sexta-feira, 30 de outubro de 2009

10 Filmes de Bruxas


Está chegando o Halloween. É hora de tirar a fantasia de bruxa do armário.
As bruxas descendem dos xamãs e sacerdotes. São geralmente retratadas como mulheres feias, conhecedoras da magia negra e que se locomovem em vassouras voadoras.
Na idade média, a santa inquisição identificava uma bruxa, colocando a mulher suspeita num lado da balança e uma enorme bíblia no outro lado, caso ela pesasse menos que a bíblia: bruxa! (acho que não existia bruxa gorda...)
No cinema elas já ficaram bonitas, descoladas e até glamurosas.
Selecionei 10 filmes sobre o tema.

Lembro que na lista "10 Filmes Sobre o Rei Arthur" existem várias bruxas e bruxos, que complementam esta lista.


0.  O Mágico de Oz (hors-concours neste tema, o clássico de 1939 traz duas bruxas irmãs e opostas, uma ajudando e outra atacando a menina Dorothy e seus amigos a caminho de encontrar o grande mágico)

1.  As Bruxas de Eastwick (Cher, Michelle Pfeiffer e Susan Sarandon vivem entediadas numa cidadezinha da Nova Inglaterra. todas as quintas se reúnem para um coquetel e num desses dias, resolvem fazer um feitiço para atrair o homem ideal e Jack Nicholson aparece... parece que todos se divertiram fazendo o filme e nós também assistindo)

2.  Harry Potter e a Pedra Filosofal (primeiro filme da série. um garoto órfão de 10 anos vive infeliz com os tios e recebe um convite para ingressar numa renomada escola de bruxaria. se você vive no planeta terra, conhece toda a história. um imenso sucesso de bilheteria e de marketing, que criou uma legião de fãs e enriqueceu todos os envolvidos)

3.  As Bruxas de Salem - The Crucible (ótimo filme. conta a história real de um reverendo da cidadezinha de Salem, nos Estados Unidos, que em 1691 inicia uma cruel caça às bruxas, deflagrada pela delação de um grupo de garotas, que se disseram possuídas por bruxas que viviam na cidade. ignorância, fanatismo e violência... o mundo não mudou muito nos últimos séculos)

4.  Stardust, o Mistério da Estrela (uma estrela cadente cai além dos muros da cidade e um jovem vai atrás dela, disputando-a com a feiticeira Michelle Pfeiffer, que também a deseja para manter a beleza e juventude. muitas emoções neste mundo mágico)

5.  Abracadabra - Hocus Pocus (três bruxas do século 17 - Bette Midler, Kathy Najimy e Sarah Jessica Parker - voltam ao presente, quando seus espíritos são evocados na noite de Halloween. para garantir sua imortalidade terão que enfrentar três crianças. pura sessão da tarde)

6.  Convenção das Bruxas (um garoto é levado à Inglaterra pela avó após a morte dos pais. chegam a um hotel, onde ele descobre que está havendo uma convenção de bruxas - lideradas por Anjelica Huston - que pretende transformar todas as crianças do mundo em ratos. infantil e divertido)

7.  A Bruxa de Blair (três estudantes de cinema embrenham-se nas matas de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. um ano depois filmes e fitas são encontradas na mata. assustador e barato, tornou-se um grande sucesso)

8.  Da Magia à Sedução (Sandra Bullock e Nicole Kidman são duas jovens bruxas, criadas pelas tias, que carregam o fardo de uma maldição imposta por uma ancestral: todos os homens que se apaixonassem por suas descendentes deveriam morrer. muito assustador para crianças e muito infantil para adultos, o filme não funciona)

9.  Jovens Bruxas - The Craft (quatro amigas de colégio se descobrem bruxas e passam a se dedicar à magia negra, que foge ao seu controle, gerando consequências trágicas. tem quem goste, não é meu caso)

10.  Sortilégio de Amor (Kim Novak é uma bruxa, que vive com seu gato siamês. ela lança um feitiço no seu vizinho para que ele se apaixone por ela e abandone sua noiva, uma antiga rival dela. entretanto Kim perderá seus poderes se também se apaixonar por ele. encantadora comédia de 1958)



