segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

10 Filmes de Atores que Morreram em 2009 - Parte 2


Todos os anos o cinema perde alguns de seus astros e nós mal nos damos conta ou rapidamente esquecemos.
Esta é a segunda parte da lista que inclui apenas de atores e atrizes. 
Selecionei 10 filmes de destaque de mais estes atores que nos deixaram em 2009 como uma pequena homenagem a eles.

1.  Patrick McGoohan - Coração Valente (13/01 de causas naturais aos 80 anos. americano, criado na Irlanda e Inglaterra, McGoohan ficou conhecido como ator de séries de TV, como 'Danger Man' e 'Columbo' - pela qual ganhou 2 Emmys - e foi criador e astro da série cult 'O Prisioneiro' em 1968. no cinema fez dezenas de filmes como 'Alcatraz Fuga Impossível', 'Mary Queen of the Scots', 'Estação Polar Zebra' e 'Tempo de Matar', e se destacou na pele do rei Edward I, no filme de Mel Gibson, Braveheart)

2.  Ricardo Montalbán - Star Trek 2, a Ira de Khan (14/01 de problemas de coração aos 88 anos. "Sr. Roarke, o avião, o avião!", durante anos a 'Ilha da Fantasia' começava com este chamado. na pele do anfitrião de uma ilha onde as pessoas pagavam para ter seus desejos realizados, o mexicano Montalban ficou conhecido em todo mundo. foi um dos primeiros atores latinos a ter uma carreira sólida em Hollywood, onde fez mais de 100 filmes, fora os seriados de TV. em 1982 ganhou o papel do ótimo vilão Khan - que já havia interpretado na tv -, no segundo e melhor filme de cinema da série 'Jornada nas Estrelas')

3.  James Whitmore - Truman (06/02 de câncer de pulmão aos 87 anos. Whitmore teve sucesso precoce, em seu primeiro papel na Broadway, ganhou um Tony, em seu filme de estreia, 'O Preço da Glória', foi indicado ao Oscar de coadjuvante. teve dezenas de papéis no cinema, como em 'O Planeta dos Macacos', 'O Segredo das Jóias' e 'Melodia Imortal', mas foi sozinho em cena, na pele do ex-presidente Harry Truman, que conseguiu sua segunda indicação ao Oscar em 1975. o filme é a versão de um monólogo teatral, que fala da campanha presidencial, onde Truman atacava os republicanos)

4.  Ankito - Metido a Bacana (30/03 de câncer de pulmão aos 85 anos. artista circense, filho e sobrinho de palhaços famosos - Faísca e Piolim -, Ankito foi um dos ícones das chanchadas brasileiras, junto com Grande Othelo, com quem contracenou em 12 filmes. 'Metido a Bacana' foi o primeiro da dupla, onde o ator faz um príncipe milionário e um humilde pipoqueiro idênticos, que trocam de lugar durante o carnaval carioca)

5.   Oleg Yankovskiy - Nostalgia (20/05 de câncer no pâncreas aos 65 anos. um dos mais populares atores de teatro e cinema da ex-União Soviética, o cazaque Yankovskiy nasceu de família russa aristocrática, exilada por Stalin. participou de cerca de 60 filmes, entre eles o belo 'Nostalghia' de Andrei Tarkovski, onde interpreta um poeta russo em viagem mística pela Itália acompanhado por uma atriz italiana, que lhe serve de guia e intérprete)

6.  David Carradine - Kill Bill, vol.2 (03/06 de asfixia acidental aos 72 anos. vindo de uma família de atores, David ficou famoso pelo seriado 'Kung Fu' dos anos 70. participou de mais de 200 filmes e séries de tv, mas foi pelas mãos de Quentin Tarantino, que chegou às audiências contemporâneas, como o icônico Bill, chefe do grupo que traiu a Noiva e a deixou agonizante no altar, e que agora busca vingança)

