sábado, 31 de outubro de 2009

10 Filmes com River Phoenix

















Há exatos 16 anos, no dia 31 de outubro de 1993, morria aos 23 anos de idade o ator River Phoenix, nos braços do irmão Joaquin, na saída do clube Viper’s Room, após uma overdose de cocaína e heroína.

Como James Dean ou Heath Ledger, Rio viveu o bastante para mostrar o seu potencial de astro, mas não o suficiente para amadurecer.

Quando morreu estava filmando “Dark Blood”, que não chegou a ser concluído e estava escalado para “Entrevista com o Vampiro”, “Eclipse Total” e “Basketball Diaries”, substituído respectivamete por Christian Slater e Leonardo DiCaprio nos dois últimos.

Filho de pais hippies, o ator era vegetariano, militante defensor dos animais, filiado ao PETA e esteve no Brasil visitando a Amazônia, acompanhado do amigo e fã Milton Nascimento, que lhe compôs esta bela canção:

River Phoenix deixa um legado de alguns ótimos filmes e um gosto de que muito estava por vir.

Aqui está uma lista de 10 de seus filmes e mais dois filmes que já estiveram em listas anteriores.

1. Viagem ao Mundo dos Sonhos – Explorers (1985 / Joe Dante. três garotos constroem uma nave espacial e se lançam a uma supreendente viagem interplanetária. co-estrelado por Ethan Hawke)

2. A Costa do Mosquito (1986 / Peter Weir. Harrison Ford é um excêntrico inventor que pega a mulher e os filhos e se muda para o interior da América Central, onde pretende construir uma fábrica de gelo. mas as coisas não saem como ele imaginava e o paraíso vira um pesadelo. River é o filho mais velho)

3. Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon (1988 / William Richert. garoto tem 24 horas para convencer sua namorada, que está de mudança para o Hawai, que é honesto, fiel e comprometido. uma tentativa de fazer de River um astro de comédias adolescentes)

4. Espiões Sem Rosto - Little Nikita (1988 / Richard Benjamin. Sidney Poitier é um agente do FBI que descobre que um garoto americano é filho de espiões russos, que são alvo da mesma KGB que os contratara. o garoto acaba também virando alvo e ele terá que ajudá-lo)

5. O Peso de um Passado - Running on Empty (1988 / Sidney Lumet. casal de ativistas anti-bélicos comete um atentado contra uma fábrica de napalm nos anos 70 e passa o resto de seus dias se escondendo. quando o filho mais velho resolve parar de correr de um passado que não é o dele, sabe que não poderá mais ver os pais e ainda os colocará em perigo. única e merecida indicação ao Oscar de coadjuvante para River Phoenix)

6. Indiana Jones e a Última Cruzada (1989 / Steven Spielberg. Phoenix interpreta no prólogo do filme, o jovem Indiana Jones, dá pistas da sua relação com o pai e ainda mostra como o personagem feriu o queixo. sua morte prematura frustrou aqueles que o queriam como o personagem adulto no lugar do envelhecido Harrison Ford)

7. Dogfight, Apostando no Amor (1991 / Nancy Savoca. na véspera de embarcarem para o Vietnan, um grupo de soldados faz uma aposta em que vence quem arrumar a garota mais feia. River Phoenix convida uma garçonete – Lily Taylor -, que acredita no real interesse dele, mas na festa descobre a verdade e vai embora. ele a segue e pede perdão, ela lhe dá uma segunda chance. uma das melhores interpretações do ator)

8. Quebra de Sigilo - Sneakers (1992 / Phil Alden Robinson. um grupo de hackers, chefiado por Robert Redford, é contratado para detectar falhas de segurança de bancos, mas se envolvem com bandidos perigosos. Phoenix faz um jovem gênio da informática neste bom thriller com elenco estelar)

9. Um Sonho, Dois Amores - The Thing Called Love (1993 / Peter Bogdanovich. quatro cantores - Samantha Mathis, então namorada do ator, Dermont Mulroney, Sandra Bullock e River Phoenix - tentam entrar para a indústria da música country em Nashville. durante o filme, os jovens músicos se apaixonam e experimentam rivalidades, na tentativa de fazer com que seus nomes fiquem conhecidos. River canta neste filme)