CONTINUAÇÃO:
(CLIQUE E VEJA A SEGUNDA PARTE COM 
MAIS 10 FILMES DE BRUXAS)





Veja ainda: "10 Filmes de Halloween"

48 comentários:

  1. Nossa, eu ADORO filmes de bruxa e afins!! E essa lista que vc fez tá muito boa!! Vou falar um poucosobre alguns que mais gosto dessa lista. Primeiro tem o Abracadabra que é o filme da minha infância que eu mais AMO!! Depois tem o Stardust que é um filme que me surpreendeu de tão maneiro que eu achei! Muito divertido e carismático, que cumpre perfeitamente a prerrogativa que foi proposta, fora que tem Robert De Niro em um papel engraçadíssimo!E claro, a Michelle Pfeiffer que é a mulher mais linda e mais imortal da história do cinema na minha opinião, rs rs. A Bruxa de Blair é um filme excepcional, sua ideia de filme de primeira pessoa quando chegou com toda aquela história na mídia sobre ser um filme de uma câmera de pessoas "reais" para dar todo aquele suspense foi muito bom, fora que o filme sem ter nenhum "bicho", "monstro" e etc, causa um pânico muito sinistro! E ainda tem As Bruxas de Salém que tbm é muito bom, e claro o Harry Potter, ao qual fico bem tendenciosa em meu comentário pq sou fã de carteirinha dos livros, rs. Só digo que nesse primeiro filme eles conseguiram captar bem a ideia do livro, e isso é uma das coisas que mais me surpreendeu! Enfim, esse é meu "pequeno" comentário sobre essa lista que eu achei muito legal!! Quero ver vc fazer uma lista de filmes de zumbis!!! Eu adoro, e quero saber se tem algum que eu ainda não tenha visto, rs rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. mt boa a lista! Convençao das Bruxas ( com Angelica Huston e Rowan Atkinson "Mr. Bean") e Abracadabra sao os mais marcantes da minha infancia, se bem q ate hj eu assisto quando passa na tv! abraço!

    ResponderExcluir
  3. eu sou louco por filmes de bruxas mais o meu predileto e da magia a seduçao eu tambem gosto muito da serie charmed mais que pena nao tem dublads
    bem que vcs podiam fazer top 20 de fdilme de withc

    ResponderExcluir
  4. Eu como Bruxo de verdade acho hilários alguns desses filmes, mas como eu, muitos bruxos espalhados pelo mundo devem adorar ver coisas do seu cotidiano retratadas tão incríveis nesses filmes ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é bruxo de verdade?,pois os bruxos,são uma sociedade secreta.

      Excluir
    2. Sai dai isso nem existe e so ficção...

      Excluir
    3. ha ha ha..e como isso aconteceu?

      Excluir
    4. KKKKKKKKKKKKK, As pessoas talvez em um futuro distante compreendam. Enquanto isso aproveitamos e desfrutamos das nossas magias. #Beijos para todos os Bruxos e Bruxas do Brasil =^.^=

      Excluir
    5. Depois q sofre Bulling Fica Chorando -_- '

      Excluir
    6. 'Os bruxos,são uma sociedade secreta." Vc tem problema cara, pra ser bruxo nem precisa ser de alguma sociedade bruxa pra coemçar, então não fode pq se for ou nao ngm é obrigado a esconder nada de ninguem.

      Excluir
    7. É claro que existem bruxos de verdade. A religião WICCA é um exemplo disso.
      No quadro ''PARANORMAIS''do programa DOMINGO LEGAL, tinham vários bruxos que desvendava mistérios.

      Excluir
  5. tbm como bruxo acho o maximo ver coisas do cotidiano nos filmes - mesmo q exageradas -
    Hum amei o post -__ conheci varios fiLmes tenhO q achar agora pra baixar

    ResponderExcluir
  6. GENTE FALTA NA LISTA O MELHOR FILME DE BRUXAS..