7.  Michael Jackson - O Mágico Inesquecível (25/06 de overdose de remédios controlados aos 50 anos. tudo já foi dito sobre Michael. ele era um entertainer quase completo, mas um ator sofrível. inovou a linguagem dos videoclips, quase sempre super-produções de curta-metragem. seu único longa de cinema foi 'The Wiz', versão modernizada de 'O Mágico de Oz', onde na falta de vaga como Dorothy - Diana Ross -, teve que se contentar em ser o Espantalho, de longe o pior filme de Sidney Lumet)

8.  Karl Malden - Um Bonde Chamado Desejo (01/07 de causas naturais aos 97 anos. Karl foi um dos maiores coadjuvantes do cinema, trabalhou com grandes diretores, como Elia Kazan, Henry King, Arthur Preminger, Alfred Hitchcock, John Frankenheimer, John Ford, além de estrelar o único filme dirigido por Marlon Brando. por 'Streetcar Named Desire', que já havia feito na Broadway, ganhou o Oscar de ator coadjuvante)

9.  Edward Woodward - O Homem de Palha (16/11 de pneumonia aos 79 anos. o veterano ator inglês ganhou notoriedade por séries de tv, como 'Callan' e 'Contato de Risco', pelos quais foi indicado ao Emmy e ganhou o Bafta. no cinema se destacou no clássico australiano 'Breaker Morant' e, principalmente, no terror cult 'O Homem de Palha', onde estrela como um investigador que vai a uma remota ilha da Escócia, onde uma comunidade realiza estranhos rituais pagãos)

10.  Richard Todd - Coração Amargurado (03/12 de câncer aos 90 anos. o ator irlandês participou como soldado do desembarque do dia D na Normandia e esteve em vários filmes de guerra, como 'O Mais Longo dos Dias', 'O Dia D' e 'Labaredas do Inferno'. atuou também em 'A Rainha Tirana', 'Para Todo o Sempre', 'Pânico nos Bastidores' de Hitchcock e nos últimos anos vinha participando de seriados de tv. em 'Coração Amargurado' sua interpretação de um capitão que está morrendo em um hospital em Burma, após o fim da guerra, lhe valeu uma indicação ao Oscar de melhor ator)

E mais alguns...
Faltou espaço para alguns astros que também serão lembrados, como: Renato Consorte (de 'Ato de Violência'), Sydney Chaplin (de 'Luzes da Ribalta', de seu pai Charles Chaplin), Bea Arthur (das séries 'Maude' e 'The Golden Girls'), Joseph Wiseman (o satânico Dr. No), Ed McMahon (famoso locutor e ator), Marilyn Chambers (estrela pornô), dentre outros.

25 comentários:

  1. Senti uma enorme ponta de irônia no seu comentário sobre o Michael Jackson, lamentável...
    Fique sabendo que The Wiz(onde ele cumpriu muito bem o seu papel)não foi o único longa dele, ele tbm fez Moonwalker e Ghosts, além de uma pequena participação em MIB 2, informe-se melhor rapaz.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida Patita,
    Não fui irônico em absoluto. Michael era um ator sofrível mesmo. Não há ironia nisso.
    E de Wiz é um filme muito ruim.
    Moonwlaker é uma coletânea de clips, remendada por um roteiro mínimo, Ghosts é um média metragem de 38 minutos e em MIB 2 ele tem uma participação minúscula, bem como no péssimo Miss Cast Away. Ele ainda fez Capitão EO, de 17 minutos só exibido na Disney.
    Dito isso, respeito Michael como entertainer, mas como ator ele nunca conseguiu ir adiante.
    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Michael Jackson,dispensa comentarios.

