domingo, 10 de janeiro de 2010

10 Filmes da Pixar




A Pixar surgiu como uma divisão da Lucasfilm para desenvolver softwares de animação gráfica e colaborar com os efeitos especiais da Industrial Light and Magic, em filmes como 'Star Trek II: A Ira de Khan' e 'O Jovem Sherlock Holmes'.
Em 1986, foi comprada pelo fundador da Apple, Steve Jobs, para desenvolver harware, um computador especial para animações chamado Pixar Image Computer. Para alavancar as vendas, um dos seus funcionários, John Lasseter produzia animações em computador, demonstrando as possibilidades do equipamento.
O primeiro curta desta fase, 'Luxo Jr.' acabou sendo indicado ao Oscar, o que atraiu a Disney - então seu maior cliente - para um contrato de co-produção de 3 longas, sendo o primeiro Toy Story, a ser lançado em 1995.
Daí em diante a companhia achou seu foco, desenvolvendo filmes de grande sucesso, que faturaram juntos mais de 4 bilhões de dólares. 
Tudo ia bem até que começaram os desentendimentos com a parceira Disney, marcada para terminar com o filme Carros. Isso resultou numa longa e desgastante negociação, que culminou com a "compra" da Pixar pela Disney em 2006, que, numa grande jogada, tornou Steve Jobs o maior acionista do grupo.
Destaco os 10 filmes longos lançados até aqui. Lembrando que em 2010, Toy Story 3 chega às telas.


Antes da lista, assista o curta 'Luxo Jr', que transformou-se na marca registrada da empresa:




1.  Toy Story (1995. o garoto Andy está fazendo aniversário e seus brinquedos ficam apreensivos com a possibilidade de ele ganhar presentes mais novos e modernos e os deixar de lado. o cowboy Woody, seu brinquedo preferido, terá que conviver com o presunçoso astronauta Buzz Lightyear numa grande aventura. 3 indicações ao Oscar, mais um prêmio técnico especial para Lasseter e o primeiro lugar nas bilheterias do ano)


2.  Vida de Inseto (1998. no mundo dos insetos, os gafanhotos recebem todos os anos uma quantia em comida das trabalhadoras formigas. mas quando a colheita é destruída e as formigas não têm como pagar a taxa, elas buscam ajuda de outros insetos para enfrentar os gananciosos gafanhotos. mais um sucesso em um filme divertido)


3.  Toy Story 2 (1999. a inevitável continuação saiu melhor que a primeira, graças a mais recursos e um bom roteiro, que levou os brinquedos do quarto às ruas. o garoto Andy vai para um acampamento de férias e Woody é roubado por um colecionador de brinquedos raros. caberá aos brinquedos e a Buzz resgatá-lo do perigo)


4.  Monstros S.A. (2001. conta a divertida história de uma fábrica de sustos, que funciona numa dimensão paralela, com ligações com os armários das crianças, por onde os monstros passam toda noite. por acidente, uma garotinha segue um deles de volta à fabrica e provoca sua expulsão para o mundo real, pois as crianças são tóxicas para os monstros. muito divertido. ganhou o Oscar de canção e foi indicado a outros 3)


5.  Procurando Nemo (2003. um ótimo roteiro e personagens inesquecíveis garantiram o Oscar de animação e mais 3 indicações ao que é o meu favorito da Pixar até hoje. aqui um peixinho simpático e sonhador - e que tem uma patinha atrofiada - é capturado por um dentista australiano e levado para um aquário. seu pai sai então numa jornada em busca do filho, ajudado por outros animais marinhos e especialmente pela esquecida Dory - grande interpretação de Ellen DeGeneres. é até aqui o maior sucesso de bilheteria da Pixar, com 864 milhões de dólares)


6.  Os Incríveis (2004. Bob Parr já foi o maior herói da Terra, mas teve que se aposentar após ser processado por suas vítimas. em reconhecimento por seu trabalho o governo o aposenta e, junto com sua família é colocado num programa de proteção de testemunhas, passando a viver como uma família normal de classe média. até que surge um convite para uma missão secreta numa ilha misteriosa e ele, junto com sua super-poderosa família, volta à ativa. Oscar de animação e edição sonora e outro sucesso)


7.  Carros (2006. um jovem e impetuoso carro de corridas a caminho da California se perde de sua caravana e vai parar numa cidadezinha no meio do deserto, às marges da famos rota 66. lá irá aprender sobre amizade, amor e humildade com os habitantes locais. como curiosidade vários pilotos americanos famosos dublaram os carros de corrida)


8.  Ratatouille (2007. um jovem rato do campo francês chega à Paris com o sonho de se tornar um cozinheiro famoso como seu ídolo Auguste Gusteau, que morreu. como ele é um rato, o que não é bem aceito nas cozinhas, acaba se associando a um jovem aprendiz de cozinha para exercitar seus dotes culinários. ótimo filme, mais um sucesso de bilheteria e mais um Oscar de animação)


9.  Wall-E (2008. um filme frequente aqui no Listas de 10. no futuro, a humanidade abandonou o planeta, esquecendo apenas um pequeno robô coletor de sucata. após séculos de solidão num planeta inóspito, ele recebe a visita de outro robô, EVE, por quem se apaixona e segue até sua nave. outro Oscar, outro sucesso e outro ótimo roteiro)


10.  Up (2009. primeira aventura em 3D da Pixar. conta a história de um velho vendedor de balões, que após perder a esposa, decide sair numa aventura que sonhou desde menino, transformando sua casa num imenso balão, que o leva até os Andes. por acidente acaba levando um escoteirinho com ele. ecos de 'O Castelo Animado' num bom filme e enorme sucesso de bilheteria)

4 comentários:

  1. Bom Dia.
    como é que eu faço para adiquirir o filme do carro de corrida?
    esse carrinho é muito engraçadinho o meu filho tem 3 anos e gosta muito dele, eu gostaria de adquirir esse filme.
    para contatos se gue o meu E-mail

    gilson.amoedo@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. O melhor de todos é UP, choro muito e adoro a história!

    ResponderExcluir
  3. queria continuação do vida de inseto e dos incriveis :/ já que teve do carros,do monstros sa,do toy story e futuramente do procurando nemo

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!