    O Cacador de Bruxas 1968

    este sim e muito bom. :)

    ASSINADO PAULAO paulaosp@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. um filme muito bom exelente e AS Brumas de a Avalon assisti 11 vezes,VALE A PENA conferir

    ResponderExcluir
  8. adorei seu blog.
    Essa lista é bem legal, daí só não assisti ao Sortilégio de Amor, e a história parace ser bem interessante. As Bruxas de Eastwick eu assisti a muito tempo e nem lembro mais, preciso rever.
    Gostei da lista, mas eu acrescentaria o trash Elvira- a Rainha das Trevas.
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Vejam "O POÇO E O PÊNDULO", um dos melhores que já vi.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Eu como o Mestre Dos Bruxos da Ordem Mundial dos Bruxos, acho patéticos esses tipos de filmes. Sem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é mestre dos Bruxos,como conseguiu?

      Excluir
    2. Ordem Mundial dos Bruxos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  11. GENTE EU AMO FILME DE BRUXAS!!!!!
    EM ESPECIAL :AS BRUXAS DE EASTWICk!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. vc bem que poderiam atualiza este blog e renovar esta lista ai so tem filmes do seculo passado eu gosto muito de alguns filmes desta lista mais eu quero conhecer novos filmes é so um toque para vcs seguirem em frente pois este blog esta muito lemdo ok faleu abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao pq vc ja nçao postou uma listinha de filmes atuais? Pq criticar é muito mais fácil não é verdade.

      Excluir
  13. vão arder no fogo do inferno...

    ResponderExcluir
  14. eu como bruxa da casinha do além apoio meus amigos bruxos, pessoal agente se encontra na convensão dos bruxos. Esse ano vai ser na 25 de bruxaria...

    ResponderExcluir
  15. As brumas de avalon e jovens bruxas "na minha opinião", são um dos melhores filmes "sérios", sobre bruxas já realizado. HARRY POTTER é legalzinho, mas é claro q todos q o assistiram sabem q não passa d uma aventura infantil...

    ResponderExcluir
  16. Ola!!!

    Me desculpe mas a sinopse do filme: Da Magia a Sedução está errada. A maldição é lançada pela ancestral da família na época da colonização do local onde moram e não pela mães das duas jovens bruxas. Por favor, veja o filme antes de escrever!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Bruxas existem sim,
    Você está certa, esta é uma das minhas listas mais antigas e, por algum motivo, utilizei a sinopse divulgada no Brasil na época, que afinal não era a oficial.
    Eu assisti sim o filme, há muitos ano, mas pesquisei para saber exatamente onde errei.
    A mãe das meninas foi vítima da maldição, morrendo com o coração quebrado após a morte do pai delas.
    A maldição foi lançada por uma ancestral, Maria, que após uma desilusão amorosa, lançou para si a praga, que infelizmente se espalhou para as gerações futuras,
    Obrigado por me corrigIem,
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  18. ah! eu adoro filmes de bruxas, tudo relacionado a magias, fadas, etc..

    ResponderExcluir
  19. bruxas existem, a minha sogra!!

    ResponderExcluir
  20. depois do filme harry potter todo mundo acha que pode ser bruxo,se reunir com amigos,andar com varinhas e vassouras kkkkkk. uma bruxa da idade media te matava numa so olhada

    ResponderExcluir
  21. sou fã de J.K. Rowling, a mulher tem uma mente brilhante para inventa um mundo não existente como o do Harry Potter, quem já leu a saga de Harry Potter entende o que eu digo, ela encacha detalhes impressionante em todo seus livros, o 1º só foi um preliminar para começar uma historia fantástica, digo isto porque já li toda a saga umas 5 ou 6 vez, ela conseguiu de alguma forma prender a imaginação das pessoas, qual e a pessoa que não se imagino em um mundo paralelo? como não é um mundo existente e bom imagina-lo, todas pessoas que tem a cultura de ler livros se delicia a imaginar a historia, e o 1º filme Harry Potter capitou perfeitamente e essência do livro. Então digo se for para falar mau tem que ter lido todos os livro, e é claro filme e filme os produtores sempre vão querer por algumas senas chocante para mais para chamar a atenção do publico, mas em todo o caso os filmes da saga Harry Potter na minha opinião ficarão bons, eles tentarão fazer o seu melhor.