    ResponderExcluir
  4. então vc foi infeliz no seu comentário do mesmo jeito Armando B. Martins, MJ foi um excelente ator ele só não despontou nos longas mas suas atuações nos clipes e participações extras foram sempre muito elogiadas, quem te disse que ator é só quem aparece em filmes???
    Concordo com a Patita vc deveria se informar melhor sobre o que diz, isso sem citar a ironia que vc colocou no comentário da Doroth, um comentário desses, logo depois de citar a sua morte principalmente, ofende os fãs do cara!!!! Isso não é correto!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Alaninha,
    Que bom que cada um tem direito a uma opinião.
    Seja feliz com a sua e eu com a minha.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. haushaushauhu... há quem defenda o MJ, porém, ele era um péssimo ator sim, excelente músico e dançarino, e até discordo de ti, porque disseste que ele era um entertainer quase completo, quando foi completo. De qualquer maneira, fazer pequenas pontas não faz do MJ um ator, uma vez que, se levado em consideração que ele jamais conseguiria sustentar-se atuando. Fazer clipes e músicas é ser artista Alaninha e não ator, artes diferentes.

    ResponderExcluir
  7. Michael jackson era um profissional incrivel!è um dos melhores cantores do mundo, ele pode não ser o melhor ator do mundo, mas acho que merece, acima de tudo o nosso respeito. Se vc não gostava do trabalho dele como ator não devia te-lo colocado nessa lista. Podia te nos poupado da sua irritante ironia. com certeza se fosse a lista de melhores cantores e interpretes do mundo ele estaria em primeiro lugar. Acho de The Wiz lindo e Michael da um show com sua voz incrivel!

    ResponderExcluir
  8. ALGUÉM POR FAVOR ME DIGA QUEM É MICHAEL JACKSON???
    NUNCA OUVI FALAR !!!

    ResponderExcluir
  9. Quem não soube e nem sabe quem é ou foi MJ nem precisa saber...pois Ele já se foi e não precisa de mais críticas destrutivas do que as que já teve qdo estava entre nós!!!! O Rei do Pop se foi quem não o conheceu ou não gostam dele ...usem ao menos de bom senso !!!!Respeito!!!!

    ResponderExcluir
  10. O MJ foi um artista perfeito e não era mau ator, respeitem pois ela era "O CARA".

    ResponderExcluir
  11. Armando respeito o seu trabalho,mas acho de péssimo gosto vc ficar respondendo aos comentários feitos nesse blog.Se não gosta das opiniões alheias pq colocar as suas pra que os outros as leiam?Há já entendi:c é do tipo de pessoa que quer enfiar as suas opiniões guelas abaixo e não quer aceitar as dos outros não é mesmo?Cresce e aparece.E aprenda a ser um bom profissional pq neste momento vc não é.Pelo menos com essas atitudes não.

    ResponderExcluir
  12. Toda vez que fãs xiitas do MJ caem em algum blog que não o cubra de elogios, é assim. Certa vez escrevi um texto sobre ele; não disse nenhuma mentira: só que ele foi processado por pedofilia e que isso marcou negativamente sua carreira (vejam bem: ser processado não significa ser culpado ou inocente; reproduzi um fato apenas). O que teve de fã choramingando nos comentários. E incrível: todos grosseiros e de vocabulário chulo. Deletei os comentários, claro. Gente sem educação não merece espaço.

    ResponderExcluir
  13. Geenteeee tem muita gente se achando por aqui...donos da verdade..uns apenas reproduzindo fatos....nossa...pior que existem alguns reprodutores de textos mentirosos...podem ser qualificados tbém de "fofoqueiros"...mas mesmo assim vamos tomar cuidado com vocabulário chulos...o MJ não está mais aqui...mas os "reprodutores de fatos" estão de olho...rsrsrs
    Viva o Rei do Pop.

    ResponderExcluir
  14. COMO NÃO LAMENTAR A MORTE DESSE ASTRO, QUE É MICHAEL JACKISON.

    ResponderExcluir
  15. MICHAEL JACKSON E NOTA 1000 , RESPEITEM SEU TRABALHO DE CANTOR OU ATOR.

    ResponderExcluir
  16. Sim ...Rei do Pop....parece-me ser este o assunto destas postagens!!!!