10. Silent Tongue (1994 / Sam Shepard. no oeste americano, um jovem perde a esposa índia e perde a razão. ele se recusa a enterrá-la e seu espírito começa a atormentá-lo, o pai do rapaz vai então comprar uma nova esposa para o filho. último filme do ator, prejudicado pela aridez do diretor)


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

10 Filmes de Bruxas


Está chegando o Halloween. É hora de tirar a fantasia de bruxa do armário.
As bruxas descendem dos xamãs e sacerdotes. São geralmente retratadas como mulheres feias, conhecedoras da magia negra e que se locomovem em vassouras voadoras.
Na idade média, a santa inquisição identificava uma bruxa, colocando a mulher suspeita num lado da balança e uma enorme bíblia no outro lado, caso ela pesasse menos que a bíblia: bruxa! (acho que não existia bruxa gorda...)
No cinema elas já ficaram bonitas, descoladas e até glamurosas.
Selecionei 10 filmes sobre o tema.

Lembro que na lista "10 Filmes Sobre o Rei Arthur" existem várias bruxas e bruxos, que complementam esta lista.


0.  O Mágico de Oz (hors-concours neste tema, o clássico de 1939 traz duas bruxas irmãs e opostas, uma ajudando e outra atacando a menina Dorothy e seus amigos a caminho de encontrar o grande mágico)

1.  As Bruxas de Eastwick (Cher, Michelle Pfeiffer e Susan Sarandon vivem entediadas numa cidadezinha da Nova Inglaterra. todas as quintas se reúnem para um coquetel e num desses dias, resolvem fazer um feitiço para atrair o homem ideal e Jack Nicholson aparece... parece que todos se divertiram fazendo o filme e nós também assistindo)

2.  Harry Potter e a Pedra Filosofal (primeiro filme da série. um garoto órfão de 10 anos vive infeliz com os tios e recebe um convite para ingressar numa renomada escola de bruxaria. se você vive no planeta terra, conhece toda a história. um imenso sucesso de bilheteria e de marketing, que criou uma legião de fãs e enriqueceu todos os envolvidos)

3.  As Bruxas de Salem - The Crucible (ótimo filme. conta a história real de um reverendo da cidadezinha de Salem, nos Estados Unidos, que em 1691 inicia uma cruel caça às bruxas, deflagrada pela delação de um grupo de garotas, que se disseram possuídas por bruxas que viviam na cidade. ignorância, fanatismo e violência... o mundo não mudou muito nos últimos séculos)

4.  Stardust, o Mistério da Estrela (uma estrela cadente cai além dos muros da cidade e um jovem vai atrás dela, disputando-a com a feiticeira Michelle Pfeiffer, que também a deseja para manter a beleza e juventude. muitas emoções neste mundo mágico)

5.  Abracadabra - Hocus Pocus (três bruxas do século 17 - Bette Midler, Kathy Najimy e Sarah Jessica Parker - voltam ao presente, quando seus espíritos são evocados na noite de Halloween. para garantir sua imortalidade terão que enfrentar três crianças. pura sessão da tarde)

6.  Convenção das Bruxas (um garoto é levado à Inglaterra pela avó após a morte dos pais. chegam a um hotel, onde ele descobre que está havendo uma convenção de bruxas - lideradas por Anjelica Huston - que pretende transformar todas as crianças do mundo em ratos. infantil e divertido)

7.  A Bruxa de Blair (três estudantes de cinema embrenham-se nas matas de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. um ano depois filmes e fitas são encontradas na mata. assustador e barato, tornou-se um grande sucesso)

8.  Da Magia à Sedução (Sandra Bullock e Nicole Kidman são duas jovens bruxas, criadas pelas tias, que carregam o fardo de uma maldição imposta por uma ancestral: todos os homens que se apaixonassem por suas descendentes deveriam morrer. muito assustador para crianças e muito infantil para adultos, o filme não funciona)

