sábado, 31 de outubro de 2009

10 Filmes com River Phoenix

















Há exatos 16 anos, no dia 31 de outubro de 1993, morria aos 23 anos de idade o ator River Phoenix, nos braços do irmão Joaquin, na saída do clube Viper’s Room, após uma overdose de cocaína e heroína.

Como James Dean ou Heath Ledger, Rio viveu o bastante para mostrar o seu potencial de astro, mas não o suficiente para amadurecer.

Quando morreu estava filmando “Dark Blood”, que não chegou a ser concluído e estava escalado para “Entrevista com o Vampiro”, “Eclipse Total” e “Basketball Diaries”, substituído respectivamete por Christian Slater e Leonardo DiCaprio nos dois últimos.

Filho de pais hippies, o ator era vegetariano, militante defensor dos animais, filiado ao PETA e esteve no Brasil visitando a Amazônia, acompanhado do amigo e fã Milton Nascimento, que lhe compôs esta bela canção:

River Phoenix deixa um legado de alguns ótimos filmes e um gosto de que muito estava por vir.

Aqui está uma lista de 10 de seus filmes e mais dois filmes que já estiveram em listas anteriores.

1. Viagem ao Mundo dos Sonhos – Explorers (1985 / Joe Dante. três garotos constroem uma nave espacial e se lançam a uma supreendente viagem interplanetária. co-estrelado por Ethan Hawke)

2. A Costa do Mosquito (1986 / Peter Weir. Harrison Ford é um excêntrico inventor que pega a mulher e os filhos e se muda para o interior da América Central, onde pretende construir uma fábrica de gelo. mas as coisas não saem como ele imaginava e o paraíso vira um pesadelo. River é o filho mais velho)

3. Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon (1988 / William Richert. garoto tem 24 horas para convencer sua namorada, que está de mudança para o Hawai, que é honesto, fiel e comprometido. uma tentativa de fazer de River um astro de comédias adolescentes)

4. Espiões Sem Rosto - Little Nikita (1988 / Richard Benjamin. Sidney Poitier é um agente do FBI que descobre que um garoto americano é filho de espiões russos, que são alvo da mesma KGB que os contratara. o garoto acaba também virando alvo e ele terá que ajudá-lo)

5. O Peso de um Passado - Running on Empty (1988 / Sidney Lumet. casal de ativistas anti-bélicos comete um atentado contra uma fábrica de napalm nos anos 70 e passa o resto de seus dias se escondendo. quando o filho mais velho resolve parar de correr de um passado que não é o dele, sabe que não poderá mais ver os pais e ainda os colocará em perigo. única e merecida indicação ao Oscar de coadjuvante para River Phoenix)

6. Indiana Jones e a Última Cruzada (1989 / Steven Spielberg. Phoenix interpreta no prólogo do filme, o jovem Indiana Jones, dá pistas da sua relação com o pai e ainda mostra como o personagem feriu o queixo. sua morte prematura frustrou aqueles que o queriam como o personagem adulto no lugar do envelhecido Harrison Ford)

7. Dogfight, Apostando no Amor (1991 / Nancy Savoca. na véspera de embarcarem para o Vietnan, um grupo de soldados faz uma aposta em que vence quem arrumar a garota mais feia. River Phoenix convida uma garçonete – Lily Taylor -, que acredita no real interesse dele, mas na festa descobre a verdade e vai embora. ele a segue e pede perdão, ela lhe dá uma segunda chance. uma das melhores interpretações do ator)

8. Quebra de Sigilo - Sneakers (1992 / Phil Alden Robinson. um grupo de hackers, chefiado por Robert Redford, é contratado para detectar falhas de segurança de bancos, mas se envolvem com bandidos perigosos. Phoenix faz um jovem gênio da informática neste bom thriller com elenco estelar)

9. Um Sonho, Dois Amores - The Thing Called Love (1993 / Peter Bogdanovich. quatro cantores - Samantha Mathis, então namorada do ator, Dermont Mulroney, Sandra Bullock e River Phoenix - tentam entrar para a indústria da música country em Nashville. durante o filme, os jovens músicos se apaixonam e experimentam rivalidades, na tentativa de fazer com que seus nomes fiquem conhecidos. River canta neste filme)

10. Silent Tongue (1994 / Sam Shepard. no oeste americano, um jovem perde a esposa índia e perde a razão. ele se recusa a enterrá-la e seu espírito começa a atormentá-lo, o pai do rapaz vai então comprar uma nova esposa para o filho. último filme do ator, prejudicado pela aridez do diretor)


2 comentários:

  1. Muito obrigada por postar o filme (Apostando no amor1991) eu estava atrás desse filme a muitos anos e agora posso revelo novamente obrigada.

    ResponderExcluir
  2. River *-* Eu nasci em 1994, mas sei quem é River Jude.. Eu agradeço por postar os filmes dele e lembrar de um ator tão talentoso. Besos

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!