    ResponderExcluir
  17. Gente, por favor dizer que ele MJ era um otimo cantor vá lá, mas ator há controvérsias.
    Realmente este é um blog democrático, quem quiser postar suas observações tudo bem, mas querer dirigir a opinião alheia é d+, tb gostava do MJ, mas depois que fiquei sabendo das preferencias dele, deixei de gostar.
    Pois se fosse um vizinho acusado de pedófilo , todo mundo queria linchar, mas como foi o tão famoso e rico MJ, as pessoas querem tapar o sol com a peneira.
    Ora me façam um favor, artistas tb são seres humanos e devem ser vistos como tais.
    Só existe um Deus digno de adoração , que é o nosso CRIADOR.
    CAPICCE?

    ResponderExcluir
  18. DEIXEM OS MORTOS DESCANSAREM EM PAZ, VAMOS LEMBRAR DE SUAS QUALIDADES E BONS EXEMPLOS. LEMBREM-SE QUE TODOS NÓS SOMOS INPERFEITOS E NÃO DEVEMOS CRITICAR NINGUÉM APENAS GUARDAR OS BONS EXEMPLOS DEIXADOS E USA-LOS NO NOSSO DIA A DIA.QUEM NUNCA PECOU QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA. FAÇAM CADA UM AS SUAS OBRAS(TRABALHO,CARIDADE,BONDADE E ETC) POIS UM HOMEM NÃO É NADA SEM ELAS.

    DEUS ABENÇOE A TODOS.

    ResponderExcluir
  19. COncordo com o anônimo acima,até pq quem realmente acompanhou a vida de MJ do principio ao fim ,sabe bem de todas as passagens de sua dificil e conturbada vida,nem um fã tem o direito de condená-lo e quem se disse fã um dia e deixou de gostar,por causa de fofocas é pq nunca o foi,lembrando que a língua embora seja um pequeno membro pode provocar estragos irreparáveis!Ah realmente também é bom recordar que quem tem consideração por Deus tenta se assemelhar a Ele em bondade respeito Amor,e não se deve querer sentar na cadeira de Juiz do próprio Deus!Amei o Michael e sempre o amarei pois ele foi uma pessoa boa e simples,e Deus pode perfeitamente lembrar-se dele com carinho!!

    ResponderExcluir
  20. acho MJ otimo cantor dançarino amava muito seus clipes pena que partio tao cedo

    ResponderExcluir
  21. Interessante, apesar das controvérsias só MJ foi merecedor de comentários, não tem jeito....ele foi o cara...

    ResponderExcluir
  22. Acho que quando alguém lança algo a respeito de um mito.Num sentido mais amplo da palavra.As pessoas deveriam comentar o que pensam desse "mito".Se limitando tão somente a sua opinião a despeito do assunto postado.E não importa o que acham ou deixem de achar...Cada um tem direito de expressar suas idéias.Não podemos esquecer que também nesse caso, deve se aplicar,"O Livre Arbítrio"...Agora, essa coisa de ficar comentando o parecer do outro.Sugere falta de conhecimento do assunto.Além do mais as vezes, certos comentários, são extremamente desagradáveis.Obrigada.

    Lais Denise Amaral

    ResponderExcluir
  23. Michael Jackson foi o melhor artista do mundo,e ele atuava bem sim!!! Achei ofensivo da sua parte escrever que ele era ruim,pois ele era ótimo!

    ResponderExcluir
  24. Bom... não quero por lenha nesta fogueira, mas o MJ foi bom em tudo que se propôs fazer. Buscava sempre a perfeição. Não veio ao mundo para ser um ator, mas um completo artista. Foi admirável na música e dança. Reinou absoluto como popstar em seu tempo. Só não suplantou a simplicidade e unanimidade do rei do rock Elvis Presley, mas entrou para a sua família casando com a princesinha Lisa Presley.

    J. Cícero

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!