9.  Jovens Bruxas - The Craft (quatro amigas de colégio se descobrem bruxas e passam a se dedicar à magia negra, que foge ao seu controle, gerando consequências trágicas. tem quem goste, não é meu caso)

10.  Sortilégio de Amor (Kim Novak é uma bruxa, que vive com seu gato siamês. ela lança um feitiço no seu vizinho para que ele se apaixone por ela e abandone sua noiva, uma antiga rival dela. entretanto Kim perderá seus poderes se também se apaixonar por ele. encantadora comédia de 1958)



CONTINUAÇÃO:
(CLIQUE E VEJA A SEGUNDA PARTE COM 
MAIS 10 FILMES DE BRUXAS)





Veja ainda: "10 Filmes de Halloween"

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

10 Filmes de Terror que viraram Séries de Cinema

















Já virou regra, um filme de terror faz sucesso, já pode esperar pela continuação.
Os finais já são propositalmente abertos para não dar trabalho aos roteiristas, basta reciclar os sustos e está feito.
A partir dos anos 80, essa mania virou praga. Alguns com resultados melhores, outros piores.
Aqui vai minha seleção de 10 franquias de terror.

1. Sexta-Feira 13 (nem os produtores esperavam tamanho sucesso neste filme de 1980. tanto é que o assassino nem era o Jason Voorhees, vilão das continuações. mas tudo bem, ele retornou para outros 12 filmes - por enquanto. inclusive numa troca de vilões em Freddy vs. Jason. o primeiro filme é a história de um grupo de jovens que vai para uma cabana à beira de um lago onde uma criança - o Jason - morreu afogada. aos poucos eles vão sendo misteriosamente eliminados um a um. curiosidade: uma das vítimas do primeiro filme é Kevin Bacon)

Veja o trailer original de 1980:



2. A Hora do Pesadelo - A Nightmare on Elm Street (Freddy Kruger era um homem que molestou crianças na rua Elm foi queimado vivo pelos vizinhos. agora, para se vingar, ele retorna nos pesadelos de vários adolescentes para matá-los. boa premissa que rendeu, pelas minhas contas 8 filmes até aqui. uma das vítimas: Johnny Depp)

3. Alien - o 8o. Passageiro (vai ter quem diga que não é um filme de terror, claro que é. e virou uma série. aqui a qualidade é excepcional. o princípio é o mesmo. o vilão, no caso um alienígena, entra numa nave e vai eliminando um a um os nossos heróis. a diferença está na brilhante direção de Ridley Scott e os ótimos atores. as três continuações são igualmente boas, uma dirigida por James Cameron, outra por Jean-Pierre Jeunet e a outra por David Fincher. além de dois filmes com o vilão de outro filme: Alien vs. Predador)

4. Halloween (o vilão aqui chama-se Michael Myers. aos 6 anos ele atacou a própria irmã com uma faca e foi levado a uma instituição psiquiátrica por 15 anos. quando sai, passa a perseguir três jovens. o primeiro foi dirigido por John Carpentes e já está sendo filmada a oitava continuação)

5. Evil Dead - Uma Noite Alucinante (dirigido quase em recursos pelo inventivo Sam Raimi, tornou-se um inesperado sucesso. cinco jovens vão passar um fim de semana numa cabana e lá encontram o Livro dos Mortos, que libera os maus espíritos da floresta que vão dizimá-los. rendeu duas continuações, mais duas versões piratas italianas, lançadas como partes 4 e 5 e até um musical off-Broadway)

6. Jogos Mortais - Saw (já está na sexta parte, a série com o vilão Jigsaw, que começou muito bem em 2004. dois homens acordam presos num banheiro totalmente desconhecido e têm que lutar contra o tempo e um contra o outro para sobreviver. em paralelo, a polícia tenta encontrar o responsável pelo jogo. assustador)

7. Pânico - Scream (um psicopata, por trás de uma máscara da morte, está atacando jovens, imitando os filmes de terror. primeiro ele telefona para a vítima e faz pergunta sobre filmes de terror, se ela errar, ele a mata a facadas. bom roteiro e direção do mesmo Wes Craven de A Nightmare on Elm Street. está sendo produzida a quarta parte)

