Amo documentários e quero deixar aqui a recomendação do documentário do ano 2012, Maria Farinha: Obesidade, a maior epidemia infantil da história. http://www.muitoalemdopeso.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eles são definitivamente propostas que eu tenho que fazer, certamente gostaria de compartilhar uma recomendação; um documentário da HBO chamado vice, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  25. Adicionaria o documentário Envelhescência nessa lista, poesia unida a um modo de retratar o envelhecimento. Adorei o documentário!

    ResponderExcluir
  26. Curto muito os documentário brasileiros
    No momento estou assistindo os que ainda não vi dessa lista do Youtube https://www.youtube.com/playlist?list=PLPGcu5rBkzx3Oi8ZWgfyCdjyOsqDLC6MI

    Acho que todos que estão aqui estão lá, mas são 50 nessa lista, todos que já vi são ótimos pra refletir, acho que isso é uma característica bem forte nos documentários nacionais
    Parabéns pela sua lista!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!