O cinema espanhol é um dos mais produtivos da Europa, com média superior a 100 longas por ano.
Tudo começou em 1896 com a primeira exibição de cinema em Madri, durante as festas de San Isidro. E em Zaragoza, onde foi feita a primeira filmagem espanhola, 'Saída das Missa das Doze da Igreja de Pilar', com um equipamento recém adquirido dos irmão Lumière.
Muito da filmografia da Espanha, no século XX, faz referência à Guerra Civil, seguida pela ditadura de Francisco Franco, período que compreende de 1936 até 1975, com a morte do ditador. Praticamente 40 anos de repressão e censura, que deixou cicatrizes profundas em toda a população espanhola.
Como já tratei em listas anteriores dos, que considero, maiores nomes do cinema espanhol, Luis Buñuel (1900-1983), Carlos Saura e Pedro Almodóvar, aproveito para selecionar nesta lista, dez filmes de dez outros autores.
1.
O Espírito da Colméia (1973 / Victor Érice. num povoado castelhano, em meados dos anos 1940, duas garotas de 8 e 6 anos vão assistir o filme 'Frankenstein' e voltam impressionadas. até que a menor encontra seu próprio monstro,.. uma parábola sobre o terror da ditadura franquista, um filme lento e brilhante)2.
Mar Adentro (2004 / Alejandro Almenábar. Javier Barden - fenomenal - é um homem tetraplégico,, lúcido e ionteligente, que luta na justiça pelo direito de morrer. sua decisão vai provocar problemas com a igreja, a sociedade e mesmo com seus familiares. um filme difícil, triste e sensível)3.
A Língua das Mariposas (1999 / José Luis Cuerda. em 1936, um garoto de 7 anos está na idade de ir à escola, mas tem medo, pois ouviu falar que os professores batem nos alunos. até que um experiente professor começa a lhe dar aulas em casa. aos poucos o garoto começa a respeitar e admirar a sabedoria e a didática do professor, mas o início da guerra civil vai separá-los. um filme belíssimo sobre educação e amizade)4.
O Labirinto do Fauno (2006 / Guillermo del Toro. ao final da guerra civil, em 1944, um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas de Navarra. uma garota muda-se, com sua mãe, para a casa de seu novo padrasto, um oficial facista que está ali para exterminar os últimos focos rebeldes. solitária, ela descobre nos jardins da casa, um labirinto, que é habitado por criaturas fantásticas, que acabarão interferindo na vida de todos. gótico, mágico, genial!)5.
Segredos em Família (1996 / Fernando Léon de Aranoa. tudo começa com uma festa de aniversário surpresa de um chefe de família. aos poucos começam a se suceder diálogos surreais, como ele reclamando do cachimbo que ganhou do filho, sendo que ele não fuma e dizendo que deviam ter lhe dado um filho menos gordo. aos poucos vamos descobrir que se trata de um grupo de atores que ele contratou para fazer o papel de sua família. uma fantasia cruel)6.
7.
Sedução - Belle Epóque (1992 / Fernando Trueba. Jorge Sans é um jovem anarquista que deserta do exército monarquista e vaga pelo interior do país sem destino até encontrar um outro anarquista - Fernando Fernán Gomez - que lhe dá abrigo em sua casa, onde vive com suas quatro lindas filhas - entre elas Penélope Cruz -, que vão disputar os carinhos do inocente rapaz. Oscar de filme estrangeiro)8.
Começar de Novo (1982 / José Luis Garci. um velho escritor, ganhador do Nobel de literatura, volta a sua terra natal depois de anos vivendo nos EUA, onde lecionava. la´encontra seu antigo amor e um velho amigo, que o ajudará a reavivar suas memórias. a cena onde ele revela o verdadeiro motivo de sua volta é uma aula de interpretação. comovente. Oscar de filme estrangeiro)9.
O Orfanato (2007 / Juan Antonia Bayona. Belén Rueda passou os melhores momentos de sua infância nuim orfanato à beira mar e, 30 anos depois, retorna com seu marido e o filho de 7 anos, com o sonho de restaurar o local. o menino começa a comportar-se estranhamente, com brincadeiras perturbadoras, conversando com um amigo invisível. que vão fazê-la resgatar lembranças incômodas, que havia sufocado. uma história de terror crescente. um dos maiores sucessos do cinema espanhol)10.
Cela 211 (2009 / Daniel Monzón. um agente penitenciário em seu primeiro dia de trabalho, acaba ferido e deixado para trás durante uma rebelião de presos. como não o conhecem, ele se faz passar por detento e acaba se envolvendo muito mais do que deveria no confronto. ótimo filme, grande favorito aos prêmios Goya de 2010, com 16 indicações)Veja também: 10 Filmes de Luis Buñuel, 10 Filmes de Carlos Saura, 10 Filmes de Pedro Almodóvar.