8. Premonição - Final Destination (o sucesso do primeiro filme já garantiu mais 3 continuações. na história os que escaparam da morte por conta de uma premonição, não continuarão vivos por muito tempo. não muda muito: no primeiro é um avião - vide lista anterior -, no segundo um caminhão, no terceiro uma montanha russa e no quarto, que está para ser lançado, um autódromo)

9. Brinquedo Assassino - Child's Play (um serial killer é morto numa perseguição policial e transfere sua alma a um brinquedo, o boneco Chucky. é dado como presente a um garoto, mas mesmo como boneco continuará cometendo seus crimes. o original foi dirigido por Tom Holland e já rendeu 4 continuações)

10. O Grito - The Grudge (baseado num filme de terror japonês, que também teve uma continuação, a versão americana teve duas. no primeiro uma assistente social americana, vivendo em Tóquio, vai substituir uma colega, cuidando de uma senhora, numa casa amaldiçoada. aos poucos ela desvenda o perigoso mistério)

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

10 Dramas Românticos


Esta é mais uma daquelas listas que se fosse de 100 não caberia tudo, por isso já peço de antemão: sugira nos comentários os melhores dramas românticos que você já viu.
Ir ao cinema para chorar parece masoquismo, mas no fundo é muito bom.
O amor nos toca sinceramente e grandes filmes foram feitos com intuito de nos sensibilizar.
Faço uma lista de apenas 10 filmes, apenas exemplos sobre o tema.

1.  Romeu e Julieta (a versão de Franco Zeffirelli de 1968 para a mais famosa peça de Shakespere - confira a lista de filmes do escritor - é bastante fiel e encantou gerações com a história de amor impossível entre dois jovens de família rivais. foi um grande sucesso com 4 indicações ao Oscar)

2.  Love Story, uma História de Amor (grande tearjacker de 1970. rapaz estudante de direito e rico, casa-se com uma estudante de música contra a vontade do pai, que o deserda. ela não consegue engravidar e o médico constata uma grave doença. para chorar)

3.  Desencanto - Brief Encounter (após se conhecerem numa estação de trem, um médico e uma dona de casa, ambos casados, começam a encontrar-se todas as quintas, no começo como amigos e depois apaixonados, mas sabendo que seu amor é impossível. lindo drama de David Lean de 1945)

4.  Casablanca ("you must remember this, a kiss is just a kiss..." a canção As Time Goes By embala as lembranças de Rick e Ilsa - Humphrey Bogart e Ingrid Bergman -, quando se reencontram, durante a segunda guerra na cidade marroquina. ele é o dono de um restaurante e ela está casada com um importante líder da resistência tcheca. Rick terá que ajudá-los a fugir para a América. alguns dos melhores diálogos da história do cinema estão nesta obra prima, dirigida por Michael Curtiz)

5.  Titanic (o amor impossível entre um pintor pobretão e uma garota rica, que está noiva de um esnobe, durante a viagem inaugural do Titanic... ah todo mundo assistiu. ela sobrevive e ele morre #prontocontei)

6.  Tarde Demais para Esquecer (um homem e uma mulher casados se apaixonam perdidamente durante um cruzeiro e marcam de se reencontrar depois de seis meses no alto do Empire State, mas um acidente impede que isso aconteça. pode chorar, tem gente chorando desde 1957 por conta disso)

7.  O Morro dos Ventos Uivantes (a versão de 1939 do livro de Emily Bronté ainda é insuperável. Laurence Olivier é Heathcliff, que humilhado pelo irmão de criação, torna-se um homem rico em busca de vingança. ao mesmo tempo, ele nutre uma paixão pela irmão do homem que odeia, mas que agora está casada com um nobre. drama!)