    ResponderExcluir
  22. ah só mais um comentário, acredito nos wiccas, tenho uma amiga que frequenta. Mas este site e pra comentar sobre os filmes, e gente são filmes e só, são coisa fora da realidade alguns, temos que ter o bom senso de ver a historia de uma forma diferente.

    ResponderExcluir
  23. mt pessoas gostam de falar q sao bruxos, mas falam isso em vão, um verdadero bruxo nao prescisa mostra para o mundo o seu poder, o verdadero bruxo é akela que pratica sua arte mesmo sem mostra para ninguem esse é o verdadero bruxo ele nao prescisa da fama e sim a bençao que é a magia, nao ousem usar esse nome em vão pq esta além da compreensão, prova disso é estarem se auto anunciando 'bruxos" e se nao gostarao podem me add no msn e se tiverem q discordar pode flar diretamente
    izunavideos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, vc tem Pureza nas suas palavras, sou um jovem tenho 23 anos hetero claro,''Bruxo'' pra mim eu acho legal,mais daqueles que serve ao bem, magia branca, não aqueles que se dizem que es macumbeiro ou sei lá o que...so sei que eu não tenho medo deles, sigo o coraçao de Deus prém ja cometi pecados e continuo as vezes,mais sou um mortal, mortal é normal cometer pecados, e sou digno de Deus e nao tenho medo das trevas pois sei que Deus esta sempre do meu lado... abraços

      meu msn ai: Berg-kbulozo@hotmail.com

      Excluir
    2. Que pensamento antigo... Antigamente quem se intitulava bruxo era desprezado, preso, torturado... Por isso o anonimato dos bruxos. Pelo jeito tem gente que ainda acha que é preciso viver no passado.

      Excluir
  24. eu gosto muito de filme de bruxas,vcs poderiam fazer o top 10 dos filmes de bruxas mais visto né.

    ResponderExcluir
  25. eu adoro filmes de bruxas principalmente =Bibi a Bruxinha=

    ResponderExcluir
  26. Harry Potter deveria estar na lista dos 10 melhores filmes infantis, há pouca coisa de filme de "bruxa" nele, a não ser a visão esteorotipada do que é um bruxo. A Bruxa de Blair nem foi citada.

    ResponderExcluir
  27. oi assistir um filme só que nao mim lembro do nome é sobre uma bruxa que solta um feitiço em um garoto que acha que só ele é bonito e zua quem é feio e um dia ele zua bem essa bruxa que é feia e ela joga um feitiço pra que ele fique feio e ele tem que gostar de alguém e essa pessoa tem que dizer eu te amo.
    Espero que possa mim ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      O filme é "A Fera" (Beastly), com o Alex Pettyfer e a Mary-Kate Olsen no papel da bruxa.
      Abs!!!

      Excluir
  28. Faltou do Caça às Bruxas do Nicolas Cage aí né ^^

    ResponderExcluir
  29. acho q The Craft deveria ser entre os 5 primeiros pq e muiito bom mesmo!!

    ResponderExcluir
  30. gente oque e isso?????????????
    Harry Potter é para ser o primeiro da lista ele é o melhor filme de bruxaria do mundo

    ResponderExcluir
  31. Oi Armando B. Martins!
    Gostei muito de seu blog, realmente possui muita informação. Gostaria de fazer uma indicação, um filme bem interessante sobre bruxas e a igreja, é um filme de época, o nome é "O Poços e o Pendulo" (The Pit and the Pendulum, 1991). Direção: Stuart Gordon. Existem outros dois filmes com o mesmo nome mas, recomendo este de 1991 dirigido por Stuart Gordon.

    ResponderExcluir
  32. Não sei se é possivel postar links em seu Blog mas, o link para assistir ao filme O Poço e o Pendulo de 1991 é https://www.youtube.com/watch?v=KLaKml78-Tk . Aviso que contem algumas cenas fortes e, muito realistas na minha opinião.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!