8.  Tudo por Amor - Dying Young (a música de Kenny G e Julia Roberts no auge foram o motivo do sucesso desta triste história de amor entre uma jovem com histórico de maus relacionamentos e um rapaz rico e inteligente, mas que tem uma doença terminal)

9.  Os Girassóis da Rússia (Marcello Mastroiani é um soldado que desaparece após uma batalha na Rússia. Sophia Loren é sua esposa que vai procurá-lo depois de anos sem notícias. eles se reencontram, mas as coisas não são mais as mesmas. tristíssimo, com uma linda fotografia de Giuseppe Rottunno, bela trilha de Henry Mancini e direção sensível de Vittorio de Sica)

10.  Tinha que ser Você - Last Chance Harvey (inclui este filme recente e bonito. Dustin Hoffman é um homem em declínio profissional, que vai a Londres para o casamento da filha, quando percebe o quanto está distante da família. no seu pior momento, conhece Emma Thompson, uma quarentona solteira, que não tem muita razão para ser feliz. um acaba levantando o ânimo do outro e se apaixonam)

Veja ainda: "!0 Filmes sobre Asilos"




terça-feira, 27 de outubro de 2009

10 Filmes com Desastres de Avião


















No fundo, todos têm medo de avião.
Aproveitando esse temor, bastante justificável aliás, muitos filmes exploram muito bem os acidentes.
Aqui vai minha pequena lista sobre o tema.

1. Vivos - Alive (time uruguaio de rugby cai sobre os Andes, os sobreviventes terão que enfrentar o frio e serão obrigados a se alimentar dos corpos dos que morreram. baseado numa história real ocorrida em 1972)

2. O Aviador (no ótimo filme de Scorsese, Leonardo Di Caprio vive o milionário Howard Hughes, que entre outras atividades, era um exímio piloto e construtor de aeronaves. a cena do acidente com seu avião em Beverly Hills é especialmente impressionante)

3. Vôo United 93 (excelente filme, mostrando a história real do vôo que caiu na Pensilvânia nos ataques de 11 de setembro de 2001. mostra a tensão desde a decolagem até a queda e um mundo que nunca mais seria o mesmo)

4. Sem Medo de Viver - Fearless (dirigido por Peter Weir. Jeff Briges é um dos poucos sobreviventes de um desastre aéreo e começa a procurar situações de risco, por se achar indestrutível. um psiquiatra o coloca em contato com outra sobrevivente - Rosie Perez indicada ao Oscar -, traumatizada pela morte do bebê no mesmo acidente)

5. Premonição - Final Destination (um adolescente sonha com o desastre do avião onde embarcaria no dia seguinte. como os fatos do sonho começam a se repetir, ele e um grupo de amigos decide não embarcar. o avião cai. aos poucos os que sobreviveram começam a morrer misteriosamente. um arrepiante filme de terror)

6. Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (paródia nonsense da série Aeroporto. a tripulação passa mal por causa da comida de bordo e um piloto neurótico é obrigado a assumir o comando. uma sucessão interminável de gags, explorando os clichês dos filmes catástrofe. ótimo)

7. Con Air, a Rota de Fuga (Nicholas Cage é um prisioneiro em liberdade condicional que pega carona num vôo onde estão os piores criminosos do país. o grupo toma controle do avião e ele tenta reverter a situação. a cena do pouso forçado em plena Las Vegas Strip é antológica)

8. Lost (para não atrair a ira dos fanáticos, vou me ater ao piloto da série, dividido em 2 partes. Matthew Fox está num vôo tranquilo, quando começa uma forte turbulência. ele acorda sob o sol e, quando dá por si, vê na praia seu avião está partido e em chamas. os cerca de 50 sobreviventes estão atarantados próximos ao acidente. ao longo da série, flashbacks vão contar as histórias de cada um deles, montando um imenso quebra-cabeças)

9. Aeroporto 77 (neste terceiro filme da série de grande sucesso iniciada em 1970, o avião finalmente cai. o roteiro é cheio de furos, mas o avião nem tanto, já que cai no mar e os passageiros sobrevivem submersos a 30m da superfície até serem resgatados. bobagem)

10. Horizonte Perdido (nesta versão de 1973 de um clássico do cinema e da literatura, um avião cai no Himalaia e, a procura de ajuda, os sobreviventes encontram a entrada de Shangri-la, onde a juventude e a felicidade são eternas. um detalhe, todos usam roupas dos anos 70 e cantam músicas de Burt Bacharach e eu me pergunto... será que valeu a pena sobreviver?)